EUFCD (7852) - Perfil e potencial do empreendedor – diagnóstico/desenvolvimento

EUFCD (7852) - Perfil e potencial do empreendedor – diagnóstico/desenvolvimento

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 6.º ano de escolaridade. Destina-se a participantes que pretendem adquirir ou desenvolver competências de diagnóstico do seu perfil empreendedor, identificando o seu potencial para o empreendedorismo. É dada prioridade a adultos com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3, interessados em compreender os fatores que potenciam ou inibem a iniciativa empreendedora, avaliar as suas próprias motivações e competências, e identificar necessidades de desenvolvimento pessoal e técnico para o empreendedorismo.

Dotar os formandos de conhecimentos e instrumentos que lhes permitam compreender o conceito de empreendedorismo, identificar as vantagens e riscos associados, diagnosticar o seu perfil pessoal e potencial empreendedor, e reconhecer as necessidades de desenvolvimento técnico e comportamental necessárias para favorecer a sua iniciativa empreendedora.

1.Empreendedorismo

1.1.Conceito de empreendedorismo

1.2.Vantagens de ser empreendedor

1.3.Espírito empreendedor versus espírito empresarial

2.Autodiagnóstico de competências empreendedoras

2.1.Diagnóstico da experiência de vida

2.2.Diagnóstico de conhecimento das “realidades profissionais”

2.3.Determinação do “perfil próprio” e autoconhecimento

2.4.Autodiagnóstico das motivações pessoais para se tornar empreendedor

3.Caráterísticas e competências-chave do perfil empreendedor

3.1.Pessoais

3.1.1.Autoconfiança e automotivação

3.1.2.Capacidade de decisão e de assumir riscos

3.1.3.Persistência e resiliência

3.1.4.Persuasão

3.1.5.Concretização

3.2.Técnicas

3.2.1.Área de negócio e de orientação para o cliente

3.2.2.Planeamento, organização e domínio das TIC

3.2.3.Liderança e trabalho em equipa

4.Fatores que inibem o empreendedorismo

5.Diagnóstico de necessidades do empreendedor

5.1.Necessidades de caráter pessoal

5.2.Necessidades de caráter técnico

6.Empreendedor - autoavaliação

6.1.Questionário de autoavaliação e respetiva verificação da sua adequação ao perfil comportamental do empreendedor

CE1: O formando demonstra compreensão do conceito de empreendedorismo, diferenciando-o do espírito empresarial através de exemplos concretos.

CE2: Identifica corretamente vantagens e riscos da atividade empreendedora, justificando a sua escolha.

CE3: Aplica corretamente instrumentos de diagnóstico de competências empreendedoras.

CE4: Elabora um perfil individual coerente e alinhado com as características empreendedoras esperadas.

CE5: Reconhece e descreve fatores inibidores do empreendedorismo.

CE6: Apresenta um plano de necessidades de desenvolvimento que contempla aspetos pessoais e técnicos para reforçar o potencial empreendedor.


As competências adquiridas neste curso serão aplicadas em contextos de avaliação pessoal e profissional, permitindo aos formandos compreender o seu potencial empreendedor e planear o desenvolvimento das competências necessárias para avançar com projetos próprios ou integrar equipas de empreendedorismo em diferentes setores de atividade.

Conteúdo

T

PS

PCT

1.Empreendedorismo

3

1

 

1.1.Conceito de empreendedorismo

1

0,5

 

1.2.Vantagens de ser empreendedor

1

0,5

 

1.3.Espírito empreendedor versus espírito empresarial

1

0

 

2.Autodiagnóstico de competências empreendedoras

2

2

 

2.1.Diagnóstico da experiência de vida

0,5

0,5

 

2.2.Diagnóstico de conhecimento das “realidades profissionais”

0,5

0,5

 

2.3.Determinação do “perfil próprio” e autoconhecimento

0,5

0,5

 

2.4.Autodiagnóstico das motivações pessoais para se tornar empreendedor

0,5

0,5

 

3.Caráterísticas e competências-chave do perfil empreendedor

7

3

 

3.1.Pessoais

4

2

 

3.1.1.Autoconfiança e automotivação

1

0,5

 

3.1.2.Capacidade de decisão e de assumir riscos

1

0,5

 

3.1.3.Persistência e resiliência

0,5

0,5

 

3.1.4.Persuasão

0,5

0,5

 

3.1.5.Concretização

1

0

 

3.2.Técnicas

3

1

 

3.2.1.Área de negócio e de orientação para o cliente

1

0,5

 

3.2.2.Planeamento, organização e domínio das TIC

1

0,5

 

3.2.3.Liderança e trabalho em equipa

1

0

 

4.Fatores que inibem o empreendedorismo

1,5

0,5

 

5.Diagnóstico de necessidades do empreendedor

2

1

 

5.1.Necessidades de caráter pessoal

1

0,5

 

5.2.Necessidades de caráter técnico

1

0,5

 

6.Empreendedor - autoavaliação

0,5

1,5

 

6.1.Questionário de autoavaliação e respetiva verificação da sua adequação ao perfil comportamental do empreendedor

0,5

1,5

 

TOTAIS

16

9

 

 

25 Horas

Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho

Online, com sessões síncronas via Zoom e apoio da plataforma Moodle

Avaliação Diagnóstica

Será realizado um diagnóstico informal, no início da ação, com recurso a discussão em grupo orientada pelo formador, onde os participantes são convidados a partilhar o que entendem por empreendedorismo, a distinguir exemplos de atitudes empreendedoras versus empresariais, e a identificar, de forma espontânea, vantagens e riscos que percecionam na atividade empreendedora.
Objetivo: identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
Exemplo prático: o formador propõe a questão “Qual é para vocês a diferença entre ser empreendedor e ser empresário? Podem dar exemplos do vosso dia-a-dia?” e regista as respostas para ajustar a abordagem dos conteúdos.

Avaliação Formativa

A avaliação formativa decorrerá ao longo da formação, sendo baseada em observação direta da participação nas discussões de grupo, nos exercícios de diagnóstico e na elaboração do perfil empreendedor.
Critérios de avaliação:

  • Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as discussões.
  • Aplicação correta dos conceitos teóricos nas atividades propostas.
  • Capacidade de incorporar o feedback recebido e evidenciar progressos ao longo das sessões.
    Exemplo prático: durante a análise de um instrumento de autodiagnóstico, o formando partilha as suas conclusões e demonstra abertura para rever interpretações após feedback do formador.

Avaliação de Medição (Sumativa)

No final da ação de formação será aplicado um teste escrito de escolha múltipla e verdadeiro/falso, com ponderação de 100% numa escala de 0 a 20 valores, avaliando a aquisição global das competências, de acordo com os seguintes critérios de êxito:

  • CE1: O formando demonstra compreensão do conceito de empreendedorismo, diferenciando-o do espírito empresarial através de exemplos concretos.
    • Metodologia: Questões de escolha múltipla e verdadeiro/falso para identificação correta dos conceitos e distinção entre empreendedorismo e espírito empresarial.
    • Ponderação: 15%
    • Escala: 0 a 20 valores, considerando o número de respostas corretas.
  • CE2: Identifica corretamente vantagens e riscos da atividade empreendedora, justificando a sua escolha.
    • Metodologia: Questões de escolha múltipla, onde o formando seleciona vantagens e riscos adequados à atividade empreendedora.
    • Ponderação: 15%
    • Escala: 0 a 20 valores, avaliando a correspondência das opções assinaladas com os conteúdos abordados.
  • CE3: Aplica corretamente instrumentos de diagnóstico de competências empreendedoras.
    • Metodologia: Exercício prático de interpretação de resultados de um instrumento de diagnóstico apresentado no teste, com respostas de escolha múltipla ou associação.
    • Ponderação: 20%
    • Escala: 0 a 20 valores, considerando a precisão na análise das opções assinaladas.
  • CE4: Elabora um perfil individual coerente e alinhado com as características empreendedoras esperadas.
    • Metodologia: Questões de correspondência onde o formando associa características empreendedoras a um perfil pré-definido.
    • Ponderação: 20%
    • Escala: 0 a 20 valores, contabilizando a percentagem de associações corretas.
  • CE5: Reconhece e descreve fatores inibidores do empreendedorismo.
    • Metodologia: Questões de escolha múltipla ou verdadeiro/falso para identificação de fatores que limitam o empreendedorismo.
    • Ponderação: 15%
    • Escala: 0 a 20 valores, avaliando a quantidade de respostas corretas.
  • CE6: Apresenta um plano de necessidades de desenvolvimento que contempla aspetos pessoais e técnicos para reforçar o potencial empreendedor.
    • Metodologia: Questão com opções pré-definidas, onde o formando seleciona os elementos corretos a integrar num plano de necessidades de desenvolvimento.
    • Ponderação: 15%
    • Escala: 0 a 20 valores, avaliando a exatidão das escolhas efetuadas.

Avaliação comportamental:

No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

·         adaptação a nova tarefa

o    Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

o    Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

·         Motivação

o    Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

o    Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

·         Participação

o    Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

o    Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

·         trabalho em equipa

o    Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

o    Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

·         relacionamento interpessoal

o    Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

o    Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

·         aquisição e aplicação de conhecimentos

o    Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

o    Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

·         mobilização de competências

o    Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

o    Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem

·         assiduidade

o    Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

-  Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

o    Pontualidade

-  Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

-  Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

 

Avaliação do processo formativo

·         Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

·         Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

·         Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.

Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

  • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.

  • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
    O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

Estão previstos os seguintes recursos:

  1. Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:

  2. Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;

  3. Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;

  4. Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;

  5. Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;

  6. Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
    A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

A formação decorrerá em ambiente virtual síncrono, através da plataforma Zoom, sendo obrigatória a presença dos formandos com câmara ligada durante todas as sessões, de forma a garantir a interatividade e controlo da assiduidade.
Equipamentos necessários para a realização da ação:

  • Computador com ligação à internet estável, câmara e microfone funcional;

  • Acesso à plataforma Moodle para disponibilização de recursos pedagógicos;

  • Quadro interativo digital (ferramenta integrada no Zoom ou externa como o Jamboard, Padlet, Miro ou semelhante), para apoio visual às sessões.


Manual Funcionamento PDF

Manual de Funcionamento

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