Gratuito
Preço
Horas
25.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Este curso é dirigido a adultos com idade igual ou superior a 18 anos que tenham como habilitação mínima o 4.º ano de escolaridade. Destina-se a indivíduos que pretendam adquirir competências nas novas tendências da cozinha, incluindo a confeção, empratamento e conservação de iguarias contemporâneas, ou que já atuem na área de restauração e desejem aprofundar os seus conhecimentos e técnicas.
Desenvolver conhecimentos, aptidões e atitudes relacionadas com as novas tendências da cozinha, compreendendo a influência das diferentes culturas, características específicas de cozinhas alternativas e saudáveis, bem como aplicando técnicas avançadas de confeção, empratamento e conservação, respeitando as normas de higiene e segurança.
CD1. Identificar corretamente a influência das diferentes culturas nos hábitos gastronómicos.
CD2. Descrever e diferenciar as características das cozinhas vegetariana, macrobiótica, dietética e biológica.
CD3. Demonstrar a aplicação eficaz de técnicas de confeção avançada, incluindo cozedura em vácuo e a baixa temperatura.
CD4. Garantir o controlo de qualidade do processo de fabrico, evidenciando o cumprimento dos padrões em todas as etapas (preparação, confeção e produto final).
CD5. Apresentar competências estéticas no empratamento e decoração de iguarias.
CD6. Acondicionar e conservar os produtos confecionados de forma correta e segura.
CD7. Demonstrar conformidade com as normas de higiene e segurança no processo formativo e no trabalho.
As competências adquiridas neste curso serão aplicadas em ambientes relacionados com a restauração e cozinha, . O foco será na implementação de técnicas e métodos contemporâneos que reflitam as novas tendências da cozinha, promovendo a inovação e a qualidade no setor gastronómico.
Conteúdo | T | PS | PCT |
1. Tendências de cozinha - benefícios e malefícios | 4 | 4 |
|
1.1. Vegetariana | 1 | 1 |
|
1.2. Macrobiótica | 1 | 1 |
|
1.3. Dietética | 1 | 1 |
|
1.4. Biológica | 1 | 1 |
|
2. Técnicas de preparação e confeção de iguarias das novas tendências | 1 | 1 |
|
3. Confeção de alimentos em vácuo | 1 | 1 |
|
4. Cozedura de alimentos a baixas temperaturas | 1 | 1 |
|
5. Controlo de qualidade do processo de fabrico | 3 | 1 |
|
5.1. Preparação | 1 | 0 |
|
5.2. Confeção | 1 | 1 |
|
5.3. Produtos finais | 1 | 0 |
|
6. Acondicionamento e conservação dos produtos confecionados |
1 | 1 |
|
7. Empratamento e decoração | 2 | 1 |
|
8. Normas de higiene e segurança | 1 | 1 |
|
TOTAIS | 14 | 11 |
|
| 25 Horas |
Formação a distância, síncrona.
No início da formação, será realizada uma avaliação diagnóstica com recurso às plataformas Moodle e Zoom para identificar o nível inicial dos formandos, através de:
Objetivo: Identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
A avaliação formativa será realizada ao longo de toda a formação e não contribuirá para a avaliação final. As metodologias incluirão:
Critérios de avaliação formativa:
Objetivo: Acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de estratégias pedagógicas.
No final do curso, a avaliação sumativa será composta por dois instrumentos distintos:
Ambos os instrumentos contribuirão para a avaliação final, sendo que a ponderação será distribuída da seguinte forma:
Descrição do Trabalho: Cada formando deverá desenvolver um trabalho prático que integre as competências adquiridas ao longo do curso. Este trabalho consistirá na criação de um menu temático, incluindo os seguintes elementos:
Metodologia:
Critérios de Avaliação do Trabalho Final:
CD1. Identificar corretamente a influência das diferentes culturas nos hábitos gastronómicos.
CD2. Descrever e diferenciar as características das cozinhas vegetariana, macrobiótica, dietética e biológica.
CD3. Demonstrar a aplicação eficaz de técnicas de confeção avançada, incluindo cozedura em vácuo e a baixa temperatura.
CD4. Garantir o controlo de qualidade do processo de fabrico, evidenciando o cumprimento dos padrões em todas as etapas (preparação, confeção e produto final).
CD5. Apresentar competências estéticas no empratamento e decoração de iguarias.
CD6. Acondicionar e conservar os produtos confecionados de forma correta e segura.
CD7. Demonstrar conformidade com as normas de higiene e segurança no processo formativo e no trabalho.
Escala de Avaliação do Trabalho Final:
Avaliação comportamental:
No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
o Adaptação a nova tarefa
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
o Motivação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
o Participação
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
o Trabalho em equipa
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
o Relacionamento interpessoal
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
o Aquisição e aplicação de conhecimentos
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
o Mobilização de competências
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem
o Assiduidade
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
o Pontualidade
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
Avaliação do processo formativo
· Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
· Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
· Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
A formação será realizada integralmente a distância, pelo que são necessários os seguintes requisitos técnicos: