Gratuito
Preço
Horas
50.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 9.º ano de escolaridade. Dá-se prioridade a candidatos com um nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3 do Quadro Nacional de Qualificações, que pretendam adquirir competências na gestão da poupança e nas aplicações financeiras, com vista a uma utilização mais consciente e informada dos produtos disponíveis no mercado financeiro.
Capacitar os formandos para reconhecerem a importância da poupança ao longo do ciclo de vida, distinguirem critérios de avaliação e seleção de produtos financeiros, e tomarem decisões informadas sobre as aplicações de poupança em função dos seus objetivos pessoais e financeiros.
CD1. O formando identifica corretamente os comportamentos associados à poupança consciente e eficaz.
CD2. O formando aplica corretamente os conceitos de matemática financeira em exercícios práticos.
CD3. O formando demonstra capacidade de avaliar a relação entre risco, liquidez e rendibilidade em diferentes produtos financeiros.
CD4. O formando caracteriza com detalhe e rigor as principais aplicações financeiras existentes no mercado.
CD5. O formando compara com objetividade diferentes produtos financeiros com base em critérios previamente definidos.
CD6. O formando identifica corretamente os encargos associados às várias aplicações financeiras.
CD7. O formando demonstra capacidade de avaliar seguros de vida e fundos de pensões como formas de investimento.
CD8. O formando interpreta adequadamente a remuneração líquida e bruta e as métricas de avaliação de performance de aplicações financeiras.
As competências adquiridas serão aplicadas pelos formandos no contexto da gestão financeira pessoal e familiar, podendo ainda ser transferíveis para funções de aconselhamento financeiro de base ou atividades profissionais que envolvam apoio na seleção e gestão de produtos financeiros, nomeadamente em entidades bancárias, seguradoras ou consultoria financeira pessoal.
Conteúdo | T | PS | PCT |
1. Poupança | 2 | 1 | 0 |
1.1. A importância da poupança no ciclo de vida: meio para acomodar oscilações de rendimento e de despesas, para fazer face a imprevistos, para concretizar objetivos de longo prazo e para acumular património | 1 | 0.5 | 0 |
1.2. Comportamentos básicos de poupança (e.g. fazer um orçamento, racionar despesas não prioritárias, envolver a família, avaliar e aproveitar descontos, etc.) | 1 | 0.5 | 0 |
2. Noções básicas de matemática financeira | 8 | 2 | 0 |
2.1. Regime de juros simples e de juros compostos | 2 | 0.5 | 0 |
2.2. Taxa de juro nominal vs. taxa de juro real | 2 | 0.5 | 0 |
2.3. Taxas de juro nominais, efetivas e equivalentes | 2 | 0.5 | 0 |
2.4. Rendas financeiras | 2 | 0.5 | 0 |
3. Relação entre remuneração e o risco | 4 | 1 | 0 |
3.1. A rendibilidade esperada, o risco e a liquidez | 2 | 0.5 | 0 |
3.2. As tipologias de risco e a sua gestão | 2 | 0.5 | 0 |
4. Características de alguns produtos financeiros | 14.5 | 10 | 0 |
4.1. Depósitos a prazo (e.g. tipo de remuneração, taxa de juro, prazo, mobilização antecipada) | 2 | 0.5 | 0 |
4.2. Certificados de aforro (e.g. remuneração, mobilização) | 2 | 0.5 | 0 |
4.3. Obrigações do tesouro (e.g. taxa de cupão, maturidade, valor de reembolso, valor nominal) | 2 | 0.5 | 0 |
4.4. Obrigações de empresas (e.g. taxa de cupão, maturidade, valor de reembolso, valor nominal) | 2 | 0.5 | 0 |
4.5. Ações | 6.5 | 4 | 0 |
4.5.1. O valor de uma ação e o valor de uma empresa | 0.5 | 0.5 | 0 |
4.5.2. Custos associados ao investimento em ações (comissões de guarda de títulos, de depósito ou de custódia, taxas de bolsa) | 0.5 | 0.5 | 0 |
4.5.3. Aspetos a ter em conta no investimento em ações | 0.5 | 0.5 | 0 |
4.5.4. Fundos de Investimento | 1 | 0.5 | 0 |
4.5.5 Fundos harmonizados vs. fundos não harmonizados; fundos fechados vs fundos abertos | 1 | 0.5 | 0 |
4.5.6. Tipologias dos fundos de investimento: fundos especiais0 de investimento; fundos poupança reforma; fundos de fundos; fundos de obrigações; fundos poupança ações; fundos de tesouraria; fundos do mercado monetário; fundos mistos; fundos flexíveis | 1 | 0.5 | 0 |
4.5.7.Outros organismos de investimento coletivo: fundos de investimento imobiliário; fundos de titularização de créditos; fundos de capital de risco | 1 | 0.5 | 0 |
4.5.8.Encargos na subscrição de fundos de investimento (comissões de subscrição, comissões de resgate, comissões de gestão) | 1 | 0.5 | 0 |
5. Seguros de vida (âmbito da garantia, custo real, redução e resgate, rendimento mínimo garantido, participação nos resultados, noções de regime fiscal) | 1 | 0.25 | 0 |
6. Fundos de pensões | 5.50 | 2.75 | 0 |
6.1. Fundos de pensões vs. Planos de pensões | 0.5 | 0.25 | 0 |
6.2. Classificações dos fundos de pensões/planos de pensões: fechados vs. abertos; adesões coletivas (contributivas vs. não contributivas) vs. adesões individuais; de contribuição definida vs de benefício definido | 0.5 | 0.25 | 0 |
6.3. Espécies mais relevantes: fundos de pensões PPR/E. | 0.5 | 0.25 | 0 |
6.4. Benefícios: pensão vs. capital, diferimento, transferibilidade, previsão de direitos adquiridos | 0.5 | 0.25 | 0 |
6.5. Outros ativos: moeda, ouro, etc. | 0.5 | 0.25 | 0 |
6.6. Produtos financeiros | 0.5 | 0.25 | 0 |
6.7. Poupar de acordo com objetivos | 0.5 | 0.25 | 0 |
6.8. Liquidez, rendibilidade e risco | 0.5 | 0.25 | 0 |
6.9. Remuneração bruta vs. remuneração líquida | 0.5 | 0.25 | 0 |
6.10. Medidas de avaliação de performance | 0.5 | 0.25 | 0 |
6.11. O papel do research | 0.5 | 0.25 | 0 |
TOTAIS | 33 | 17 | 0 |
| 50 Horas |
Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho
Formação a distância, em sessões síncronas, através da plataforma Zoom
1. Avaliação Diagnóstica:
Será realizada no início da formação uma breve avaliação informal, ou através da aplicação de um questionário na plataforma Moodle, composto por questões de verdadeiro/falso ou de escolha múltipla, com o objetivo de aferir o nível de conhecimentos prévios dos formandos.
O questionário será de carácter não classificativo e servirá apenas como referência para o formador.
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
2. Avaliação Formativa:
A avaliação formativa decorrerá ao longo das sessões síncronas realizadas via Zoom, com base na observação do desempenho dos formandos em diversas atividades (exercícios interativos, simulações, análise de casos práticos). Serão ainda utilizados quizzes intermédios na plataforma Moodle, com perguntas de escolha múltipla e verdadeiro/falso, de forma a consolidar conteúdos abordados.
Critérios da avaliação formativa:
• Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as simulações e discussões online;
• Aplicação correta dos conceitos teóricos em exercícios e questionários realizados nas sessões;
• Capacidade de incorporar o feedback recebido e mostrar progressos ao longo das sessões.
Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
Avaliação de Medição (Sumativa):
No final do curso, será aplicado um teste escrito individual na plataforma Moodle, composto por perguntas de escolha múltipla e verdadeiro/falso, com correção automática. A avaliação terá uma ponderação de 100%, numa escala de 0-20 valores. O teste será realizado em tempo real, com supervisão do formador através da plataforma Zoom.
A estrutura do teste será organizada em função dos critérios de êxito definidos:
• CD1: O formando identifica corretamente os comportamentos associados à poupança consciente e eficaz.
• CD2: O formando aplica corretamente os conceitos de matemática financeira em exercícios práticos.
• CD3: O formando demonstra capacidade de avaliar a relação entre risco, liquidez e rendibilidade em diferentes produtos financeiros.
• CD4: O formando caracteriza com detalhe e rigor as principais aplicações financeiras existentes no mercado.
• CD5: O formando compara com objetividade diferentes produtos financeiros com base em critérios previamente definidos.
• CD6: O formando identifica corretamente os encargos associados às várias aplicações financeiras.
• CD7: O formando demonstra capacidade de avaliar seguros de vida e fundos de pensões como formas de investimento.
• CD8: O formando interpreta adequadamente a remuneração líquida e bruta e as métricas de avaliação de performance de aplicações financeiras.
Avaliação comportamental: No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
Avaliação do processo formativo
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
Tem como objetivo analisar a percepção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspectiva do formador.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
A formação será realizada à distância em ambiente síncrono, com recurso à plataforma Zoom. Para efeitos de registo e certificação DGERT, considera-se equivalente à formação presencial em sala.
Cada formando deverá dispor de:
Computador com acesso à internet estável;
Câmara, microfone e sistema de som adequados à transmissão de sessões em direto;
Acesso à plataforma Zoom com permissões para gestão da sessão (partilha de ecrã, gestão de participantes, salas paralelas);
Quadro branco digital e/ou funcionalidades de anotação e interação.