EUFCD (9554) - Indústria e produtos alimentares

EUFCD (9554) - Indústria e produtos alimentares

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Adultos, com idade igual ou superior a 18 anos, com o 9.º ano de escolaridade como habilitação mínima, que pretendam adquirir ou aprofundar competências no domínio da caracterização dos produtos alimentares, nutrição e indústria alimentar. Dirige-se também a quem já desempenha funções no setor alimentar ou áreas associadas, e necessita de reforçar os seus conhecimentos sobre hábitos alimentares, qualidade nutricional e regime alimentar equilibrado.

Capacitar os formandos para identificar e caracterizar os produtos alimentares, analisar a evolução dos hábitos alimentares portugueses, reconhecer a importância da qualidade nutricional e calcular regimes alimentares equilibrados, compreendendo ainda o papel da indústria alimentar na satisfação das necessidades dos consumidores.

CD1. O formando identifica corretamente os diferentes tipos de produtos alimentares e os seus componentes.

CD2. Explica de forma clara e fundamentada a função dos nutrientes e reconhece os principais aditivos.

CD3. Avalia com exatidão a qualidade nutricional dos alimentos apresentados.

CD4. Relaciona os hábitos alimentares com os contextos históricos e sociais de forma fundamentada.

CD5. Calcula um regime alimentar equilibrado respeitando os princípios da dieta mediterrânea e da pirâmide alimentar.

CD6. Descreve com precisão os ramos da indústria alimentar e a sua relevância no consumo atual.


As competências desenvolvidas neste curso aplicam-se em contextos relacionados com a produção, transformação, análise e promoção de produtos alimentares, seja em ambientes industriais, institucionais (como escolas e lares), retalho alimentar ou áreas de saúde e bem-estar. Este curso também contribui para a adoção de práticas alimentares mais conscientes e saudáveis.

                Conteúdos programáticos e Carga horária

Conteúdo

T

PS

PCT

1. Produtos alimentares

4

    4

 

1.1. Composição

1

1

 

1.2. Classificação dos alimentos dietéticos

0.5

1

 

1.3. Classificação dos géneros alimentícios anormais

0.5

0.5

 

1.4. Identificação e função dos nutrientes

1

0.5

 

1.5. Aditivos alimentares

0.5

0.5

 

1.6. Produtos transformados

0.5

0.5

 

2. Alimentação

6

5

 

2.1. Qualidade nutricional dos alimentos

1

1

 

2.2. Evolução dos hábitos alimentares dos portugueses

1

 1

 

2.3. Situação alimentar

0.5

0.5

 

2.4. Necessidades nutricionais

1

0.5

 

2.5. Valor nutricional dos alimentos e sua importância no regime alimentar

1

0.5

 

2.6. Alimentação saudável

0.5

0.5

 

2.7. Pirâmide alimentar

0.5

0.5

 

2.8. Dieta mediterrânea

0.5

 0.5

 

3. Cálculo de um regime alimentar equilibrado

1

    1

 

3.1. Conceitos gerais dos géneros alimentícios

1

1

 

4. Indústria alimentar

3

1

 

4.1. Ramos da indústria alimentar e a sua importância para os consumidores

3

1

 

 

   14

11

 

 

25 Horas

Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho

Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho

Formação a distância, em sessões síncronas, através da plataforma Zoom

1. Avaliação Diagnóstica

Será realizada uma breve avaliação diagnóstica no início da ação de formação, com o objetivo de identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.


2. Avaliação Formativa

A avaliação formativa decorrerá ao longo da ação e tem como função acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.


Metodologias:

  • Observação direta da participação nas atividades em grupo e exercícios práticos;

  • Análise dos contributos dos formandos nas discussões orientadas;

  • Acompanhamento da aplicação dos conceitos teóricos em exercícios individuais.

Critérios de avaliação:

  • Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as simulações e discussões;

  • Aplicação correta dos conceitos teóricos em situações práticas;

  • Capacidade de incorporar o feedback recebido e mostrar progressos ao longo das sessões.


3. Avaliação de Medição (Sumativa)

No final do curso, será aplicado um teste através da plataforma Moodle, para avaliar a aquisição das competências previstas. O teste poderá incluir perguntas de escolha múltipla e/ou questões de verdadeiro ou falso. Os critérios de avaliação específicos são os seguintes:

  • CD1: O formando identifica corretamente os diferentes tipos de produtos alimentares e os seus componentes.

    • MetodologiaQuestões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso. 

    • Ponderação: 15%

    • Escala de Avaliação: 0-20 valores

  • CD2: Explica de forma clara e fundamentada a função dos nutrientes e reconhece os principais aditivos.

    • MetodologiaQuestões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso. 

    • Ponderação: 20%

    • Escala de Avaliação: 0-20 valores

  • CD3: Avalia com exatidão a qualidade nutricional dos alimentos apresentados.

    • MetodologiaQuestões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso. 

    • Ponderação: 20%

    • Escala de Avaliação: 0-20 valores

  • CD4: Relaciona os hábitos alimentares com os contextos históricos e sociais de forma fundamentada.

    • MetodologiaQuestões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso. 

    • Ponderação: 15%

    • Escala de Avaliação: 0-20 valores

  • CD5: Calcula um regime alimentar equilibrado respeitando os princípios da dieta mediterrânea e da pirâmide alimentar.

    • MetodologiaQuestões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso. 

    • Ponderação: 20%

    • Escala de Avaliação: 0-20 valores

  • CD6: Descreve com precisão os ramos da indústria alimentar e a sua relevância no consumo atual.

    • MetodologiaQuestões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso. 

    • Ponderação: 10%

    • Escala de Avaliação: 0-20 valores


      4. Avaliação Comportamental 

      No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

      •  Adaptação a nova tarefa

      -  Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

      -  Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

      • Motivação

      -  Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

      -  Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

      • Participação

      -  Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

      -  Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

      • Trabalho em equipa

      -  Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

      -  Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

      • Relacionamento interpessoal

      -  Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

      -  Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

      • Aquisição e aplicação de conhecimentos

      -  Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

      -  Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

      • Mobilização de competências

      -  Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

      -  Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem

      • Assiduidade

      -  Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

      -  Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

      • Pontualidade

      -  Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

      -  Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

      A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

       

      5. Avaliação do Processo Formativo

      • Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

      Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

      • Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

      Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

      • Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

      Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.

Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

  • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
  • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal: O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.


Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

Estão previstos os seguintes recursos:

  1. Plataforma digital: Uma plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:

    • Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação.
    • Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos.
    • Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação.
    • Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicados a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais.
    • Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.

    A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

  2. Plataforma de sessões síncronas: A formação será realizada através da plataforma Zoom, garantindo interação em tempo real entre formandos e formador.

Espaços:
Não aplicável devido ao formato a distância.

Equipamentos necessários:

  • Computador ou dispositivo equivalente para o formador e para os formandos, com ligação à internet estável.
  • Plataforma Zoom instalada e funcional para realização das sessões síncronas.
  • Sistema de som e microfone adequados para comunicação clara.
  • Webcam para permitir a interação visual durante as sessões de formação.
  • Material de apoio digital disponibilizado na plataforma Moodle.

Manual Funcionamento PDF

Manual de Funcionamento

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