EUFCD (8239) - Matérias-primas alimentares

EUFCD (8239) - Matérias-primas alimentares

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


O curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, possuidores do 4.º ano de escolaridade como habilitação mínima. Prioriza-se os participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3, que pretendam adquirir ou reforçar competências na área da alimentação e controlo de qualidade de matérias-primas alimentares, seja para integração no mercado de trabalho, seja para progressão na área da hotelaria e restauração.

Desenvolver competências para identificar, selecionar, conservar e aplicar matérias-primas alimentares de origem vegetal e animal, garantindo o cumprimento das normas de higiene e segurança, e assegurando a qualidade dos géneros alimentícios através da aplicação de procedimentos adequados de controlo, conservação e armazenamento.

CD1. O formando identifica corretamente, sem falhas, os principais géneros alimentícios vegetais e animais.

CD2. Classifica os produtos alimentares com base nas suas características de frescura, sazonalidade e variedade.

CD3. Demonstra capacidade para selecionar matérias-primas com base em critérios de qualidade.

CD4. Aplica corretamente os procedimentos de conservação, recolha e preparação dos alimentos em contexto simulado.

CD5. Executa corretamente os procedimentos de controlo de qualidade, identificando fatores críticos e riscos associados.

CD6. Aplica, em todas as tarefas, as normas de higiene e segurança de forma consistente.

CD7. Demonstra capacidade de decisão na escolha das condições de armazenamento mais adequadas.


As competências desenvolvidas neste curso serão aplicadas em contextos de trabalho ligados à hotelaria, restauração, indústria alimentar, cantinas, serviços de catering, ou outras atividades de preparação e manipulação de géneros alimentares, exigindo-se ao profissional conhecimentos sólidos sobre a qualidade, conservação e segurança das matérias-primas alimentares.

Conteúdo 

T 

PS 

PCT 

1. Principais cereais e seus derivados 

3 

1 

0 

1.1. Variedades 

1.5 

0.5 

0 

1.2. Classificação 

1.5 

0.5 

0 

2. Principais vegetais e frutos 

5 

3 

0 

2.1. Variedades 

1 

0.5 

0 

2.3. Classificação 

1.5 

0.5 

0 

2.4. Sazonalidade 

1 

1 

0 

2.5. Características de frescura 

1.5 

1 

0 

3. Ervas aromáticas, condimentos e especiarias 

8.5 

5.5 

 0

3.1. Características e efeitos benéficos 

1.5 

1 

0 

3.2. Recolha 

1.5 

1 

0 

3.3. Preparação e utilização 

1.5 

1 

0 

3.4. Gorduras vegetais 

1 

0.5 

0 

3.5. Azeites 

1 

1 

0 

3.6. Óleos 

1 

0.5 

0 

3.7. Margarinas 

1 

0.5 

0 

4. Géneros alimentícios de origem animal 

7 

7 

 0

4.1. Carnes de açougue, criação e caça (classificação, variedades, origem, características físicas e nutritivas) 

1 

1.5 

0 

4.2. Peixes e mariscos (classificação, famílias, origem, características físicas e nutritivas) 

1 

1.5 

0 

4.3. Leite (tipos de leite e derivados) 

1 

1 

0 

4.4. Ovos (classificação e derivados) 

1.5 

1 

0 

4.5. Gorduras animais (classificação e tipos) 

1.5 

1 

0 

4.6. Sazonalidade 

1 

1 

0 

5. Controlo de qualidade 

5 

2.5 

0 

5.1. Fatores de influência 

1 

0.5 

0 

5.2. Estado de frescura 

1 

0.5 

0 

5.2. Procedimentos de conservação 

1 

0.5 

0 

5.3. Condições de armazenamento (local, temperatura, outros) 

1 

0.5 

0 

5.4. Riscos 

1 

0.5 

0 

6. Normas de higiene e segurança 

1.5 

1 

 0

                                                                                                                                                                       TOTAIS 

30 

20 

0 

 

50 Horas 

Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho 

Formação a distância, em sessões síncronas, através da plataforma Zoom

1. Avaliação Diagnóstica
No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica informal, ou um questionário composto por perguntas de escolha múltipla e verdadeiro/falso, disponibilizado na primeira sessão e supervisionado via Zoom.
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.

2. Avaliação Formativa
A avaliação formativa decorrerá ao longo das sessões online, com base na participação ativa nas atividades realizadas via Zoom e nas respostas dos formandos aos questionários intermédios no Moodle, compostos por perguntas de escolha múltipla e verdadeiro/falso, bem como na interação em fóruns e discussões orientadas.

Critérios da avaliação formativa:

  • Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as simulações e discussões via Zoom;
  • Aplicação correta dos conceitos teóricos nas respostas aos questionários do Moodle (verdadeiro/falso e escolha múltipla);
  • Capacidade de incorporar o feedback fornecido ao longo da formação e demonstrar progressos nas atividades avaliativas.

Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.

3. Avaliação de Medição (Sumativa)
No final do curso, será aplicado um teste escrito online, realizado na plataforma Moodle, com ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20 valores. Este teste será composto exclusivamente por perguntas de verdadeiro/falso e de escolha múltipla, com controlo de tempo e supervisão via Zoom com câmara ligada.

Obedecerá a um conjunto de critérios previamente definidos e avaliados pelo/a formador/a, designadamente:

  • CD1: O formando identifica corretamente, os principais géneros alimentícios vegetais e animais.
    • Metodologia: Questões de escolha múltipla ou verdadeiro/falso.
    • Ponderação: 15%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
  • CD2: Classifica os produtos alimentares com base nas suas características de frescura, sazonalidade e variedade.
    • Metodologia: Questões de escolha múltipla ou verdadeiro/falso.
    • Ponderação: 15%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
  • CD3: Demonstra capacidade para selecionar matérias-primas com base em critérios de qualidade.
    • Metodologia: Questões de escolha múltipla ou verdadeiro/falso.
    • Ponderação: 15%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
  • CD4: Aplica corretamente os procedimentos de conservação, recolha e preparação dos alimentos em contexto simulado.
    • Metodologia: Questões de escolha múltipla ou verdadeiro/falso.
    • Ponderação: 15%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
  • CD5: Executa corretamente os procedimentos de controlo de qualidade, identificando fatores críticos e riscos associados.
    • Metodologia: Questões de escolha múltipla ou verdadeiro/falso.
    • Ponderação: 15%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
  • CD6: Aplica, em todas as tarefas, as normas de higiene e segurança de forma consistente.
    • Metodologia: Questões de escolha múltipla ou verdadeiro/falso.
    • Ponderação: 15%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
  • CD7: Demonstra capacidade de decisão na escolha das condições de armazenamento mais adequadas.
    • Metodologia: Questões de escolha múltipla ou verdadeiro/falso.
    • Ponderação: 10%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores

4. Avaliação comportamental

No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

o   Adaptação a nova tarefa

-  Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

-  Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

o   Motivação

-  Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

-  Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

o   Participação

-  Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

-  Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

o   Trabalho em equipa

-  Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

-  Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

o   Relacionamento interpessoal

-  Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

-  Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

o   Aquisição e aplicação de conhecimentos

-  Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

-  Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

o   Mobilização de competências

-  Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

-  Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem

o   Assiduidade

-  Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

-  Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

o   Pontualidade

-  Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

-  Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

5. Avaliação do processo formativo

·        Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

·        Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

·        Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.

Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
  • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
  • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
  • O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

Estão previstos os seguintes recursos:

1.    Plataforma digital: Uma plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:

o   Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação.

o   Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos.

o   Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação.

o   Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicados a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais.

o   Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.

A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

2.    Plataforma de sessões síncronas: A formação será realizada através da plataforma Zoom, garantindo interação em tempo real entre formandos e formador.

Espaços:
Não aplicável devido ao formato a distância.

Equipamentos necessários:

  • Computador ou dispositivo equivalente para o formador e para os formandos, com ligação à internet estável.
  • Plataforma Zoom instalada e funcional para realização das sessões síncronas.
  • Sistema de som e microfone adequados para comunicação clara.
  • Webcam para permitir a interação visual durante as sessões de formação.
  • Material de apoio digital disponibilizado na plataforma Moodle.

Manual Funcionamento PDF

Manual de Funcionamento

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