Gratuito
Preço
Horas
25.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Este curso é dirigido a adultos com idade igual ou superior a 18 anos que tenham como habilitação mínima o 4.º ano de escolaridade.
No final da formação, os formandos deverão ser capazes de:
CD1. O formando identifica corretamente os diferentes tipos de refeições ligeiras e descreve as suas características essenciais.
CD2. O formando seleciona e utiliza os ingredientes, equipamentos e utensílios adequados a cada preparação.
CD3. O formando executa corretamente as técnicas de confeção de refeições ligeiras, garantindo qualidade e apresentação.
CD4. O formando realiza o serviço de alimentos e bebidas em cafetaria, garantindo rapidez, eficiência e qualidade no atendimento.
CD5. O formando aplica as normas de higiene e segurança alimentar de forma rigorosa e consistente ao longo de todas as etapas da confeção e serviço.
As competências adquiridas neste curso serão aplicáveis em contextos de cafetarias, pastelarias, snack-bares, hotéis e restaurantes que ofereçam refeições ligeiras. Os formandos poderão desempenhar funções na confeção e serviço de refeições ligeiras, assegurando a qualidade e segurança alimentar exigidas no setor da restauração.
Conteúdo | T | PS | PCT |
1. Tipos de confeções usualmente servidas como refeições ligeiras | 3 | 2.5 |
|
1.1. Saladas | 1 | 1 |
|
1.2. Sopas | 0.5 | 0.5 |
|
1.3. Fast food | 1 | 0.5 |
|
1.4.Outras | 0.5 | 0.5 |
|
2. Tecnologia das matérias-primas, equipamentos e utensílios | 3 | 3.5 |
|
2.1. Carnes, peixes, mariscos, ovos, outros | 1 | 1 |
|
2.2. Recheios | 0.5 | 0.5 |
|
2.3. Molhos para saladas, cocktail de marisco, doces, outros | 0.5 | 0.5 |
|
2.4. Guarnições | 0.5 | 1 |
|
2.5. Equipamentos e utensílios | 0.5 | 0.5 |
|
3. Processos de confeção dos produtos alimentares | 4 | 4 |
|
3.1. Canapés | 1 | 1 |
|
3.2. Hambúrgueres | 0.5 | 0.5 |
|
3.3. Baguetes | 0.5 | 0.5 |
|
3.4. Bifanas no pão | 0.5 | 0.5 |
|
3.5. Omeletas | 0.5 | 0.5 |
|
3.6. Saladas (frias, quentes, simples e compostas) | 0.5 | 1 |
|
3.7. Outros | 0.5 | 0.5 |
|
4. Técnicas de serviço de alimentos e bebidas de cafetaria ao balcão e à mesa | 2 | 1 |
|
4.1. Preparação e execução do serviço de cafetaria (lanches e outros) | 1 | 0.5 |
|
4.2. Desembaçamento do balcão/mesa e do local das preparações | 1 | 0.5 |
|
5. Normas de higiene e segurança | 1 | 1 |
|
TOTAIS | 13 | 12 | 0 |
| 25 Horas |
Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho
Online, com sessões 100% síncronas
1.1 Avaliação Diagnóstica
No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica para determinar o nível inicial dos formandos, utilizando:
Discussão interativa no Zoom: Discussão interativa para identificar conhecimentos prévios e ajustar o plano formativo.
Objetivo: Identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
Formativa:
A avaliação formativa decorrerá ao longo das sessões síncronas e basear-se-á na participação ativa dos formandos e na sua capacidade de aplicar os conceitos teóricos.
Critérios de avaliação:
Critérios de avaliação formativa:
Objetivo: Acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de estratégias pedagógicas.
Avaliação de Medição (Sumativa):
No final do curso, será aplicada uma avaliação com ponderação de 50% teórica e 50% prática, para medir a aquisição global das competências.
Os formandos realizarão um teste escrito individual, composto por questões de escolha múltipla, perguntas de resposta curta e questões de desenvolvimento, com uma ponderação de 50% da avaliação final. O teste será classificado numa escala de 0 a 20 valores.
Critérios de Avaliação:
CD1: Identificação correta dos diferentes tipos de refeições ligeiras e descrição das suas características essenciais.
CD5: Aplicação das normas de higiene e segurança alimentar de forma rigorosa e consistente.
Os formandos serão avaliados através da realização de uma simulação prática, onde terão de executar a confeção e serviço de refeições ligeiras em ambiente virtual síncrono, demonstrando as competências adquiridas. A avaliação será realizada com base numa grelha de observação, seguindo um sistema binário (Observado (1) / Não Observado (0)).
Critérios de Avaliação:
CD2: Seleção e utilização adequadas dos ingredientes, equipamentos e utensílios.
CD3: Execução correta das técnicas de confeção, garantindo qualidade e apresentação.
CD4: Realização do serviço de alimentos e bebidas em cafetaria com rapidez, eficiência e qualidade.
Avaliação comportamental:
No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
o Adaptação a nova tarefa
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
o Motivação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
o Participação
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
o Trabalho em equipa
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
o Relacionamento interpessoal
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
o Aquisição e aplicação de conhecimentos
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
o Mobilização de competências
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem
o Assiduidade
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
o Pontualidade
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
Avaliação do processo formativo
· Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
· Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
· Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
Plataforma digital: Uma plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, designadamente:
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
A formação será realizada integralmente a distância, pelo que são necessários os seguintes requisitos técnicos: