EUFCD (8600) - Competências empreendedoras e técnicas de procura de emprego

EUFCD (8600) - Competências empreendedoras e técnicas de procura de emprego

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Adultos ativos, com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas ao nível do 9.º ano de escolaridade. O curso destina-se prioritariamente a participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3 do Quadro Nacional de Qualificações. Os destinatários deverão pretender adquirir ou reforçar competências empreendedoras e melhorar a sua capacidade de inserção ou reinserção no mercado de trabalho, quer através da criação do próprio emprego, quer através da procura ativa de trabalho por conta de outrem.

Desenvolver competências empreendedoras e reforçar técnicas de procura ativa de emprego, através do conhecimento do perfil empreendedor, da formulação e estruturação de ideias de negócio, e da aplicação de estratégias eficazes de candidatura a oportunidades de trabalho, com foco na autonomia e adequação às exigências do mercado laboral atual.

CD1. O formando identifica corretamente o conceito de empreendedorismo em diferentes contextos.
CD2. O formando reconhece e exemplifica vantagens e riscos associados ao empreendedorismo.
CD3. O formando descreve com clareza as características do perfil empreendedor.
CD4. O formando elabora uma ideia de negócio coerente com os seus objetivos pessoais e profissionais.
CD5. O formando reconhece e enumera corretamente as fases da definição de um projeto.
CD6. O formando identifica corretamente os apoios e medidas de inserção no mercado de trabalho.
CD7. O formando demonstra capacidade de pesquisa de emprego de forma estruturada e eficaz.
CD8. O formando elabora um curriculum vitae adequado às boas práticas.
CD9. O formando analisa criticamente anúncios de emprego e seleciona os mais relevantes.
CD10. O formando constrói uma candidatura espontânea bem estruturada.
CD11. O formando participa numa simulação de entrevista, revelando comportamentos e atitudes ajustadas ao contexto.

As competências adquiridas serão aplicáveis em contextos de procura ativa de emprego ou de desenvolvimento de projetos próprios, seja em ambiente empresarial, institucional ou em iniciativas de empreendedorismo individual. Estarão particularmente ajustadas a contextos de empregabilidade em mercados locais, nacionais e europeus, com foco na mobilização de competências para enfrentar os desafios do mercado de trabalho contemporâneo.

Conteúdos programáticos e Carga horária

Conteúdo

T

PS

PCT

1. Conceito de empreendedorismo – múltiplos contextos e perfis de intervenção

2

 

 

2. Perfil do empreendedor

2

 

 

3. Fatores que inibem o empreendorismo

1

 

 

4. Ideia de negócio e projet

1

 

 

5. Coerência do projeto pessoal / projeto empresarial

1

 

 

6. Fases da definição do projeto

2

 

 

7. Modalidades de trabalho

1

 

 

8. Mercado de trabalho visível e encoberto

1

 

 

9. Pesquisa de informação para procura de emprego

1

1

 

10. Medidas ativas de emprego e formação

2

 

 

11. Mobilidade geográfica (mercado de trabalho nacional, comunitário e extracomunitário)

1

 

 

12. Rede de contactos

1

 

 

13. Curriculum vitae

1

1

 

14. Anúncios de emprego

1

1

 

15. Candidatura espontânea

1

1

 

16. Entrevista de emprego

1

1

 

 

20

5

 

 

25 Horas

 Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho

Formação a distância, em sessões síncronas, através da plataforma Zoom. 

1. Avaliação Diagnóstica:
Será realizada no início da ação de formação, com o objetivo de identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
A metodologia consistirá na aplicação de um questionário de escolha múltipla ou Verdadeiro/Falso, para aferir o conhecimento prévio dos formandos relativamente aos conceitos de empreendedorismo, procura ativa de emprego e elaboração de CV.

2. Avaliação Formativa:
A avaliação formativa ocorrerá ao longo de toda a ação de formação e será baseada na observação direta do desempenho dos formandos nas atividades propostas, bem como na participação nas discussões em grupo e reflexões.

Critérios da avaliação formativa:

  • Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as simulações e discussões;
  • Aplicação correta dos conceitos teóricos em situações práticas;
  • Capacidade de incorporar o feedback recebido e mostrar progressos ao longo das sessões.

Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.

 

3. Avaliação de Medição (Sumativa):
No final do curso, será aplicado um teste escrito com ponderação de 100%, numa escala de 0-20 valores, por se tratar de uma formação maioritariamente teórica. O teste incluirá questões de resposta múltipla e verdadeiro/falso, estruturadas de forma a avaliar os seguintes critérios de êxito:

CD1: O formando identifica corretamente o conceito de empreendedorismo em diferentes contextos.

Metodologia: Questões de escolha múltipla sobre os conceitos e contextos apresentados.

Ponderação: 10%

Escala de Avaliação: 0-20

CD2: O formando reconhece vantagens e riscos associados ao empreendedorismo.

Metodologia: Questões de verdadeiro/falso com exemplos concretos.

Ponderação: 10%

Escala de Avaliação: 0-20

CD3: O formando identifica com clareza as características do perfil empreendedor.

Metodologia: Questões de escolha múltipla sobre as características e situações apresentadas.

Ponderação: 10%

Escala de Avaliação: 0-20

CD4: O formando identifica, entre várias opções, a ideia de negócio mais coerente com objetivos pessoais e profissionais previamente definidos.

 Metodologia: Questão de escolha múltipla, na qual o formando seleciona a ideia de negócio que melhor se adequa a um perfil específico, justificando a sua escolha com base na coerência com os objetivos pessoais e profissionais apresentados.

Ponderação: 10%

Escala de Avaliação: 0-20

CD5: O formando reconhece e enumera corretamente as fases da definição de um projeto.

Metodologia: Questão de sequência correta de etapas e explicação breve.

Ponderação: 10%

Escala de Avaliação: 0-20

CD6: O formando identifica corretamente os apoios e medidas de inserção no mercado de trabalho.

Metodologia: Questões de escolha múltipla sobre medidas ativas de emprego.

Ponderação: 10%

Escala de Avaliação: 0-20

CD7: O formando demonstra capacidade de pesquisa de emprego de forma estruturada e eficaz.

Metodologia: Questão de escolha múltipla onde seleciona a oportunidades de emprego mais adequadas 

Ponderação: 10%

Escala de Avaliação: 0-20

CD8: O formando identifica um curriculum vitae adequado às boas práticas.

Metodologia: Questão de verdadeiro/falso em que o formando identifica a estrutura mais adequada de um CV 

Ponderação: 10%

Escala de Avaliação: 0-20

CD9: O formando analisa criticamente anúncios de emprego e seleciona os mais relevantes.

Metodologia: Questão de escolha múltipla com vários anúncios onde o formando seleciona com base no perfil profissional.

Ponderação: 10%

Escala de Avaliação: 0-20

CD10: O formando identifica os elementos essenciais de uma candidatura espontânea bem estruturada.

Metodologia: Questão de escolha múltipla, na qual o formando analisa excertos de cartas de candidatura espontânea e seleciona o que melhor demonstra uma estrutura clara, linguagem adequada e motivação convincente

Ponderação: 10%

Escala de Avaliação: 0-20

4. Avaliação comportamental:

No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

Adaptação a nova tarefa

Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

Motivação

Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

Participação

Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

Trabalho em equipa

Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

Relacionamento interpessoal

Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

Aquisição e aplicação de conhecimentos

Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

Mobilização de competências

Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem

Assiduidade

Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

Pontualidade

Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

 

A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

 

5. Avaliação do processo formativo

Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.

Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

  • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.

  • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
    O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

Estão previstos os seguintes recursos:
Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios e fóruns de discussão, designadamente:

  1. Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;

  2. Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios e análise de casos. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;

  3. Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;

  4. Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;

  5. Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
    A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

A formação será desenvolvida em regime de videoconferência síncrona, com recurso a uma plataforma Zoom que permita a comunicação áudio e vídeo em tempo real, garantindo a interação permanente entre formador e formandos.

Todos os formandos deverão dispor dos seguintes recursos:

  • Computador com ligação à internet de banda larga estável

  • Câmara de vídeo, microfone e auscultadores (ou equipamento equivalente que assegure comunicação eficaz)

  • Acesso a conta de e-mail ativa e funcional

O formador deverá dispor de:

  • Computador com acesso à internet

  • Câmara de vídeo e microfone com qualidade adequada

  • Sistema de som

  • Plataforma de videoconferência com partilha de ecrã, gravação e funcionalidades de interação (chat, sondagens, quadro digital partilhado)

  • Quadro branco físico ou digital e/ou flipchart virtual


Manual Funcionamento PDF

Manual de Funcionamento

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