EUFCD (7229) - Gestão do stress do profissional

EUFCD (7229) - Gestão do stress do profissional

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 4.º ano de escolaridade. Prioriza-se a participação de indivíduos com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3. O curso é dirigido a profissionais que atuam ou pretendem atuar em ambientes organizacionais onde o stress profissional possa ser um fator relevante, proporcionando-lhes ferramentas para a sua identificação e gestão eficaz.

Dotar os formandos de conhecimentos e competências para identificar o conceito de stress, reconhecer as suas causas e consequências negativas, bem como aplicar técnicas preventivas, de controlo e gestão do stress no contexto profissional. Além disso, proporcionar a compreensão do conceito de emoção e a sua influência na gestão do stress.

CD1. Explicar corretamente o conceito de stress e identificar os fatores de risco emocionais, sociais e organizacionais.
CD2. Distinguir sinais e sintomas do stress e associá-los a diferentes contextos profissionais.
CD3. Aplicar técnicas de controlo e gestão do stress de forma eficaz em simulações práticas.
CD4. Identificar formas de lidar com situações de agonia e sofrimento, demonstrando empatia e profissionalismo.
CD5. Demonstrar a utilização de técnicas de auto-proteção adequadas ao contexto laboral.

As competências adquiridas neste curso serão aplicadas no contexto profissional, em particular em ambientes laborais onde o stress pode ser um fator crítico. Os formandos poderão utilizar os conhecimentos adquiridos para prevenir e gerir o stress no dia a dia de trabalho, promovendo um ambiente mais saudável e produtivo. A compreensão e gestão das emoções contribuirão para melhorar a resiliência, a comunicação interpessoal e a qualidade de vida no trabalho.

Conteúdo

T

PS

PCT

1. O Stress

11.5

7

 

1.1 Conceito de stress

1

0

 

1.2 Fatores de risco: emocionais, sociais, organizacionais

1.5

1

 

1.3 Sinais e sintomas

1

1

 

1.4 Consequências negativas do stress

1

1

 

1.5 Medidas preventivas

1.5

0

 

1.6 Técnicas de controlo e gestão de stress profissional

2

1.5

 

1.7 Como lidar com situações de agonia e sofrimento

1.5

0

 

1.8 Técnicas de auto-proteção

2

1.5

 

2. As Emoções

4.5

2

 

2.1 Conceito de emoção

1

0

 

2.2 Características fisiológicas, cognitivas e comportamentais das emoções

1.5

0

 

2.3 Estratégias de gestão das emoções

2

2

 

TOTAIS

16

9

 

 

25 Horas

Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho

Formação a distância, em sessões síncronas, através da plataforma Zoom. 

O processo de avaliação previsto para o curso contempla as seguintes dimensões: Avaliação das aprendizagens e avaliação do processo formativo.

1. Avaliação Diagnóstica
No início do curso, será realizada uma análise em grupo para avaliar os conhecimentos prévios dos formandos sobre o conceito de stress, fatores de risco e técnicas de gestão associadas. Esta análise consistirá numa discussão orientada pelo formador, onde os formandos serão convidados a partilhar as suas percepções e experiências relacionadas com o tema. O formador poderá utilizar perguntas norteadoras para estimular a reflexão e identificar lacunas no conhecimento do grupo.
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.

2. Avaliação Formativa
A avaliação formativa decorrerá ao longo da ação de formação e não contribuirá para a avaliação final. Será baseada na observação direta do desempenho dos formandos nas atividades propostas, nomeadamente nas discussões em grupo e nas reflexões sobre os temas abordados.
Critérios:

  • Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as discussões e exercícios práticos;
  • Aplicação correta dos conceitos teóricos em situações práticas;
  • Capacidade de incorporar o feedback recebido e demonstrar progressos ao longo das sessões.
    Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.

3. Avaliação de Medição (Sumativa)
No final do curso, será aplicado um teste escrito para medir a aquisição global das competências abordadas, com ponderação de 100%, numa escala de 0-20.

Os critérios de avaliação específicos são os seguintes:

  • CD1: Explicar corretamente o conceito de stress e identificar os fatores de risco emocionais, sociais e organizacionais.

    • Metodologia: Questões de escolha múltipla.
    • Ponderação: 20%
    • Escala de Avaliação: 0-20 pontos
  • CD2: Distinguir sinais e sintomas do stress e associá-los a diferentes contextos profissionais.

    • Metodologia: Questões de verdadeiro/falso e de correspondência.
    • Ponderação: 20%
    • Escala de Avaliação: 0-20 pontos
  • CD3: Aplicar técnicas de controlo e gestão do stress de forma eficaz em simulações práticas.

    • Metodologia: Questões de escolha múltipla sobre a aplicação correta das técnicas.
    • Ponderação: 20%
    • Escala de Avaliação: 0-20 pontos
  • CD4: Identificar formas de lidar com situações de agonia e sofrimento, demonstrando empatia e profissionalismo.

    • Metodologia: Questões de verdadeiro/falso sobre boas práticas e respostas adequadas.
    • Ponderação: 20%
    • Escala de Avaliação: 0-20 pontos
  • CD5: Demonstrar a utilização de técnicas de auto-proteção adequadas ao contexto laboral.

    • Metodologia: Questões de escolha múltipla sobre procedimentos de segurança e auto-proteção.
    • Ponderação: 20%
    • Escala de Avaliação: 0-20 pontos

4.Avaliação comportamental:

No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

o    Adaptação a nova tarefa

-  Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

-  Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

o    Motivação

-  Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

-  Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

o    Participação

-  Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

-  Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

o    Trabalho em equipa

-  Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

-  Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

o    Relacionamento interpessoal

-  Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

-  Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

o    Aquisição e aplicação de conhecimentos

-  Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

-  Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

o    Mobilização de competências

-  Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

-  Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem

o    Assiduidade

-  Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

-  Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

o    Pontualidade

-  Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

-  Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

5. Avaliação do processo formativo

·         Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

·         Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

·         Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.

Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

  • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
  • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
    O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

Estão previstos os seguintes recursos:

Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:

  1. Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
  2. Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
  3. Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
  4. Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicados a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
  5. Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.

A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

Dado que a formação será desenvolvida a distância, os formandos e o formador necessitam de garantir as seguintes condições técnicas e de equipamento para a realização das sessões síncronas:

Equipamentos e condições necessárias:

  • Computador ou dispositivo móvel com ligação estável à internet;
  • Auriculares ou colunas para uma melhor qualidade de áudio;
  • Microfone e webcam para interação com o formador e os restantes participantes;
  • Acesso à plataforma de formação para consulta de materiais e realização de atividades assíncronas.

O formador utilizará um computador com acesso à internet, sistema de som e webcam, garantindo a dinamização das sessões através de partilha de ecrã, quadros digitais e outras ferramentas interativas disponíveis no Zoom.


Manual Funcionamento PDF

Manual de Funcionamento

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