Gratuito/Financiado PESSOAS 2030
Preço
Horas
25.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
O curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, detentores do 9.º ano de escolaridade como habilitação mínima. A participação é prioritária para formandos com qualificação de nível igual ou inferior ao nível 3 do Quadro Nacional de Qualificações. Dirige-se a indivíduos que pretendem adquirir competências técnicas na confeção de produtos de geladaria, nomeadamente gelados e sorvetes, com vista à integração ou valorização profissional no setor da hotelaria e restauração.
Dotar os formandos de competências técnicas para identificar, preparar, confecionar e acondicionar diversos tipos de gelados e sorvetes, respeitando as normas de higiene e segurança, e aplicando os princípios de controlo de qualidade e conservação, com base em fichas técnicas e processos normalizados de produção.
CD1. Identifica corretamente os diferentes tipos de gelados e sorvetes e as suas características específicas.
CD2. Preenche fichas técnicas respeitando as capitações e normas estabelecidas.
CD3. Realiza com exatidão as operações de pesagem e preparação de ingredientes.
CD4. Utiliza corretamente os utensílios e equipamentos de geladaria, sem comprometer a segurança ou qualidade.
CD5. Aplica os processos de fabrico correspondentes a cada tipo de gelado ou sorvete, respeitando as etapas.
CD6. Apresenta os produtos finais com empratamento e decoração adequada às boas práticas do setor.
CD7. Identifica corretamente as aplicações dos gelados e sorvetes no contexto de sobremesas.
CD8. Executa procedimentos de controlo de qualidade durante o processo produtivo.
CD9. Acondiciona e conserva os produtos finais de acordo com os requisitos técnicos e sanitários.
CD10. Aplica todas as normas de higiene e segurança de forma consistente ao longo das atividades
As competências adquiridas neste curso serão aplicadas em contextos profissionais ligados ao setor da hotelaria e restauração, nomeadamente em cozinhas industriais, pastelarias, geladarias, restaurantes ou unidades de produção alimentar. Os formandos deverão ser capazes de executar, em ambiente de trabalho real, as tarefas relacionadas com a confeção de produtos de geladaria, respeitando as exigências do setor em termos de qualidade, higiene e segurança.
Conteúdo | T | PS | PCT |
1. Tipos de gelados e sorvetes | 4 | 4 |
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1.1.Gelados à base de leite | 1 | 1 |
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1.2.Gelados à base de natas | 1 | 1 |
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1.3.Gelados à base de cremes | 1 | 1 |
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1.4.Sorvetes | 1 | 1 |
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2. Receitas e fichas técnicas | 2 | 1 |
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3. Técnicas de preparação e fabrico de gelados e sorvetes | 2 | 2 |
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3.1. Operações de quantificação, proporções e pesagens | 1 | 0 |
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3.2. Manuseamento e preparação de utensílios e equipamentos | 0.5 | 0.5 |
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3.3. Processos de fabrico (leite, natas, cremes, sorvetes) | 0.5 | 0.5 |
|
4. Empratamento e decoração de gelados e sorvetes | 1 | 1 |
|
5. Aplicações em sobremesas | 1 | 1 |
|
6. Controlo de qualidade do processo de fabrico | 1 | 1 |
|
7. Acondicionamento e conservação dos produtos confecionados | 1 | 1 |
|
8. Normas de higiene e segurança | 1 | 1 |
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TOTAIS | 13 | 12 |
|
| 25 Horas |
Online, em sessões 100% síncronas, através da plataforma Zoom.
1. Avaliação das Aprendizagens
1.1 Avaliação Diagnóstica
No início da formação, será realizada uma breve avaliação informal, através de um questionário online de verdadeiro/falso e escolha múltipla na plataforma Moodle, sobre os principais conceitos relacionados com os tipos de gelados e sorvetes, etapas do fabrico, higiene e segurança.
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
1.2 Avaliação Formativa
A avaliação formativa será contínua e realizada ao longo das sessões síncronas via Zoom. O formador procederá à observação direta da participação dos formandos através das suas intervenções orais, interações no chat e contributos nas atividades propostas, como análises de fichas técnicas ou resolução de casos.
Critérios:
1.3 Avaliação de Medição (Sumativa)
No final da formação, será aplicado um teste teórico de verdadeiro/falso através da plataforma Moodle, com ponderação de 100%, numa escala de 0-20. Este teste visa medir a aquisição das competências teóricas associadas aos critérios de êxito. As perguntas serão distribuídas proporcionalmente pelos 10 critérios definidos, assegurando que todos os domínios do conteúdo foram abordados.
Segue-se a estrutura de avaliação por critério:
Avaliação comportamental:
No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
o Adaptação a nova tarefa
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
o Motivação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
o Participação
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
o Trabalho em equipa
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
o Relacionamento interpessoal
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
o Aquisição e aplicação de conhecimentos
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
o Mobilização de competências
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem
o Assiduidade
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
o Pontualidade
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
Avaliação do processo formativo
· Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
· Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
· Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
(Deve indicar-me se o curso é teórico ou prático para poder completar esta secção com a fórmula de avaliação correta.)
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:
Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
A formação decorrerá em ambiente virtual síncrono, através de plataforma de videoconferência (Zoom,), assegurando-se:
Acesso estável à internet por parte do formador e dos formandos;
Computador com câmara e microfone funcionais para todos os participantes;
Sala virtual com funcionalidades de partilha de ecrã, chat, breakout rooms (se necessário) e gravação de sessões (quando aplicável);
Computador do formador com acesso à internet, projetor vídeo (se necessário em contexto físico de apoio), sistema de som e quadro branco virtual/partilhado.
Não são exigidos espaços físicos, mas o formador deve operar a partir de um ambiente tranquilo, com condições adequadas para formação online síncrona.