Formação Pedagógica Inicial de Formadores

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Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Este curso destina-se a todos os indivíduos que pretendam adquirir o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de formador. 

A formação pedagógica de formadores/as visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a sua prática. Estas Competências situam-se ao nível da animação da formação e, também, no sentido alargado da sua função:

1. na conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos;

2. na gestão e coordenação de formação;

3. no campo da investigação e da experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades de formação.

Forma de organização b-learning.

O processo de avaliação contempla as seguintes dimensões: Avaliação das aprendizagens, avaliação do processo formativo, avaliação da coordenação e avaliação de impacto.

A avaliação das aprendizagens, como processo sistemático, contínuo e integral deverá ocorrer em três momentos: 

- Avaliação inicial (no início da formação): Avaliação diagnóstica (perfil de entrada dos formandos);

- Avaliação contínua (ao longo/durante a formação): Avaliação formativa e sumativa (processo/desenvolvimento da formação);

- Avaliação final (no final da formação): Avaliação sumativa (perfil de saída).

Avaliação Diagnóstica:

Esta avaliação deverá ser realizada através da aplicação: da Ficha de Apreciação do Plano de Sessão da Simulação Pedagógica (Inicial), da Ficha de apreciação dos Recursos Didáticos aplicados na Simulação Pedagógica (Inicial) e Ficha de apreciação da Progressão nas Simulações Pedagógicas quanto ao Domínio do Desenvolvimento da Formação.

Avaliação Formativa:

Cabe ao formador de cada módulo orientar o processo de avaliação formativa de forma contínua ao longo de todo o processo de formação-aprendizagem. Neste sentido, durante as explicações e demonstrações o formador deve, constantemente, verificar a compreensão e o progresso dos formandos, fazendo perguntas e observando as suas reações, salientando o que o formando está a fazer bem e mal, dando-lhe sugestões para melhorar o trabalho, encorajando a autoavaliação e fornecendo meios para que o formando possa avaliar o seu próprio trabalho e corrigir os seus erros.

No final de cada módulo de será preenchida pelo formador uma Ficha de Observação dos Participantes por Módulo no qual os formandos são avaliados os seguintes critérios de avaliação:

- Domínio dos assuntos;

- Criatividade e autonomia;

- Generalização dos saberes;

- Participação;

- Responsabilidade;

- Relações Interpessoais.

A Avaliação Final dos formandos assenta nas seguintes percentagens:

(i) Avaliação Diagnóstica (AD): 

- Simulação Pedagógica Inicial - 10%

(ii) Avaliação Sumativa (AS): 

- Objetivos Pedagógicos (OP) 30% 

- Competências Pedagógicas (CP) 30% 

- Projeto de Intervenção (PI) 30%

A avaliação final do formando é obtida através da seguinte fórmula:

AVALIAÇÃO FINAL = (0,10 X AD) + (0,3 X AS/OP)+ (0,30 X AS/CP) + (0,3 X AS/PI)]

Avaliação Sumativa

O grau de Domínio dos objetivos pedagógicos (OP) constata-se:

I. Através das apreciações realizadas pelos formadores envolvidos na ação, por observação dos participantes nos módulos individuais, ao nível do domínio dos assuntos, relações interpessoais, entre outras. Estas observações deverão ser registadas na Ficha de Observação dos Participantes por Módulo; e

II. Através da aplicação de instrumentos de Avaliação Intermédia. Com base nos resultados destas avaliações cada formador deverá preencher por módulo a Ficha de Sistematização dos Participantes nas Avaliações Intermédias na qual classifica cada um dos formandos em relação a um conjunto de parâmetros de avaliação previamente definidos.

O Reforço de Competências Pedagógicas (CP) é verificado através da análise comparativa da Simulação Pedagógica Inicial e Final e Avaliação do PIP.

Avaliação do processo formativo 

Pelos formandos: A avaliação da formação/ desempenho do formador visa recolher informação sobre o nível de satisfação dos/as formandos/as face à formação frequentada, com base num conjunto de parâmetros pré-definidos e é aplicada no final de cada ação de formação através de inquérito aplicado na plataforma moodle

Pelo/a formador/a: A avaliação do processo formativo/ desempenho da coordenação visa recolher informação sobre a qualidade da ação na perspetiva do/a formador/a e é realizada através de formulário aplicado no final de cada ação de formação.

Avaliação da coordenação: A avaliação do desempenho da coordenação de formação é realizada com base nas respostas aos inquéritos de satisfação dos/as formandos/as e formadores/as 

Avaliação de impacto: avaliação feita semestralmente aos formandos/as com o intuito de aferir a eficácia da formação.

a) Considera-se que um formando teve aproveitamento no curso quando a sua classificação final for igual ou superior ao nível 2, correspondendo em termos qualitativos "Aproveitamento Satisfatório" e tendo registado uma assiduidade mínima de 95% sobre a duração global do curso. 

b) Considera-se que um formando não teve aproveitamento no curso quando a sua classificação final for igual ao nível 1, correspondendo em termos qualitativos a "Aproveitamento Insuficiente" ou não tendo registado uma assiduidade mínima de 95% sobre a duração global do curso, não podendo faltar a um sub-módulo inteiro. 

De acordo com a portaria 214/2011 de 30 de Maio os Certificados de Competências Pedagógicas são emitidos de forma automática e por via eletrónica, através do Portal NetForce, após:

O registo e validação das classificações finais dos candidatos que obtiveram aproveitamento, pela entidade onde se realizou a formação ou o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências pedagógicas; 

O registo da equivalência dos diplomas ou certificados de habilitação de nível superior, sempre que seja essa a via de acesso à certificação; 

O pagamento dos encargos procedimentais previstos no artigo 11º. 

O Certificado de Competências Pedagógicas dispensa a emissão pelas entidades formadoras de qualquer outro documento de certificação, e consiste na atribuição de um código de validação, enviado eletronicamente a cada formador, que permite o seu acesso e ou de terceiros autorizados, através da Internet, aos dados que comprovam a respetiva certificação.

- Atividades propostas na plataforma Moodle;

- Legislação (Normas Europeias, Regulamentos e Diretivas);

- Links externos sobres as temáticas;

- Vídeos;


- Quadro branco, marcadores e apagador;

- Projetor vídeo;

- Câmara de Filmar;


Manual Funcionamento PDF

Manual de Funcionamento