Gratuito/Financiado PESSOAS 2030
Preço
Horas
25.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas correspondentes ao 9.º ano de escolaridade. A participação é prioritariamente direcionada a formandos com um nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3 do Quadro Nacional de Qualificações. O curso é indicado para quem pretenda adquirir competências na prestação de cuidados a indivíduos com alterações ao nível da saúde mental, ou que já atue nesta área e deseje reforçar os seus conhecimentos e práticas.
Dotar os formandos de conhecimentos, aptidões e atitudes fundamentais para a prestação de cuidados a indivíduos com alterações de saúde mental, reconhecendo os limites da sua atuação, a importância da interação adequada e segura com os utentes e a integração eficaz no trabalho em equipa multidisciplinar, promovendo sempre a humanização do serviço e o cumprimento das normas de segurança e qualidade.
CD1. Identifica corretamente os conceitos de saúde mental e doença mental.
CD2. Reconhece as principais perturbações mentais e respetivos sinais e sintomas.
CD3. Aplica cuidados básicos considerando as necessidades específicas dos utentes com perturbações mentais.
CD4. Distingue as tarefas que requerem supervisão direta das que pode executar sozinho.
CD5. Demonstra competências de interação adequadas ao contexto de saúde mental.
CD6. Aplica corretamente normas de higiene, segurança e saúde no desempenho das suas tarefas.
CD7. Adota uma atitude responsável, empática e colaborativa com a equipa e utentes.
CD8. Demonstra capacidade de antecipar riscos e agir com segurança no contexto das suas funções.
As competências desenvolvidas neste curso serão aplicadas no contexto do apoio direto a utentes com alterações ao nível da saúde mental, nomeadamente em unidades de saúde, lares, instituições de apoio à deficiência mental ou outras estruturas onde o Técnico/a Auxiliar de Saúde exerça funções sob supervisão. A formação prepara os formandos para atuarem com eficácia em ambientes multidisciplinares e culturalmente diversos, com foco na humanização dos cuidados e na segurança do utente.As competências desenvolvidas neste curso serão aplicadas no contexto do apoio direto a utentes com alterações ao nível da saúde mental, nomeadamente em unidades de saúde, lares, instituições de apoio à deficiência mental ou outras estruturas onde o Técnico/a Auxiliar de Saúde exerça funções sob supervisão. A formação prepara os formandos para atuarem com eficácia em ambientes multidisciplinares e culturalmente diversos, com foco na humanização dos cuidados e na segurança do utente.
Conteúdo | T | PS | PCT |
1. Saúde mental | 9 | 3 |
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1.1. Doença mental | 3 |
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1.2. Principais alterações e perturbações mentais | 2 | 1 |
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1.2.1. Alterações do comportamento | 1 | 0,5 |
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1.2.2. Alterações do pensamento | 1 | 0,5 |
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1.2.3. Alterações do humor | 1 | 0,5 |
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1.2.4. Alterações da comunicação | 1 | 0,5 |
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2. Cuidar em saúde mental | 7 | 2 |
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2.1. Aspectos específicos nos cuidados ao utente com alterações de saúde mental: | 7 |
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2.1.1. Alimentação | 1 |
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2.1.2. Eliminação | 0,5 |
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2.1.3. Higiene e hidratação | 0,5 |
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2.1.4. Sono e Repouso | 0,5 |
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2.1.5. A manifestação de desconforto e de dor | 0,5 |
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2.2. O/A Técnico/a Auxiliar de Saúde em interação com o individuo que apresenta alteração ou perturbação mental | 4 | 2 |
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3. Tarefas que em relação a esta temática se encontram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde | 4 |
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3.1. Tarefas que, sob orientação de um enfermeiro, tem de executar sob sua supervisão directa | 2 |
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3.2. Tarefas que, sob orientação e supervisão de um enfermeiro, pode executar sozinho/a | 2 |
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TOTAIS | 20 | 5 |
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| 25 Horas |
Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho
Online, com sessões síncronas na plataforma Zoom e apoio assíncrono na plataforma Moodle
1. Avaliação Diagnóstica:
No início da ação de formação, será realizada uma discussão informal em sessão síncrona na plataforma Moodle, conduzida pelo/a formador/a, com o objetivo de explorar os conhecimentos prévios dos formandos sobre conceitos de saúde mental, principais perturbações mentais e cuidados básicos. Através de perguntas orientadoras e partilha de experiências, o/a formador/a recolherá informação qualitativa sobre o ponto de partida dos participantes.
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
2. Avaliação Formativa:
Será realizada ao longo de toda a ação de formação, durante as sessões síncronas na plataforma Moodle e através das atividades propostas nos fóruns e outras ferramentas interativas. A observação direta do desempenho será feita com base na participação em atividades de grupo, na análise de contributos escritos nos fóruns e na qualidade das intervenções durante os momentos de discussão.
Critérios utilizados na avaliação formativa:
Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as simulações e discussões;
Aplicação correta dos conceitos teóricos em situações práticas;
Capacidade de incorporar o feedback recebido e mostrar progressos ao longo das sessões.
Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
3. Avaliação de Medição (Sumativa):
No final da ação de formação, será aplicado um teste escrito online na plataforma Moodle, composto exclusivamente por perguntas de resposta fechada (escolha múltipla e verdadeiro/falso). O teste terá uma ponderação de 100% e será classificado numa escala de 0 a 20 valores.
A estrutura do teste estará organizada de forma a avaliar os seguintes critérios de êxito:
CD1: Identifica corretamente os conceitos de saúde mental e doença mental.
Metodologia: Perguntas de verdadeiro/falso e escolha múltipla sobre conceitos base.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores (ponderado)
CD2: Reconhece as principais perturbações mentais e respetivos sinais e sintomas.
Metodologia: Questões de correspondência e escolha múltipla entre perturbações e sinais/sintomas.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores (ponderado)
CD3: Aplica cuidados básicos considerando as necessidades específicas dos utentes com perturbações mentais.
Metodologia: Questões de escolha múltipla com base em descrições de situações práticas.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores (ponderado)
CD4: Distingue as tarefas que requerem supervisão direta das que pode executar sozinho.
Metodologia: Perguntas de verdadeiro/falso sobre diferentes tipos de tarefas e respetiva supervisão.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores (ponderado)
CD5: Demonstra competências de interação adequadas ao contexto de saúde mental.
Metodologia: Questões de escolha múltipla baseadas em exemplos de interações com utentes.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores (ponderado)
CD6: Aplica corretamente normas de higiene, segurança e saúde no desempenho das suas tarefas.
Metodologia: Perguntas de verdadeiro/falso sobre normas de higiene, segurança e saúde aplicadas ao contexto de cuidados.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores (ponderado)
CD7: Adota uma atitude responsável, empática e colaborativa com a equipa e utentes.
Metodologia: Questões de escolha múltipla com situações concretas e escolha da atitude mais adequada.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores (ponderado)
CD8: Demonstra capacidade de antecipar riscos e agir com segurança no contexto das suas funções.
Metodologia: Perguntas de verdadeiro/falso sobre comportamentos seguros e identificação de riscos em contextos apresentados.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores (ponderado)
4. Avaliação Comportamental:
No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
o adaptação a nova tarefa
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
o Motivação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
o Participação
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
o trabalho em equipa
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
o relacionamento interpessoal
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
o aquisição e aplicação de conhecimentos
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
o mobilização de competências
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem
o assiduidade
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
o Pontualidade
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
5. Avaliação do processo formativo
· Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
· Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
· Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
1 Plataforma digital: Uma plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes e fóruns de discussão, designadamente:
2 Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação síncronas;
3 Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
4 Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
5 Fóruns de discussão e Q&A: Espaço dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorizado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
6 Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.