Gratuito
Preço
Horas
50.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, que pretendam adquirir ou aprofundar conhecimentos sobre produtos financeiros básicos. São elegíveis candidatos com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 9.º ano de escolaridade.
Dá-se prioridade a participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3.
No final do curso, os formandos deverão ser capazes de compreender e distinguir os diferentes produtos financeiros básicos disponíveis no mercado, nomeadamente depósitos, cartões bancários, crédito, seguros e produtos de investimento, reconhecendo os direitos e deveres do consumidor financeiro, assim como identificar formas de prevenção contra fraudes no setor financeiro.
CD1. O formando deve ser capaz de diferenciar corretamente os depósitos à ordem e os depósitos a prazo, identificando as suas características principais.
CD2. O formando deve demonstrar a capacidade de distinguir os diferentes tipos de cartões bancários e explicar as suas vantagens e desvantagens.
CD3. O formando deve ser capaz de identificar corretamente os diversos tipos de crédito bancário e os fatores a considerar na sua contratação.
CD4. O formando deve demonstrar conhecimento sobre os diferentes tipos de seguros e os conceitos fundamentais associados.
CD5. O formando deve ser capaz de reconhecer os direitos e deveres do consumidor financeiro, bem como as entidades reguladoras responsáveis.
CD6. O formando deve demonstrar conhecimento sobre as fraudes financeiras mais comuns e as estratégias para prevenção.
As competências adquiridas neste curso serão aplicáveis em contextos de gestão financeira pessoal e familiar, apoio à tomada de decisões sobre produtos financeiros, e no desempenho de funções em setores que envolvam a comercialização ou gestão de produtos e serviços financeiros.
Conteúdo | T | PS | PCT |
1. Depósitos à ordem vs. depósito a prazo | 4 | 1 |
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1.1 Remuneração e liquidez | 1 |
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1.2 Características dos depósitos a prazo: remuneração (conceitos de TANB, TANL, TANB média), reforços e mobilização | 2 | 1 |
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1.3 O fundo de garantia de depósito | 1 |
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2.Cartões bancários: cartões de débito, cartões de crédito, cartões de débito diferido, cartões mistos | 2 |
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3. Tipos de crédito bancário: crédito à habitação, crédito pessoal, crédito automóvel (clássico vs leasing), cartões de crédito, descobertos bancários | 8 | 3 |
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3.1 Principais características: regime de prestações, regime de taxa, crédito revolving | 2 | 1 |
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3.2 Conceitos: montante do crédito, prestação, taxa de juro (TAN), TAE e TAEG | 3 | 1 |
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3.3 Custos do crédito: juros, comissões, despesas, seguros e impostos | 3 | 1 |
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4.Tipos de seguros: automóvel (responsabilidade civil vs. danos próprios), acidentes de trabalho, incêndio, vida, saúde | 6 |
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4.1 Principais características: seguros obrigatórios vs seguros facultativos, coberturas, prémio, declaração do risco, participação do sinistro, regularização do sinistro (seguro automóvel), cessação do contrato | 3 |
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4.2 Conceitos: apólice, prémio, capital seguro, multirriscos, tomador do seguro vs segurado, franquia, período de carência, princípio indemnizatório, resgate, estorno; e no âmbito do seguro automóvel: carta verde, declaração amigável, certificado de tarifação, indemnização direta ao segurado | 3 |
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5.Tipos de produtos de investimento: ações, obrigações, fundos de investimento e fundos de pensões | 4 | 3 |
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5.1 Receção e execução de ordens | 2 | 1 |
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5.2 Registo e depósito de Valores Mobiliários | 1 | 1 |
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5.3 Consultoria para investimento | 1 | 1 |
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6. Contratação de serviços financeiros à distância: internet, telefone | 2 |
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7. Direitos e deveres do consumidor financeiro | 6 | 2 |
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7.1 Entidades reguladoras das instituições financeiras | 2 |
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7.2 Legislação de proteção dos consumidores de produtos e serviços financeiros | 1 |
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7.3 Direito a reclamar e formas de o fazer | 1 | 1 |
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7.4 Direito à informação pré-contratual, contratual e durante a vigência do contrato (e.g. Preçários, Fichas de Informação Normalizadas, minutas de contratos, cópias do contrato e extratos) | 2 | 1 |
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7.5 Dever de prestação de informação verdadeira e completa | 1 |
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8. A aquisição de produtos financeiros como um contrato entre a instituição financeira e o consumidor | 2 | 1 |
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9. Precaução contra a fraude | 6 |
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9.1 Instituições autorizadas a exercer a atividade | 1 |
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9.2 Fraudes mais comuns com produtos financeiros (e.g. phishing, notas falsas, utilização indevida de cheques e cartões) e sinais a que deve estar atento | 2 |
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9.3 Proteção de dados pessoais e códigos | 2 |
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9.4 Entidades a que deve recorrer em caso de fraude ou de suspeita de fraude | 1 |
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TOTAIS | 40 | 10 |
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| 50 Horas |
Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho
Avaliação Diagnóstica:
No início do curso, será realizada uma breve avaliação informal para determinar o nível inicial dos formandos. Poderão ser utilizadas questões de resposta múltipla e debates orientados para aferir o conhecimento prévio sobre produtos financeiros básicos.
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
Avaliação Formativa:
A avaliação formativa decorrerá ao longo de toda a formação e não contribuirá para a avaliação final. Será baseada na observação direta do desempenho dos formandos, na participação em exercícios práticos, bem como na sua capacidade de analisar e discutir casos práticos.
Critérios de avaliação:
Avaliação de Medição (Sumativa):
No final do curso, será aplicado um teste escrito na plataforma Moodle, com uma ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20 valores. O teste será constituído por questões de escolha múltipla, verdadeiro ou falso e de resposta curta, de forma a avaliar a aquisição dos conhecimentos teóricos abordados ao longo da formação.
O teste será disponibilizado na plataforma Moodle com tempo limite para resposta, garantindo assim a equidade na realização da avaliação. As perguntas serão randomizadas para cada formando, assegurando a integridade do processo de avaliação.
Critérios de avaliação:
CD1: Diferenciar corretamente os depósitos à ordem e os depósitos a prazo, identificando as suas características principais.
CD2: Distinguir os diferentes tipos de cartões bancários e explicar as suas vantagens e desvantagens.
CD3: Identificar corretamente os diversos tipos de crédito bancário e os fatores a considerar na sua contratação.
CD4: Demonstrar conhecimento sobre os diferentes tipos de seguros e os conceitos fundamentais associados.
CD5: Reconhecer os direitos e deveres do consumidor financeiro, bem como as entidades reguladoras responsáveis.
CD6: Demonstrar conhecimento sobre as fraudes financeiras mais comuns e as estratégias para prevenção.
Avaliação Comportamental:
No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
o adaptação a nova tarefa
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
o Motivação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
o Participação
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
o trabalho em equipa
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
o relacionamento interpessoal
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
o aquisição e aplicação de conhecimentos
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
o mobilização de competências
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem
o assiduidade
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
o Pontualidade
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
Avaliação do processo formativo:
· Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
· Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
· Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
1. Plataforma digital: Uma plataforma moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
2. Plataforma de sessões síncronas: A formação será realizada através da plataforma Zoom, garantindo interação em tempo real entre formandos e formador.
Espaços:
Não aplicável devido ao formato a distância.
Equipamentos necessários:
Computador ou dispositivo equivalente para o formador e para os formandos, com ligação à internet estável.
Plataforma Zoom instalada e funcional para realização das sessões síncronas.
Sistema de som e microfone adequados para comunicação clara.
Webcam para permitir a interação visual durante as sessões de formação.
Material de apoio digital disponibilizado na plataforma Moodle.