EUFCD (6327) - Cultura de plantas aromáticas, medicinais e condimentares

EUFCD (6327) - Cultura de plantas aromáticas, medicinais e condimentares

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Ativos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 4.º ano de escolaridade. O curso destina-se prioritariamente a adultos que detenham um nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3, e que pretendam adquirir ou aprofundar competências na área da produção agrícola, com especial enfoque na instalação, manutenção e aproveitamento de culturas de plantas aromáticas, medicinais e condimentares, para fins alimentares, farmacológicos ou comerciais.

Dotar os formandos de conhecimentos técnicos e práticos para identificar espécies de plantas aromáticas, medicinais e condimentares, compreender as suas potencialidades farmacológicas e alimentares, e executar as operações inerentes à instalação, manutenção, condução, colheita e conservação destas culturas, respeitando os princípios da agricultura sustentável.

CD1. Identifica corretamente pelo menos cinco espécies de plantas aromáticas, medicinais e condimentares e as suas aplicações;

    CD2. Relaciona corretamente as exigências edafoclimáticas com o desenvolvimento das culturas;

      CD3. Executa corretamente os procedimentos de instalação, incluindo sementeira e instalação do sistema de rega;

      CD4. Aplica corretamente técnicas de manutenção e condução da cultura, incluindo fertilização e proteção fitossanitária;

      CD5. Identifica corretamente os meios de luta fitossanitária, respeitando os princípios da proteção integrada;

      CD6. Aplica corretamente os princípios do Modo de Produção Biológico;

      CD7. Executa técnicas de colheita, secagem e conservação de forma segura e eficiente;

      CD8. Aplica corretamente normas de higiene e segurança no trabalho agrícola;

      CD9. Identifica corretamente os principais mercados e legislação aplicável ao setor.

      As competências adquiridas serão aplicadas em contextos de trabalho agrícola, nomeadamente em explorações agrícolas, viveiros, estufas e unidades de transformação de plantas aromáticas, medicinais e condimentares. O formando estará capacitado para operar em modo de produção convencional ou biológico, em pequenas ou médias explorações, ou no desenvolvimento de atividades económicas relacionadas com a transformação e comercialização de produtos naturais.

      Conteúdos programáticos e Carga horária

      Conteúdo

      T

      PS

      PCT

      1. Plantas aromáticas, medicinais e condimentares

      1

      0

       

      1.1 Importância económica e regiões de maior produção

      0.5

      0

       

      1.2 Principais países produtores e consumidores

      0.5

      0

       

      2. Botânica e fisiologia das plantas

      1

      0

       

      3. Ciclo vegetativo

      1

      0

       

      4. Exigências edafoclimáticas

      1

      0.5

       

      4.1 Solo - textura/estrutura, drenagem, pH, salinidade

      0

      0.5

       

      4.2 Clima - temperaturas, humidade relativa, luminosidade, dióxido de carbono

      0.5

      0

       

      4.3 Água - água para rega, conservação da água, zonas sensíveis e vulneráveis

      0.5

      0

       

      5. Multiplicação das plantas

      1

      0

       

      6. Condições favoráveis à instalação e escolha das plantas

      0.5

      0.5

       

      7. Sistemas de cultivo – ar livre, forçagem e semi-forçagam

      0

      1

       

      8. Instalação da cultura

      0

      1.5

       

      8.1 Preparação do terreno - mobilização e desinfeção do solo

      0

      0.25

       

      8.2 Sementeira/Plantação – épocas de sementeira, esquemas e técnicas de plantação

      0

      0.25

       

      8.3 Fertilização de fundo

      0

      0.5

       

      8.4 Instalação e automatização do sistema de rega

      0

      0.5

       

      9. Manutenção e condução da cultura

      8

      0

       

      9.1 Fertilização de cobertura

      1

      0

       

      9.2 Rega

      1

      0

       

      9.3 Princípios de proteção integrada

      1

      0

       

      9.4 Controle de infestantes - sachas/aplicação de herbicida

      1

      0

       

      9.5 Proteção fitossanitária

      3

      0

       

      9.5.1 Pragas, doenças e acidentes fisiológicos

      0.5

      0

       

      9.5.2 Estratégia de proteção

      0.5

       

       

      9.5.3 Estimativa do risco e nível económico de ataque (NEA)

      0.5

      0

       

      9.5.4 Meios de luta - luta cultural, luta biológica, luta química, biotécnica e outros

      0.5

      0

       

      9.5.5 Fauna auxiliar e outros organismos

      0.5

      0

       

      9.5.6 Aplicação de produtos fitofarmacêuticos segundo a Boa Prática Agrícola

      0.5

      0

       

      9.6 Carências e excesso de nutrientes

      1

      0

       

      10. Modo de Produção Biológico

      1

      0.5

       

      10.1 Operações de instalação

      0

      0.5

       

      10.2 Tratamentos culturais

      0.5

      0

       

      10.3 Tratamento fitossanitários

      0.5

      0

       

      11. Secagem e conservação das plantas

      1

      0

       

      11.1 Tipos de secadores e rendimento de secagem

      0.25

      0

       

      11.2 Conservação ao ar

      0.25

      0

       

      11.3 Outros tipos de conservação

      0.5

      0

       

      12. Formas de utilização das plantas

      2

      0

       

      12.1 Infusões e chás

      0.5

      0

       

      12.2 Tinturas

      0.5

      0

       

      12.3 Pomadas

      0.5

      0

       

      12.4 Condimentos

      0.5

      0

       

      13. Aproveitamento da flora natural

      1

      0

       

      14. Legislação, comercialização e mercados

      1.5

      0

       

      14.1 Legislação e apoios

      0.5

      0

       

      14.2 Mercados locais

      0.5

      0

       

      14.3 Normas de comercialização

      0.5

      0

       

      15. Boas práticas de higiene e segurança no trabalho agrícola

      0

      1

       

       

      20

      5

       

       

      25 Horas

      A distância, através da plataforma Zoom, com apoio complementar da plataforma Moodle para acesso a conteúdos e recursos pedagógicos.

      1. Avaliação Diagnóstica

      No início da ação de formação, será realizada uma discussão informal em sessão síncrona, dinamizada pelo/a formador/a, centrada nos temas fundamentais do curso: espécies de plantas aromáticas, medicinais e condimentares, bem como às práticas agrícolas relacionadas. Esta dinâmica consistirá na partilha de experiências prévias dos formandos e na exploração de casos práticos simples, de forma participada.
      Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.

      2. Avaliação Formativa

      A avaliação formativa será realizada de forma contínua e remota, tendo por base:

      • observação da participação ativa nas sessões síncronas em Zoom, nomeadamente durante os momentos de discussão de casos práticos, partilha de experiências e resolução de atividades em grupo;
      • realização de tarefas e exercícios formativos no Moodle, como fóruns, questionários formativos, e envio de pequenos trabalhos escritos.

      Critérios considerados:

      • Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as sessões Zoom e nos fóruns do Moodle;
      • Aplicação correta dos conceitos teóricos nas atividades e exercícios propostos;
      • Capacidade de incorporar o feedback do formador nas tarefas subsequentes, demonstrando progressos ao longo das sessões.

      Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.

      3. Avaliação de Medição

      No final da ação de formação, será aplicado um teste escrito online através da plataforma Moodle, com ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20 valores, para avaliar a aquisição global das competências. O teste incluirá questões de escolha múltipla, verdadeiro/falso, correspondência, e desenvolvimento, estruturadas de acordo com os critérios de desempenho.

      Critérios de Avaliação:

      • CD1: Identifica corretamente pelo menos cinco espécies de plantas aromáticas, medicinais e condimentares e as suas aplicações
        • Metodologia: Questões de correspondência e escolha múltipla no teste online, com identificação das espécies e das suas aplicações.
        • Ponderação: 10%
        • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
      • CD2: Relaciona corretamente as exigências edafoclimáticas com o desenvolvimento das culturas
        • Metodologia: Questões de desenvolvimento no teste online com análise de situações que envolvam diferentes condições de solo e clima.
        • Ponderação: 10%
        • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
      • CD3: Executa corretamente os procedimentos de instalação, incluindo sementeira e instalação do sistema de rega
        • Metodologia: Resolução de caso prático apresentado no teste online com simulação teórica da instalação de uma cultura.
        • Ponderação: 15%
        • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
      • CD4: Aplica corretamente técnicas de manutenção e condução da cultura, incluindo fertilização e proteção fitossanitária
        • Metodologia: Questões de desenvolvimento e verdadeiro/falso no teste online, com análise de boas práticas.
        • Ponderação: 15%
        • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
      • CD5: Identifica corretamente os meios de luta fitossanitária, respeitando os princípios da proteção integrada
        • Metodologia: Questões de escolha múltipla no teste online, com identificação de meios de luta e sua adequação ao contexto.
        • Ponderação: 10%
        • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
      • CD6: Aplica corretamente os princípios do Modo de Produção Biológico
        • Metodologia: Questões de desenvolvimento no teste online, centradas em práticas permitidas e estratégias do MPB.
        • Ponderação: 10%
        • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
      • CD7: Executa técnicas de colheita, secagem e conservação de forma segura e eficiente
        • Metodologia: Questões de resposta aberta no teste online, com descrição de métodos e boas práticas de conservação.
        • Ponderação: 10%
        • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
      • CD8: Aplica corretamente normas de higiene e segurança no trabalho agrícola
        • Metodologia: Questões de escolha múltipla e verdadeiro/falso no teste online, com foco em boas práticas de segurança.
        • Ponderação: 10%
        • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
      • CD9: Identifica corretamente os principais mercados e legislação aplicável ao setor
        • Metodologia: Questões de correspondência e desenvolvimento no teste online, com referência à legislação e canais de comercialização.
        • Ponderação: 10%
        • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores

      4. Avaliação Comportamental

      No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são: 

      o   Adaptação a nova tarefa 

      - Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender 

      - Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação 

      o   Motivação 

      - Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades 

      - Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem 

      o   Participação 

      - Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo 

      - Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas 

      o   Trabalho em equipa 

      - Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo 

      - Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo 

      o   Relacionamento interpessoal 

      - Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa 

      - Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência. 

      o   Aquisição e aplicação de conhecimentos 

      - Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem 

      - Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos 

      o   Mobilização de competências 

      - Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem 

      - Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem 

      o   Assiduidade 

      -Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo 

      -Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso 

      o   Pontualidade 

      - Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação 

      - Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros 

      A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional. 

      5. Avaliação do Processo Formativo

      ·        Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

      Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

      ·        Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

      Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

      ·        Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

      Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.

      Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

      • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.

      • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:

      O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

      A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

      Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

      Estão previstos os seguintes recursos:

      Plataforma digital: Uma plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:

      1. Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;

      2. Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;

      3. Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;

      4. Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicados a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;

      5. Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
        A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

      Sendo a formação realizada à distância, os formandos devem dispor dos seguintes requisitos técnicos e ambientais mínimos:

      • Computador ou dispositivo com acesso à internet estável;

      • Câmara e microfone funcionais;

      • Aplicação Zoom instalada e funcional;

      • Espaço calmo e adequado à participação ativa em sessões síncronas.

      Do lado do formador, será assegurado:

      • Computador com acesso à internet de banda larga;

      • Plataforma Zoom devidamente configurada para o desenvolvimento das sessões;

      • Acesso à plataforma Moodle para disponibilização de conteúdos e comunicação assíncrona;

      • Utilização de quadro digital, partilha de ecrã e outros recursos interativos durante as sessões.


      Manual Funcionamento PDF

      Manual de Funcionamento

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