Gratuito/Financiado PESSOAS 2030
Preço
Horas
50.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 9.º ano de escolaridade, priorizando-se participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3. Destina-se a profissionais que já exerçam funções de atendimento ao cliente ou que pretendam adquirir competências linguísticas em espanhol para comunicação em contexto de atendimento a clientes estrangeiros.
Capacitar os formandos para comunicar eficazmente em língua espanhola no contexto de atendimento ao cliente, aplicando vocabulário específico e expressões adequadas às diferentes fases do processo de interação, de forma a assegurar um serviço de qualidade e adequado às necessidades do cliente estrangeiro.
Linguagem básica aplicada às diferentes fases do atendimento
Expressões idiomáticas
CD1 – O formando demonstra capacidade para iniciar e manter uma interação com o cliente em espanhol utilizando formas adequadas de saudação e cortesia.
CD2 – O formando identifica corretamente as necessidades do cliente e responde de forma adequada em língua espanhola.
CD3 – O formando transmite informações claras e compreensíveis sobre produtos ou serviços, usando vocabulário específico da área.
CD4 – O formando aplica expressões idiomáticas apropriadas para enriquecer a comunicação com o cliente.
CD5 – O formando encerra a interação de forma profissional e cordial, mantendo coerência linguística.
As competências adquiridas serão aplicadas em contextos profissionais de atendimento ao cliente em setores como comércio, hotelaria, restauração, turismo e serviços em geral, onde é necessária a comunicação com clientes estrangeiros de língua espanhola, garantindo a eficácia no serviço prestado e a satisfação do cliente.
Conteúdo | Horas Teóricas | Horas Práticas |
---|---|---|
1. Linguagem básica aplicada às diferentes fases do atendimento | 18 | 10 |
2. Expressões idiomáticas | 12 | 10 |
Total | 30 | 20 |
Forma de organização da formação: A distância, com sessões 100% síncronas.
1. Avaliação Diagnóstica:
No início do curso, será realizada uma breve avaliação informal através de perguntas orais e simulações rápidas de diálogos simples em espanhol, conduzidas via Zoom. O objetivo é identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
2. Avaliação Formativa:
A avaliação formativa ocorrerá ao longo de toda a ação de formação e não contribui para a avaliação final. Esta avaliação será baseada na observação direta, através do Zoom, do desempenho dos formandos nas atividades propostas, nomeadamente role-plays, simulações e exercícios de resposta imediata.
Critérios:
Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as simulações e discussões;
Aplicação correta dos conceitos teóricos em situações práticas;
Capacidade de incorporar o feedback recebido e mostrar progressos ao longo das sessões.
Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
3. Avaliação de Medição (Sumativa):
No final do curso, será aplicado um teste escrito no Moodle, com ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20 valores, que medirá a aquisição global das competências linguísticas e comunicacionais trabalhadas ao longo da formação. Este teste será constituído por questões de escolha múltipla, resposta curta e exercícios de construção de frases, abrangendo todos os critérios de êxito:
CD1 – O formando demonstra capacidade para iniciar e manter uma interação com o cliente em espanhol utilizando formas adequadas de saudação e cortesia.
Metodologia: Questões de escolha múltipla e preenchimento de diálogos, onde o formando terá de selecionar e/ou escrever expressões adequadas para saudar e manter a interação.
Ponderação: 20%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores (ponderação aplicada no resultado final do teste)
CD2 – O formando identifica corretamente as necessidades do cliente e responde de forma adequada em língua espanhola.
Metodologia: Questões de compreensão de leitura e interpretação de diálogos, onde o formando terá de identificar necessidades e escolher respostas adequadas.
Ponderação: 25%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores (ponderação aplicada no resultado final do teste)
CD3 – O formando transmite informações claras e compreensíveis sobre produtos ou serviços, usando vocabulário específico da área.
Metodologia: Questões de correspondência e resposta curta, onde o formando terá de usar vocabulário técnico corretamente.
Ponderação: 20%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores (ponderação aplicada no resultado final do teste)
CD4 – O formando aplica expressões idiomáticas apropriadas para enriquecer a comunicação com o cliente.
Metodologia: Questões de escolha múltipla e completamento de frases, avaliando a utilização de expressões idiomáticas adequadas ao contexto.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores (ponderação aplicada no resultado final do teste)
CD5 – O formando encerra a interação de forma profissional e cordial, mantendo coerência linguística.
Metodologia: Exercício de construção de diálogo final, onde o formando terá de encerrar a conversa de forma adequada.
Ponderação: 20%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores (ponderação aplicada no resultado final do teste)
4. Avaliação comportamental:
No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
o Adaptação a nova tarefa
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
o Motivação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
o Participação
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
o Trabalho em equipa
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
o Relacionamento interpessoal
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
o Aquisição e aplicação de conhecimentos
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
o Mobilização de competências
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem
o Assiduidade
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
o Pontualidade
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
Avaliação do processo formativo
· Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
· Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
· Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Regime de presenças e certificação
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
As sessões de formação serão realizadas à distância, recorrendo a ferramentas de videoconferência (Zoom) que garantam a interação síncrona entre formandos e formadores.
Para a realização da formação, serão necessários os seguintes equipamentos e condições técnicas:
Os formandos deverão dispor de um computador ou dispositivo equivalente com acesso à internet estável, microfone e auscultadores para assegurar a participação plena nas sessões.