Gratuito
Preço
Horas
25.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 9.º ano de escolaridade. Dá-se prioridade a participantes com um nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3. O curso é especialmente dirigido a indivíduos que pretendam adquirir conhecimentos sobre o sistema de segurança social em Portugal, nomeadamente sobre os regimes jurídicos de vinculação e contributiva, bem como sobre a interpretação da documentação obrigatória associada.
Dotar os formandos de conhecimentos sobre o sistema de segurança social em Portugal, permitindo-lhes compreender os regimes de vinculação e contributiva, bem como interpretar corretamente a documentação obrigatória associada.
CD1: O formando identifica corretamente os princípios e objetivos do sistema de segurança social.
CD2: O formando distingue com precisão os diferentes regimes do sistema previdencial e contributivo.
CD3: O formando analisa e preenche corretamente a documentação obrigatória.
CD4: O formando interpreta e aplica corretamente as regras de incidência contributiva.
CD5: O formando reconhece e aplica as taxas contributivas corretas de acordo com a situação laboral.
CD6: O formando identifica corretamente os regimes aplicáveis a categorias ou situações específicas de trabalhadores.
As competências adquiridas neste curso são aplicáveis a funções administrativas, financeiras e de gestão de recursos humanos, bem como a qualquer contexto onde seja necessário interpretar e aplicar as normas da segurança social, nomeadamente no preenchimento de documentação e na análise de regimes contributivos.
Conteúdo | T | PS | PCT | |||
1. Segurança Social em Portugal | 4 | 0 |
| |||
| 1 | 0 |
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| 1 | 0 |
| |||
| 1 | 0 |
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| 1 | 0 |
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2. Relação jurídica de vinculação: Regime e documentação obrigatória | 2 | 1 |
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3. Relação jurídica contributiva: Regime e documentação obrigatória | 2 | 0 |
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4. Folha de contribuições | 1 | 1 |
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5. Incidência contributiva | 1 | 1 |
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6. Isenções | 2 | 1 |
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7. Taxas contributivas | 4 | 1 |
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8. Trabalhadores integrados em categorias ou situações específicas | 3 | 1 |
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TOTAIS | 19 | 6 |
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| 25 Horas |
Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho
Formação a distância, em sala virtual, através de sessões síncronas desenvolvidas na plataforma ZOOM
No início do curso, será realizada uma breve avaliação diagnóstica para identificar o nível de conhecimento prévio dos formandos sobre o sistema de segurança social. Esta avaliação será conduzida através de:
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
A avaliação formativa ocorrerá ao longo de toda a ação de formação e não contribui para a avaliação final. Será baseada em:
Critérios de Avaliação da Avaliação Formativa:
Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
No final do curso, será aplicado um teste escrito de escolha múltipla e questões de Verdadeiro ou Falso, com ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20 valores. O teste abrangerá os critérios de êxito definidos, distribuídos da seguinte forma:
CD1: O formando identifica corretamente os princípios e objetivos do sistema de segurança social.
CD2: O formando distingue com precisão os diferentes regimes do sistema previdencial e contributivo.
CD3: O formando analisa e preenche corretamente a documentação obrigatória.
CD4: O formando interpreta e aplica corretamente as regras de incidência contributiva.
CD5: O formando reconhece e aplica as taxas contributivas corretas de acordo com a situação laboral.
CD6: O formando identifica corretamente os regimes aplicáveis a categorias ou situações específicas de trabalhadores.
Avaliação comportamental: No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
Avaliação do processo formativo
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
Tem como objetivo analisar a percepção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspectiva do formador.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
Plataforma digital: Uma plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, e fóruns de discussão, designadamente:
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
Sendo uma formação online, os formandos devem garantir que dispõem dos seguintes recursos mínimos para participação:
O formador deverá dispor de um computador com acesso à internet, sistema de som e câmara de boa qualidade para assegurar a comunicação eficaz com os formandos.