Proficiência digital - nível básico

Proficiência digital - nível básico

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos que. estejam inscritos como desempregados no IEFP ou que, sejam ativos empregados, e que possuam habilitações mínimas iguais ou superiores ao 9.º ano de escolaridade e que não detenham o nível básico de proficiência digital. A formação visa dotar os participantes de competências digitais básicas para navegar, pesquisar e utilizar serviços digitais, garantindo uma utilização segura e eficaz das tecnologias.

Contribuir para elevar as competências digitais da população portuguesa, promovendo a inclusão social e a empregabilidade, de modo a responder às necessidades emergentes da economia e sociedade digitais.

  • CD1. Demonstrar capacidade de pesquisa e avaliação crítica de informação digital.
  • CD2. Organizar e armazenar dados e conteúdos digitais em diferentes suportes.
  • CD3. Criar e gerir contas em serviços online respeitando normas de conduta digital.
  • CD4. Aplicar medidas de segurança para proteção de dados pessoais e dispositivos.
  • CD5. Editar e integrar conteúdos digitais com base em princípios éticos e legais.
  • CD6. Identificar e prevenir riscos em ambientes digitais.
  • CD7. Demonstrar práticas responsáveis e sustentáveis na utilização de tecnologias digitais.
  • UC: CD_B2_A - Pesquisar, analisar e organizar conteúdos digitais

    1. Procurar emprego pesquisando informação numa lista de portais de emprego.
    2. Encontrar portais de emprego na loja de aplicações do smartphone, aceder e navegar nesses portais.
    3. Pesquisar informação credível em várias fontes sobre uma determinada temática.
    4. Reconhecer, de entre os vários emails que entram na sua caixa de correio, aquele que diz respeito a um assunto que corresponde a uma questão já colocada a uma entidade.
    5. Criar e organizar uma pasta com documentos relacionados entre si (ex.: declarações de IRS, despesas).


    UC: CD_B2_B - Comunicar e interagir através de tecnologias digitais

    1.  Solicitar informação a uma entidade com recurso ao email.
    2.   Preencher formulários online, com apoio.
    3.   Participar, com apoio, em ambientes de discussão (ex.: fóruns).
    4.   Anexar fotos ou ficheiros a um email ou enviá-los via redes sociais.
    5.   Agendar reuniões através de sistemas online.
    6.   Publicar um texto numa rede social, tendo em conta as normas de conduta a seguir em ambientes digitais para colaborar, partilhar e interagir com outros.
    7.   Identificar o autor na partilha de um conteúdo digital.
    8.   Identificar as condições dos serviços que subscreve.


    UC: CD_B2_C - Criar e Editar conteúdos digitais

    1. Utilizar um processador de texto para criar um texto criativo (ex.: sobre viagem, local, família, hobbies), incluindo imagens, identificando as fontes e utilizando notas de referência.
    2.   Utilizar uma folha de cálculo para calcular as despesas mensais.
    3.   Construir uma apresentação multimédia simples combinando texto, imagens e som, referenciando a autoria de terceiros.
    4.   Fotografar ou filmar uma reunião familiar.


    UC: CD_B2_D - Proteger dispositivos e dados pessoais e identificar riscos para a saúde e meio ambiente

    1.   Ativar um antivírus num dispositivo tecnológico (ex.: computador, tablet, smartphone), seguindo as instruções “passo a passo”.
    2.   Recusar pedidos de instalação de software duvidosos, mesmo quando enviados por email de um endereço conhecido ou familiar.
    3.   Proteger uma pasta pessoal com uma palavra-passe num computador partilhado.
    4.   No perfil de uma rede social, identificar as definições que dizem respeito à privacidade.
    5.   Na audição de música num dispositivo eletrónico, regular o som de forma a não prejudicar a saúde.
    6.   Reconhecer ameaças online (comerciais, morais, sexuais e de agressividade), em caso de discursos de ódio ou bullying.
    7.   Reduzir o consumo de energia de um dispositivo tecnológico (ex.: computador portátil, tablet), seguindo as instruções de utilização.

    Conteúdo

    T

    PS

    PCT

    1. UC CD_B2_A Pesquisar, analisar e organizar conteúdos digitais

    15

    10

     

    2. UC CD_B2_B Comunicar e interagir através de tecnologias digitais

    15

    10

     

    3. UC CD_B2_C Criar e editar conteúdos digitais

    15

    10

     

    4. UC CD_B2_D Proteger dispositivos e dados pessoais, identificando riscos para a saúde e o meio ambiente

    15

    10

     

    TOTAIS

    60

    40

     

     

    100 Horas

    Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho

    Forma de organização da formação: A distância, com sessões 100% síncronas.

    Avaliação das Aprendizagens

    1.1. Avaliação Diagnóstica

    No início do curso, será realizada uma breve avaliação informal para determinar o nível inicial dos formandos. O método utilizado será um questionário de escolha múltipla e questões de resposta curta, focado nos seguintes aspetos:

    • Experiência prévia na pesquisa e avaliação de informação digital.
    • Conhecimento sobre organização e armazenamento de dados.
    • Utilização de serviços online e práticas de segurança digital.
    • Familiaridade com edição e integração de conteúdos digitais.
    • Noções sobre riscos e sustentabilidade no uso das tecnologias digitais.

    Objetivo: Identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.

    1.2. Avaliação Formativa

    A avaliação formativa ocorrerá ao longo de toda a ação de formação e não contribuirá para a avaliação final. Esta avaliação será baseada em:

    • Observação direta do desempenho dos formandos nas atividades propostas.
    • Participação ativa nas discussões em grupo e reflexões.
    • Execução de exercícios práticos, como a pesquisa e avaliação de fontes digitais, organização de conteúdos e aplicação de medidas de segurança digital.

    Critérios de avaliação:

    • Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as simulações e discussões.
    • Aplicação correta dos conceitos teóricos em situações práticas.
    • Capacidade de incorporar o feedback recebido e mostrar progressos ao longo das sessões.

    Objetivo: Acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.


    1.3. Avaliação de Medição (Sumativa)

    No final do curso, será aplicado um teste escrito, com ponderação de 100%, numa escala de 0-20 valores. O teste incluirá questões de escolha múltipla, questões de resposta curta e estudo de casos práticos, cobrindo os seguintes critérios de êxito:

    CD1. Demonstrar capacidade de pesquisa e avaliação crítica de informação digital.

    Metodologia: Questões de resposta curta sobre análise e validação de fontes de informação.

    Ponderação: 15%

    Escala de Avaliação: 0-20 valores

    CD2. Organizar e armazenar dados e conteúdos digitais em diferentes suportes.

    Metodologia: Questões práticas sobre armazenamento e organização de dados em suportes físicos e na cloud.

    Ponderação: 15%

    Escala de Avaliação: 0-20 valores

    CD3. Criar e gerir contas em serviços online respeitando normas de conduta digital.

    Metodologia: Questões de escolha múltipla sobre criação e configuração de contas online, com aplicação de normas de conduta digital.

    Ponderação: 10%

    Escala de Avaliação: 0-20 valores

    CD4. Aplicar medidas de segurança para proteção de dados pessoais e dispositivos.

    Metodologia: Estudo de caso onde o formando deve identificar medidas de segurança adequadas para proteção de dados e dispositivos.

    Ponderação: 20%

    Escala de Avaliação: 0-20 valores

    CD5. Editar e integrar conteúdos digitais com base em princípios éticos e legais.

    Metodologia: Questões práticas sobre edição e integração de conteúdos, com aplicação de regras de direitos de autor e licenciamento digital.

    Ponderação: 15%

    Escala de Avaliação: 0-20 valores

    CD6. Identificar e prevenir riscos em ambientes digitais.

    Metodologia: Questões de escolha múltipla e de resposta curta sobre identificação e prevenção de ameaças e riscos digitais.

    Ponderação: 15%

    Escala de Avaliação: 0-20 valores

    CD7. Demonstrar práticas responsáveis e sustentáveis na utilização de tecnologias digitais.

    Metodologia: Estudo de caso sobre práticas sustentáveis e impacto ambiental da utilização de dispositivos digitais.

    Ponderação: 10%

    Escala de Avaliação: 0-20 valores


    1.4 Avaliação comportamental

    No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

    o   Adaptação a nova tarefa

    -  Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

    -  Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

    o   Motivação

    -  Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

    -  Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

    o   Participação

    -  Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

    -  Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

    o   Trabalho em equipa

    -  Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

    -  Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

    o   Relacionamento interpessoal

    -  Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

    -  Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

    o   Aquisição e aplicação de conhecimentos

    -  Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

    -  Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

    o   Mobilização de competências

    -  Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

    -  Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem

    o   Assiduidade

    -  Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

    -  Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

    o   Pontualidade

    -  Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

    -  Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

    A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

     

    1.5 Avaliação do processo formativo

    ·        Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

    Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

    ·        Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

    Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

    ·        Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

    Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.

    Regime de presenças e certificação

    Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

    • Para efeitos de conclusão das formações modulares certificadas com aproveitamento e posterior certificação, a assiduidade do formando enquadrado no percurso não pode ser inferior a 50 % de cada UC .
    • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
      O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

    A conclusão do percurso com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

     Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

    • Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão;
    • Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicados a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
    • Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
    • Dispositivo tecnológico com acesso à internet.
    • Portais de emprego.
    • Email.
    • Portais de serviço público e privado.
    • Redes sociais e fóruns.
    • Normas de conduta em ambientes digitais.
    • Processador de texto, folhas de cálculo, apresentação de multimédia, outro.
    • Programas, aplicações de vídeos, animações, outros.
    • Direitos de autor e licenças.
    • Software de proteção (antivírus).
    • Redes sociais.
    • Políticas de privacidade.
    • Livros (impressos, e-books e audiolivros).

    A formação será realizada em ambiente virtual, pelo que os formandos devem garantir o acesso a um computador com ligação à internet, câmara e microfone funcionais, de forma a participar nas sessões síncronas e nas atividades interativas.

    O formador utilizará um computador com acesso à internet, software de videoconferência e partilha de ecrã para dinamizar as sessões. O ambiente virtual de aprendizagem deverá permitir a interação entre formador e formandos, bem como a disponibilização de materiais de apoio.


    Manual Funcionamento PDF

    Manual de Funcionamento

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