EUFCD (9821) Produtos financeiros básicos

EUFCD (9821) Produtos financeiros básicos

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, que pretendam adquirir ou aprofundar conhecimentos sobre produtos financeiros básicos. São elegíveis candidatos com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 9.º ano de escolaridade.
Dá-se prioridade a participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3.

No final do curso, os formandos deverão ser capazes de compreender e distinguir os diferentes produtos financeiros básicos disponíveis no mercado, nomeadamente depósitos, cartões bancários, crédito, seguros e produtos de investimento, reconhecendo os direitos e deveres do consumidor financeiro, assim como identificar formas de prevenção contra fraudes no setor financeiro.

CD1. O formando deve ser capaz de diferenciar corretamente os depósitos à ordem e os depósitos a prazo, identificando as suas características principais.
CD2. O formando deve demonstrar a capacidade de distinguir os diferentes tipos de cartões bancários e explicar as suas vantagens e desvantagens.
CD3. O formando deve ser capaz de identificar corretamente os diversos tipos de crédito bancário e os fatores a considerar na sua contratação.
CD4. O formando deve demonstrar conhecimento sobre os diferentes tipos de seguros e os conceitos fundamentais associados.
CD5. O formando deve ser capaz de reconhecer os direitos e deveres do consumidor financeiro, bem como as entidades reguladoras responsáveis.
CD6. O formando deve demonstrar conhecimento sobre as fraudes financeiras mais comuns e as estratégias para prevenção.

As competências adquiridas neste curso serão aplicáveis em contextos de gestão financeira pessoal e familiar, apoio à tomada de decisões sobre produtos financeiros, e no desempenho de funções em setores que envolvam a comercialização ou gestão de produtos e serviços financeiros.

Conteúdo

T

PS

PCT

1. Depósitos à ordem vs. depósito a prazo

4

1

 

1.1 Remuneração e liquidez

1

 

 

1.2 Características dos depósitos a prazo: remuneração (conceitos de TANB, TANL, TANB média), reforços e mobilização

2

1

 

1.3 O fundo de garantia de depósito

1

 

 

2.Cartões bancários: cartões de débito, cartões de crédito, cartões de débito diferido, cartões mistos

2

 

 

3. Tipos de crédito bancário: crédito à habitação, crédito pessoal, crédito automóvel (clássico vs leasing), cartões de crédito, descobertos bancários

8

3

 

3.1 Principais características: regime de prestações, regime de taxa, crédito revolving

2

1

 

3.2 Conceitos: montante do crédito, prestação, taxa de juro (TAN), TAE e TAEG

3

1

 

3.3 Custos do crédito: juros, comissões, despesas, seguros e impostos

3

1

 

4.Tipos de seguros: automóvel (responsabilidade civil vs. danos próprios), acidentes de trabalho, incêndio, vida, saúde

6

 

 

4.1 Principais características: seguros obrigatórios vs seguros facultativos, coberturas, prémio, declaração do risco, participação do sinistro, regularização do sinistro (seguro automóvel), cessação do contrato

3

 

 

4.2 Conceitos: apólice, prémio, capital seguro, multirriscos, tomador do seguro vs segurado, franquia, período de carência, princípio indemnizatório, resgate, estorno; e no âmbito do seguro automóvel: carta verde, declaração amigável, certificado de tarifação, indemnização direta ao segurado

3

 

 

5.Tipos de produtos de investimento: ações, obrigações, fundos de investimento e fundos de pensões

4

3

 

5.1 Receção e execução de ordens

2

1

 

5.2 Registo e depósito de Valores Mobiliários

1

1

 

5.3 Consultoria para investimento

1

1

 

6. Contratação de serviços financeiros à distância: internet, telefone

2

 

 

7. Direitos e deveres do consumidor financeiro

6

2

 

7.1 Entidades reguladoras das instituições financeiras

2

 

 

7.2 Legislação de proteção dos consumidores de produtos e serviços financeiros

1

 

 

7.3 Direito a reclamar e formas de o fazer

1

1

 

7.4 Direito à informação pré-contratual, contratual e durante a vigência do contrato (e.g. Preçários, Fichas de Informação Normalizadas, minutas de contratos, cópias do contrato e extratos)

2

1

 

7.5 Dever de prestação de informação verdadeira e completa

1

 

 

8. A aquisição de produtos financeiros como um contrato entre a instituição financeira e o consumidor

2

1

 

9. Precaução contra a fraude

6

 

 

9.1 Instituições autorizadas a exercer a atividade

1

 

 

9.2 Fraudes mais comuns com produtos financeiros (e.g. phishing, notas falsas, utilização indevida de cheques e cartões) e sinais a que deve estar atento

2

 

 

9.3 Proteção de dados pessoais e códigos

2

 

 

9.4 Entidades a que deve recorrer em caso de fraude ou de suspeita de fraude

1

 

 

TOTAIS

40

10

 

 

50 Horas

Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho

Formação a distância, em sessões síncronas, através da plataforma Zoom 

Avaliação Diagnóstica:
No início do curso, será realizada uma breve avaliação informal para determinar o nível inicial dos formandos. Poderão ser utilizadas questões de resposta múltipla e debates orientados para aferir o conhecimento prévio sobre produtos financeiros básicos.
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.

Avaliação Formativa:
A avaliação formativa decorrerá ao longo de toda a formação e não contribuirá para a avaliação final. Será baseada na observação direta do desempenho dos formandos, na participação em exercícios práticos, bem como na sua capacidade de analisar e discutir casos práticos.
Critérios de avaliação:

  • Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as discussões e exercícios;
  • Aplicação correta dos conceitos teóricos em respostas a questões práticas;
  • Capacidade de incorporar feedback recebido e demonstrar progressos ao longo das sessões.
    Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.

Avaliação de Medição (Sumativa):

No final do curso, será aplicado um teste escrito na plataforma Moodle, com uma ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20 valores. O teste será constituído por questões de escolha múltipla, verdadeiro ou falso e de resposta curta, de forma a avaliar a aquisição dos conhecimentos teóricos abordados ao longo da formação.

O teste será disponibilizado na plataforma Moodle com tempo limite para resposta, garantindo assim a equidade na realização da avaliação. As perguntas serão randomizadas para cada formando, assegurando a integridade do processo de avaliação.

Critérios de avaliação:

  • CD1: Diferenciar corretamente os depósitos à ordem e os depósitos a prazo, identificando as suas características principais.

    • Metodologia: Questões de escolha múltipla e verdadeiro ou falso no teste Moodle.
    • Ponderação: 20%.
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores.
  • CD2: Distinguir os diferentes tipos de cartões bancários e explicar as suas vantagens e desvantagens.

    • Metodologia: Questões de escolha múltipla e de resposta curta no teste Moodle.
    • Ponderação: 15%.
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores.
  • CD3: Identificar corretamente os diversos tipos de crédito bancário e os fatores a considerar na sua contratação.

    • Metodologia: Questões de correspondência e análise de caso no teste Moodle.
    • Ponderação: 20%.
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores.
  • CD4: Demonstrar conhecimento sobre os diferentes tipos de seguros e os conceitos fundamentais associados.

    • Metodologia: Questões de verdadeiro ou falso e de resposta curta no teste Moodle.
    • Ponderação: 15%.
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores.
  • CD5: Reconhecer os direitos e deveres do consumidor financeiro, bem como as entidades reguladoras responsáveis.

    • Metodologia: Questões de escolha múltipla e análise de um cenário prático no teste Moodle.
    • Ponderação: 15%.
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores.
  • CD6: Demonstrar conhecimento sobre as fraudes financeiras mais comuns e as estratégias para prevenção.

    • Metodologia: Questões de escolha múltipla e verdadeiro ou falso no teste Moodle.
    • Ponderação: 15%.
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores


Avaliação Comportamental:

No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

o   adaptação a nova tarefa

-  Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

-  Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

o   Motivação

-  Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

-  Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

o   Participação

-  Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

-  Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

o   trabalho em equipa

-  Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

-  Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

o   relacionamento interpessoal

-  Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

-  Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

o   aquisição e aplicação de conhecimentos

-  Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

-  Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

o   mobilização de competências

-  Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

-  Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem

o   assiduidade

-  Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

-  Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

o   Pontualidade

-  Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

-  Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.


Avaliação do processo formativo:

·        Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

·        Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

·        Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.

Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

  • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
  • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:

O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

Estão previstos os seguintes recursos:

1. Plataforma digital: Uma plataforma moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:

  1. Apresentações interativas: Recursos visuais utilizados pelo formador, adaptados ao formato e-learning, com incorporação de narração e anotações explicativas;
  2. Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho interativas, incluindo estudos de caso, simulações e questões de reflexão para aplicar os conceitos abordados;
  3. Vídeos explicativos e de demonstração: Vídeos educativos que apresentam conceitos-chave, estudos de caso e boas práticas no âmbito dos produtos financeiros básicos;
  4. Fóruns de discussão: Espaço dedicado à interação entre formandos e formador, permitindo esclarecimento de dúvidas e partilha de experiências. O fórum será monitorado pelo formador para garantir uma aprendizagem colaborativa;
  5. Testes e quizzes de autoavaliação: Ferramentas de avaliação contínua para os formandos monitorizarem o seu progresso ao longo do curso.

A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

2. Plataforma de sessões síncronas: A formação será realizada através da plataforma Zoom, garantindo interação em tempo real entre formandos e formador. 

Espaços:

Não aplicável devido ao formato a distância.

Equipamentos necessários:

Computador ou dispositivo equivalente para o formador e para os formandos, com ligação à internet estável.

Plataforma Zoom instalada e funcional para realização das sessões síncronas.

Sistema de som e microfone adequados para comunicação clara.

Webcam para permitir a interação visual durante as sessões de formação.

Material de apoio digital disponibilizado na plataforma Moodle.


Manual Funcionamento PDF

Manual de Funcionamento

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