EUFCD (8599) - Comunicação assertiva e técnicas de procura de emprego

EUFCD (8599) - Comunicação assertiva e técnicas de procura de emprego

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 6.º ano de escolaridade.
Dá-se prioridade a participantes com um nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3.

Dotar os formandos de competências que lhes permitam compreender e aplicar os princípios da comunicação assertiva no contexto socioprofissional, bem como desenvolver estratégias eficazes de procura de emprego, incluindo a análise do mercado de trabalho, a preparação de candidaturas e a realização de entrevistas.

CD1. Explicar corretamente os conceitos de comunicação assertiva e inteligência emocional, demonstrando a sua relevância no contexto profissional.
CD2. Identificar e diferenciar os diversos tipos de comportamento assertivo, aplicando exemplos práticos.
CD3. Demonstrar, através de exercícios práticos, a utilização de técnicas de comunicação assertiva em diferentes contextos.
CD4. Identificar e propor soluções para situações de conflito no ambiente de trabalho, com base em estratégias assertivas.
CD5. Apresentar corretamente as diferentes oportunidades de inserção no mercado de trabalho e os apoios disponíveis.
CD6. Elaborar um curriculum vitae estruturado e adaptado ao perfil profissional.
CD7. Identificar anúncios de emprego relevantes e justificar a escolha com base nos critérios de seleção adequados.
CD8. Redigir uma candidatura espontânea de forma estruturada e objetiva.
CD9. Demonstrar posturas e comportamentos adequados em simulações de entrevistas de emprego.

As competências desenvolvidas neste curso aplicam-se a contextos profissionais diversos, incluindo ambientes empresariais, serviços de atendimento ao público, equipas de trabalho multidisciplinares e processos de recrutamento e seleção. A aplicação prática destas competências é essencial para a comunicação eficaz, a resolução de conflitos e o sucesso na inserção e progressão no mercado de trabalho.

Conteúdo

T

PS

PCT

1. Comunicação assertiva

1

 

 

2. Assertividade no relacionamento interpessoal

1

1

 

3. Assertividade no contexto socioprofissional

1

1

 

4.Técnicas de assertividade em contexto profissional

1

1

 

5. Origens e fontes de conflito na empresa

1

 

 

6. Impacto da comunicação no relacionamento humano

1

 

 

7. Comportamentos que facilitam e dificultam a comunicação e o entendimento

1

 

 

8. Atitude tranquila numa situação de conflito

0,5

 

 

9. Inteligência emocional e gestão de comportamentos

1

 

 

10. Modalidades de trabalho

0,5

 

 

11. Mercado de trabalho visível e encoberto

1

 

 

12. Pesquisa de informação para procura de emprego

1

 

 

13. Medidas ativas de emprego e formação

0,5

 

 

14. Mobilidade geográfica (mercado de trabalho nacional, comunitário e extracomunitário)

0,5

 

 

15. Rede de contactos

1

 

 

16. Curriculum vitae

0,5

2

 

17. Anúncios de emprego

0,5

1

 

18. Candidatura espontânea

1

2

 

19. Entrevista de emprego

 

2

 

TOTAIS

15

10

 

 

25 Horas

Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho

Formação a distância, em sessões síncronas, através da plataforma Zoom 

Avaliação das Aprendizagens

Avaliação Diagnóstica

No início da formação, será realizada uma breve avaliação diagnóstica para identificar o nível de conhecimentos prévios dos formandos sobre comunicação assertiva e técnicas de procura de emprego. Esta avaliação será conduzida através de:

  • Discussão orientada sobre experiências prévias na comunicação interpessoal e procura ativa de emprego.

Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.


Avaliação de Medição (Sumativa)

Dado que a formação será realizada em e-learning, a avaliação sumativa será composta por dois momentos distintos:

  1. Teste escrito na plataforma Moodle para avaliar a maioria dos critérios de êxito.
  2. Exercício prático para avaliar a aplicação de técnicas de comunicação assertiva em diferentes contextos (CD3).

O teste escrito terá uma ponderação de 80% e será avaliado numa escala de 0 a 20 valores. O exercício prático terá uma ponderação de 20% e será avaliado com um sistema binário (Observado (1) / Não Observado (0)).

1. Teste Escrito na Plataforma Moodle (80%)

O teste será composto por questões de escolha múltipla, correspondência e submissão de ficheiros, aplicadas na plataforma Moodle.

  • CD1: Explicar corretamente os conceitos de comunicação assertiva e inteligência emocional, demonstrando a sua relevância no contexto profissional.

    • Metodologia: Questões de resposta múltipla 
    • Ponderação: 10%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
  • CD2: Identificar e diferenciar os diversos tipos de comportamento assertivo, aplicando exemplos práticos.

    • Metodologia: Questões de correspondência 
    • Ponderação: 10%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
  • CD4: Identificar e propor soluções para situações de conflito no ambiente de trabalho, com base em estratégias assertivas.

    • Metodologia: Questões de resposta múltipla 
    • Ponderação: 10%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
  • CD5: Apresentar corretamente as diferentes oportunidades de inserção no mercado de trabalho e os apoios disponíveis.

    • Metodologia: Questões de escolha múltipla e de correspondência.
    • Ponderação: 10%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
  • CD6: Elaborar um curriculum vitae estruturado e adaptado ao perfil profissional.

    • Metodologia: Submissão de um ficheiro com o CV elaborado pelo formando.
    • Ponderação: 10%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
  • CD7: Identificar anúncios de emprego relevantes e justificar a escolha com base nos critérios de seleção adequados.

    • Metodologia: Exercício prático na plataforma Moodle onde o formando analisa anúncios de emprego reais e justifica a escolha num campo de resposta escrita.
    • Ponderação: 10%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
  • CD8: Redigir uma candidatura espontânea de forma estruturada e objetiva.

    • Metodologia: Submissão de um ficheiro com uma candidatura espontânea redigida pelo formando.
    • Ponderação: 10%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
  • CD9: Demonstrar posturas e comportamentos adequados em simulações de entrevistas de emprego.

    • Metodologia: Questões de resposta múltipla 
    • Ponderação: 10%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores

2. Exercício Prático – Simulação Online (20%)

  • CD3: Demonstrar, através de exercícios práticos, a utilização de técnicas de comunicação assertiva em diferentes contextos.
    • Metodologia: O formando deverá gravar um vídeo curto ou participar numa atividade síncrona (sessão ao vivo) onde simula um diálogo aplicando técnicas de comunicação assertiva. A avaliação será feita com base numa grelha de observação.
    • Ponderação: 20%
    • Escala de Avaliação: Sistema binário (Observado (1) / Não Observado (0))

Avaliação Comportamental

No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

o   adaptação a nova tarefa

-  Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

-  Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

o   Motivação

-  Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

-  Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

o   Participação

-  Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

-  Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

o   trabalho em equipa

-  Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

-  Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

o   relacionamento interpessoal

-  Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

-  Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

o   aquisição e aplicação de conhecimentos

-  Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

-  Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

o   mobilização de competências

-  Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

-  Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem

o   assiduidade

-  Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

-  Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

o   Pontualidade

-  Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

-  Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.


Avaliação do processo formativo

·        Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

·        Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

·        Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.


Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

 Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.

 Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:

 O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

 A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica. 

Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

Estão previstos os seguintes recursos:

1. Plataforma digital: Plataforma Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes e fóruns de discussão, designadamente:

  1. Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
  2. Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
  3. Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
  4. Fóruns de discussão e Q&A: Espaço dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
  5. Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.

A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

2. Plataforma de sessões síncronas: A formação será realizada através da plataforma Zoom, garantindo interação em tempo real entre formandos e formador. 

 

Espaços:

Não aplicável devido ao formato a distância.

Equipamentos necessários:

Computador ou dispositivo equivalente para o formador e para os formandos, com ligação à internet estável.

Plataforma Zoom instalada e funcional para realização das sessões síncronas.

Sistema de som e microfone adequados para comunicação clara.

Webcam para permitir a interação visual durante as sessões de formação.

Material de apoio digital disponibilizado na plataforma Moodle.

 


Manual Funcionamento PDF

Manual de Funcionamento

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