Gratuito/Financiado PESSOAS 2030
Preço
Horas
25.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Adultos ativos, com idade igual ou superior a 18 anos, detentores de habilitações mínimas ao nível do 9.º ano de escolaridade. A formação destina-se prioritariamente a participantes com qualificações de nível igual ou inferior ao nível 3 do Quadro Nacional de Qualificações. Este curso é especialmente dirigido a profissionais que pretendam adquirir ou reforçar competências na área da organização e liderança de equipas de trabalho, bem como na dinamização e motivação de grupos para um desempenho eficaz.
Dotar os formandos de competências para organizar, comunicar, liderar e gerir eficazmente equipas de trabalho, reconhecendo as dinâmicas, vantagens e desafios inerentes ao trabalho em equipa e mobilizando estratégias orientadas para o sucesso coletivo.
CD1. O formando organiza a equipa e distribui tarefas de forma lógica e eficaz, com base em objetivos definidos.
CD2. O formando comunica com clareza e adequação ao perfil dos interlocutores.
CD3. O formando demonstra capacidade de liderança ajustada às características e necessidades da equipa.
CD4. O formando aplica estratégias de motivação com impacto positivo no desempenho coletivo.
CD5. O formando identifica conflitos e propõe soluções que promovem a coesão do grupo.
CD6. O formando adota estratégias de mudança com impacto positivo na produtividade da equipa.
CD7. O formando reconhece e aplica diferentes estilos de liderança em função dos contextos.
CD8. O formando promove práticas de excelência em ambiente colaborativo, respeitando as diferenças individuais.
CD9. O formando apresenta soluções eficazes para ultrapassar obstáculos no trabalho em equipa.
Conteúdos programáticos e Carga horária
Conteúdo | T | PS | PCT |
1. Organização do trabalho de equipa | 1 |
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2. Comunicar eficazmente com a equipa | 1 |
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3. Gestão orientada para os resultados e para as pessoas | 1 |
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4. Técnicas de motivação e dinamização da equipa | 1 |
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5. Gestão de conflitos | 1 |
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6. Orientação da equipa para a mudança | 1 |
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7.Liderança | 5 | 4 |
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7.1 Liderança de equipas: fenómenos e dinâmicas próprias, desafios e problemas específicos | 1 |
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7.2 Diferentes preferências pessoais e o seu impacto em funções de liderança | 1 |
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7.3 Diferentes estilos de Liderança | 1 | 1 |
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7.4 Competências necessárias à coordenação de equipas | 1 | 1 |
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7.5 Estratégias de mobilização da equipa para um desempenho de excelência | 1 |
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7.6 Gestão de situações problemáticas na equipa |
| 2 |
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8. Trabalho em equipa | 5 | 5 |
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8.1 Trabalho em equipa – implicações e especificidades | 1 | 1 |
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8.2 Excelência no trabalho em equipa | 1 | 1 |
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8.3 Diferenças interpessoais e o seu impacto no trabalho em equipa | 1 | 1 |
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8.4Mobilização de recursos pessoais em função da equipa | 1 | 1 |
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8.5 Como ultrapassar impasses e obstáculos no trabalho em equipa | 1 | 1 |
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| 16 | 9 |
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| 25 Horas |
Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho
Formação a distância, em ambiente virtual
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
Plataforma digital: Uma plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes e fóruns de discussão, designadamente:
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
A formação será realizada integralmente a distância, através de uma plataforma de ensino virtual que permita a comunicação síncrona e assíncrona entre formador e formandos.
Requisitos tecnológicos para os formandos:
Equipamentos necessários para o formador: