EUFCD (8259) - Princípios de nutrição e dietética

EUFCD (8259) - Princípios de nutrição e dietética

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


O curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com o mínimo de escolaridade obrigatória (4.º ano), que pretendam adquirir conhecimentos fundamentais na área da nutrição e dietética, com vista à sua aplicação prática em contextos de restauração, saúde ou apoio domiciliário. Inclui-se também profissionais do setor alimentar ou cuidadores que necessitem de aprofundar os seus conhecimentos para melhor planear ementas e práticas alimentares equilibradas.

Dotar os formandos de conhecimentos e competências práticas fundamentais no domínio da nutrição e dietética, reconhecendo os princípios básicos da alimentação, classificando os constituintes alimentares e aplicando esses conhecimentos na elaboração de ementas nutricionalmente equilibradas.

  • CD1. O formando identifica corretamente os conceitos fundamentais de nutrição e alimentação com base nos conteúdos abordados
  • CD2. O formando classifica com exatidão os constituintes alimentares e descreve as suas funções
  • CD3. O formando explica de forma clara e correta o processo digestivo e o funcionamento do metabolismo
  • CD4. O formando interpreta corretamente a roda dos alimentos, associando-a aos grupos e suas funções
  • CD5. O formando aplica as regras da alimentação equilibrada na resolução de exercícios práticos
  • CD6. O formando reconhece os principais erros alimentares e propõe alternativas saudáveis
  • CD7. O formando elabora uma ementa equilibrada, integrando os princípios da nutrição e da dietética abordados

As competências desenvolvidas neste curso serão aplicadas no contexto da restauração, apoio domiciliário, cuidados de saúde, bem-estar e qualquer outro ambiente onde a elaboração e promoção de hábitos alimentares saudáveis seja necessária. Os formandos estarão aptos a colaborar na criação de ementas nutricionalmente equilibradas e adaptadas a diferentes necessidades alimentares.

                                                             Conteúdos programáticos e Carga horária

Conteúdo

T

PS

PCT

1. Nutrição e alimentação

2

0.5

 

1.1. Conceitos

1

 -

 

1.2. Funções da alimentação

1

0.5

 

2. Constituintes alimentares

3

 -

 

3. Metabolismo

4

1

 

3.1. Funções do aparelho digestivo

2

0.5

 

3.2. Processo digestivo

2

05

 

4. Roda dos alimentos e grupos alimentares

4

0.5

 

5. Alimentação equilibrada

8

2

 

5.1. Regras

2

0.5

 

5.2. Principais erros alimentares

2

0.5

 

5.3. Necessidades diárias de nutrientes

1

0.5

 

5.4. Alimentação racional

1

 -

 

6. Noções para a elaboração de ementas

2

0.5

 

 

21

4

 

 

25 Horas

Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho

 

Formação a distância, em sessões síncronas, através da plataforma Zoom.

1. Avaliação Diagnóstica

No início da ação de formação, será realizada uma breve avaliação informal, com recurso a um questionário de escolha múltipla e questões de associação, incidindo sobre os conhecimentos prévios relacionados com nutrição e alimentação.

Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.

2. Avaliação Formativa

A avaliação formativa decorrerá ao longo de toda a ação de formação, centrada na observação contínua do desempenho e participação dos formandos nas diversas atividades pedagógicas. Esta avaliação não contribui para a nota final, mas orienta o desenvolvimento das aprendizagens.

Critérios utilizados:

  • Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as simulações e discussões;

  • Aplicação correta dos conceitos teóricos em situações práticas;

  • Capacidade de incorporar o feedback recebido e mostrar progressos ao longo das sessões.

Metodologias aplicadas:

  • Observação direta em sala;

  • Registos de desempenho em exercícios práticos e reflexões;

  • Debates em grupo e análise de casos.

Objetivo: Acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.

3 . Avaliação de Medição (Sumativa)

No final do curso, será aplicado um teste através da plataforma Moodle, para avaliar a aquisição das competências previstas. O teste poderá incluir perguntas de escolha múltipla e/ou questões de verdadeiro ou falso. Os critérios de avaliação específicos são os seguintes:

  • CD1: O formando identifica corretamente os conceitos fundamentais de nutrição e alimentação com base nos conteúdos abordados

    • Metodologia: Itens de resposta múltipla e questões de associação direta entre conceitos.

    • Ponderação: 10%

    • Escala de Avaliação: 0 a 20

  • CD2: O formando classifica com exatidão os constituintes alimentares e descreve as suas funções

    • Metodologia: Questões de correspondência e perguntas de desenvolvimento curto.

    • Ponderação: 15%

    • Escala de Avaliação: 0 a 20

  • CD3: O formando explica de forma clara e correta o processo digestivo e o funcionamento do metabolismo

    • Metodologia: Perguntas de desenvolvimento orientadas e esquemas com legendas a completar.

    • Ponderação: 15%

    • Escala de Avaliação: 0 a 20

  • CD4: O formando interpreta corretamente a roda dos alimentos, associando-a aos grupos e suas funções

    • Metodologia: Questões com análise de imagem da roda dos alimentos, com identificação de grupos e funções.

    • Ponderação: 10%

    • Escala de Avaliação: 0 a 20

  • CD5: O formando aplica as regras da alimentação equilibrada na resolução de exercícios práticos

    • Metodologia: Casos práticos onde o formando deve aplicar as regras da alimentação racional e calcular percentagens nutricionais.

    • Ponderação: 20%

    • Escala de Avaliação: 0 a 20

  • CD6: O formando reconhece os principais erros alimentares e propõe alternativas saudáveis

    • Metodologia: Análise de situações problema com identificação dos erros e sugestões de correção fundamentadas.

    • Ponderação: 10%

    • Escala de Avaliação: 0 a 20

  • CD7: O formando elabora uma ementa equilibrada, integrando os princípios da nutrição e da dietética abordados

    • Metodologia: Elaboração de uma ementa de um dia, justificando as escolhas com base nos princípios abordados.

    • Ponderação: 20%

    • Escala de Avaliação: 0 a 20


Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

  • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
  • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal: O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

Recursos pedagógicos:


Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

Estão previstos os seguintes recursos:
Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:

  1. Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;

  2. Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;

  3. Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;

  4. Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;

  5. Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
    A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

    Plataforma de sessões síncronas: A formação será realizada através da plataforma Zoom, garantindo interação em tempo real entre formandos e formador.

Espaços:
Não aplicável devido ao formato a distância.

Equipamentos necessários:

  • Computador ou dispositivo equivalente para o formador e para os formandos, com ligação à internet estável.
  • Plataforma Zoom instalada e funcional para realização das sessões síncronas.
  • Sistema de som e microfone adequados para comunicação clara.
  • Webcam para permitir a interação visual durante as sessões de formação.
  • Material de apoio digital disponibilizado na plataforma Moodle.

Manual Funcionamento PDF

Manual de Funcionamento

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