EUFCD (9044) - Aplicações culinárias de produtos hortofrutícolas

<?= $cur_Designacao; ?>

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


O curso é destinado a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas ao nível do 4º ano de escolaridade. Prioriza-se os participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3, que pretendam adquirir competências específicas na preparação culinária de produtos hortofrutícolas, como legumes e frutas, com vista à aplicação em restauração, catering ou confeção de alimentos para consumo próprio.

Desenvolver competências para identificar e aplicar técnicas culinárias de preparação e confeção de legumes, frutas e ervas aromáticas, promovendo o aproveitamento integral dos produtos hortofrutícolas.

CD1. Demonstrar capacidade de confeção prática de pelo menos uma sopa, salada ou prato cozinhado com legumes.
CD2. Apresentar pratos que incorporem ervas aromáticas adequadamente escolhidas para diferentes técnicas culinárias.
CD3. Executar pelo menos um tipo de bebida, prato cozinhado ou doce à base de frutas, respeitando os princípios de higiene e qualidade.

O curso destina-se à aplicação prática no contexto de restauração, catering ou confeção de alimentos caseiros para consumo próprio, com ênfase na criatividade e no aproveitamento sustentável dos produtos hortofrutícolas.

Conteúdo

T

PS

PCT

1.Aplicações culinárias de legumes

5

4

 

1.1.Sopas

1.5

1

 

1.2.Saladas

1

1

 

1.3.Legumes cozidos

1

1

 

1.4.Outras formas de cozinhar legumes

1.5

1

 

2.Ervas aromáticas

2

1

 

2.1.Variedade de ervas aromáticas

1

0.5

 

2.2.Utilização das ervas aromáticas

1

0.5

 

2.2.1.Pratos cozidos

2

2

 

2.2.2.Pratos assados

3

2

 

2.2.3.Pratos estufados

1

1

 

2.2.4.Pratos fritos

1

1

 

3.Aplicações culinárias de frutas

1

1

 

3.1.Bebidas de frutas (sumos e batidos)

2

2

 

3.2.Introdução de fruta nos pratos cozinhados

1.5

1

 

3.3.Doces à base de fruta

0.5

1

 

TOTAIS

14

11

 

 

25 Horas

Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho

Online, com sessões síncronas via Zoom e apoio da plataforma Moodle

1. Avaliação diagnóstica:
No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica informal para identificar o ponto de partida dos formandos e ajustar o foco da formação conforme necessário.

  • Metodologia: Questionário de escolha múltipla e/ou perguntas abertas sobre os conhecimentos prévios relacionados com técnicas de confeção de sopas, saladas, pratos cozinhados, e utilização de ervas aromáticas e frutas em culinária.
  • Objetivo: Identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.

2. Avaliação formativa:
Será realizada continuamente durante o curso para acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo.

  • Metodologia:
    • Discussões em grupo e reflexões sobre as escolhas culinárias.
  • Critérios:
    • Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as discussões e atividades práticas.
    • Aplicação correta dos conceitos teóricos na confeção de pratos e utilização de ingredientes.
    • Capacidade de incorporar feedback e demonstrar melhorias progressivas ao longo do curso.
  • Objetivo: Acompanhar o progresso dos formandos e ajustar estratégias pedagógicas para maximizar a aprendizagem.

3. Avaliação da Medição (Sumativa):

No final da formação, será realizada uma atividade prática individual que consistirá na apresentação de uma receita que incorpore ervas aromáticas e uma bebida complementar. Esta atividade será detalhada na plataforma Moodle, onde os formandos encontrarão a descrição dos objetivos e critérios de avaliação.

Detalhes da Atividade Prática:

  • Descrição: Os formandos deverão preparar um prato que incorpore ervas aromáticas e apresentar uma bebida complementar. Para a submissão, deverão enviar uma foto ou vídeo do prato e da bebida, acompanhado da receita e de uma descrição escrita sobre as técnicas utilizadas, escolhas de ingredientes, e os princípios de higiene e qualidade aplicados.
  • Formato de Avaliação: A avaliação será realizada pelo formador com recurso a uma grelha de observação. A atividade prática será complementada por uma explicação do processo criativo e técnico por parte do formando, em texto ou em vídeo.

Critérios de Avaliação:

  • Critério CD1: Demonstrar capacidade de confeção prática de pelo menos uma sopa, salada ou prato cozinhado com legumes.

    • Metodologia: Avaliação do prato submetido, considerando a correta aplicação de técnicas de confeção e criatividade.
    • Ponderação: 35%.
    • Escala de Avaliação: Observado (1) / Não Observado (0).

  • Critério CD2: Apresentar pratos que incorporem ervas aromáticas adequadamente escolhidas para diferentes técnicas culinárias.

    • Metodologia: Avaliação da seleção e utilização de ervas aromáticas, considerando a justificação das escolhas e sua adequação à técnica aplicada.
    • Ponderação: 35%.
    • Escala de Avaliação: Observado (1) / Não Observado (0).

  • Critério CD3: Executar pelo menos um tipo de bebida, prato cozinhado ou doce à base de frutas, respeitando os princípios de higiene e qualidade.

    • Metodologia: Avaliação da bebida submetida, considerando a harmonia dos sabores, apresentação, e respeito pelos princípios de higiene e qualidade mencionados na descrição enviada.
    • Ponderação: 30%.
    • Escala de Avaliação: Observado (1) / Não Observado (0).

Avaliação comportamental:

No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

o    Adaptação a nova tarefa

-  Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

-  Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

o    Motivação

-  Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

-  Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

o    Participação

-  Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

-  Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

o    Trabalho em equipa

-  Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

-  Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

o    Relacionamento interpessoal

-  Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

-  Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

o    Aquisição e aplicação de conhecimentos

-  Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

-  Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

o    Mobilização de competências

-  Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

-  Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem

o    Assiduidade

-  Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

-  Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

o    Pontualidade

-  Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

-  Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional. 

Avaliação do processo formativo

·         Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

·         Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

·         Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.

Regime de presenças e certificação:
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

  • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
  • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
    O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

Recursos pedagógicos:
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

Estão previstos os seguintes recursos:

  1. Plataforma digital: Uma plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:
    1. Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
    2. Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
    3. Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
    4. Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
    5. Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
      A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

Espaços e equipamentos:
A formação será realizada online, com sessões síncronas via Zoom. Os requisitos técnicos incluem:

  • Dispositivo com acesso à internet estável para formadores e formandos (computador, tablet ou telemóvel);
  • Microfone e câmara para interação durante as sessões;
  • Conta na plataforma Zoom para realização das sessões síncronas;
  • Acesso à plataforma Moodle para consulta e interação com os materiais didáticos e atividades formativas.

Manual Funcionamento PDF

Manual de Funcionamento