EUFCD (8268) - Refeições Ligeiras

EUFCD (8268) - Refeições Ligeiras

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Este curso é dirigido a adultos com idade igual ou superior a 18 anos que tenham como habilitação mínima o 4.º ano de escolaridade. 

No final da formação, os formandos deverão ser capazes de:

  1. Identificar os diferentes tipos de confeções utilizados em refeições ligeiras.
  2. Reconhecer a tecnologia das matérias-primas, equipamentos e utensílios utilizados.
  3. Aplicar corretamente os processos de confeção de produtos alimentares.
  4. Executar técnicas de serviço de alimentos e bebidas em cafetaria, tanto ao balcão como à mesa.
  5. Cumprir as normas de higiene e segurança no manuseamento e confeção de alimentos.

CD1. O formando identifica corretamente os diferentes tipos de refeições ligeiras e descreve as suas características essenciais.
CD2. O formando seleciona e utiliza os ingredientes, equipamentos e utensílios adequados a cada preparação.
CD3. O formando executa corretamente as técnicas de confeção de refeições ligeiras, garantindo qualidade e apresentação.
CD4. O formando realiza o serviço de alimentos e bebidas em cafetaria, garantindo rapidez, eficiência e qualidade no atendimento.
CD5. O formando aplica as normas de higiene e segurança alimentar de forma rigorosa e consistente ao longo de todas as etapas da confeção e serviço.

As competências adquiridas neste curso serão aplicáveis em contextos de cafetarias, pastelarias, snack-bares, hotéis e restaurantes que ofereçam refeições ligeiras. Os formandos poderão desempenhar funções na confeção e serviço de refeições ligeiras, assegurando a qualidade e segurança alimentar exigidas no setor da restauração.

Conteúdo

T

PS

PCT

1. Tipos de confeções usualmente servidas como refeições ligeiras

3

2.5

 

1.1. Saladas

1

1

 

1.2. Sopas

0.5

0.5

 

1.3. Fast food

1

0.5

 

1.4.Outras

0.5

0.5

 

2. Tecnologia das matérias-primas, equipamentos e utensílios

3

3.5

 

2.1. Carnes, peixes, mariscos, ovos, outros

1

1

 

2.2. Recheios

0.5

0.5

 

2.3. Molhos para saladas, cocktail de marisco, doces, outros

0.5

0.5

 

2.4. Guarnições

0.5

1

 

2.5. Equipamentos e utensílios

0.5

0.5

 

3. Processos de confeção dos produtos alimentares

4

4

 

3.1. Canapés

1

1

 

3.2. Hambúrgueres

0.5

0.5

 

3.3. Baguetes

0.5

0.5

 

3.4. Bifanas no pão

0.5

0.5

 

3.5. Omeletas

0.5

0.5

 

3.6. Saladas (frias, quentes, simples e compostas)

0.5

1

 

3.7. Outros

0.5

0.5

 

4. Técnicas de serviço de alimentos e bebidas de cafetaria ao balcão e à mesa

2

1

 

4.1. Preparação e execução do serviço de cafetaria (lanches e outros)

1

0.5

 

4.2. Desembaçamento do balcão/mesa e do local das preparações

1

0.5

 

5. Normas de higiene e segurança

1

1

 

TOTAIS

13

12

0

 

25 Horas

Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho


Online, com sessões 100% síncronas

1.1 Avaliação Diagnóstica

No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica para determinar o nível inicial dos formandos, utilizando:

Discussão interativa no Zoom: Discussão interativa para identificar conhecimentos prévios e ajustar o plano formativo.

Objetivo: Identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.

Formativa:
A avaliação formativa decorrerá ao longo das sessões síncronas e basear-se-á na participação ativa dos formandos e na sua capacidade de aplicar os conceitos teóricos.


Critérios de avaliação:

Critérios de avaliação formativa:

  • Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as discussões e simulações (Zoom).
  • Aplicação correta dos conceitos teóricos em exercícios práticos (Moodle).
  • Capacidade de incorporar o feedback recebido e demonstrar progressos ao longo das sessões.

Objetivo: Acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de estratégias pedagógicas.

Avaliação de Medição (Sumativa):

Avaliação de Medição (Sumativa)

No final do curso, será aplicada uma avaliação com ponderação de 50% teórica e 50% prática, para medir a aquisição global das competências.

Componente Teórica (50%)

Os formandos realizarão um teste escrito individual, composto por questões de escolha múltipla, perguntas de resposta curta e questões de desenvolvimento, com uma ponderação de 50% da avaliação final. O teste será classificado numa escala de 0 a 20 valores.

Critérios de Avaliação:

  • CD1: Identificação correta dos diferentes tipos de refeições ligeiras e descrição das suas características essenciais.

    • Metodologia: Teste escrito com questões de escolha múltipla e de resposta curta.
    • Ponderação: 25%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
  • CD5: Aplicação das normas de higiene e segurança alimentar de forma rigorosa e consistente.

    • Metodologia: Teste escrito com perguntas de desenvolvimento e casos práticos.
    • Ponderação: 25%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores

Componente Prática (50%)

Os formandos serão avaliados através da realização de uma simulação prática, onde terão de executar a confeção e serviço de refeições ligeiras em ambiente virtual síncrono, demonstrando as competências adquiridas. A avaliação será realizada com base numa grelha de observação, seguindo um sistema binário (Observado (1) / Não Observado (0)).

Critérios de Avaliação:

  • CD2: Seleção e utilização adequadas dos ingredientes, equipamentos e utensílios.

    • Metodologia: Observação direta da simulação prática.
    • Ponderação: 15%
    • Escala de Avaliação: Observado (1) / Não Observado (0)
  • CD3: Execução correta das técnicas de confeção, garantindo qualidade e apresentação.

    • Metodologia: Avaliação da confeção prática de uma refeição ligeira
    • Ponderação: 20%
    • Escala de Avaliação: Observado (1) / Não Observado (0)
  • CD4: Realização do serviço de alimentos e bebidas em cafetaria com rapidez, eficiência e qualidade.

    • Metodologia: Simulação prática de atendimento e serviço em contexto virtual.
    • Ponderação: 15%
    • Escala de Avaliação: Observado (1) / Não Observado (0)

Avaliação comportamental:

No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

o   Adaptação a nova tarefa

-  Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

-  Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

o   Motivação

-  Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

-  Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

o   Participação

-  Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

-  Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

o   Trabalho em equipa

-  Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

-  Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

o   Relacionamento interpessoal

-  Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

-  Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

o   Aquisição e aplicação de conhecimentos

-  Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

-  Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

o   Mobilização de competências

-  Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

-  Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem

o   Assiduidade

-  Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

-  Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

o   Pontualidade

-  Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

-  Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

 

 

 

Avaliação do processo formativo

·        Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

·        Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

·        Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.


Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

  • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
  • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:

O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

Estão previstos os seguintes recursos:

Plataforma digital: Uma plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, designadamente:

  1. Apresentações: As apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação.
  2. Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos.
  3. Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação.
  4. Fóruns de discussão e Q&A: Espaço dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais.
  5. Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.

A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

A formação será realizada integralmente a distância, pelo que são necessários os seguintes requisitos técnicos:

  • Espaço virtual: Plataforma de videoconferência que permite a interação síncrona entre formador e formandos - Plataforma Zoom.
  • Equipamentos necessários:
    • Computador para o formador e para cada formando, com acesso estável à internet;
    • Câmara de vídeo e microfone funcionais para garantir a interação em tempo real;
    • Materiais e utensílios de cozinha disponíveis na posse dos formandos, previamente listados e partilhados antes da formação, para a realização das atividades práticas durante as sessões síncronas.

Manual Funcionamento PDF

Manual de Funcionamento

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