EUFCD (9823) - Crédito e endividamento

EUFCD (9823) - Crédito e endividamento

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


O curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, possuidores do 4.º ano de escolaridade como habilitação mínima. Prioriza-se os participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3, que pretendam adquirir conhecimentos na área do crédito e endividamento. 

Capacitar os formandos com conhecimentos e competências sobre crédito e endividamento, permitindo-lhes compreender o funcionamento dos produtos de crédito, os encargos associados, os critérios de concessão e os riscos inerentes, para uma tomada de decisão financeira informada e responsável.

CD1 – Demonstrar compreensão dos diferentes tipos de crédito e seus encargos.

CD2 – Identificar corretamente os fatores que influenciam o custo do crédito.

CD3 – Analisar e comparar propostas de crédito com base em taxas, encargos e garantias exigidas.

CD4 – Reconhecer as consequências do incumprimento e identificar formas de mitigar o risco de endividamento excessivo.

CD5 - Explicar os direitos e deveres dos consumidores na contratação de crédito.

As competências adquiridas serão aplicáveis no contexto da gestão financeira pessoal e na tomada de decisões sobre crédito e endividamento, contribuindo para uma maior literacia financeira e prevenção do sobre-endividamento.

Conteúdos programáticos e Carga horária

Conteúdo

T

PS

1. Recurso ao crédito: vantagens e desvantagens do endividamento

1

0.5

2. Necessidades financeiras e finalidade do crédito (e.g. casa, carro, saúde, educação)

1

0.5

3. Encargos com os empréstimos: juros, comissões, despesas, seguros e impostos

3

2

3.1. Conceito de taxa de juro anual nominal (TAN), TAE e TAEG

1

0.5

3.2. Principais tipos de comissões: iniciais, mensais, amortização antecipada, incumprimento

1

0.5

3.3. Seguros de vida e de proteção do crédito

1

1

4. Reembolso do empréstimo

3

2.5

4.1. O prazo do empréstimo: fixo, revolving, curto prazo, longo prazo

1

0.5

4.2. Modalidades de reembolso e conceito de prestação mensal

1

1

4.3. Carência e diferimento de capital

1

1

5. Empréstimos em regime de taxa fixa e em regime de taxa variável

3

2.5

5.1. Vantagens e desvantagens e relação entre o regime e o valor da taxa de juro

1

0.5

5.2. O indexante (taxa de juro de referência) e o spread

1

1

5.3. Fatores que influenciam o comportamento das taxas de juro de referência e a fixação do spread

1

1

6. Elementos do empréstimo

3

2.5

6.1. Relação entre o valor da prestação, a taxa de juro e o prazo

1

0.5

6.2. Relação entre o montante do crédito, o prazo e total de juros a pagar

1

1

6.3. Relação entre variação da taxa de juro e a variação da prestação mensal

1

1

7. Crédito à habitação e crédito aos consumidores (crédito pessoal, crédito automóvel, cartões de crédito, linhas de crédito e descobertos bancários)

4

3

7.1. Principais características

1

0.5

7.2. Informação pré-contratual, contratual e durante a vigência do contrato

1

0.5

7.3. Amortização antecipada dos empréstimos

1

1

7.4. Livre revogação no crédito aos consumidores

1

1

8. Crédito automóvel clássico vs. em leasing: regime de propriedade e seguros obrigatórios

1

1

9. Crédito revolving: cartões de crédito, linhas de crédito e descobertos bancários

2

1

9.1. Formas de utilização, modalidades de pagamento e custos associados

2

1

10. Critérios relevantes para a comparação de diferentes propostas de crédito

4

2

10.1. Avaliação da solvabilidade: conceito de risco de crédito

1

0.5

10.2. Rendimento disponível, despesas fixas e taxa de esforço dos compromissos financeiros

1

0.5

10.3. Valor e tipo de garantias (e.g. hipoteca e penhor, fiança e aval, seguros)

1

0.5

10.4. Mapa de responsabilidades de crédito

1

0.5

11. Tipos de instituições que concedem crédito e intermediários de crédito (e.g. o crédito no ponto de venda)

1

0.5

12. O papel do fiador e as responsabilidades assumidas

1

0.5

13. Regime de responsabilidade no pagamento de empréstimos conjuntos

1

0.5

14. Consequências do incumprimento: juros de mora, histórico de crédito, penhora de bens, execução de hipotecas e insolvência

1

0.5

15. O sobre-endividamento: como evitar e onde procurar ajuda

1

0.5

TOTAIS

30

20

 

 50 HORAS

Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas

Formação a distância, em sessões síncronas, através da plataforma Zoom

Avaliação das Aprendizagens 

1.1 Avaliação Diagnóstica

No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica através da plataforma Moodle. Será disponibilizado um questionário de resposta múltipla para avaliar os conhecimentos prévios dos formandos sobre crédito e endividamento.
Objetivo: Identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.

1.2 Avaliação Formativa

A avaliação formativa será realizada ao longo da formação, utilizando os seguintes métodos:

  • Participação ativa durante as sessões síncronas na plataforma Zoom: Os formandos serão avaliados com base na sua interação nas discussões em grupo, na apresentação de ideias e na capacidade de colaborar com os colegas.

  • Entrega de atividades práticas na plataforma Moodle: Serão propostos exercícios de análise de casos ou resolução de problemas que deverão ser submetidos dentro do prazo estipulado.

  • Incorporação do feedback do formador: Os formandos deverão demonstrar evolução com base no feedback dado nas atividades.

Objetivo: Acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.

Critérios de Avaliação:

  • Participação ativa nas discussões síncronas e nos fóruns no Moodle.

  • Qualidade e pertinência das atividades práticas submetidas.

  • Capacidade de aplicar conceitos teóricos e incorporar feedback.

1.3 Avaliação de Medição (Sumativa)

No final do curso, será aplicado um teste através da plataforma Moodle, para avaliar a aquisição das competências previstas. O teste incluiu perguntas de escolha múltipla.

Os critérios de avaliação específicos são os seguintes:

CD1: Demonstrar compreensão dos diferentes tipos de crédito e seus encargos.

  • Metodologia: Questões de escolha múltipla.  

  • Ponderação: 20%

  • Escala de Avaliação: 0 a 20 pontos.

CD2 – Identificar corretamente os fatores que influenciam o custo do crédito.

  • Metodologia: Questões de escolha múltipla. 

  • Ponderação: 20%

  • Escala de Avaliação: 0 a 20 pontos.

CD3 – Analisar e comparar propostas de crédito com base em taxas, encargos e garantias exigidas.

  • Metodologia: Questões de escolha múltipla. 

  • Ponderação: 20%

  • Escala de Avaliação: 0 a 20 pontos.

CD4 – Reconhecer as consequências do incumprimento e identificar formas de mitigar o risco de endividamento excessivo.

  • Metodologia: Questões de escolha múltipla. 

  • Ponderação: 20%

  • Escala de Avaliação: 0 a 20 pontos.

CD5 – Explicar os direitos e deveres dos consumidores na contratação de crédito.

  • Metodologia: Questões de escolha múltipla. 

  • Ponderação: 20%

  • Escala de Avaliação: 0 a 20 pontos.

1.4 Avaliação comportamental

No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

o   Adaptação a nova tarefa

-  Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

-  Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

o   Motivação

-  Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

-  Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

o   Participação

-  Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

-  Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

o   Trabalho em equipa

-  Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

-  Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

o   Relacionamento interpessoal

-  Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

-  Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

o   Aquisição e aplicação de conhecimentos

-  Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

-  Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

o   Mobilização de competências

-  Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

-  Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem

o   Assiduidade

-  Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

-  Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

o   Pontualidade

-  Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

-  Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

1.5 Avaliação do processo formativo

·        Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

·        Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

·        Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.

Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
  • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
  • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
  • O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

Estão previstos os seguintes recursos:

1.    Plataforma digital: Uma plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:

o   Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação.

o   Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos.

o   Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação.

o   Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicados a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais.

o   Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.

A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

2.    Plataforma de sessões síncronas: A formação será realizada através da plataforma Zoom, garantindo interação em tempo real entre formandos e formador.

Espaços:
Não aplicável devido ao formato a distância.

Equipamentos necessários:

  • Computador ou dispositivo equivalente para o formador e para os formandos, com ligação à internet estável.
  • Plataforma Zoom instalada e funcional para realização das sessões síncronas.
  • Sistema de som e microfone adequados para comunicação clara.
  • Webcam para permitir a interação visual durante as sessões de formação.
  • Material de apoio digital disponibilizado na plataforma Moodle.

Manual Funcionamento PDF

Manual de Funcionamento

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