EUFCD (6866) Técnicas de compostagem

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Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Adultos com idade igual ou superior a 18 anos, que possuam o 9.º ano de escolaridade como habilitação mínima e que pretendam adquirir competências no domínio das técnicas de compostagem, adequadas a explorações agrícolas ou outras atividades relacionadas.

Capacitar os formandos para compreender, aplicar e avaliar as técnicas de compostagem, reconhecendo os fatores biológicos, químicos e físicos que influenciam o processo e assegurando a valorização agronómica dos materiais biodegradáveis.

CD1. Demonstrar compreensão teórica das técnicas de compostagem, identificando os seus objetivos e benefícios através de exercícios e questionários online.

CD2. Evidenciar a capacidade de selecionar e caracterizar materiais compostáveis com base em cenários apresentados em plataformas digitais.

CD3. Aplicar conceitos sobre o planeamento de pilhas de compostagem, justificando decisões em simulações e estudos de caso.

CD4. Reconhecer e descrever o funcionamento de máquinas e equipamentos necessários ao processo de compostagem, com base em conteúdos multimédia e tutoriais.

CD5. Avaliar corretamente a maturação e qualidade do composto, utilizando ferramentas de cálculo e critérios fornecidos no curso, em atividades virtuais.

CD6. Demonstrar conhecimentos sobre fatores biológicos, físicos e químicos que afetam a compostagem, aplicando-os em exercícios de resolução de problemas.

As competências desenvolvidas serão aplicáveis em atividades agrícolas, unidades de compostagem e práticas de gestão de resíduos orgânicos em explorações agrícolas e outras áreas afins, promovendo a sustentabilidade ambiental e a valorização de resíduos biodegradáveis.

Conteúdo

T

PS

PCT

1. Compostagem

1

 

 

1.1.Definição, objetivo e importância

1

 

 

2. Aptidão dos materiais para compostar

2

3

 

2.1. Materiais ricos em carbono e azoto

1

 

 

2.2. Caracterização de materiais mais frequentes e dimensão das partículas

1

 

 

2.3. Mistura dos materiais – uso de fórmula para cálculo da relação Carbono/Azoto

 

3

 

3. Importância da humidade no processo de compostagem

1

2

 

3.1. Necessidade de compensar a água que se perde durante o processo

1

 

 

3.2. Uso de fórmula de cálculo para determinar o teor em humidade

 

2

 

4. Local e volume da pilha de compostagem

1

 

 

4.1. Importância dos fatores sol, vento, precipitação, da forma e tamanho da pilha

1

 

 

5. Sistemas de compostagem

2

3

 

5.1. Compostagem industrial e doméstica

1

3

 

5.2. Equipamentos disponíveis para as operações de compostagem

1

 

 

6. Sistemas para a preparação do composto

1

 

 

6.1. Pilhas longas (Windrow) com volteio

0,5

 

 

6.2. Pilhas estáticas arejadas com volteio e estáticas com arejamento forçado

0,5

 

 

7. Importância dos fatores biológicos

2

 

 

7.1. Atividade dos diversos microrganismos que predominam em fases diferentes da compostagem

1

 

 

7.1.1. Bactérias - termofilas, mesofilas, actinomicetas, leveduras e fungos

0,5

 

 

7.2. Importância dos fatores arejamento, rega, açúcares disponíveis e pH no crescimento e na proliferação dos microrganismos

0,5

 

 

8. Importância dos fatores físicos

1,5

 

 

8.1. Temperatura, teor de humidade e arejamento

0,5

 

 

8.2. “Teste esponja”

0,5

 

 

8.3. Odores libertados

0,5

 

 

9. Importância dos fatores químicos

1

 

 

9.1. Carbono, azoto e outros nutrientes

0,5

 

 

9.2. Variação com a atividade biológica

0,5

 

 

10. Qualidade do composto

0,5

 

 

10.1. Quantidade do composto e redução do peso e volume

0,5

 

 

11. Métodos para avaliação da maturação

0,5

 

 

11.1 Expeditos, ensaios químicos e biológicos e testes de fitotoxicidade

0,5

 

 

12. Utilização do composto

1

2

 

12.1. Avaliação do composto

0,5

 

 

12.1.1. Características físicas, químicas e biológicas

0,5

 

 

12.2. Aplicação ao solo agrícola

 

2

 

13. Boas práticas de higiene, saúde e segurança agrícola

0,5

 

 

TOTAIS

15

10

 

 

25 Horas

Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho

Formação a distãncia, em sessões síncronas, através da plataforma Zoom.

Avaliação das aprendizagens:

1.1 Avaliação Diagnóstica:
No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica com o objetivo de identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
Métodos utilizados:

  • Discussão inicial em grupo sobre experiências prévias em compostagem e possíveis expectativas em relação à formação.

1.2 Avaliação Formativa:
A avaliação formativa ocorrerá ao longo de toda a ação de formação e não contribui para a avaliação final. Esta avaliação será baseada na observação direta do desempenho dos formandos nas atividades propostas, bem como na sua participação nas discussões e resolução de exercícios.

Critérios de avaliação na avaliação formativa:

  • Participação ativa nas atividades, contribuindo com reflexões relevantes.
  • Aplicação correta de conceitos teóricos em situações práticas (exemplo: cálculo da relação carbono/azoto ou teor de humidade).
  • Capacidade de incorporar feedback recebido e mostrar progressos ao longo das sessões.

Objetivo: Acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.

1.3 Avaliação de Medição (Sumativa):

No final do curso, será aplicado um teste escrito, exclusivamente composto por questões de escolha múltipla, com ponderação de 100% numa escala de 0-20. Este teste terá como objetivo avaliar o grau de aquisição das competências, de acordo com os critérios de êxito definidos.

Descrição e operacionalização da avaliação:
O teste incluirá questões de escolha múltipla cuidadosamente elaboradas para abranger todos os critérios de êxito. Cada questão apresentará quatro opções de resposta, sendo apenas uma correta, e estará diretamente alinhada com os conteúdos programáticos abordados durante o curso.

Distribuição dos critérios de avaliação no teste final:

  • CD1. Demonstrar compreensão teórica das técnicas de compostagem.

    • Metodologia: Questões de escolha múltipla que avaliem a definição, objetivos e benefícios das técnicas de compostagem.
    • Ponderação: 15%.
  • CD2. Seleção e caracterização de materiais compostáveis.

    • Metodologia: Questões de escolha múltipla sobre a aptidão dos materiais para compostar e a sua caracterização.
    • Ponderação: 20%.
  • CD3. Planeamento de pilhas de compostagem.

    • Metodologia: Questões de escolha múltipla que avaliem conhecimentos sobre o local, volume, forma e arejamento das pilhas.
    • Ponderação: 15%..
  • CD4. Reconhecer e descrever o funcionamento de máquinas e equipamentos.

    • Metodologia: Questões de escolha múltipla relacionadas com os equipamentos utilizados no processo de compostagem.
    • Ponderação: 15%
  • CD5. Avaliar maturação e qualidade do composto.

    • Metodologia: Questões de escolha múltipla sobre os métodos de avaliação da maturação e qualidade do composto.
    • Ponderação: 20%.
  • CD6. Conhecimentos sobre fatores biológicos, físicos e químicos que afetam a compostagem.

    • Metodologia: Questões de escolha múltipla que avaliem o impacto de fatores como temperatura, humidade, carbono e azoto no processo de compostagem.
    • Ponderação: 15%

1.4 Avaliação comportamental:

No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

o   Adaptação a nova tarefa

-  Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

-  Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

o   Motivação

-  Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

-  Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

o   Participação

-  Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

-  Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

o   Trabalho em equipa

-  Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

-  Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

o   Relacionamento interpessoal

-  Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

-  Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

o   Aquisição e aplicação de conhecimentos

-  Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

-  Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

o   Mobilização de competências

-  Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

-  Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem

o   Assiduidade

-  Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

-  Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

o   Pontualidade

-  Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

-  Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

1.5. Avaliação do processo formativo:

·        Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

·        Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

·        Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.

Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

  • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
  • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
    • O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.


Espaços:

Não aplicável devido ao formato a distância.

Equipamentos necessários:

Computador ou dispositivo equivalente para o formador e para os formandos, com ligação à internet estável.

Plataforma Zoom instalada e funcional para realização das sessões síncronas.

Sistema de som e microfone adequados para comunicação clara.

Webcam para permitir a interação visual durante as sessões de formação.

Material de apoio digital disponibilizado na plataforma Moodle.


Manual Funcionamento PDF

Manual de Funcionamento