EUFCD(7844) - Gestão de equipas

EUFCD(7844) - Gestão de equipas

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Adultos ativos, com idade igual ou superior a 18 anos, detentores de habilitações mínimas ao nível do 9.º ano de escolaridade. A formação destina-se prioritariamente a participantes com qualificações de nível igual ou inferior ao nível 3 do Quadro Nacional de Qualificações. Este curso é especialmente dirigido a profissionais que pretendam adquirir ou reforçar competências na área da organização e liderança de equipas de trabalho, bem como na dinamização e motivação de grupos para um desempenho eficaz.

Dotar os formandos de competências para organizar, comunicar, liderar e gerir eficazmente equipas de trabalho, reconhecendo as dinâmicas, vantagens e desafios inerentes ao trabalho em equipa e mobilizando estratégias orientadas para o sucesso coletivo.

CD1. O formando organiza a equipa e distribui tarefas de forma lógica e eficaz, com base em objetivos definidos.
CD2. O formando comunica com clareza e adequação ao perfil dos interlocutores.
CD3. O formando demonstra capacidade de liderança ajustada às características e necessidades da equipa.
CD4. O formando aplica estratégias de motivação com impacto positivo no desempenho coletivo.
CD5. O formando identifica conflitos e propõe soluções que promovem a coesão do grupo.
CD6. O formando adota estratégias de mudança com impacto positivo na produtividade da equipa.
CD7. O formando reconhece e aplica diferentes estilos de liderança em função dos contextos.
CD8. O formando promove práticas de excelência em ambiente colaborativo, respeitando as diferenças individuais.
CD9. O formando apresenta soluções eficazes para ultrapassar obstáculos no trabalho em equipa.

Conteúdos programáticos e Carga horária

Conteúdo

T

PS

PCT

1. Organização do trabalho de equipa

1

 

 

2. Comunicar eficazmente com a equipa

1

 

 

3. Gestão orientada para os resultados e para as pessoas

1

 

 

4. Técnicas de motivação e dinamização da equipa

1

 

 

5. Gestão de conflitos

1

 

 

6. Orientação da equipa para a mudança

1

 

 

7.Liderança

5

4

 

7.1 Liderança de equipas: fenómenos e dinâmicas próprias, desafios e problemas específicos

1

 

 

7.2 Diferentes preferências pessoais e o seu impacto em funções de liderança

1

 

 

7.3 Diferentes estilos de Liderança

1

1

 

7.4 Competências necessárias à coordenação de equipas

1

1

 

7.5 Estratégias de mobilização da equipa para um desempenho de excelência

1

 

 

7.6 Gestão de situações problemáticas na equipa

 

2

 

8. Trabalho em equipa

5

5

 

8.1 Trabalho em equipa – implicações e especificidades

1

1

 

8.2 Excelência no trabalho em equipa

1

1

 

8.3 Diferenças interpessoais e o seu impacto no trabalho em equipa

1

1

 

8.4Mobilização de recursos pessoais em função da equipa

1

1

 

8.5 Como ultrapassar impasses e obstáculos no trabalho em equipa

1

1

 

 

16

9

 

 

25 Horas

 

Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho

Formação a distância, em ambiente virtual

1. Avaliação Diagnóstica:

No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica informal, onde os formandos responderão a um questionário online ou participarão numa discussão em grupo para identificar os seus conhecimentos prévios.

Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.

2. Avaliação Formativa:
A avaliação formativa decorrerá ao longo de toda a formação e terá como base a participação nas sessões síncronas via Zoom, a realização de pequenas tarefas individuais ou em grupo no Moodle, e o envolvimento dos formandos nas atividades de análise de casos, fóruns de discussão e reflexões orientadas.
Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
Serão tidos em conta os seguintes critérios:

Participação ativa nas sessões síncronas via Zoom e contributos enquadrados nas temáticas em debate;

Aplicação dos conteúdos teóricos na resolução de tarefas propostas na plataforma Moodle;

Capacidade de incorporar o feedback fornecido, demonstrando evolução ao longo da formação.

3. Avaliação de Medição (Sumativa):
No final da formação, será aplicado um teste escrito através da plataforma Moodle, com ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20 valores, de acordo com a natureza maioritariamente teórica da ação.
O teste será disponibilizado em formato temporizado (tempo limitado para resposta) e composto por diferentes tipos de questões, incluindo desenvolvimento, escolha múltipla e análise de casos, para permitir a aferição das competências previstas.

Segue-se a estrutura dos critérios de avaliação associados aos critérios de êxito:


CD1: O formando organiza a equipa e distribui tarefas de forma lógica e eficaz, com base em objetivos definidos.

Metodologia: Conjunto de questões de escolha múltipla e verdadeiro/falso onde o formando analisa diferentes estruturas de equipa e identifica formas eficazes de distribuir tarefas com base em objetivos operacionais.

Ponderação: 15%

Escala de Avaliação: 0 a 20 valores

CD2: O formando comunica com clareza e adequação ao perfil dos interlocutores.

Metodologia: Questões de escolha múltipla e verdadeiro/falso com mini-cenários que exigem a identificação do perfil comunicacional mais adequado a cada interlocutor.

Ponderação: 10%

Escala de Avaliação: 0 a 20 valores

CD3: O formando demonstra capacidade de liderança ajustada às características e necessidades da equipa.

Metodologia: Questões de escolha múltipla com base em breves descrições de equipas e contextos, onde o formando seleciona o estilo de liderança mais adequado

Ponderação: 10%

Escala de Avaliação: 0 a 20 valores

CD4: O formando aplica estratégias de motivação com impacto positivo no desempenho coletivo.

Metodologia: Questões de verdadeiro/falso e escolha múltipla sobre o impacto de diferentes estratégias de motivação em cenários de desempenho coletivo.

Ponderação: 10%

Escala de Avaliação: 0 a 20 valores

CD5: O formando identifica conflitos e propõe soluções que promovem a coesão do grupo.

Metodologia: Estudo de caso com questões de escolha múltipla e verdadeiro/falso sobre a identificação de conflitos e propostas de soluções práticas que favoreçam a coesão do grupo.

Ponderação: 10%

Escala de Avaliação: 0 a 20 valores

CD6: O formando adota estratégias de mudança com impacto positivo na produtividade da equipa.

Metodologia: Questões de verdadeiro/falso e escolha múltipla baseadas em cenários de mudança organizacional, exigindo a identificação de estratégias eficazes 

Ponderação: 10%

Escala de Avaliação: 0 a 20 valores

CD7: O formando reconhece e aplica diferentes estilos de liderança em função dos contextos.

Metodologia: Questões de correspondência (escolha múltipla) e verdadeiro/falso em mini-casos, associando estilos de liderança a contextos concretos.
Ponderação: 10%

Escala de Avaliação: 0 a 20 valores

CD8: O formando promove práticas de excelência em ambiente colaborativo, respeitando as diferenças individuais.

Metodologia: Questões de verdadeiro/falso e escolha múltipla sobre práticas colaborativas e estratégias de inclusão que respeitem as diferenças individuais.

Ponderação: 10%

Escala de Avaliação: 0 a 20 valores

CD9: O formando apresenta soluções eficazes para ultrapassar obstáculos no trabalho em equipa.

Metodologia: Estudo de caso com questões de escolha múltipla e verdadeiro/falso, onde o formando identifica obstáculos e apresenta soluções sustentadas.

Ponderação: 15%

Escala de Avaliação: 0 a 20 valores

4. Avaliação comportamental:

No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

·Adaptação a nova tarefa

Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

Motivação

Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

Participação

Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

Trabalho em equipa

Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

Relacionamento interpessoal

Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

Aquisição e aplicação de conhecimentos

Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

Mobilização de competências

Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem

 Assiduidade

Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

Pontualidade

Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

 

A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

 
5. Avaliação do processo formativo

Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

  • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso, sendo a presença registada através da plataforma de formação;
  • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:

O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

Estão previstos os seguintes recursos:

Plataforma digital: Uma plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes e fóruns de discussão, designadamente:

  1. Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
  2. Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
  3. Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
  4. Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicados a discussões em grupo e atividades de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
  5. Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.

A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

A formação será realizada integralmente a distância, através de uma plataforma de ensino virtual que permita a comunicação síncrona e assíncrona entre formador e formandos.

Requisitos tecnológicos para os formandos:

  • Computador ou dispositivo móvel com acesso à internet estável;
  • Conta de utilizador na plataforma de formação para acesso aos conteúdos e atividades;
  • Webcam e microfone para participação em sessões síncronas e atividades interativas;
  • Software atualizado para visualização de documentos, vídeos e outros recursos disponibilizados.

Equipamentos necessários para o formador:

  • Computador com acesso à internet;
  • Câmara e microfone de boa qualidade para garantir a comunicação eficaz com os formandos;
  • Plataforma de videoconferência para sessões síncronas;
  • Ferramentas digitais para criação e partilha de materiais interativos (apresentações, questionários, fóruns de discussão, entre outros).

Manual Funcionamento PDF

Manual de Funcionamento

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