Gratuito
Preço
Horas
25.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 9.º ano de escolaridade. São priorizados participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3 do Quadro Nacional de Qualificações, que pretendam adquirir ou aprofundar conhecimentos no domínio da contabilidade, nomeadamente no âmbito da estrutura e funcionamento do Sistema de Normalização Contabilística (SNC).
Identificar e interpretar os conceitos fundamentais da contabilidade no contexto do Sistema de Normalização Contabilística, reconhecendo os princípios, normas, modelos e estrutura conceptual aplicáveis às demonstrações financeiras das entidades.
CD1. O formando identifica corretamente os principais conceitos associados ao contexto contabilístico e à normalização;
CD2. O formando reconhece e explica os elementos que integram o SNC e a sua aplicabilidade;
CD3. O formando interpreta adequadamente os pressupostos das demonstrações financeiras e sua estrutura conceptual;
CD4. O formando reconhece e distingue os conceitos de património e inventário, aplicando-os a exemplos práticos;
CD5. O formando demonstra capacidade de análise crítica e rigor técnico na abordagem dos conteúdos contabilísticos.
As competências desenvolvidas neste curso serão aplicáveis em contextos profissionais ligados à contabilidade, nomeadamente em empresas, gabinetes de contabilidade e organizações públicas ou privadas que necessitem de interpretar e aplicar o Sistema de Normalização Contabilística nas suas práticas contabilísticas e financeiras.
Conteúdo | T | PS | PCT |
1.O contexto contabilístico | 3 | 1 | 0 |
1.1. Normalização | 1 | 0 | 0 |
1.2. Justo valor – credibilidade | 1 | 0.5 | 0 |
1.3. As empresas e os profissionais da contabilidade | 1 | 0.5 | 0 |
2. Organização formal do SNC | 12 | 6 | 0 |
2.1. Bases para a Apresentação das Demonstrações Financeiras (BADF) | 1 | 0.5 | 0 |
2.2. Modelos de Demonstrações Financeiras (MDF) (Anexo com compilação das divulgações exigidas pelas NCRFs) | 1 | 0.5 | 0 |
2.3. Código de Contas (CC) (com Quadro Síntese e de Notas de Enquadramento) | 1 | 0.5 | 0 |
2.4. Normas Contabilísticas e de Relato Financeiro (NCRF) | 1 | 0.5 | 0 |
2.5. Norma Contabilística e de Relato Financeiro para Pequenas Entidades (NCRF-PE) | 1 | 0.5 | 0 |
2.6. Normas Interpretativas (NI) | 1 | 0.5 | 0 |
2.7. Estrutura Conceptual | 6 | 3 | 0 |
2.7.1. Finalidade das DF | 1 | 0.5 | 0 |
2.7.2. Utentes e necessidades de informação | 1 | 0.5 | 0 |
2.7.3. Objetivos das DF | 1 | 0.5 | 0 |
2.7.4. Características qualitativas | 1 | 0.5 | 0 |
2.7.5. Mensuração dos elementos das DF | 1 | 0.5 | 0 |
2.7.6. Capital e Manutenção de capital | 1 | 0.5 | 0 |
3. Conceitos contabilísticos | 2 | 1 | 0 |
3.1. Património | 1 | 0.5 | 0 |
3.2. Inventário | 1 | 0.5 | 0 |
TOTAIS | 17 | 8 | 0 |
| 25 Horas |
Formação a distância, em sessões síncronas, através da plataforma Zoom
1. Avaliação Diagnóstica:
Será realizada no início da formação uma breve avaliação informal, ou através da aplicação de um questionário na plataforma Moodle, composto por questões de verdadeiro/falso ou de escolha múltipla, com o objetivo de aferir o nível de conhecimentos prévios dos formandos sobre os conceitos fundamentais de contabilidade e o SNC.
O questionário será de carácter não classificativo e servirá apenas como referência para o formador.
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
2. Avaliação Formativa:
A avaliação formativa será realizada de forma contínua, ao longo das sessões síncronas na plataforma Zoom, com base na participação dos formandos, nas respostas a exercícios e nas intervenções durante as discussões de grupo.
Critérios:
Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
3. Avaliação de Medição (Sumativa):
No final do curso, será aplicado um teste online na plataforma Moodle, composto exclusivamente por questões de verdadeiro/falso ou de escolha múltipla, com ponderação de 100%, numa escala de 0-20. O teste será automaticamente corrigido pela plataforma, assegurando uniformidade e objetividade na avaliação, e está desenhado para garantir a cobertura integral dos critérios de êxito definidos.
Os critérios de avaliação são os seguintes:
CD1: O formando identifica corretamente os principais conceitos associados ao contexto contabilístico e à normalização
CD2: O formando reconhece e explica os elementos que integram o SNC e a sua aplicabilidade
CD3: O formando interpreta adequadamente os pressupostos das demonstrações financeiras e sua estrutura conceptual
CD4: O formando reconhece e distingue os conceitos de património e inventário, aplicando-os a exemplos práticos
CD5: O formando demonstra capacidade de análise crítica e rigor técnico na abordagem dos conteúdos contabilísticos
4. Avaliação comportamental
No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
o Adaptação a nova tarefa
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
o Motivação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
o Participação
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
o Trabalho em equipa
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
o Relacionamento interpessoal
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
o Aquisição e aplicação de conhecimentos
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
o Mobilização de competências
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem
o Assiduidade
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
o Pontualidade
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
5. Avaliação do processo formativo
· Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
· Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
· Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:
A formação será realizada integralmente online, através da plataforma Zoom, em sessões síncronas com interação entre formador e formandos.
Cada formando deverá dispor de:
O formador deverá dispor de: