Gratuito
Preço
Horas
25.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 9.º ano de escolaridade. São priorizados participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3, que pretendam adquirir competências ou manifestem interesses em identificar, planear e gerir eficazmente situações de crise no contexto comercial, garantindo a segurança de colaboradores, clientes e terceiros,
Dotar os formandos de competências para identificar cenários de crise, descrever procedimentos adequados para assegurar a segurança de todas as pessoas envolvidas e planear, preparar e supervisionar equipas para uma ação rápida e eficaz em situações de crise.
CD1: Identificar corretamente os conceitos e fases de uma crise.
CD2: Reconhecer e descrever adequadamente os vários tipos de cenários de crise.
CD3: Executar corretamente os procedimentos associados a diferentes cenários de crise.
CD4: Planear respostas rápidas e adequadas a situações de crise.
CD5: Demonstrar atitudes de liderança, responsabilidade e rigor na gestão de situações de crise simuladas.
As competências desenvolvidas neste curso serão aplicadas em ambientes comerciais e de serviços, nomeadamente em lojas de retalho, centros comerciais e outras organizações que necessitem de garantir a gestão eficaz de situações de crise que envolvam segurança de pessoas e património.
Conteúdo | T | PS | PCT |
1.Enquadramento | 4 | 0 |
|
1.1.Definição de crise | 0,5 | 0 |
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1.2.Intervenientes | 0,5 | 0 |
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1.3.Responsabilidades | 0,5 | 0 |
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1.4.Principais tarefas | 1 | 0 |
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1.5.Fases de uma crise | 1,5 | 0 |
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1.5.1.Emergência | 0,5 | 0 |
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1.5.2.Crise | 0,5 | 0 |
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1.5.3.Recuperação | 0,5 | 0 |
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2.Cenários de crise | 9,5 | 0 |
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2.1.Responsabilidade sobre produtos | 1 | 0 |
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2.1.1.Sabotagem | 0,5 | 0 |
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2.1.2.Contaminação | 0,5 | 0 |
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2.2.Acidente com clientes | 1 | 0 |
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2.2.1.Acidente alimentar | 0,5 | 0 |
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2.2.2.Acidente físico | 0,5 | 0 |
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2.3.Terrorismo | 1,5 | 0 |
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2.3.1.Ameaça de bomba | 0,5 | 0 |
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2.3.2.Explosão de bomba | 0,5 | 0 |
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2.3.3.Contaminação por agentes químicos | 0,5 | 0 |
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2.4.Ato violento | 2,5 | 0 |
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2.4.1.Sequestro e refém | 0,5 | 0 |
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2.4.2.Assalto a carrinha de valores ou linha de caixa | 0,5 | 0 |
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2.4.3.Ocupação de edifício | 0,5 | 0 |
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2.4.4.Vandalismo | 0,5 | 0 |
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2.4.5.Extorsão | 0,5 | 0 |
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2.5.Acidente na loja | 3,5 | 0 |
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2.5.1.Incêndio | 0,5 | 0 |
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2.5.2.Falha de sistemas vitais (ar condicionado, frio, saneamento, gás e elétrico) | 0,5 | 0 |
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2.5.3.Desabamento ou colapso de estruturas | 0,5 | 0 |
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2.5.4.Derrame químico | 0,5 | 0 |
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2.5.5.Contaminação da água de abastecimento | 0,5 | 0 |
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2.5.6.Rebentamento de botijas de gás | 0,5 | 0 |
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2.6.Falha de Comunicações/Sistemas | 0,5 | 0 |
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3.Procedimentos de crise | 6,5 | 5 |
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3.1.Alerta | 1 | 1,5 |
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3.1.1.Matriz de escalonamento por cenário | 1 | 1,5 |
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3.2.Ritmo de gestão | 5 | 3 |
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3.2.1.Análise da situação | 1 | 0,5 |
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3.2.2.Medidas de emergência imediatas | 1 | 0,5 |
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3.2.3.Planeamento/programação | 1 | 0,5 |
|
3.2.4.Avaliação da situação | 0,5 | 0,5 |
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3.2.5.Tomada de decisão | 0,5 | 0,5 |
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3.2.6.Implementação de procedimentos | 1 | 0,5 |
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4.Ações e documentos a utilizar para cada cenário | 0,5 | 0,5 |
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TOTAIS | 20 | 5 |
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| 25 Horas |
Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho
Formação a distância, em sessões síncronas, através da plataforma Zoom
Será realizada no início do curso, de forma informal, através de uma conversa orientada entre formador e formandos. Durante esta interação, serão colocadas perguntas abertas e pequenos desafios de reflexão como, por exemplo:
“O que entende por crise numa organização?”
“Já vivenciou ou presenciou alguma situação de crise? Que procedimentos foram seguidos?”
“Quais acha que são as principais dificuldades numa gestão de crise?”
Esta abordagem pretende ser leve e participativa, fomentando o envolvimento desde o início.
Objetivo:
A avaliação formativa será contínua ao longo da formação e não contará para a avaliação final. Basear-se-á na:
Observação direta do desempenho dos formandos durante as discussões em grupo e atividades práticas (análises de cenários).
Participação nas simulações e debates, focando-se na aplicação prática dos conceitos abordados.
Feedback contínuo, de forma a orientar os formandos sobre as áreas a melhorar.
Critérios de avaliação formativa:
Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as simulações e discussões;
Aplicação correta dos conceitos teóricos em situações práticas;
Capacidade de incorporar o feedback recebido e demonstrar progressos ao longo das sessões.
Objetivo:
Acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
No final do curso, será aplicado um teste escrito com ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20 valores, em conformidade com a natureza maioritariamente teórica do curso.
CD1: Identificar corretamente os conceitos e fases de uma crise.
Metodologia: Perguntas de resposta múltipla e perguntas de desenvolvimento sobre definição de crise e fases.
Ponderação: 20%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores.
CD2: Reconhecer e descrever adequadamente os vários tipos de cenários de crise.
Metodologia: Questões descritivas sobre cenários específicos (sabotagem, acidentes, terrorismo, etc.).
Ponderação: 20%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores.
CD3: Executar corretamente os procedimentos associados a diferentes cenários de crise.
Metodologia: Análise de casos práticos onde os formandos deverão descrever os procedimentos corretos a adotar.
Ponderação: 20%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores.
CD4: Planear respostas rápidas e adequadas a situações de crise.
Metodologia: Elaboração de um mini-plano de resposta a uma crise simulada, baseado num cenário apresentado.
Ponderação: 20%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores.
CD5: Demonstrar atitudes de liderança, responsabilidade e rigor na gestão de situações de crise simuladas.
Metodologia: Resposta escrita a questões de análise crítica e comportamental em cenários de crise.
Ponderação: 20%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores.
Avaliação comportamental:
No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
o adaptação a nova tarefa
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
o Motivação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
o Participação
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
o trabalho em equipa
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
o relacionamento interpessoal
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
o aquisição e aplicação de conhecimentos
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
o mobilização de competências
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem
o assiduidade
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
o Pontualidade
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
Avaliação do processo formativo
· Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
· Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
· Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:
Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicados a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
Espaços e equipamentos:
A formação será realizada online, com sessões síncronas via Zoom. Os requisitos técnicos incluem: