EUFCD (7732) - Gestão ambiental e sustentabilidade - conceitos e princípios

EUFCD (7732) - Gestão ambiental e sustentabilidade - conceitos e princípios

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 4.º ano de escolaridade. Dá-se prioridade a participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3.

No final da formação, os formandos deverão ser capazes de identificar os conceitos e princípios fundamentais da gestão ambiental e da sustentabilidade, compreendendo a sua importância e aplicabilidade em diferentes contextos.

CD1 - Identificação correta dos conceitos de gestão ambiental e dos seus benefícios.
CD2 - Reconhecimento e descrição dos princípios e valores da política ambiental.
CD3 - Explicação clara dos princípios dos sistemas de certificação ambiental e da sua aplicabilidade.
CD4 - Análise da importância da utilização sustentável dos recursos naturais.
CD5 - Estabelecimento de relações entre desenvolvimento económico e impacto ambiental.
CD6 - Explicação das consequências das mudanças climáticas e apresentação de medidas de mitigação.
CD7 - Identificação precisa dos principais acordos internacionais relacionados com a sustentabilidade.

As competências adquiridas neste curso podem ser aplicadas em diversos setores de atividade, incluindo indústria, comércio, serviços e administração pública. Os formandos poderão utilizar os conhecimentos para integrar boas práticas ambientais nas suas funções profissionais, apoiar processos de certificação ambiental e promover a sustentabilidade em organizações e comunidades.

Conteúdo

T

PS

PCT

1.Conceitos e princípios de Gestão Ambiental

4

1

 

1.1.Conceitos de Gestão Ambiental

1.5

0

 

1.2.Vantagens da Gestão Ambiental

1.5

0.5

 

1.3.Princípios e valores da política ambiental

1

0.5

 

2.Normalização da Gestão Ambiental

4

2

 

2.1.Referenciais normativas nacionais e internacionais

2

1

 

2.2.Sistemas de certificação: conceito e princípios fundamentais

2

1

 

3.Princípios e definições de sustentabilidade ambiental

11

4

 

3.1.Ambiente físico natural e construído

1.5

0

 

3.2.Os recursos naturais e a importância da sua utilização sustentável

2.5

1

 

3.3.Desenvolvimento económico e meio ambiente

2

1

 

3.4.Impacto das mudanças climáticas

2

1

 

3.5.Acordos internacionais relacionados com a sustentabilidade

2

1

 

TOTAIS

18

7

 

 

25 Horas

Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho

Formação a distância, em sessões síncronas, através da plataforma Zoom. 

1. Avaliação Diagnóstica

No início do curso, será realizada uma breve avaliação diagnóstica para aferir os conhecimentos prévios dos formandos sobre gestão ambiental e sustentabilidade. Esta avaliação poderá incluir:

  • Questionário de resposta múltipla sobre conceitos básicos de gestão ambiental e sustentabilidade;
  • Exercícios de associação entre princípios ambientais e respetivas aplicações práticas;
  • Discussão inicial orientada pelo formador para perceber o nível de familiaridade dos formandos com os temas abordados.

Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.

2. Avaliação Formativa

A avaliação formativa será contínua ao longo da formação, baseada na observação da participação dos formandos em atividades e discussões. Esta avaliação não contribui para a classificação final, mas permite monitorizar o progresso dos formandos.

Critérios da avaliação formativa:

  • Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as discussões e atividades;
  • Aplicação correta dos conceitos teóricos em exercícios e debates;
  • Capacidade de incorporar o feedback recebido e mostrar progressos ao longo das sessões.

Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.

3. Avaliação de Medição (Sumativa)

No final do curso, será aplicado um teste escrito, com ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20, para avaliar a aquisição global das competências.

Critérios de avaliação:

  • CD1: Identificação correta dos conceitos de gestão ambiental e dos seus benefícios.

    • Metodologia: Questões de escolha múltipla e de associação sobre conceitos fundamentais e benefícios da gestão ambiental.
    • Ponderação: 15%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
  • CD2: Reconhecimento e descrição dos princípios e valores da política ambiental.

    • Metodologia: Questões de escolha múltipla e verdadeiro/falso sobre princípios e valores da política ambiental.
    • Ponderação: 15%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
  • CD3: Explicação clara dos princípios dos sistemas de certificação ambiental e da sua aplicabilidade.

    • Metodologia: Questões de correspondência e resposta múltipla sobre os sistemas de certificação ambiental e a sua aplicabilidade.
    • Ponderação: 15%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
  • CD4: Análise da importância da utilização sustentável dos recursos naturais.

    • Metodologia: Questões de verdadeiro/falso e associação de conceitos sobre a sustentabilidade dos recursos naturais.
    • Ponderação: 15%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
  • CD5: Estabelecimento de relações entre desenvolvimento económico e impacto ambiental.

    • Metodologia: Questões de correspondência e escolha múltipla sobre a relação entre impacto ambiental e crescimento económico.
    • Ponderação: 15%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
  • CD6: Explicação das consequências das mudanças climáticas e apresentação de medidas de mitigação.

    • Metodologia: Questões de resposta múltipla e associação entre consequências das alterações climáticas e medidas de mitigação.
    • Ponderação: 15%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
  • CD7: Identificação precisa dos principais acordos internacionais relacionados com a sustentabilidade.

    • Metodologia: Questões de escolha múltipla e verdadeiro/falso sobre os principais acordos internacionais de sustentabilidade.
    • Ponderação: 10%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
  • Avaliação comportamental:

    No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

    o    Adaptação a nova tarefa

    -  Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

    -  Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

    o    Motivação

    -  Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

    -  Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

    o    Participação

    -  Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

    -  Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

    o    Trabalho em equipa

    -  Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

    -  Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

    o    Relacionamento interpessoal

    -  Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

    -  Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

    o    Aquisição e aplicação de conhecimentos

    -  Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

    -  Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

    o    Mobilização de competências

    -  Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

    -  Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem

    o    Assiduidade

    -  Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

    -  Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

    o    Pontualidade

    -  Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

    -  Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

    A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

    Avaliação do processo formativo

    ·         Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

    Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

    ·         Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

    Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

    ·         Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

    Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.

     

     

Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

  • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
  • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:

O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

Estão previstos os seguintes recursos:

Plataforma digital: Uma plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes e fóruns de discussão, designadamente:

  1. Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
  2. Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
  3. Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
  4. Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicados a discussões em grupo e atividades de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
  5. Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.

A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

Dado que a formação será desenvolvida a distância, os formandos e o formador necessitam de garantir as seguintes condições técnicas e de equipamento para a realização das sessões síncronas:

Equipamentos e condições necessárias:

  • Computador ou dispositivo móvel com ligação estável à internet;
  • Auriculares ou colunas para uma melhor qualidade de áudio;
  • Microfone e webcam para interação com o formador e os restantes participantes;
  • Acesso à plataforma de formação para consulta de materiais e realização de atividades assíncronas.

O formador utilizará um computador com acesso à internet, sistema de som e webcam, garantindo a dinamização das sessões através de partilha de ecrã, quadros digitais e outras ferramentas interativas disponíveis no Zoom.


Manual Funcionamento PDF

Manual de Funcionamento

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