Gratuito
Preço
Horas
25.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, que pretendam desenvolver competências ao nível do autoconhecimento, valorização pessoal e técnicas de inserção profissional, com vista à melhoria da sua empregabilidade. Devem possuir habilitações mínimas ao nível do 9.º ano de escolaridade. Serão priorizados participantes com qualificação de nível igual ou inferior ao nível 3 do Quadro Nacional de Qualificações.
Capacitar os formandos para identificar, valorizar e desenvolver competências pessoais e transversais relevantes para a sua inserção e manutenção no mercado de trabalho, promovendo atitudes empreendedoras e estratégias eficazes de procura ativa de emprego.
CD1: Apresenta com clareza os conceitos de competência, transferibilidade e contextos de aprendizagem.
CD2: Identifica, a partir da sua experiência, competências adquiridas em diferentes contextos de vida.
CD3: Demonstra compreensão da atitude empreendedora como fator diferenciador no processo de empregabilidade.
CD4: Reconhece e exemplifica competências transversais valorizadas por empregadores.
CD5: Aplica estratégias de desenvolvimento pessoal focadas na inserção profissional.
CD6: Identifica corretamente modalidades de trabalho, oportunidades no mercado de trabalho e medidas ativas de emprego.
CD7: Elabora um curriculum vitae bem estruturado e adequado ao seu perfil.
CD8: Realiza pesquisa autónoma e seleção criteriosa de oportunidades de emprego.
CD9: Estrutura e fundamenta uma candidatura espontânea.
CD10: Participa em simulações de entrevista demonstrando comportamentos ajustados.
As competências desenvolvidas neste curso serão aplicadas em contextos reais de procura ativa de emprego, nomeadamente na elaboração de candidaturas, participação em processos de seleção e integração em oportunidades promovidas por medidas de apoio ao emprego. O contexto de aplicação inclui tanto o mercado de trabalho nacional como internacional, em ambiente físico ou digital.
Conteúdo | T | PS | PCT |
1. Conceitos de competência, transferibilidade e contextos de aprendizagem (formal e informal) – aplicação destes conceitos na compreensão da sua história de vida, identificação e valorização das competências adquiridas | 2 | 0,25 |
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2. Atitude empreendedora/proactiva | 2 | 0,25 |
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3. Competências valorizadas pelos empregadores - transferíveis entre os diferentes contextos laborais | 4 | 1 |
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3.1. Competências relacionais | 0,5 | 0 |
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3.2. Competências criativas | 0.5 | 0,5 |
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3.3. Competências de gestão do tempo | 1 | 0,25 |
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3.4. Competências de gestão da informação | 1 | 0,25 |
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3.5. Competências de tomada de decisão | 0,5 | 0 |
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3.6. Competências de aprendizagem (aprendizagem ao longo da vida) | 0,5 | 0 |
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4. Modalidades de trabalho | 1 | 0,25 |
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5. Mercado de trabalho visível e encoberto | 1 | 0,25 |
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6. Pesquisa de informação para procura de emprego | 1 | 0,5 |
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7. Medidas ativas de emprego e formação | 1 | 0,5 |
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8. Mobilidade geográfica (mercado de trabalho nacional, comunitário e extracomunitário) | 1 | 0,5 |
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9. Rede de contactos (sociais ou relacionais) | 1 | 0,25 |
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10. Curriculum vitae | 1 | 1 |
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11. Anúncios de emprego | 1 | 0,25 |
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12. Candidatura espontânea | 1 | 1 |
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13. Entrevista de emprego | 1 | 1 |
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Total | 18 | 7 |
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Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho
Online síncrona (plataforma Zoom)
Avaliação Diagnóstica
No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica informal com recurso a perguntas de resposta múltipla e discussões orientadas, de forma a identificar os conhecimentos prévios dos formandos relativamente aos conceitos de competência, empregabilidade e procura de emprego.
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
Avaliação Formativa
A avaliação formativa ocorrerá ao longo de todas as sessões do curso, sendo baseada na observação contínua da participação dos formandos, tanto nas atividades síncronas como nas reflexões partilhadas online.
Critérios de avaliação:
Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as simulações, exercícios e discussões em grupo via Zoom;
Aplicação correta dos conceitos teóricos em situações práticas (ex.: construção de CV ou identificação de competências);
Capacidade de incorporar o feedback do formador e mostrar progressos, nomeadamente na adaptação dos materiais desenvolvidos (como a carta de candidatura ou CV).
Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
No final do curso, será aplicado um teste escrito individual em formato online, composto unicamente por questões de escolha múltipla e de verdadeiro/falso, com supervisão síncrona na plataforma Zoom. Este teste incidirá sobre a totalidade dos critérios de êxito definidos para o curso.
O teste será corrigido automaticamente ou com base em grelha-padrão de respostas, e a classificação final será expressa numa escala de 0 a 20 valores, com os critérios de avaliação organizados por domínios de conhecimento.
CD1: Apresenta com clareza os conceitos de competência, transferibilidade e contextos de aprendizagem
Metodologia: Questões de escolha múltipla sobre conceitos e respetiva aplicação.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD2: Identifica, a partir da sua experiência, competências adquiridas em diferentes contextos de vida
Metodologia: Questões de verdadeiro/falso sobre identificação e valorização de competências em contextos informais e formais.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD3: Demonstra compreensão da atitude empreendedora como fator diferenciador no processo de empregabilidade
Metodologia: Questões de escolha múltipla sobre atitudes empreendedoras e sua relação com o mercado de trabalho.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD4: Reconhece e exemplifica competências transversais valorizadas por empregadores
Metodologia: Questões de verdadeiro/falso e escolha múltipla sobre competências relacionais, criativas, e outras.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD5: Aplica estratégias de desenvolvimento pessoal focadas na inserção profissional
Metodologia: Questões de escolha múltipla sobre estratégias de autoavaliação, objetivos profissionais e planos de ação.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD6: Identifica corretamente modalidades de trabalho, oportunidades no mercado de trabalho e medidas ativas de emprego
Metodologia: Questões de verdadeiro/falso sobre modalidades contratuais e medidas promovidas pelo IEFP.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD7: Elabora um curriculum vitae bem estruturado e adequado ao seu perfil
Metodologia: Questões de escolha múltipla sobre elementos obrigatórios e boas práticas de elaboração do CV.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD8: Realiza pesquisa autónoma e seleção criteriosa de oportunidades de emprego
Metodologia: Questões de escolha múltipla e verdadeiro/falso sobre fontes de informação, redes de contacto e seleção de anúncios.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD9: Estrutura e fundamenta uma candidatura espontânea
Metodologia: Questões de verdadeiro/falso sobre estrutura, conteúdo e objetivos da candidatura espontânea.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD10: Participa em simulações de entrevista demonstrando comportamentos ajustados
Metodologia: Participação obrigatória numa simulação de entrevista via Zoom. O comportamento será avaliado por observação direta do/a formador/a.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: Sistema binário representado por Observado (1) e Não observado (0)
Avaliação comportamental: No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
o Adaptação a nova tarefa
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
o Motivação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
o Participação
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
o trabalho em equipa
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
o relacionamento interpessoal
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
o aquisição e aplicação de conhecimentos
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
o mobilização de competências
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem
o assiduidade
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
o Pontualidade
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
Avaliação do processo formativo
· Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
· Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
· Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:
Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
A formação decorrerá em ambiente virtual síncrono, através da plataforma Zoom, considerada como sala de formação virtual.
Sala de formação virtual:
O ambiente online de formação deverá garantir:
Acesso individual por parte dos formandos a dispositivos com câmara, microfone e ligação estável à internet;
Acesso do formador a computador com ligação à internet, câmara, microfone, sistema de som, e projetor virtual (funções partilha de ecrã);
Quadro branco virtual (Zoom ou outro equivalente);
Equipamentos necessários:
Computador para o formador, com acesso à internet
Sistema de som e projetor vídeo (função partilha de ecrã)