EUFCD (6577) Cuidados na saúde infantil

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Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Adultos com idade igual ou superior a 18 anos que:

  • Possuam o 9.º ano de escolaridade como habilitação mínima;
  • Pretendam atuar ou já atuem na área da saúde infantil, adquirindo competências para prestar apoio nos cuidados de saúde infantil sob orientação de profissionais.

Proporcionar aos formandos competências teóricas e práticas para prestar cuidados de saúde infantil, com ênfase no apoio à promoção do bem-estar e desenvolvimento das crianças, respeitando os direitos, deveres e normas específicas da área da saúde infantil.

CD1 - Demonstrar compreensão dos direitos da criança em situações práticas.

CD2 - Identificar adequadamente as fases do desenvolvimento infantil.

CD3 - Aplicar conhecimentos em tarefas práticas relacionadas com o cuidado infantil.

CD4 - Demonstrar uma postura ética e humanizada em atividades simuladas.

CD5 - Garantir a segurança e higiene na execução de tarefas práticas.

As competências desenvolvidas durante o curso promovem a interação prática através de simulações, estudo de casos e fóruns de discussão, garantindo uma experiência de aprendizagem alinhada com as necessidades particulares e/ou profissionais.

Conteúdo

T

PS

PCT

1. Os direitos e deveres da criança

5

 

 

1.1. Conhecimento dos direitos e deveres do adulto e da criança

2

 

 

1.2. Conhecimento da carta de direitos da criança hospitalizada

1

 

 

1.3. Respeito pelas crenças e valores

2

 

 

2. Marcos de crescimento esturo-ponderal e psicomotor dos 0 aos 3 anos com especial incidência para o primeiro ano de vida

4

 

 

2.1. Percentis de peso

1

 

 

2.2. Percentis de comprimento

1

 

 

2.3. Percentis de perímetro cefálico

1

 

 

2.4. A obesidade Infantil

1

 

 

3. A alimentação no primeiro ano de vida

1,5

2,5

 

3.1. Aleitamento materno

0,5

 

 

3.2. Leites adaptados

0,5

 

 

3.3. Biberões

0,5

 

 

3.4. Limpeza e esterilização dos equipamentos usados na alimentação

 

0,5

 

3.5. Diversificação Alimentar

 

2

 

4. Necessidades nutricionais específicas

3

 

 

5. Sintomas comuns na infância

4

 

 

5.1. Febre

1

 

 

5.2. Vómitos

0,5

 

 

5.3. Diarreia

0,5

 

 

5.4. Dor abdominal / Cólicas abdominais

0,5

 

 

5.5. Tosse

0,5

 

 

5.6. Rinorreia

0,5

 

 

5.7. Lesões cutâneas

0,5

 

 

6. Criança doente e causas fisiológicas de maior suscetibilidade na 1ª infância

2

 

 

6.1. Noções sobre doenças exantemáticas

2

 

 

7. Conceito de morbilidade e mortalidade infantil

2

 

 

8. A prestação de cuidados de saúde infantil

8

 

 

8.1. O apoio nos cuidados na maternidade/berçário

2

 

 

8.2. O apoio nos cuidados especiais para recém-nascidos

2

 

 

8.3. O apoio nos cuidados na unidade de internamento de pediatria

2

 

 

8.4. O apoio nos cuidados na consulta de pediatria

2

 

 

9. Acompanhamento da criança nas atividades diárias

7,5

4,5

 

9.1. Alimentação

1

2,5

 

9.2. Eliminação

0,5

 

 

9.3. Higiene e hidratação

1

1

 

9.4. Sono e repouso

2

 

 

9.5. A relação com a criança e família: a ansiedade, o medo e as crenças associados à hospitalização

1,5

 

 

9.6. Noções de segurança e prevenção de acidentes no universo infantil enquanto intervenientes passivos / ativos nas atividades diárias

1,5

 

 

9.7. A importância da ocupação dos tempos livres

 

1

 

10. Tarefas que em relação a esta temática se encontram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de saúde

3

3

 

10.1. Tarefas que, sob orientação de um Enfermeiro, tem de executar sob sua supervisão direta

1,5

1,5

 

10.2. Tarefas que, sob orientação e supervisão de um Enfermeiro de saúde, pode executar sozinho/a

1,5

1,5

 

 

 

 

 

TOTAIS

40

10

 

 

50 Horas

Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho

Formação a distância, em sessões síncronas, através da plataforma Zoom

Avaliação das Aprendizagens

1. Avaliação Diagnóstica

No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica através da plataforma Moodle. 

  • Metodologia: Aplicação de um questionário de perguntas de escolha múltipla e questões abertas, relacionado com os direitos da criança, fases do desenvolvimento infantil e cuidados básicos de saúde infantil.
  • Objetivo: Determinar o nível de conhecimentos prévios dos formandos sobre os conteúdos do curso.

2. Avaliação Formativa

A avaliação formativa será desenvolvida ao longo de toda a formação, utilizando os seguintes métodos: 

  • Critérios de Avaliação:
    • Participação ativa e contributos nas discussões em grupo e atividades práticas relacionadas com os direitos e cuidados infantis.
    • Aplicação correta dos conceitos teóricos durante a resolução de casos práticos e simulações.
    • Capacidade de incorporar o feedback recebido e demonstrar evolução ao longo do curso.
  • Objetivo: Fornecer feedback contínuo aos formandos e ajustar estratégias pedagógicas para otimizar a aprendizagem.

3. Avaliação de Medição (Sumativa)

No final do curso, será aplicado um teste através da plataforma Moodle, para avaliar a aquisição das competências previstas. 

  • Metodologia: Aplicação de um teste escrito com ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20. O teste incluirá questões de escolha múltipla, verdadeiro/falso e perguntas de desenvolvimento relacionadas com os critérios de êxito estabelecidos.
  • Instrumento de Avaliação: Teste escrito.
Os critérios de avaliação específicos são os seguintes:
  1. CD1: Demonstrar compreensão dos direitos da criança em situações práticas.

    • Metodologia: Resolução de casos práticos incluídos no teste, nos quais os formandos devem aplicar os princípios dos direitos da criança a situações específicas.
    • Ponderação: 20%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 pontos.
  2. CD2: Identificar adequadamente as fases do desenvolvimento infantil.

    • Metodologia: Resposta a questões de escolha múltipla e verdadeiro/falso no teste, relacionadas com os marcos de desenvolvimento esturo-ponderal e psicomotor.
    • Ponderação: 25%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 pontos.
  3. CD3: Aplicar conhecimentos em tarefas práticas relacionadas com o cuidado infantil.

    • Metodologia: Resolução de exercícios escritos onde os formandos devem descrever procedimentos corretos, como a preparação de uma refeição infantil ou a higienização de materiais.
    • Ponderação: 25%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 pontos.
  4. CD4: Demonstrar uma postura ética e humanizada em atividades simuladas.

    • Metodologia: Resposta a cenários éticos no teste, nos quais os formandos devem explicar como abordariam as situações com base nos princípios de ética e humanização.
    • Ponderação: 15%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 pontos.
  5. CD5: Garantir a segurança e higiene na execução de tarefas práticas.

    • Metodologia: Questões abertas sobre práticas de segurança e higiene durante a prestação de cuidados infantis.
    • Ponderação: 15%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 pontos.

4. Avaliação Comportamental

No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são: 

o   Adaptação a nova tarefa 

- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender 

- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação 

o   Motivação 

- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades 

- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem 

o   Participação 

- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo 

- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas 

o   Trabalho em equipa 

- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo 

- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo 

o   Relacionamento interpessoal 

- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa 

- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência. 

o   Aquisição e aplicação de conhecimentos 

- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem 

- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos 

o   Mobilização de competências 

- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem 

- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem 

o   Assiduidade 

-Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo 

-Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso 

o   Pontualidade 

- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação 

- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros 

A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional. 

  

5. Avaliação do Processo Formativo

·        Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

·        Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

·        Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.

Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

  • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
  • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
    O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

Estão previstos os seguintes recursos:

  1. Plataforma digital: Uma plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:

    • Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação.
    • Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos.
    • Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação.
    • Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicados a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais.
    • Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.

    A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

  2. Plataforma de sessões síncronas: A formação será realizada através da plataforma Zoom, garantindo interação em tempo real entre formandos e formador.

Espaços:
Não aplicável devido ao formato a distância.

Equipamentos necessários:

  • Computador ou dispositivo equivalente para o formador e para os formandos, com ligação à internet estável.
  • Plataforma Zoom instalada e funcional para realização das sessões síncronas.
  • Sistema de som e microfone adequados para comunicação clara.
  • Webcam para permitir a interação visual durante as sessões de formação.
  • Material de apoio digital disponibilizado na plataforma Moodle.

Manual Funcionamento PDF

Manual de Funcionamento