EUFCD (8609) - Língua espanhola - atendimento

EUFCD (8609) - Língua espanhola - atendimento

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 9.º ano de escolaridade, priorizando-se participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3. Destina-se a profissionais que já exerçam funções de atendimento ao cliente ou que pretendam adquirir competências linguísticas em espanhol para comunicação em contexto de atendimento a clientes estrangeiros.

Capacitar os formandos para comunicar eficazmente em língua espanhola no contexto de atendimento ao cliente, aplicando vocabulário específico e expressões adequadas às diferentes fases do processo de interação, de forma a assegurar um serviço de qualidade e adequado às necessidades do cliente estrangeiro.

Linguagem básica aplicada às diferentes fases do atendimento

Expressões idiomáticas

CD1 – O formando demonstra capacidade para iniciar e manter uma interação com o cliente em espanhol utilizando formas adequadas de saudação e cortesia.

CD2 – O formando identifica corretamente as necessidades do cliente e responde de forma adequada em língua espanhola.

CD3 – O formando transmite informações claras e compreensíveis sobre produtos ou serviços, usando vocabulário específico da área.

CD4 – O formando aplica expressões idiomáticas apropriadas para enriquecer a comunicação com o cliente.

CD5 – O formando encerra a interação de forma profissional e cordial, mantendo coerência linguística.

As competências adquiridas serão aplicadas em contextos profissionais de atendimento ao cliente em setores como comércio, hotelaria, restauração, turismo e serviços em geral, onde é necessária a comunicação com clientes estrangeiros de língua espanhola, garantindo a eficácia no serviço prestado e a satisfação do cliente.

Conteúdo Horas Teóricas Horas Práticas



1. Linguagem básica aplicada às diferentes fases do atendimento


18 10
2. Expressões idiomáticas 12 10



Total 30 20

Forma de organização da formação: A distância, com sessões 100% síncronas.

1. Avaliação Diagnóstica:

No início do curso, será realizada uma breve avaliação informal através de perguntas orais e simulações rápidas de diálogos simples em espanhol, conduzidas via Zoom. O objetivo é identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.


2. Avaliação Formativa:

A avaliação formativa ocorrerá ao longo de toda a ação de formação e não contribui para a avaliação final. Esta avaliação será baseada na observação direta, através do Zoom, do desempenho dos formandos nas atividades propostas, nomeadamente role-plays, simulações e exercícios de resposta imediata.

Critérios:

Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as simulações e discussões;

Aplicação correta dos conceitos teóricos em situações práticas;

Capacidade de incorporar o feedback recebido e mostrar progressos ao longo das sessões.

Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.


3. Avaliação de Medição (Sumativa):

No final do curso, será aplicado um teste escrito no Moodle, com ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20 valores, que medirá a aquisição global das competências linguísticas e comunicacionais trabalhadas ao longo da formação. Este teste será constituído por questões de escolha múltipla, resposta curta e exercícios de construção de frases, abrangendo todos os critérios de êxito:

CD1 – O formando demonstra capacidade para iniciar e manter uma interação com o cliente em espanhol utilizando formas adequadas de saudação e cortesia.

Metodologia: Questões de escolha múltipla e preenchimento de diálogos, onde o formando terá de selecionar e/ou escrever expressões adequadas para saudar e manter a interação.

Ponderação: 20%

Escala de Avaliação: 0 a 20 valores (ponderação aplicada no resultado final do teste)

CD2 – O formando identifica corretamente as necessidades do cliente e responde de forma adequada em língua espanhola.

Metodologia: Questões de compreensão de leitura e interpretação de diálogos, onde o formando terá de identificar necessidades e escolher respostas adequadas.

Ponderação: 25%

Escala de Avaliação: 0 a 20 valores (ponderação aplicada no resultado final do teste)

CD3 – O formando transmite informações claras e compreensíveis sobre produtos ou serviços, usando vocabulário específico da área.

Metodologia: Questões de correspondência e resposta curta, onde o formando terá de usar vocabulário técnico corretamente.

Ponderação: 20%

Escala de Avaliação: 0 a 20 valores (ponderação aplicada no resultado final do teste)

CD4 – O formando aplica expressões idiomáticas apropriadas para enriquecer a comunicação com o cliente.

Metodologia: Questões de escolha múltipla e completamento de frases, avaliando a utilização de expressões idiomáticas adequadas ao contexto.

Ponderação: 15%

Escala de Avaliação: 0 a 20 valores (ponderação aplicada no resultado final do teste)

CD5 – O formando encerra a interação de forma profissional e cordial, mantendo coerência linguística.

Metodologia: Exercício de construção de diálogo final, onde o formando terá de encerrar a conversa de forma adequada.

Ponderação: 20%

Escala de Avaliação: 0 a 20 valores (ponderação aplicada no resultado final do teste)


4. Avaliação comportamental:

No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

o Adaptação a nova tarefa

- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

o Motivação

- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

o Participação

- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

o Trabalho em equipa

- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

o Relacionamento interpessoal

- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

o Aquisição e aplicação de conhecimentos

- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

o Mobilização de competências

- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem

o Assiduidade

- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

o Pontualidade

- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

Avaliação do processo formativo

· Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

· Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

· Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.

Regime de presenças e certificação

Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

  • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
  • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
    O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

Estão previstos os seguintes recursos:

  1. Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:
    • Apresentações: As apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação.
    • Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos.
    • Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação.
    • Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicados a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais.
    • Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
      A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

As sessões de formação serão realizadas à distância, recorrendo a ferramentas de videoconferência (Zoom) que garantam a interação síncrona entre formandos e formadores.

Para a realização da formação, serão necessários os seguintes equipamentos e condições técnicas:

  • Computador para o formador, com acesso à internet de alta velocidade.
  • Sistema de som, microfone e câmara de alta qualidade para garantir a transmissão clara de áudio e vídeo.
  • Acesso a uma plataforma de videoconferência (Zoom) que permita a partilha de ecrã, gestão de participantes e gravação das sessões, caso aplicável.
  • Quadro digital ou software de anotação para facilitar a apresentação de conteúdos de forma interativa.

Os formandos deverão dispor de um computador ou dispositivo equivalente com acesso à internet estável, microfone e auscultadores para assegurar a participação plena nas sessões.


Manual Funcionamento PDF

Manual de Funcionamento

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