Gratuito
Preço
Horas
50.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 4.º ano de escolaridade. São priorizados os participantes que possuam um nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3, que pretendam adquirir ou reforçar competências linguísticas em língua espanhola com foco na comunicação administrativa e no atendimento ao cliente em contexto profissional.
Dotar os formandos de competências linguísticas em língua espanhola que lhes permitam compreender e expressar-se de forma eficaz, oralmente e por escrito, no contexto da comunicação administrativa e do atendimento ao cliente, com recurso a vocabulário técnico e funcional adequado ao ambiente empresarial.
CD1. O formando redige corretamente documentos administrativos simples em língua espanhola, com vocabulário e estrutura adequados.
CD2. O formando demonstra capacidade para compreender e interagir em diálogos orais simulados, aplicando expressões e termos adequados ao contexto.
CD3. O formando utiliza com correção o vocabulário técnico relacionado com atendimento ao cliente.
CD4. O formando reconhece e descreve a estrutura de uma empresa em espanhol, identificando cargos, funções e departamentos com vocabulário apropriado.
CD5. O formando demonstra atitude positiva, colaborativa e participativa nas atividades práticas propostas.
As competências desenvolvidas neste curso serão aplicadas em contextos profissionais relacionados com funções administrativas e de atendimento ao cliente, especialmente em empresas com relações comerciais ou contacto com clientes de língua espanhola. Os formandos poderão utilizar a língua espanhola na receção, atendimento telefónico, elaboração de documentos simples, bem como na comunicação com colegas ou parceiros comerciais.
Conteúdos programáticos e Carga horária
Conteúdo | T | PS | PCT | |||
| 8 | 6 |
| |||
| 4 | 4 |
| |||
| 4 | 2 |
| |||
| 8 | 6 |
| |||
| 4 | 2 |
| |||
| 4 | 2 |
| |||
| 8 | 6 |
| |||
| 2 | 2 |
| |||
| 4 | 2 |
| |||
| 2 | 42 |
| |||
| 6 | 2 |
| |||
| 3 | 1 |
| |||
| 3 | 1 |
| |||
|
|
|
| |||
TOTAIS | 30 | 20 |
| |||
| 50 Horas |
Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho
Forma de organização da formação: A distância, com sessões 100% síncronas.
No início da ação de formação será realizada uma avaliação diagnóstica informal, através da plataforma de formação online (moodle) com recurso a um questionário de escolha múltipla e exercícios breves de tradução e identificação de vocabulário técnico ou através de um discussão.
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
A avaliação formativa ocorrerá ao longo de todas as sessões síncronas e será operacionalizada com base nos seguintes métodos:
Observação direta, feita pelo formador durante as simulações orais e atividades de redação e tradução;
Participação em fóruns de discussão e chat ao vivo, sempre que aplicável;
Análise de trabalhos individuais realizados em tempo real, nomeadamente exercícios de escrita e simulações de atendimento.
Critérios da avaliação formativa:
Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as simulações e discussões em grupo;
Aplicação correta dos conceitos teóricos em situações práticas (como a redação de documentos ou simulações de atendimento);
Capacidade de incorporar o feedback recebido e mostrar progressos ao longo das sessões.
Objetivo: Acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
No final do curso, será aplicado um teste escrito individual, online e síncrono, através do Moodle, com uma ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20 valores, de forma a aferir a aquisição global das competências previstas.
Este teste será composto por:
Exercícios de redação de documentos administrativos simples em espanhol;
Interpretação e produção de diálogos simulados;
Utilização de vocabulário técnico de atendimento ao cliente;
Exercícios de classificação e descrição de cargos e departamentos numa estrutura empresarial.
Cada critério de êxito será avaliado com a seguinte correspondência:
CD1: O formando redige corretamente documentos administrativos simples em língua espanhola, com vocabulário e estrutura adequados.
Metodologia: Redação de um documento administrativo (por exemplo, um email comercial ou um formulário interno), durante o teste escrito.
Ponderação: 25%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD2: O formando demonstra capacidade para compreender e interagir em diálogos orais simulados, aplicando expressões e termos adequados ao contexto.
Metodologia: Interpretação de diálogos orais pré-gravados seguidos de resposta escrita a perguntas e criação de um pequeno diálogo em espanhol.
Ponderação: 20%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD3: O formando utiliza com correção o vocabulário técnico relacionado com atendimento ao cliente.
Metodologia: Resolução de exercícios de escolha múltipla e correspondência de termos com significados ou contextos específicos.
Ponderação: 20%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD4: O formando reconhece e descreve a estrutura de uma empresa em espanhol, identificando cargos, funções e departamentos com vocabulário apropriado.
Metodologia: Preenchimento de uma tabela e pequena descrição escrita da estrutura de uma empresa fictícia, com base num enunciado.
Ponderação: 20%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD5: O formando demonstra atitude positiva, colaborativa e participativa nas atividades práticas propostas.
Metodologia: Avaliação contínua do comportamento e participação do formando ao longo das sessões síncronas, com base na observação direta feita pelo formador no e-formador.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
Avaliação comportamental:
No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
o Adaptação a nova tarefa
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
o Motivação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
o Participação
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
o Trabalho em equipa
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
o Relacionamento interpessoal
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
o Aquisição e aplicação de conhecimentos
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
o Mobilização de competências
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem
o Assiduidade
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
o Pontualidade
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
Avaliação do processo formativo
· Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
· Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
· Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Regime de presenças e certificação
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
As sessões de formação serão realizadas à distância, recorrendo a ferramentas de videoconferência (Zoom) que garantam a interação síncrona entre formandos e formadores.
Para a realização da formação, serão necessários os seguintes equipamentos e condições técnicas:
Os formandos deverão dispor de um computador ou dispositivo equivalente com acesso à internet estável, microfone e auscultadores para assegurar a participação plena nas sessões.