Gratuito
Preço
Horas
25.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 9.º ano de escolaridade.
Prioriza-se os participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3, que pretendam adquirir ou aprofundar competências sobre o funcionamento, organização e regras técnicas da cozinha profissional, com especial enfoque nos equipamentos, procedimentos e normas de higiene e segurança.
Dotar os formandos de conhecimentos teóricos e práticos essenciais à organização da cozinha, incluindo a identificação de estruturas funcionais, equipamentos, utensílios e processos de produção, bem como a correta aplicação das normas de higiene e segurança.
CE1. Descrever corretamente a organização e tipologia de serviços de cozinha.
CE2. Identificar e caracterizar os principais equipamentos e utensílios e suas funções.
CE3. Reconhecer e aplicar corretamente procedimentos de higienização e conservação.
CE4. Interpretar documentação técnica e organizar a informação de suporte à produção.
CE5. Demonstrar, em simulações, a organização eficaz de meios físicos e humanos.
CE6. Aplicar corretamente os princípios e normas de higiene e segurança em exercícios orientados.
As competências desenvolvidas neste curso serão aplicadas em ambientes de restauração comercial ou institucional.
Conteúdo | T | PS | PCT |
1.Organização e funcionamento da cozinha | 5.5 | 4 |
|
1.1. Tipologia de serviços | 1 | 0.5 |
|
1.2. Instalações (estrutura de cozinha clássica e estrutura de cozinha contemporânea) | 1 | 0.5 |
|
1.3. Equipamentos (fixo de confeção, de preparação, de armazenagem, de conservação, eletromecânico) | 1 | 0.5 |
|
1.4. Utensílios (material móvel e de corte) | 0.5 | 0.5 |
|
1.5. Indumentária | 0.5 | 0.5 |
|
1.6. Brigada de cozinha | 0.5 | 0.5 |
|
1.7. Circuitos | 0.5 | 0.5 |
|
1.8. Terminologia | 0.5 | 0.5 |
|
2. Tecnologia dos equipamentos e utensílios de cozinha | 3 | 1.5 |
|
2.1. Características | 1 | 0.5 |
|
2.2. Funções | 1 | 0.5 |
|
2.3. Higienização, manutenção e conservação | 1 | 0.5 |
|
3. Procedimentos de organização da cozinha | 5.5 | 4 |
|
3.1. Processo e suporte documental | 1 | 0.5 |
|
3.2. Legislação reguladora da comercialização de produtos alimentares | 1 | 0.5 |
|
3.3. Planeamento da produção | 1 | 0.5 |
|
3.4. Disposição dos meios físicos | 0.5 | 0.5 |
|
3.5. Organização do trabalho | 0.5 | 0.5 |
|
3.6. Gestão da roda de serviço | 0.5 | 0.5 |
|
3.7. Previsão dos meios necessários | 0.5 | 0.5 |
|
3.8. Limpeza da secção | 0.5 | 0.5 |
|
4. Normas de higiene e segurança | 1 | 0.5 |
|
TOTAIS | 15 | 10 | 0 |
| 25 Horas |
Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho
Formação a distância, em sessões síncronas, através da plataforma Zoom.
1. Avaliação Diagnóstica
No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica informal ou um questionário composto por perguntas de escolha múltipla e/ou verdadeiro/falso.
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
2. Avaliação Formativa
A avaliação formativa será realizada ao longo da formação, utilizando os seguintes métodos:
Objetivo: Acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
Critérios de Avaliação:
3. Avaliação de Medição (Sumativa)
No final do curso, será aplicado um teste através da plataforma Moodle, para avaliar a aquisição das competências previstas. O teste poderá incluir perguntas de escolha múltipla e/ou questões de verdadeiro ou falso.
Os critérios de avaliação específicos são os seguintes:
CE1: Descrever corretamente a organização e tipologia de serviços de cozinha
CE2: Identificar e caracterizar os principais equipamentos e utensílios e suas funções
CE3: Reconhecer e aplicar corretamente procedimentos de higienização e conservação
CE4: Interpretar documentação técnica e organizar a informação de suporte à produção
CE5: Demonstrar, em simulações, a organização eficaz de meios físicos e humanos
CE6: Aplicar corretamente os princípios e normas de higiene e segurança em exercícios orientados
4. Avaliação comportamental
No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
o Adaptação a nova tarefa
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
o Motivação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
o Participação
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
o Trabalho em equipa
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
o Relacionamento interpessoal
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
o Aquisição e aplicação de conhecimentos
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
o Mobilização de competências
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem
o Assiduidade
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
o Pontualidade
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
5. Avaliação do processo formativo
· Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
· Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
· Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
1. Plataforma digital: Uma plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:
o Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação.
o Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos.
o Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação.
o Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicados a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais.
o Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
2. Plataforma de sessões síncronas: A formação será realizada através da plataforma Zoom, garantindo interação em tempo real entre formandos e formador.
Espaços:
Não aplicável devido ao formato a distância.
Equipamentos necessários: