EUFCD (6214) - Sistema de Normalização Contabilística

EUFCD (6214) - Sistema de Normalização Contabilística

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 9.º ano de escolaridade. São priorizados participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3 do Quadro Nacional de Qualificações, que pretendam adquirir ou aprofundar conhecimentos no domínio da contabilidade, nomeadamente no âmbito da estrutura e funcionamento do Sistema de Normalização Contabilística (SNC).

Identificar e interpretar os conceitos fundamentais da contabilidade no contexto do Sistema de Normalização Contabilística, reconhecendo os princípios, normas, modelos e estrutura conceptual aplicáveis às demonstrações financeiras das entidades.

CD1. O formando identifica corretamente os principais conceitos associados ao contexto contabilístico e à normalização;
CD2. O formando reconhece e explica os elementos que integram o SNC e a sua aplicabilidade;
CD3. O formando interpreta adequadamente os pressupostos das demonstrações financeiras e sua estrutura conceptual;
CD4. O formando reconhece e distingue os conceitos de património e inventário, aplicando-os a exemplos práticos;
CD5. O formando demonstra capacidade de análise crítica e rigor técnico na abordagem dos conteúdos contabilísticos.

As competências desenvolvidas neste curso serão aplicáveis em contextos profissionais ligados à contabilidade, nomeadamente em empresas, gabinetes de contabilidade e organizações públicas ou privadas que necessitem de interpretar e aplicar o Sistema de Normalização Contabilística nas suas práticas contabilísticas e financeiras.

Conteúdo

T

PS

PCT

1.O contexto contabilístico

3

1

0

1.1. Normalização

1

0

0

1.2. Justo valor – credibilidade

1

0.5

0

1.3. As empresas e os profissionais da contabilidade

1

0.5

0

2. Organização formal do SNC

12

6

0

2.1. Bases para a Apresentação das Demonstrações Financeiras (BADF)

1

0.5

0

2.2. Modelos de Demonstrações Financeiras (MDF) (Anexo com compilação das divulgações exigidas pelas NCRFs)

1

0.5

0

2.3. Código de Contas (CC) (com Quadro Síntese e de Notas de Enquadramento)

1

0.5

0

2.4. Normas Contabilísticas e de Relato Financeiro (NCRF)

1

0.5

0

2.5. Norma Contabilística e de Relato Financeiro para Pequenas Entidades (NCRF-PE)

1

0.5

0

2.6. Normas Interpretativas (NI)

1

0.5

0

2.7. Estrutura Conceptual 

   6

    3

0

2.7.1. Finalidade das DF

1

0.5

0

2.7.2. Utentes e necessidades de informação

1

0.5

0

2.7.3. Objetivos das DF

1

0.5

0

2.7.4. Características qualitativas

1

0.5

0

2.7.5. Mensuração dos elementos das DF

1

0.5

0

2.7.6. Capital e Manutenção de capital

1

0.5

0

3. Conceitos contabilísticos

2

1

0

3.1. Património

1

0.5

0

3.2. Inventário

1

0.5

0

TOTAIS

17

8

0

 

25 Horas

Formação a distância, em sessões síncronas, através da plataforma Zoom

1. Avaliação Diagnóstica:
Será realizada no início da formação uma breve avaliação informal, ou através da aplicação de um questionário na plataforma Moodle, composto por questões de verdadeiro/falso ou de escolha múltipla, com o objetivo de aferir o nível de conhecimentos prévios dos formandos sobre os conceitos fundamentais de contabilidade e o SNC.

O questionário será de carácter não classificativo e servirá apenas como referência para o formador.
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.


2. Avaliação Formativa:
A avaliação formativa será realizada de forma contínua, ao longo das sessões síncronas na plataforma Zoom, com base na participação dos formandos, nas respostas a exercícios e nas intervenções durante as discussões de grupo.

Critérios:

  • Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as simulações e discussões: os formandos devem intervir oralmente ou via chat com contributos pertinentes, demonstrando envolvimento e compreensão dos temas abordados.
  • Aplicação correta dos conceitos teóricos em situações práticas: será observada a forma como os formandos aplicam os conhecimentos adquiridos nas atividades propostas, nomeadamente na resolução de exercícios e análise de exemplos apresentados em tempo real.
  • Capacidade de incorporar o feedback recebido e mostrar progressos ao longo das sessões: espera-se que os formandos revejam os seus raciocínios e ajustem as respostas com base nas indicações do formador.

Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.


3. Avaliação de Medição (Sumativa):
No final do curso, será aplicado um teste online na plataforma Moodle, composto exclusivamente por questões de verdadeiro/falso ou de escolha múltipla, com ponderação de 100%, numa escala de 0-20. O teste será automaticamente corrigido pela plataforma, assegurando uniformidade e objetividade na avaliação, e está desenhado para garantir a cobertura integral dos critérios de êxito definidos.

Os critérios de avaliação são os seguintes:

  • CD1: O formando identifica corretamente os principais conceitos associados ao contexto contabilístico e à normalização

    • Metodologia: Questões de verdadeiro/falso ou de escolha múltipla, focadas na identificação de conceitos chave como normalização, justo valor e credibilidade.
    • Ponderação: 20%
    • Escala de Avaliação: Teste escrito na plataforma Moodle (0-20)
  • CD2: O formando reconhece e explica os elementos que integram o SNC e a sua aplicabilidade

    • Metodologia: Questões de verdadeiro/falso ou de escolha múltipla relativas aos componentes do SNC (BADF, MDF, NCRF, Código de Contas, etc.).
    • Ponderação: 20%
    • Escala de Avaliação: Teste escrito na plataforma Moodle (0-20)
  • CD3: O formando interpreta adequadamente os pressupostos das demonstrações financeiras e sua estrutura conceptual

    • Metodologia: Questões de verdadeiro/falso ou de escolha múltipla, focadas nas características qualitativas das DF, objetivos, utentes, mensuração e manutenção de capital.
    • Ponderação: 20%
    • Escala de Avaliação: Teste escrito na plataforma Moodle (0-20)
  • CD4: O formando reconhece e distingue os conceitos de património e inventário, aplicando-os a exemplos práticos

    • Metodologia: Questões de verdadeiro/falso ou de escolha múltipla com cenários simples e perguntas de escolha múltipla sobre classificação e exemplos de património e inventário.
    • Ponderação: 20%
    • Escala de Avaliação: Teste escrito na plataforma Moodle (0-20)
  • CD5: O formando demonstra capacidade de análise crítica e rigor técnico na abordagem dos conteúdos contabilísticos

    • Metodologia: Questões de verdadeiro/falso ou de escolha múltipla com raciocínio lógico e análise de afirmações, que exigem do formando a identificação de incorreções ou interpretações contabilísticas incorretas.
    • Ponderação: 20%
    • Escala de Avaliação: Teste escrito na plataforma Moodle (0-20)


4. Avaliação comportamental

No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

o   Adaptação a nova tarefa

-  Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

-  Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

o   Motivação

-  Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

-  Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

o   Participação

-  Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

-  Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

o   Trabalho em equipa

-  Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

-  Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

o   Relacionamento interpessoal

-  Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

-  Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

o   Aquisição e aplicação de conhecimentos

-  Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

-  Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

o   Mobilização de competências

-  Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

-  Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem

o   Assiduidade

-  Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

-  Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

o   Pontualidade

-  Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

-  Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.


5. Avaliação do processo formativo

·        Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

·        Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

·        Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.

Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

  • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
  • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
    O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

Estão previstos os seguintes recursos:
Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:

  1. Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
  2. Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
  3. Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
  4. Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
  5. Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
    A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

A formação será realizada integralmente online, através da plataforma Zoom, em sessões síncronas com interação entre formador e formandos.

Cada formando deverá dispor de:

  • Computador ou dispositivo com câmara, microfone e sistema de som (colunas ou auriculares);
  • Ligação à internet estável (preferencialmente por cabo ou Wi-Fi de elevada qualidade);
  • Espaço individual com boas condições de concentração, iluminação e ausência de ruído.

O formador deverá dispor de:

  • Computador com câmara e microfone de boa qualidade;
  • Ligação à internet de banda larga estável;
  • Acesso à plataforma Zoom com domínio das funcionalidades (partilha de ecrã, quadro branco, breakout rooms, etc.);
  • Ambiente silencioso e devidamente preparado para ministrar formação à distância, com iluminação adequada.

Manual Funcionamento PDF

Manual de Funcionamento

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