EUFCD (8258) - Novas tendências da cozinha

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Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Este curso é dirigido a adultos com idade igual ou superior a 18 anos que tenham como habilitação mínima o 4.º ano de escolaridade. Destina-se a indivíduos que pretendam adquirir competências nas novas tendências da cozinha, incluindo a confeção, empratamento e conservação de iguarias contemporâneas, ou que já atuem na área de restauração e desejem aprofundar os seus conhecimentos e técnicas.

Desenvolver conhecimentos, aptidões e atitudes relacionadas com as novas tendências da cozinha, compreendendo a influência das diferentes culturas, características específicas de cozinhas alternativas e saudáveis, bem como aplicando técnicas avançadas de confeção, empratamento e conservação, respeitando as normas de higiene e segurança.

CD1. Identificar corretamente a influência das diferentes culturas nos hábitos gastronómicos.
CD2. Descrever e diferenciar as características das cozinhas vegetariana, macrobiótica, dietética e biológica.
CD3. Demonstrar a aplicação eficaz de técnicas de confeção avançada, incluindo cozedura em vácuo e a baixa temperatura.
CD4. Garantir o controlo de qualidade do processo de fabrico, evidenciando o cumprimento dos padrões em todas as etapas (preparação, confeção e produto final).
CD5. Apresentar competências estéticas no empratamento e decoração de iguarias.
CD6. Acondicionar e conservar os produtos confecionados de forma correta e segura.
CD7. Demonstrar conformidade com as normas de higiene e segurança no processo formativo e no trabalho.

As competências adquiridas neste curso serão aplicadas em ambientes relacionados com a restauração e cozinha, . O foco será na implementação de técnicas e métodos contemporâneos que reflitam as novas tendências da cozinha, promovendo a inovação e a qualidade no setor gastronómico.

Conteúdo

T

PS

PCT

1. Tendências de cozinha - benefícios e malefícios

4

4

 

1.1. Vegetariana

1

1

 

1.2. Macrobiótica

1

1

 

1.3. Dietética

1

1

 

1.4. Biológica

1

1

 

2. Técnicas de preparação e confeção de iguarias das novas tendências

1

1

 

3. Confeção de alimentos em vácuo

1

1

 

4. Cozedura de alimentos a baixas temperaturas

1

1

 

5. Controlo de qualidade do processo de fabrico

3

1

 

5.1. Preparação

1

0

 

5.2. Confeção

1

1

 

5.3. Produtos finais

1

0

 

6. Acondicionamento e conservação dos produtos confecionados

 

1

1

 

7. Empratamento e decoração

2

1

 

8. Normas de higiene e segurança

1

1

 

TOTAIS

14

11

 

 

25 Horas

Formação a distância, síncrona.

Avaliação das aprendizagens

1.1 Avaliação Diagnóstica

No início da formação, será realizada uma avaliação diagnóstica com recurso às plataformas Moodle e Zoom para identificar o nível inicial dos formandos, através de:

  • Questionário online (Moodle): Perguntas de escolha múltipla sobre hábitos gastronómicos, características de diferentes tipos de cozinha, e normas de higiene e segurança.
  • Discussão breve em grupo (Zoom): Debate orientado pelo formador sobre as novas tendências de cozinha e as expectativas dos formandos.

Objetivo: Identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.


1.2 Avaliação Formativa

A avaliação formativa será realizada ao longo de toda a formação e não contribuirá para a avaliação final. As metodologias incluirão:

  • Observação direta (Zoom): Durante as atividades práticas e participações em grupo, o formador irá monitorizar a aplicação dos conceitos abordados.
  • Exercícios práticos (Moodle): Trabalhos individuais, como descrições de técnicas de confeção ou análise crítica de pratos baseados em diferentes tendências de cozinha.
  • Discussões em grupo (Zoom): Sessões interativas com partilha de ecrã para simulações de situações práticas e reflexões conjuntas.

Critérios de avaliação formativa:

  • Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as discussões e simulações (Zoom).
  • Aplicação correta dos conceitos teóricos em exercícios práticos (Moodle).
  • Capacidade de incorporar o feedback recebido e demonstrar progressos ao longo das sessões.

Objetivo: Acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de estratégias pedagógicas.


1.3. Avaliação de Medição (Sumativa)

No final do curso, a avaliação sumativa será composta por dois instrumentos distintos:

  1. Teste de avaliação teórica para avaliar os conhecimentos adquiridos na componente teórica do curso.
  2. Trabalho final individual, que integrará as competências práticas e teóricas abordadas durante a formação. Este trabalho deverá ser submetido pelos formandos na plataforma Moodle, dentro do prazo estipulado.

Ambos os instrumentos contribuirão para a avaliação final, sendo que a ponderação será distribuída da seguinte forma:

  • Teste de avaliação teórica: 60 %
  • Trabalho final individual: 40 %

1. Teste de Avaliação Teórica (60%)

  • Metodologia: O teste será disponibilizado na plataforma Moodle e terá perguntas de escolha múltipla, verdadeiro/falso e questões de correspondência. O objetivo será avaliar os conhecimentos teóricos sobre as novas tendências de cozinha, características das cozinhas (vegetariana, macrobiótica, dietética e biológica), normas de higiene e segurança, entre outros tópicos relevantes abordados no curso.
  • Duração: 60 minutos.
  • Critérios de Avaliação:
    • Respostas corretas e completas às questões propostas.
    • Escala de avaliação: 0-20 valores.
    • O teste terá um peso de 60% na nota final.

2. Trabalho Final Individual (40%)

  • Descrição do Trabalho: Cada formando deverá desenvolver um trabalho prático que integre as competências adquiridas ao longo do curso. Este trabalho consistirá na criação de um menu temático, incluindo os seguintes elementos:

    • Identificação e análise da influência cultural no menu proposto (ex.: escolha de pratos baseados numa tendência específica).
    • Caracterização dos pratos escolhidos (vegetariano, macrobiótico, dietético ou biológico), incluindo benefícios e desafios associados a cada um.
    • Planeamento detalhado do processo de confeção de um dos pratos do menu, com indicação das técnicas utilizadas (ex.: cozedura em vácuo ou a baixa temperatura).
    • Proposta de empratamento e decoração (com recurso a uma fotografia ou ilustração).
    • Indicação dos procedimentos de acondicionamento e conservação dos produtos, garantindo o cumprimento das normas de higiene e segurança.
  • Metodologia:

    • Os formandos deverão submeter o trabalho final em formato digital (Word ou PDF), na plataforma Moodle, no prazo máximo de 5 dias após o término do curso.
    • O trabalho deverá ser original, refletir os conhecimentos adquiridos e responder aos critérios de avaliação descritos abaixo.
  • Critérios de Avaliação do Trabalho Final:
    CD1. Identificar corretamente a influência das diferentes culturas nos hábitos gastronómicos.

    • Metodologia: Análise e justificação apresentada no menu temático.
    • Ponderação: 10%.

    CD2. Descrever e diferenciar as características das cozinhas vegetariana, macrobiótica, dietética e biológica.

    • Metodologia: Apresentação e descrição das características no trabalho final.
    • Ponderação: 15%.

    CD3. Demonstrar a aplicação eficaz de técnicas de confeção avançada, incluindo cozedura em vácuo e a baixa temperatura.

    • Metodologia: Planeamento e descrição das técnicas utilizadas no processo de confeção.
    • Ponderação: 20%.

    CD4. Garantir o controlo de qualidade do processo de fabrico, evidenciando o cumprimento dos padrões em todas as etapas (preparação, confeção e produto final).

    • Metodologia: Indicação clara das etapas de controlo de qualidade no trabalho.
    • Ponderação: 10%.

    CD5. Apresentar competências estéticas no empratamento e decoração de iguarias.

    • Metodologia: Análise da fotografia ou ilustração do empratamento.
    • Ponderação: 10%.

    CD6. Acondicionar e conservar os produtos confecionados de forma correta e segura.

    • Metodologia: Descrição detalhada dos procedimentos de acondicionamento e conservação.
    • Ponderação: 10%.

    CD7. Demonstrar conformidade com as normas de higiene e segurança no processo formativo e no trabalho.

    • Metodologia: Indicação explícita das normas de higiene e segurança adotadas ao longo do processo.
    • Ponderação: 5%.

    Escala de Avaliação do Trabalho Final:

    • O trabalho será avaliado numa escala de 0-20 valores, com base nos critérios apresentados.

Ponderação Final:

  • Teste teórico: 60% da nota final.
  • Trabalho final individual: 40% da nota final

Avaliação comportamental:

No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

o   Adaptação a nova tarefa

-  Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

-  Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

o   Motivação

-  Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

-  Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

o   Participação

-  Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

-  Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

o   Trabalho em equipa

-  Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

-  Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

o   Relacionamento interpessoal

-  Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

-  Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

o   Aquisição e aplicação de conhecimentos

-  Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

-  Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

o   Mobilização de competências

-  Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

-  Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem

o   Assiduidade

-  Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

-  Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

o   Pontualidade

-  Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

-  Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

 


Avaliação do processo formativo

·        Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

·        Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

·        Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.

Regime de presenças e certificação:

Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

  • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
  • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
    O formando deve obter uma média ponderada igual ou superior a 0,5 na simulação prática, com base nos critérios de êxito (1 para Observado, 0 para Não Observado) e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental (média simples dos parâmetros de avaliação comportamental igual ou superior a 0,5).

A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

Estão previstos os seguintes recursos:

  1. Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos e fóruns de discussão, designadamente:
    • Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
    • Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios e questões de reflexão. 
    • Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
    • Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
    • Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
      A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

A formação será realizada integralmente a distância, pelo que são necessários os seguintes requisitos técnicos:

  • Espaço virtual: Plataforma de videoconferência que permite a interação síncrona entre formador e formandos - Plataforma Zoom.
  • Equipamentos necessários:
    • Computador para o formador e para cada formando, com acesso estável à internet;
    • Câmara de vídeo e microfone funcionais para garantir a interação em tempo real;
    • Materiais e utensílios de cozinha disponíveis na posse dos formandos, previamente listados e partilhados antes da formação, para a realização das atividades práticas durante as sessões síncronas.

Manual Funcionamento PDF

Manual de Funcionamento