Gratuito
Preço
Horas
25.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Adultos com idade igual ou superior a 18 anos, que possuam o 9.º ano de escolaridade como habilitação mínima e que pretendam adquirir competências no domínio das técnicas de compostagem, adequadas a explorações agrícolas ou outras atividades relacionadas.
Capacitar os formandos para compreender, aplicar e avaliar as técnicas de compostagem, reconhecendo os fatores biológicos, químicos e físicos que influenciam o processo e assegurando a valorização agronómica dos materiais biodegradáveis.
CD1. Demonstrar compreensão teórica das técnicas de compostagem, identificando os seus objetivos e benefícios através de exercícios e questionários online.
CD2. Evidenciar a capacidade de selecionar e caracterizar materiais compostáveis com base em cenários apresentados em plataformas digitais.
CD3. Aplicar conceitos sobre o planeamento de pilhas de compostagem, justificando decisões em simulações e estudos de caso.
CD4. Reconhecer e descrever o funcionamento de máquinas e equipamentos necessários ao processo de compostagem, com base em conteúdos multimédia e tutoriais.
CD5. Avaliar corretamente a maturação e qualidade do composto, utilizando ferramentas de cálculo e critérios fornecidos no curso, em atividades virtuais.
CD6. Demonstrar conhecimentos sobre fatores biológicos, físicos e químicos que afetam a compostagem, aplicando-os em exercícios de resolução de problemas.
As competências desenvolvidas serão aplicáveis em atividades agrícolas, unidades de compostagem e práticas de gestão de resíduos orgânicos em explorações agrícolas e outras áreas afins, promovendo a sustentabilidade ambiental e a valorização de resíduos biodegradáveis.
Conteúdo | T | PS | PCT |
1. Compostagem | 1 |
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1.1.Definição, objetivo e importância | 1 |
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2. Aptidão dos materiais para compostar | 2 | 3 |
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2.1. Materiais ricos em carbono e azoto | 1 |
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2.2. Caracterização de materiais mais frequentes e dimensão das partículas | 1 |
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2.3. Mistura dos materiais – uso de fórmula para cálculo da relação Carbono/Azoto |
| 3 |
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3. Importância da humidade no processo de compostagem | 1 | 2 |
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3.1. Necessidade de compensar a água que se perde durante o processo | 1 |
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3.2. Uso de fórmula de cálculo para determinar o teor em humidade |
| 2 |
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4. Local e volume da pilha de compostagem | 1 |
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4.1. Importância dos fatores sol, vento, precipitação, da forma e tamanho da pilha | 1 |
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5. Sistemas de compostagem | 2 | 3 |
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5.1. Compostagem industrial e doméstica | 1 | 3 |
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5.2. Equipamentos disponíveis para as operações de compostagem | 1 |
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6. Sistemas para a preparação do composto | 1 |
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6.1. Pilhas longas (Windrow) com volteio | 0,5 |
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6.2. Pilhas estáticas arejadas com volteio e estáticas com arejamento forçado | 0,5 |
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7. Importância dos fatores biológicos | 2 |
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7.1. Atividade dos diversos microrganismos que predominam em fases diferentes da compostagem | 1 |
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7.1.1. Bactérias - termofilas, mesofilas, actinomicetas, leveduras e fungos | 0,5 |
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7.2. Importância dos fatores arejamento, rega, açúcares disponíveis e pH no crescimento e na proliferação dos microrganismos | 0,5 |
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8. Importância dos fatores físicos | 1,5 |
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8.1. Temperatura, teor de humidade e arejamento | 0,5 |
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8.2. “Teste esponja” | 0,5 |
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8.3. Odores libertados | 0,5 |
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9. Importância dos fatores químicos | 1 |
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9.1. Carbono, azoto e outros nutrientes | 0,5 |
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9.2. Variação com a atividade biológica | 0,5 |
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10. Qualidade do composto | 0,5 |
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10.1. Quantidade do composto e redução do peso e volume | 0,5 |
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11. Métodos para avaliação da maturação | 0,5 |
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11.1 Expeditos, ensaios químicos e biológicos e testes de fitotoxicidade | 0,5 |
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12. Utilização do composto | 1 | 2 |
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12.1. Avaliação do composto | 0,5 |
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12.1.1. Características físicas, químicas e biológicas | 0,5 |
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12.2. Aplicação ao solo agrícola |
| 2 |
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13. Boas práticas de higiene, saúde e segurança agrícola | 0,5 |
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TOTAIS | 15 | 10 |
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| 25 Horas |
Formação a distãncia, em sessões síncronas, através da plataforma Zoom.
Avaliação das aprendizagens:
1.1 Avaliação Diagnóstica:
No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica com o objetivo de identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
Métodos utilizados:
1.2 Avaliação Formativa:
A avaliação formativa ocorrerá ao longo de toda a ação de formação e não contribui para a avaliação final. Esta avaliação será baseada na observação direta do desempenho dos formandos nas atividades propostas, bem como na sua participação nas discussões e resolução de exercícios.
Critérios de avaliação na avaliação formativa:
Objetivo: Acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
1.3 Avaliação de Medição (Sumativa):
No final do curso, será aplicado um teste escrito, exclusivamente composto por questões de escolha múltipla, com ponderação de 100% numa escala de 0-20. Este teste terá como objetivo avaliar o grau de aquisição das competências, de acordo com os critérios de êxito definidos.
Descrição e operacionalização da avaliação:
O teste incluirá questões de escolha múltipla cuidadosamente elaboradas para abranger todos os critérios de êxito. Cada questão apresentará quatro opções de resposta, sendo apenas uma correta, e estará diretamente alinhada com os conteúdos programáticos abordados durante o curso.
Distribuição dos critérios de avaliação no teste final:
CD1. Demonstrar compreensão teórica das técnicas de compostagem.
CD2. Seleção e caracterização de materiais compostáveis.
CD3. Planeamento de pilhas de compostagem.
CD4. Reconhecer e descrever o funcionamento de máquinas e equipamentos.
CD5. Avaliar maturação e qualidade do composto.
CD6. Conhecimentos sobre fatores biológicos, físicos e químicos que afetam a compostagem.
1.4 Avaliação comportamental:
No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
o Adaptação a nova tarefa
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
o Motivação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
o Participação
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
o Trabalho em equipa
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
o Relacionamento interpessoal
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
o Aquisição e aplicação de conhecimentos
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
o Mobilização de competências
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem
o Assiduidade
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
o Pontualidade
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
1.5. Avaliação do processo formativo:
· Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
· Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
· Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Espaços:
Não aplicável devido ao formato a distância.
Equipamentos necessários:
Computador ou dispositivo equivalente para o formador e para os formandos, com ligação à internet estável.
Plataforma Zoom instalada e funcional para realização das sessões síncronas.
Sistema de som e microfone adequados para comunicação clara.
Webcam para permitir a interação visual durante as sessões de formação.
Material de apoio digital disponibilizado na plataforma Moodle.