EUFCD (6578) Cuidados na saúde materna

EUFCD (6578) Cuidados na saúde materna

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Este curso é dirigido a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 9.º ano de escolaridade. Dão-se prioridades a participantes que detenham nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3 do Quadro Nacional de Qualificações.
O curso destina-se a pessoas que pretendam adquirir competências ou reforçar conhecimentos e capacidades no âmbito dos cuidados de saúde materna, nomeadamente no apoio à mulher grávida, puérpera e recém-nascido, no exercício da profissão de Técnico/a Auxiliar de Saúde.

Desenvolver competências teóricas e práticas fundamentais para que o/a formando/a compreenda os processos associados à saúde materna, identifique as tarefas da sua responsabilidade no contexto de cuidados à grávida e puérpera, reconheça a importância da humanização do cuidado e aplique boas práticas com base nas normas e orientações dos profissionais de saúde.

  • CD1. O/A formando/a demonstra conhecimento seguro sobre os conceitos de hereditariedade e reprodução.

  • CD2. Identifica corretamente as alterações e os cuidados a ter no ciclo gravídico-puerperal.

  • CD3. Distingue com clareza as tarefas que deve executar sob supervisão direta ou indireta.

  • CD4. Demonstra atitudes adequadas de empatia, autocontrolo e responsabilidade em simulação de contexto real.

  • CD5. Aplica corretamente as normas de higiene e segurança durante os exercícios práticos.

  • CD6. Participa de forma ativa e colaborativa em atividades de grupo.

  • CD7. Revela capacidade de comunicar eficazmente com utentes e equipa técnica.

  • CD8. Apresenta-se com asseio e conforme as normas da profissão.

  • CD9. Demonstra compreensão e adequação a públicos diversificados.

  • CD10. Mostra iniciativa na resolução de problemas práticos e na melhoria contínua do desempenho.

  • As competências desenvolvidas neste curso aplicam-se ao contexto de apoio em unidades de saúde (hospitais, clínicas, centros de saúde, lares e outras instituições sociais), no âmbito das atividades do Técnico/a Auxiliar de Saúde, em particular nos cuidados prestados à mulher grávida, à puérpera e ao recém-nascido. A intervenção será sempre executada sob orientação e supervisão de um profissional de saúde, nomeadamente de enfermagem.

     

    Conteúdo

    T

    PS

    PCT

    1. Noções sobre hereditariedade, reprodução e desenvolvimento embrionário

    4

     

     

    2. A Importância da vigilância da saúde materna

    3

     

     

    3. A Fisiologia normal do parto

    3

     

     

    4. Noções gerais sobre tipos de parto

    1

    1

     

    5. Ambiente e emoções durante o parto

    1

     

     

    6. Os cuidados à puérpera

    4

    4

     

    6.1 Mobilização

    1

    1

     

    6.2 Alimentação

    1

    1

     

    6.3 A amamentação

    1

    1

     

    6.4 Higiene

    1

    1

     

    7. Lóquios (características normais e sinais de alerta)

    1

     

     

    8. Noções sobre algumas das complicações maternas no pós-parto

    1

     

     

    9. Tarefas que em relação a esta temática se encontram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de saúde

    2

     

     

    9.1 Tarefas que, sob orientação de um Enfermeiro, tem de executar sob sua supervisão direta

    1

     

     

    9.2 Tarefas que, sob orientação e supervisão de um Enfermeiro de saúde, pode executar sozinho/a

    1

     

     

    TOTAIS

    20

    5

     

     

    50 Horas

     

     

     

     

     

     

     


    Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho

    Online, com sessões síncronas através da plataforma Zoom

    1. Avaliação Diagnóstica

    No início da formação será realizada uma avaliação diagnóstica informal através de uma discussão orientad,  onde os formandos serão convidados a partilhar as suas experiências, dúvidas e perceções iniciais sobre os temas abordados no curso.
    Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.

    2. Avaliação Formativa

    A avaliação formativa decorrerá ao longo de toda a ação de formação, através das interações realizadas na plataforma Moodle, nomeadamente em fóruns temáticos e nas atividades de reflexão propostas em cada módulo.

    Critérios da avaliação formativa:

    • Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as simulações e discussões nos fóruns;

    • Aplicação correta dos conceitos teóricos nas atividades práticas e estudos de caso propostos;

    • Capacidade de incorporar o feedback recebido e mostrar progressos nas tarefas semanais.

    Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.


     3. Avaliação de Medição (Sumativa)

    No final do curso, será realizado um teste de avaliação final na plataforma Moodle, composto exclusivamente por questões de resposta fechada (escolha múltipla, verdadeiro/falso e associação de correspondência). Este teste terá uma ponderação de 100% e será avaliado numa escala de 0 a 20 valores.

    Cada critério de êxito será operacionalizado através de diferentes tipos de questões dentro do teste final, conforme descrito abaixo:

    • CD1: Demonstra conhecimento seguro sobre os conceitos de hereditariedade e reprodução.

      • Metodologia: Questões de escolha múltipla e verdadeiro/falso.

      • Ponderação: 15%

      • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores

    • CD2: Identifica corretamente as alterações e os cuidados a ter no ciclo gravídico-puerperal.

      • Metodologia: Questões de associação e escolha múltipla.

      • Ponderação: 15%

      • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores

    • CD3: Distingue com clareza as tarefas que deve executar sob supervisão direta ou indireta.

      • Metodologia: Questões de correspondência entre tarefas e tipo de supervisão.

      • Ponderação: 10%

      • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores

    • CD4: Demonstra atitudes adequadas de empatia, autocontrolo e responsabilidade em simulação de contexto real.

      • Metodologia: Questões baseadas em pequenos cenários com identificação de comportamentos adequados.

      • Ponderação: 10%

      • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores

    • CD5: Aplica corretamente as normas de higiene e segurança durante os exercícios práticos.

      • Metodologia: Questões de verdadeiro/falso e escolha múltipla com base em situações-problema.

      • Ponderação: 10%

      • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores

    • CD6: Participa de forma ativa e colaborativa em atividades de grupo.

      • Metodologia: Questões de autorreflexão e interpretação de casos de participação em equipa.

      • Ponderação: 10%

      • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores

    • CD7: Revela capacidade de comunicar eficazmente com utentes e equipa técnica.

      • Metodologia: Questões de escolha múltipla com situações de comunicação interpessoal.

      • Ponderação: 10%

      • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores

    • CD8: Apresenta-se com asseio e conforme as normas da profissão.

      • Metodologia: Análise de imagens e escolha da opção correta que representa boas práticas.

      • Ponderação: 5%

      • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores

    • CD9: Demonstra compreensão e adequação a públicos diversificados.

      • Metodologia: Questões de correspondência entre perfis de utentes e atitudes ajustadas.

      • Ponderação: 7,5%

      • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores

    • CD10: Mostra iniciativa na resolução de problemas práticos e na melhoria contínua do desempenho.

      • Metodologia: Escolha múltipla com foco em soluções práticas para melhoria contínua.

      • Ponderação: 7,5%

      • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores


    4. Avaliação Comportamental

    No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

    o   adaptação a nova tarefa

    -  Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

    -  Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

    o   Motivação

    -  Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

    -  Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

    o   Participação

    -  Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

    -  Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

    o   trabalho em equipa

    -  Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

    -  Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

    o   relacionamento interpessoal

    -  Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

    -  Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

    o   aquisição e aplicação de conhecimentos

    -  Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

    -  Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

    o   mobilização de competências

    -  Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

    -  Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem

    o   assiduidade

    -  Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

    -  Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

    o   Pontualidade

    -  Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

    -  Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

    A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

    5. Avaliação do Processo Formativo

    ·        Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

    Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

    ·        Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

    Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

    ·        Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

    Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.



    Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

    • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.

    • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:

    O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

    A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

    Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

    Estão previstos os seguintes recursos:

    1. Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:

    1. Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;

    2. Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;

    3. Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;

    4. Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;

    5. Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
      A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

    2. Plataforma de sessões síncronas: A formação será realizada através da plataforma Zoom, garantindo a interação em tempo real entre formandos e formador.

    A formação será realizada em ambiente virtual. Os formandos deverão aceder às sessões síncronas através da plataforma Zoom, em dispositivos com ligação estável à internet, câmara e microfone em funcionamento. O acesso à plataforma Moodle é essencial para consulta dos materiais, realização de atividades e interação assíncrona com o grupo.

    Equipamentos necessários para o formador:

    • Computador com ligação à internet estável

    • Câmara e microfone de boa qualidade

    • Conta institucional na plataforma Zoom

    • Acesso à plataforma Moodle para organização dos recursos e monitorização dos formandos

    Condições técnicas recomendadas para os formandos:

    • Computador, portátil ou tablet com acesso à internet

    • Câmara e microfone funcionais

    • Conta de acesso às plataformas utilizadas (Zoom e Moodle)


    Manual Funcionamento PDF

    Manual de Funcionamento

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