EUFCD (8986) Ergonomia e movimentação manual de cargas

EUFCD (8986) Ergonomia e movimentação manual de cargas

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


O curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas equivalentes ou superiores ao 6.º ano de escolaridade. A formação é prioritariamente dirigida a participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3, que pretendam adquirir ou reforçar competências relacionadas com a ergonomia no trabalho e a movimentação manual de cargas, nomeadamente em contextos laborais que impliquem o manuseamento frequente de cargas, adoção de posturas prolongadas e utilização de equipamentos manuais de transporte.

Capacitar os formandos para a aplicação de princípios de ergonomia em diferentes contextos laborais e para a execução segura de atividades de movimentação manual de cargas, com ou sem equipamentos de apoio, prevenindo riscos de lesão e promovendo o bem-estar físico no ambiente de trabalho.

CD1. O formando identifica corretamente os princípios básicos da ergonomia e sua aplicação no contexto laboral.

CD2. O formando reconhece os principais riscos de lesões músculo-esqueléticas relacionados com tarefas específicas.

CD3. O formando demonstra capacidade de ajustar um posto de trabalho em função da atividade e postura.

CD4. O formando aplica, em simulação, as técnicas corretas de movimentação manual de cargas.

CD5. O formando demonstra a utilização segura e adequada de porta paletes manuais.

CD6. O formando realiza corretamente exercícios de ginástica laboral no contexto simulado.

As competências desenvolvidas neste curso serão aplicadas em ambientes de trabalho que envolvem tarefas físicas, nomeadamente em setores como comércio, armazéns, logística, produção e outros onde se verifique a necessidade de movimentação manual de cargas, manutenção de posturas prolongadas ou utilização de equipamentos de transporte manual. A aplicação prática das competências visará melhorar as condições de trabalho, reduzir o risco de lesões e promover a saúde ocupacional dos trabalhadores.

 

Conteúdo

T

PS

PCT

1. Enquadramento

4

2

 

1.1 O que é a ergonomia?

2

 

 

1.2 Princípios a aplicar

1

1

 

1.3 Lesões músculo esqueléticas

1

1

 

2. Ergonomia: trabalho sentado

3

2

 

2.1 Mesa de trabalho

0,5

 

 

2.2 Cadeira

0,5

 

 

2.3 Apoio de pés

0,5

 

 

2.4 Ecrãs de visualização

0,5

 

 

2.5 Riscos

0,5

1

 

2.6 Outros

0,5

1

 

3. Ergonomia Postura de pé

3

1

 

3.1 Altura do plano de trabalho´

1

 

 

3.2 Riscos

1

1

 

3.3 Outros

1

 

 

4. Movimentação de manual de cargas

2

2

 

4.1 Levantamento da carga

0,5

0,5

 

4.2 Transporte da carga

0,5

0,5

 

4.3 Regras na movimentação

0,5

0,5

 

4.4 Riscos de lesão

0,5

0,5

 

5. Movimentação com porta paletes manual e outros equipamentos

2

 

 

5.1 Regras de utilização

1

 

 

5.2 Riscos associados

1

 

 

6. Ginástica laboral

2

2

 

6.1 Base anatómica, fisiológica e biomecânica

1

 

 

6.2 Exercícios no local de trabalho

0,5

1

 

6.3 Outros exercícios

0,5

 

 

TOTAIS

16

9

 

 

25 Horas

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho

Online, em sessões síncronas através da plataforma Zoom

1. Avaliação Diagnóstica

No início do curso será realizada uma discussão de grupo, onde o formador colocará questões abertas relacionadas com os conceitos de ergonomia e movimentação manual de cargas. Esta atividade permitirá aferir os conhecimentos prévios dos formandos e promover uma primeira interação com os conteúdos do curso.

Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.

2 Avaliação Formativa

A avaliação formativa decorrerá ao longo das sessões online, através de diferentes estratégias de acompanhamento e monitorização do desempenho dos formandos na plataforma Moodle, nomeadamente:

  • Participação nos fóruns temáticos e discussões assíncronas;

  • Resolução de atividades propostas em cada módulo (exercícios práticos, análises de casos, quizzes intermédios);

  • Aplicação dos conceitos teóricos em simulações orientadas, com apoio de vídeos e descrições de contextos práticos.

Critérios da avaliação formativa:

  • Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante os fóruns e sessões síncronas;

  • Aplicação correta dos conceitos teóricos nas atividades práticas propostas;

  • Capacidade de incorporar o feedback recebido e demonstrar progressos ao longo da formação.

Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.


3 Avaliação de Medição (Sumativa)

No final do curso, será aplicado um teste de resposta fechada na plataforma Moodle. Este teste incluirá perguntas de escolha múltipla, verdadeiro/falso e associação de conceitos, permitindo aferir a aquisição dos conhecimentos essenciais abordados ao longo da formação. O teste terá uma ponderação de 100%, e será avaliado numa escala de 0 a 20 valores.


Critérios de Avaliação

  • CD1: O formando identifica corretamente os princípios básicos da ergonomia e sua aplicação no contexto laboral.

    • Metodologia: Perguntas de escolha múltipla e verdadeiro/falso no teste Moodle.

    • Ponderação: 20%

    • Escala de Avaliação: Escala de 0 a 20

  • CD2: O formando reconhece os principais riscos de lesões músculo-esqueléticas relacionados com tarefas específicas.

    • Metodologia: Itens de associação e verdadeiro/falso no teste Moodle, com cenários descritivos.

    • Ponderação: 15%

    • Escala de Avaliação: Escala de 0 a 20

  • CD3: O formando demonstra capacidade de ajustar um posto de trabalho em função da atividade e postura.

    • Metodologia: Identificação de erros e boas práticas em imagens e vídeos interativos no teste Moodle.

    • Ponderação: 15%

    • Escala de Avaliação: Escala de 0 a 20

  • CD4: O formando aplica, em simulação, as técnicas corretas de movimentação manual de cargas.

    • Metodologia: Análise de vídeos ou imagens de situações simuladas com escolha das ações corretas no teste Moodle.

    • Ponderação: 15%

    • Escala de Avaliação: Escala de 0 a 20

  • CD5: O formando demonstra a utilização segura e adequada de porta paletes manuais.

    • Metodologia: Perguntas de escolha múltipla e identificação de comportamentos seguros em imagens/vídeos no teste Moodle.

    • Ponderação: 20%

    • Escala de Avaliação: Escala de 0 a 20

  • CD6: O formando realiza corretamente exercícios de ginástica laboral no contexto simulado.

    • Metodologia: Interpretação de imagens/vídeos com seleção das técnicas corretas, associadas à base anatómica e fisiológica.

    • Ponderação: 15%

    • Escala de Avaliação: Escala de 0 a 20


4. Avaliação Comportamental

No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

o   adaptação a nova tarefa

-  Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

-  Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

o   Motivação

-  Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

-  Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

o   Participação

-  Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

-  Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

o   trabalho em equipa

-  Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

-  Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

o   relacionamento interpessoal

-  Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

-  Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

o   aquisição e aplicação de conhecimentos

-  Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

-  Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

o   mobilização de competências

-  Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

-  Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem

o   assiduidade

-  Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

-  Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

o   Pontualidade

-  Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

-  Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

 5. Avaliação do Processo Formativo

·        Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

·        Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

·        Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.

Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

  • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.

  • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:

O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

Estão previstos os seguintes recursos:
1. Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:

  1. Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;

  2. Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;

  3. Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;

  4. Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;

  5. Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.

A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

2. Plataforma de sessões síncronas: A formação será realizada através da plataforma Zoom, garantindo a interação em tempo real entre formandos e formador

Sendo um curso totalmente online, a formação será realizada através da plataforma Zoom, com sessões síncronas conduzidas pelo formador em ambiente virtual. Cada formando deverá aceder às sessões a partir de um dispositivo com ligação estável à internet, câmara, microfone e auscultadores, assegurando condições adequadas de participação.

Equipamentos necessários para o formador:

  • Computador com acesso à internet

  • Plataforma Zoom com funcionalidades de partilha de ecrã e interação com os formandos

  • Sistema de som e microfone funcional

  • Câmara de vídeo

  • Quadro branco digital (ou funcionalidade equivalente na plataforma Zoom)

Estes equipamentos asseguram a dinamização das sessões e a criação de um ambiente de aprendizagem interativo e eficaz.


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