Gratuito
Preço
Horas
25.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas equivalentes ao 9.º ano de escolaridade, interessados em adquirir competências práticas e teóricas na produção e comercialização de cogumelos comestíveis silvestres, com ou sem experiência na área.
Capacitar os formandos com conhecimentos teóricos e práticos necessários para identificar, produzir, manusear e comercializar cogumelos comestíveis silvestres 'domesticados' em ambiente artificial, promovendo práticas seguras e sustentáveis.
As competências desenvolvidas durante a formação serão aplicadas em ambientes agrícolas ou de micicultura, permitindo aos formandos produzir e comercializar cogumelos comestíveis silvestres de forma eficaz e sustentável.
4.3. Preparação e rotulagem das conservas | 1 | 0 |
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5. Escoamento da produção | 2 | 0 |
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5.1. Circuitos e agentes de comercialização | 1 | 0 |
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5.2. Condições e exigências para a comercialização | 1 | 0 |
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6. Importância dos cogumelos na alimentação | 1 | 0 |
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6.1. Valor gastronómico | 0,5 | 0 |
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6.2 Valor alimentar e propriedades | 0,5 | 0 |
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7. Boas práticas de segurança, higiene e saúde no trabalho agrícola | 1 | 0 |
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TOTAIS | 17 | 8 |
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| 25 Horas |
Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho
A distância, sessões síncronas, através da plataforma Zoom.
No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica com o objetivo de identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
Métodos utilizados: Questionário de resposta múltipla e/ou análise de casos práticos sobre características morfológicas de cogumelos comestíveis e técnicas básicas de produção.
A avaliação formativa ocorrerá ao longo de toda a ação de formação e não contribuirá para a avaliação final.
Critérios:
Objetivo: Monitorizar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento, ajustando processos e estratégias pedagógicas quando necessário.
No final do curso, será aplicado um teste escrito com ponderação de 100%, numa escala de 0-20, adequado à natureza maioritariamente teórica da formação.
Critérios de Avaliação Detalhados:
CD1: Demonstrar capacidade para identificar espécies comestíveis de cogumelos com base em características morfológicas e ecológicas.
CD2: Executar com competência técnicas de produção e manuseamento de cogumelos “domesticados”.
CD3: Preparar e conservar cogumelos respeitando métodos adequados e normas de higiene e segurança.
CD4: Apresentar soluções práticas para o escoamento da produção em conformidade com as exigências do mercado.
CD5: Demonstrar comportamentos de segurança, higiene e saúde no trabalho agrícola.
1. Avaliação comportamental: No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
o adaptação a nova tarefa
1. Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
2. Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
o Motivação
1. Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
2. Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
o Participação
1. Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
2. Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
o trabalho em equipa
1. Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
2. Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
o relacionamento interpessoal
1. Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
2. Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
o aquisição e aplicação de conhecimentos
1. Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
2. Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
o mobilização de competências
1. Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
2. Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem
o assiduidade
1. Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
2. Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
o Pontualidade
1. Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
2. Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
Avaliação do processo formativo
Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior. Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
Equipamentos para o formador e formandos: