EUFCD (6358) - Produção de cogumelos comestíveis silvestres

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Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas equivalentes ao 9.º ano de escolaridade, interessados em adquirir competências práticas e teóricas na produção e comercialização de cogumelos comestíveis silvestres, com ou sem experiência na área.

Capacitar os formandos com conhecimentos teóricos e práticos necessários para identificar, produzir, manusear e comercializar cogumelos comestíveis silvestres 'domesticados' em ambiente artificial, promovendo práticas seguras e sustentáveis.

  • CD1: Demonstrar capacidade para identificar espécies comestíveis de cogumelos com base em características morfológicas e ecológicas.
  • CD2: Executar com competência técnicas de produção e manuseamento de cogumelos “domesticados”.
  • CD3: Preparar e conservar cogumelos respeitando métodos adequados e normas de higiene e segurança.
  • CD4: Apresentar soluções práticas para o escoamento da produção em conformidade com as exigências do mercado.
  • CD5: Demonstrar comportamentos de segurança, higiene e saúde no trabalho agrícola.
  • As competências desenvolvidas durante a formação serão aplicadas em ambientes agrícolas ou de micicultura, permitindo aos formandos produzir e comercializar cogumelos comestíveis silvestres de forma eficaz e sustentável.

    4.3. Preparação e rotulagem das conservas

    1

    0

     

    5. Escoamento da produção

    2

    0

     

    5.1. Circuitos e agentes de comercialização

    1

    0

     

    5.2. Condições e exigências para a comercialização

    1

    0

     

    6. Importância dos cogumelos na alimentação

    1

    0

     

    6.1. Valor gastronómico

    0,5

    0

     

    6.2 Valor alimentar e propriedades

    0,5

    0

     

    7. Boas práticas de segurança, higiene e saúde no trabalho agrícola

    1

    0

     

    TOTAIS

    17

    8

     

     

    25 Horas

    Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho

    A distância, sessões síncronas, através da plataforma Zoom.

    1. Avaliação Diagnóstica

    No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica com o objetivo de identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
    Métodos utilizados: Questionário de resposta múltipla e/ou análise de casos práticos sobre características morfológicas de cogumelos comestíveis e técnicas básicas de produção.


    2. Avaliação Formativa

    A avaliação formativa ocorrerá ao longo de toda a ação de formação e não contribuirá para a avaliação final.
    Critérios:

    • Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante discussões sobre identificação e produção de cogumelos.
    • Aplicação correta dos conceitos teóricos em exercícios práticos relacionados com a morfologia e técnicas de produção.
    • Capacidade de incorporar feedback do formador e demonstrar progressos no conhecimento e nas técnicas ao longo das sessões.

    Objetivo: Monitorizar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento, ajustando processos e estratégias pedagógicas quando necessário.

    3. Avaliação de Medição (Sumativa)

    No final do curso, será aplicado um teste escrito com ponderação de 100%, numa escala de 0-20, adequado à natureza maioritariamente teórica da formação.

    Critérios de Avaliação Detalhados:

    • CD1: Demonstrar capacidade para identificar espécies comestíveis de cogumelos com base em características morfológicas e ecológicas.

      • Metodologia: Teste com questões de escolha múltipla sobre a análise macroscópica de características morfológicas e ecológicas dos cogumelos.
      • Ponderação: 30%
      • Escala de Avaliação: 0-20.
    • CD2: Executar com competência técnicas de produção e manuseamento de cogumelos “domesticados”.

      • Metodologia: questões teóricas sobre os substratos, condições ambientais e técnicas de produção abordadas.
      • Ponderação: 20%
      • Escala de Avaliação: 0-20.
    • CD3: Preparar e conservar cogumelos respeitando métodos adequados e normas de higiene e segurança.

      • Metodologia:  perguntas sobre métodos de conservação (tradicionais e industriais) e requisitos de higiene na preparação e rotulagem de conservas.
      • Ponderação: 20%
      • Escala de Avaliação: 0-20.
    • CD4: Apresentar soluções práticas para o escoamento da produção em conformidade com as exigências do mercado.

      • Metodologia:  estudo de caso onde os formandos devem propor soluções práticas para circuitos de comercialização e conformidade com normas do mercado.
      • Ponderação: 15%
      • Escala de Avaliação: 0-20.
    • CD5: Demonstrar comportamentos de segurança, higiene e saúde no trabalho agrícola.

      • Metodologia:  questões sobre boas práticas de segurança, higiene e saúde relacionadas com a produção de cogumelos.
      • Ponderação: 15%
      • Escala de Avaliação: 0-20.

      1.      Avaliação comportamental: No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

      o   adaptação a nova tarefa

      1.      Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

      2.      Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

      o   Motivação

      1.      Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

      2.      Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

      o   Participação

      1.      Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

      2.      Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

      o   trabalho em equipa

      1.      Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

      2.      Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

      o   relacionamento interpessoal

      1.      Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

      2.      Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

      o   aquisição e aplicação de conhecimentos

      1.      Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

      2.      Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

      o   mobilização de competências

      1.      Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

      2.      Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem

      o   assiduidade

      1.      Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

      2.      Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

      o   Pontualidade

      1.      Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

      2.      Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

      A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

       

      Avaliação do processo formativo

      Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

      Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

      Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

      Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

      Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior. Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.

      Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

      • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
      • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
        O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

      A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

      Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

      Estão previstos os seguintes recursos:

      • Plataforma digital: Uma plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:
        1. Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
        2. Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
        3. Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
        4. Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicados a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
        5. Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.

      A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

      Equipamentos para o formador e formandos:

      • Computador com acesso à internet estável;
      • Câmara e microfone funcionais (integrados ou externos);
      • Plataforma Zoom para sessões síncronas;
      • Ferramentas de partilha de tela e interação em tempo real, como chat, quadro virtual e partilha de ficheiros.

      Manual Funcionamento PDF

      Manual de Funcionamento