Gratuito
Preço
Horas
50.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
O curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, possuidores do 4.º ano de escolaridade como habilitação mínima. Prioriza-se os participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3, que pretendam adquirir ou reforçar competências na área da alimentação e controlo de qualidade de matérias-primas alimentares, seja para integração no mercado de trabalho, seja para progressão na área da hotelaria e restauração.
Desenvolver competências para identificar, selecionar, conservar e aplicar matérias-primas alimentares de origem vegetal e animal, garantindo o cumprimento das normas de higiene e segurança, e assegurando a qualidade dos géneros alimentícios através da aplicação de procedimentos adequados de controlo, conservação e armazenamento.
CD1. O formando identifica corretamente, sem falhas, os principais géneros alimentícios vegetais e animais.
CD2. Classifica os produtos alimentares com base nas suas características de frescura, sazonalidade e variedade.
CD3. Demonstra capacidade para selecionar matérias-primas com base em critérios de qualidade.
CD4. Aplica corretamente os procedimentos de conservação, recolha e preparação dos alimentos em contexto simulado.
CD5. Executa corretamente os procedimentos de controlo de qualidade, identificando fatores críticos e riscos associados.
CD6. Aplica, em todas as tarefas, as normas de higiene e segurança de forma consistente.
CD7. Demonstra capacidade de decisão na escolha das condições de armazenamento mais adequadas.
As competências desenvolvidas neste curso serão aplicadas em contextos de trabalho ligados à hotelaria, restauração, indústria alimentar, cantinas, serviços de catering, ou outras atividades de preparação e manipulação de géneros alimentares, exigindo-se ao profissional conhecimentos sólidos sobre a qualidade, conservação e segurança das matérias-primas alimentares.
Conteúdo | T | PS | PCT |
1. Principais cereais e seus derivados | 3 | 1 | 0 |
1.1. Variedades | 1.5 | 0.5 | 0 |
1.2. Classificação | 1.5 | 0.5 | 0 |
2. Principais vegetais e frutos | 5 | 3 | 0 |
2.1. Variedades | 1 | 0.5 | 0 |
2.3. Classificação | 1.5 | 0.5 | 0 |
2.4. Sazonalidade | 1 | 1 | 0 |
2.5. Características de frescura | 1.5 | 1 | 0 |
3. Ervas aromáticas, condimentos e especiarias | 8.5 | 5.5 | 0 |
3.1. Características e efeitos benéficos | 1.5 | 1 | 0 |
3.2. Recolha | 1.5 | 1 | 0 |
3.3. Preparação e utilização | 1.5 | 1 | 0 |
3.4. Gorduras vegetais | 1 | 0.5 | 0 |
3.5. Azeites | 1 | 1 | 0 |
3.6. Óleos | 1 | 0.5 | 0 |
3.7. Margarinas | 1 | 0.5 | 0 |
4. Géneros alimentícios de origem animal | 7 | 7 | 0 |
4.1. Carnes de açougue, criação e caça (classificação, variedades, origem, características físicas e nutritivas) | 1 | 1.5 | 0 |
4.2. Peixes e mariscos (classificação, famílias, origem, características físicas e nutritivas) | 1 | 1.5 | 0 |
4.3. Leite (tipos de leite e derivados) | 1 | 1 | 0 |
4.4. Ovos (classificação e derivados) | 1.5 | 1 | 0 |
4.5. Gorduras animais (classificação e tipos) | 1.5 | 1 | 0 |
4.6. Sazonalidade | 1 | 1 | 0 |
5. Controlo de qualidade | 5 | 2.5 | 0 |
5.1. Fatores de influência | 1 | 0.5 | 0 |
5.2. Estado de frescura | 1 | 0.5 | 0 |
5.2. Procedimentos de conservação | 1 | 0.5 | 0 |
5.3. Condições de armazenamento (local, temperatura, outros) | 1 | 0.5 | 0 |
5.4. Riscos | 1 | 0.5 | 0 |
6. Normas de higiene e segurança | 1.5 | 1 | 0 |
TOTAIS | 30 | 20 | 0 |
| 50 Horas |
Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho
Formação a distância, em sessões síncronas, através da plataforma Zoom
1. Avaliação Diagnóstica
No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica informal, ou um questionário composto por perguntas de escolha múltipla e verdadeiro/falso, disponibilizado na primeira sessão e supervisionado via Zoom.
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
2. Avaliação Formativa
A avaliação formativa decorrerá ao longo das sessões online, com base na participação ativa nas atividades realizadas via Zoom e nas respostas dos formandos aos questionários intermédios no Moodle, compostos por perguntas de escolha múltipla e verdadeiro/falso, bem como na interação em fóruns e discussões orientadas.
Critérios da avaliação formativa:
Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
3. Avaliação de Medição (Sumativa)
No final do curso, será aplicado um teste escrito online, realizado na plataforma Moodle, com ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20 valores. Este teste será composto exclusivamente por perguntas de verdadeiro/falso e de escolha múltipla, com controlo de tempo e supervisão via Zoom com câmara ligada.
Obedecerá a um conjunto de critérios previamente definidos e avaliados pelo/a formador/a, designadamente:
4. Avaliação comportamental
No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
o Adaptação a nova tarefa
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
o Motivação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
o Participação
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
o Trabalho em equipa
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
o Relacionamento interpessoal
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
o Aquisição e aplicação de conhecimentos
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
o Mobilização de competências
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem
o Assiduidade
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
o Pontualidade
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
5. Avaliação do processo formativo
· Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
· Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
· Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
1. Plataforma digital: Uma plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:
o Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação.
o Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos.
o Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação.
o Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicados a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais.
o Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
2. Plataforma de sessões síncronas: A formação será realizada através da plataforma Zoom, garantindo interação em tempo real entre formandos e formador.
Espaços:
Não aplicável devido ao formato a distância.
Equipamentos necessários: