Gratuito
Preço
Horas
25.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 6.º ano de escolaridade.
Dá-se prioridade a participantes com um nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3.
Dotar os formandos de competências que lhes permitam compreender e aplicar os princípios da comunicação assertiva no contexto socioprofissional, bem como desenvolver estratégias eficazes de procura de emprego, incluindo a análise do mercado de trabalho, a preparação de candidaturas e a realização de entrevistas.
CD1. Explicar corretamente os conceitos de comunicação assertiva e inteligência emocional, demonstrando a sua relevância no contexto profissional.
CD2. Identificar e diferenciar os diversos tipos de comportamento assertivo, aplicando exemplos práticos.
CD3. Demonstrar, através de exercícios práticos, a utilização de técnicas de comunicação assertiva em diferentes contextos.
CD4. Identificar e propor soluções para situações de conflito no ambiente de trabalho, com base em estratégias assertivas.
CD5. Apresentar corretamente as diferentes oportunidades de inserção no mercado de trabalho e os apoios disponíveis.
CD6. Elaborar um curriculum vitae estruturado e adaptado ao perfil profissional.
CD7. Identificar anúncios de emprego relevantes e justificar a escolha com base nos critérios de seleção adequados.
CD8. Redigir uma candidatura espontânea de forma estruturada e objetiva.
CD9. Demonstrar posturas e comportamentos adequados em simulações de entrevistas de emprego.
As competências desenvolvidas neste curso aplicam-se a contextos profissionais diversos, incluindo ambientes empresariais, serviços de atendimento ao público, equipas de trabalho multidisciplinares e processos de recrutamento e seleção. A aplicação prática destas competências é essencial para a comunicação eficaz, a resolução de conflitos e o sucesso na inserção e progressão no mercado de trabalho.
Conteúdo | T | PS | PCT |
1. Comunicação assertiva | 1 |
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2. Assertividade no relacionamento interpessoal | 1 | 1 |
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3. Assertividade no contexto socioprofissional | 1 | 1 |
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4.Técnicas de assertividade em contexto profissional | 1 | 1 |
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5. Origens e fontes de conflito na empresa | 1 |
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6. Impacto da comunicação no relacionamento humano | 1 |
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7. Comportamentos que facilitam e dificultam a comunicação e o entendimento | 1 |
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8. Atitude tranquila numa situação de conflito | 0,5 |
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9. Inteligência emocional e gestão de comportamentos | 1 |
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10. Modalidades de trabalho | 0,5 |
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11. Mercado de trabalho visível e encoberto | 1 |
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12. Pesquisa de informação para procura de emprego | 1 |
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13. Medidas ativas de emprego e formação | 0,5 |
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14. Mobilidade geográfica (mercado de trabalho nacional, comunitário e extracomunitário) | 0,5 |
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15. Rede de contactos | 1 |
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16. Curriculum vitae | 0,5 | 2 |
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17. Anúncios de emprego | 0,5 | 1 |
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18. Candidatura espontânea | 1 | 2 |
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19. Entrevista de emprego |
| 2 |
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TOTAIS | 15 | 10 |
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| 25 Horas |
Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho
Formação a distância, em sessões síncronas, através da plataforma Zoom
No início da formação, será realizada uma breve avaliação diagnóstica para identificar o nível de conhecimentos prévios dos formandos sobre comunicação assertiva e técnicas de procura de emprego. Esta avaliação será conduzida através de:
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
Dado que a formação será realizada em e-learning, a avaliação sumativa será composta por dois momentos distintos:
O teste escrito terá uma ponderação de 80% e será avaliado numa escala de 0 a 20 valores. O exercício prático terá uma ponderação de 20% e será avaliado com um sistema binário (Observado (1) / Não Observado (0)).
O teste será composto por questões de escolha múltipla, correspondência e submissão de ficheiros, aplicadas na plataforma Moodle.
CD1: Explicar corretamente os conceitos de comunicação assertiva e inteligência emocional, demonstrando a sua relevância no contexto profissional.
CD2: Identificar e diferenciar os diversos tipos de comportamento assertivo, aplicando exemplos práticos.
CD4: Identificar e propor soluções para situações de conflito no ambiente de trabalho, com base em estratégias assertivas.
CD5: Apresentar corretamente as diferentes oportunidades de inserção no mercado de trabalho e os apoios disponíveis.
CD6: Elaborar um curriculum vitae estruturado e adaptado ao perfil profissional.
CD7: Identificar anúncios de emprego relevantes e justificar a escolha com base nos critérios de seleção adequados.
CD8: Redigir uma candidatura espontânea de forma estruturada e objetiva.
CD9: Demonstrar posturas e comportamentos adequados em simulações de entrevistas de emprego.
No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
o adaptação a nova tarefa
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
o Motivação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
o Participação
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
o trabalho em equipa
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
o relacionamento interpessoal
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
o aquisição e aplicação de conhecimentos
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
o mobilização de competências
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem
o assiduidade
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
o Pontualidade
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
· Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
· Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
· Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
1. Plataforma digital: Plataforma Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes e fóruns de discussão, designadamente:
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
2. Plataforma de sessões síncronas: A formação será realizada através da plataforma Zoom, garantindo interação em tempo real entre formandos e formador.
Espaços: Não aplicável devido ao formato a distância. Equipamentos necessários: Computador ou dispositivo equivalente para o formador e para os formandos, com ligação à internet estável. Plataforma Zoom instalada e funcional para realização das sessões síncronas. Sistema de som e microfone adequados para comunicação clara. Webcam para permitir a interação visual durante as sessões de formação. Material de apoio digital disponibilizado na plataforma Moodle.
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