Gratuito
Preço
Horas
25.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Ativos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 4.º ano de escolaridade. O curso destina-se prioritariamente a adultos que detenham um nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3, e que pretendam adquirir ou aprofundar competências na área da produção agrícola, com especial enfoque na instalação, manutenção e aproveitamento de culturas de plantas aromáticas, medicinais e condimentares, para fins alimentares, farmacológicos ou comerciais.
Dotar os formandos de conhecimentos técnicos e práticos para identificar espécies de plantas aromáticas, medicinais e condimentares, compreender as suas potencialidades farmacológicas e alimentares, e executar as operações inerentes à instalação, manutenção, condução, colheita e conservação destas culturas, respeitando os princípios da agricultura sustentável.
CD1. Identifica corretamente pelo menos cinco espécies de plantas aromáticas, medicinais e condimentares e as suas aplicações;
CD2. Relaciona corretamente as exigências edafoclimáticas com o desenvolvimento das culturas;
CD3. Executa corretamente os procedimentos de instalação, incluindo sementeira e instalação do sistema de rega;
CD4. Aplica corretamente técnicas de manutenção e condução da cultura, incluindo fertilização e proteção fitossanitária;
CD5. Identifica corretamente os meios de luta fitossanitária, respeitando os princípios da proteção integrada;
CD6. Aplica corretamente os princípios do Modo de Produção Biológico;
CD7. Executa técnicas de colheita, secagem e conservação de forma segura e eficiente;
CD8. Aplica corretamente normas de higiene e segurança no trabalho agrícola;
CD9. Identifica corretamente os principais mercados e legislação aplicável ao setor.
As competências adquiridas serão aplicadas em contextos de trabalho agrícola, nomeadamente em explorações agrícolas, viveiros, estufas e unidades de transformação de plantas aromáticas, medicinais e condimentares. O formando estará capacitado para operar em modo de produção convencional ou biológico, em pequenas ou médias explorações, ou no desenvolvimento de atividades económicas relacionadas com a transformação e comercialização de produtos naturais.
Conteúdos programáticos e Carga horária
Conteúdo | T | PS | PCT |
1. Plantas aromáticas, medicinais e condimentares | 1 | 0 |
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1.1 Importância económica e regiões de maior produção | 0.5 | 0 |
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1.2 Principais países produtores e consumidores | 0.5 | 0 |
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2. Botânica e fisiologia das plantas | 1 | 0 |
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3. Ciclo vegetativo | 1 | 0 |
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4. Exigências edafoclimáticas | 1 | 0.5 |
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4.1 Solo - textura/estrutura, drenagem, pH, salinidade | 0 | 0.5 |
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4.2 Clima - temperaturas, humidade relativa, luminosidade, dióxido de carbono | 0.5 | 0 |
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4.3 Água - água para rega, conservação da água, zonas sensíveis e vulneráveis | 0.5 | 0 |
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5. Multiplicação das plantas | 1 | 0 |
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6. Condições favoráveis à instalação e escolha das plantas | 0.5 | 0.5 |
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7. Sistemas de cultivo – ar livre, forçagem e semi-forçagam | 0 | 1 |
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8. Instalação da cultura | 0 | 1.5 |
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8.1 Preparação do terreno - mobilização e desinfeção do solo | 0 | 0.25 |
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8.2 Sementeira/Plantação – épocas de sementeira, esquemas e técnicas de plantação | 0 | 0.25 |
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8.3 Fertilização de fundo | 0 | 0.5 |
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8.4 Instalação e automatização do sistema de rega | 0 | 0.5 |
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9. Manutenção e condução da cultura | 8 | 0 |
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9.1 Fertilização de cobertura | 1 | 0 |
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9.2 Rega | 1 | 0 |
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9.3 Princípios de proteção integrada | 1 | 0 |
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9.4 Controle de infestantes - sachas/aplicação de herbicida | 1 | 0 |
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9.5 Proteção fitossanitária | 3 | 0 |
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9.5.1 Pragas, doenças e acidentes fisiológicos | 0.5 | 0 |
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9.5.2 Estratégia de proteção | 0.5 |
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9.5.3 Estimativa do risco e nível económico de ataque (NEA) | 0.5 | 0 |
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9.5.4 Meios de luta - luta cultural, luta biológica, luta química, biotécnica e outros | 0.5 | 0 |
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9.5.5 Fauna auxiliar e outros organismos | 0.5 | 0 |
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9.5.6 Aplicação de produtos fitofarmacêuticos segundo a Boa Prática Agrícola | 0.5 | 0 |
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9.6 Carências e excesso de nutrientes | 1 | 0 |
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10. Modo de Produção Biológico | 1 | 0.5 |
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10.1 Operações de instalação | 0 | 0.5 |
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10.2 Tratamentos culturais | 0.5 | 0 |
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10.3 Tratamento fitossanitários | 0.5 | 0 |
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11. Secagem e conservação das plantas | 1 | 0 |
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11.1 Tipos de secadores e rendimento de secagem | 0.25 | 0 |
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11.2 Conservação ao ar | 0.25 | 0 |
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11.3 Outros tipos de conservação | 0.5 | 0 |
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12. Formas de utilização das plantas | 2 | 0 |
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12.1 Infusões e chás | 0.5 | 0 |
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12.2 Tinturas | 0.5 | 0 |
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12.3 Pomadas | 0.5 | 0 |
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12.4 Condimentos | 0.5 | 0 |
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13. Aproveitamento da flora natural | 1 | 0 |
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14. Legislação, comercialização e mercados | 1.5 | 0 |
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14.1 Legislação e apoios | 0.5 | 0 |
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14.2 Mercados locais | 0.5 | 0 |
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14.3 Normas de comercialização | 0.5 | 0 |
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15. Boas práticas de higiene e segurança no trabalho agrícola | 0 | 1 |
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| 20 | 5 |
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| 25 Horas |
A distância, através da plataforma Zoom, com apoio complementar da plataforma Moodle para acesso a conteúdos e recursos pedagógicos.
1. Avaliação Diagnóstica
No início da ação de formação, será realizada uma discussão informal em sessão síncrona, dinamizada pelo/a formador/a, centrada nos temas fundamentais do curso: espécies de plantas aromáticas, medicinais e condimentares, bem como às práticas agrícolas relacionadas. Esta dinâmica consistirá na partilha de experiências prévias dos formandos e na exploração de casos práticos simples, de forma participada.
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
2. Avaliação Formativa
A avaliação formativa será realizada de forma contínua e remota, tendo por base:
Critérios considerados:
Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
3. Avaliação de Medição
No final da ação de formação, será aplicado um teste escrito online através da plataforma Moodle, com ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20 valores, para avaliar a aquisição global das competências. O teste incluirá questões de escolha múltipla, verdadeiro/falso, correspondência, e desenvolvimento, estruturadas de acordo com os critérios de desempenho.
Critérios de Avaliação:
4. Avaliação Comportamental
No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
o Adaptação a nova tarefa
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
o Motivação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
o Participação
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
o Trabalho em equipa
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
o Relacionamento interpessoal
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
o Aquisição e aplicação de conhecimentos
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
o Mobilização de competências
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem
o Assiduidade
-Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
-Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
o Pontualidade
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
5. Avaliação do Processo Formativo
· Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
· Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
· Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
Plataforma digital: Uma plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:
Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicados a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
Sendo a formação realizada à distância, os formandos devem dispor dos seguintes requisitos técnicos e ambientais mínimos:
Computador ou dispositivo com acesso à internet estável;
Câmara e microfone funcionais;
Aplicação Zoom instalada e funcional;
Espaço calmo e adequado à participação ativa em sessões síncronas.
Do lado do formador, será assegurado:
Computador com acesso à internet de banda larga;
Plataforma Zoom devidamente configurada para o desenvolvimento das sessões;
Acesso à plataforma Moodle para disponibilização de conteúdos e comunicação assíncrona;
Utilização de quadro digital, partilha de ecrã e outros recursos interativos durante as sessões.