EUFCD (7852) - Perfil e potencial do empreendedor – diagnóstico/desenvolvimento

EUFCD (7852) - Perfil e potencial do empreendedor – diagnóstico/desenvolvimento

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 6.º ano de escolaridade. Destina-se a participantes que pretendem adquirir ou desenvolver competências de diagnóstico do seu perfil empreendedor, identificando o seu potencial para o empreendedorismo. É dada prioridade a adultos com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3, interessados em compreender os fatores que potenciam ou inibem a iniciativa empreendedora, avaliar as suas próprias motivações e competências, e identificar necessidades de desenvolvimento pessoal e técnico para o empreendedorismo.

Dotar os formandos de conhecimentos e instrumentos que lhes permitam compreender o conceito de empreendedorismo, identificar as vantagens e riscos associados, diagnosticar o seu perfil pessoal e potencial empreendedor, e reconhecer as necessidades de desenvolvimento técnico e comportamental necessárias para favorecer a sua iniciativa empreendedora.

CE1: O formando demonstra compreensão do conceito de empreendedorismo, diferenciando-o do espírito empresarial através de exemplos concretos.

CE2: Identifica corretamente vantagens e riscos da atividade empreendedora, justificando a sua escolha.

CE3: Aplica corretamente instrumentos de diagnóstico de competências empreendedoras.

CE4: Elabora um perfil individual coerente e alinhado com as características empreendedoras esperadas.

CE5: Reconhece e descreve fatores inibidores do empreendedorismo.

CE6: Apresenta um plano de necessidades de desenvolvimento que contempla aspetos pessoais e técnicos para reforçar o potencial empreendedor.


As competências adquiridas neste curso serão aplicadas em contextos de avaliação pessoal e profissional, permitindo aos formandos compreender o seu potencial empreendedor e planear o desenvolvimento das competências necessárias para avançar com projetos próprios ou integrar equipas de empreendedorismo em diferentes setores de atividade.

Conteúdo

T

PS

PCT

1.Empreendedorismo

3

1

 

1.1.Conceito de empreendedorismo

1

0,5

 

1.2.Vantagens de ser empreendedor

1

0,5

 

1.3.Espírito empreendedor versus espírito empresarial

1

0

 

2.Autodiagnóstico de competências empreendedoras

2

2

 

2.1.Diagnóstico da experiência de vida

0,5

0,5

 

2.2.Diagnóstico de conhecimento das “realidades profissionais”

0,5

0,5

 

2.3.Determinação do “perfil próprio” e autoconhecimento

0,5

0,5

 

2.4.Autodiagnóstico das motivações pessoais para se tornar empreendedor

0,5

0,5

 

3.Caráterísticas e competências-chave do perfil empreendedor

7

3

 

3.1.Pessoais

4

2

 

3.1.1.Autoconfiança e automotivação

1

0,5

 

3.1.2.Capacidade de decisão e de assumir riscos

1

0,5

 

3.1.3.Persistência e resiliência

0,5

0,5

 

3.1.4.Persuasão

0,5

0,5

 

3.1.5.Concretização

1

0

 

3.2.Técnicas

3

1

 

3.2.1.Área de negócio e de orientação para o cliente

1

0,5

 

3.2.2.Planeamento, organização e domínio das TIC

1

0,5

 

3.2.3.Liderança e trabalho em equipa

1

0

 

4.Fatores que inibem o empreendedorismo

1,5

0,5

 

5.Diagnóstico de necessidades do empreendedor

2

1

 

5.1.Necessidades de caráter pessoal

1

0,5

 

5.2.Necessidades de caráter técnico

1

0,5

 

6.Empreendedor - autoavaliação

0,5

1,5

 

6.1.Questionário de autoavaliação e respetiva verificação da sua adequação ao perfil comportamental do empreendedor

0,5

1,5

 

TOTAIS

16

9

 

 

25 Horas

Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho

Online, com sessões síncronas via Zoom e apoio da plataforma Moodle

Avaliação Diagnóstica

Será realizado um diagnóstico informal, no início da ação, com recurso a discussão em grupo orientada pelo formador, onde os participantes são convidados a partilhar o que entendem por empreendedorismo, a distinguir exemplos de atitudes empreendedoras versus empresariais, e a identificar, de forma espontânea, vantagens e riscos que percecionam na atividade empreendedora.
Objetivo: identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
Exemplo prático: o formador propõe a questão “Qual é para vocês a diferença entre ser empreendedor e ser empresário? Podem dar exemplos do vosso dia-a-dia?” e regista as respostas para ajustar a abordagem dos conteúdos.

Avaliação Formativa

A avaliação formativa decorrerá ao longo da formação, sendo baseada em observação direta da participação nas discussões de grupo, nos exercícios de diagnóstico e na elaboração do perfil empreendedor.
Critérios de avaliação:

  • Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as discussões.
  • Aplicação correta dos conceitos teóricos nas atividades propostas.
  • Capacidade de incorporar o feedback recebido e evidenciar progressos ao longo das sessões.
    Exemplo prático: durante a análise de um instrumento de autodiagnóstico, o formando partilha as suas conclusões e demonstra abertura para rever interpretações após feedback do formador.

Avaliação de Medição (Sumativa)

No final da ação de formação será aplicado um teste escrito de escolha múltipla e verdadeiro/falso, com ponderação de 100% numa escala de 0 a 20 valores, avaliando a aquisição global das competências, de acordo com os seguintes critérios de êxito:

  • CE1: O formando demonstra compreensão do conceito de empreendedorismo, diferenciando-o do espírito empresarial através de exemplos concretos.
    • Metodologia: Questões de escolha múltipla e verdadeiro/falso para identificação correta dos conceitos e distinção entre empreendedorismo e espírito empresarial.
    • Ponderação: 15%
    • Escala: 0 a 20 valores, considerando o número de respostas corretas.
  • CE2: Identifica corretamente vantagens e riscos da atividade empreendedora, justificando a sua escolha.
    • Metodologia: Questões de escolha múltipla, onde o formando seleciona vantagens e riscos adequados à atividade empreendedora.
    • Ponderação: 15%
    • Escala: 0 a 20 valores, avaliando a correspondência das opções assinaladas com os conteúdos abordados.
  • CE3: Aplica corretamente instrumentos de diagnóstico de competências empreendedoras.
    • Metodologia: Exercício prático de interpretação de resultados de um instrumento de diagnóstico apresentado no teste, com respostas de escolha múltipla ou associação.
    • Ponderação: 20%
    • Escala: 0 a 20 valores, considerando a precisão na análise das opções assinaladas.
  • CE4: Elabora um perfil individual coerente e alinhado com as características empreendedoras esperadas.
    • Metodologia: Questões de correspondência onde o formando associa características empreendedoras a um perfil pré-definido.
    • Ponderação: 20%
    • Escala: 0 a 20 valores, contabilizando a percentagem de associações corretas.
  • CE5: Reconhece e descreve fatores inibidores do empreendedorismo.
    • Metodologia: Questões de escolha múltipla ou verdadeiro/falso para identificação de fatores que limitam o empreendedorismo.
    • Ponderação: 15%
    • Escala: 0 a 20 valores, avaliando a quantidade de respostas corretas.
  • CE6: Apresenta um plano de necessidades de desenvolvimento que contempla aspetos pessoais e técnicos para reforçar o potencial empreendedor.
    • Metodologia: Questão com opções pré-definidas, onde o formando seleciona os elementos corretos a integrar num plano de necessidades de desenvolvimento.
    • Ponderação: 15%
    • Escala: 0 a 20 valores, avaliando a exatidão das escolhas efetuadas.

Avaliação comportamental:

No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

·         adaptação a nova tarefa

o    Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

o    Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

·         Motivação

o    Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

o    Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

·         Participação

o    Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

o    Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

·         trabalho em equipa

o    Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

o    Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

·         relacionamento interpessoal

o    Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

o    Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

·         aquisição e aplicação de conhecimentos

o    Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

o    Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

·         mobilização de competências

o    Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

o    Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem

·         assiduidade

o    Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

-  Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

o    Pontualidade

-  Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

-  Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

 

Avaliação do processo formativo

·         Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

·         Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

·         Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.

Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

  • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.

  • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
    O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

Estão previstos os seguintes recursos:

  1. Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:

  2. Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;

  3. Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;

  4. Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;

  5. Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;

  6. Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
    A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

A formação decorrerá em ambiente virtual síncrono, através da plataforma Zoom, sendo obrigatória a presença dos formandos com câmara ligada durante todas as sessões, de forma a garantir a interatividade e controlo da assiduidade.
Equipamentos necessários para a realização da ação:

  • Computador com ligação à internet estável, câmara e microfone funcional;

  • Acesso à plataforma Moodle para disponibilização de recursos pedagógicos;

  • Quadro interativo digital (ferramenta integrada no Zoom ou externa como o Jamboard, Padlet, Miro ou semelhante), para apoio visual às sessões.


Manual Funcionamento PDF

Manual de Funcionamento

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