Gratuito
Preço
Horas
100.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos que. estejam inscritos como desempregados no IEFP ou que, sejam ativos empregados, e que possuam habilitações mínimas iguais ou superiores ao 9.º ano de escolaridade e que não detenham o nível básico de proficiência digital. A formação visa dotar os participantes de competências digitais básicas para navegar, pesquisar e utilizar serviços digitais, garantindo uma utilização segura e eficaz das tecnologias.
Contribuir para elevar as competências digitais da população portuguesa, promovendo a inclusão social e a empregabilidade, de modo a responder às necessidades emergentes da economia e sociedade digitais.
UC: CD_B2_A - Pesquisar, analisar e organizar conteúdos digitais
UC: CD_B2_B - Comunicar e interagir através de tecnologias digitais
UC: CD_B2_C - Criar e Editar conteúdos digitais
UC: CD_B2_D - Proteger dispositivos e dados pessoais e identificar riscos para a saúde e meio ambiente
Conteúdo | T | PS | PCT |
1. UC CD_B2_A Pesquisar, analisar e organizar conteúdos digitais | 15 | 10 |
|
2. UC CD_B2_B Comunicar e interagir através de tecnologias digitais | 15 | 10 |
|
3. UC CD_B2_C Criar e editar conteúdos digitais | 15 | 10 |
|
4. UC CD_B2_D Proteger dispositivos e dados pessoais, identificando riscos para a saúde e o meio ambiente | 15 | 10 |
|
TOTAIS | 60 | 40 |
|
| 100 Horas |
Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho
Forma de organização da formação: A distância, com sessões 100% síncronas.
Avaliação das Aprendizagens
1.1. Avaliação Diagnóstica
No início do curso, será realizada uma breve avaliação informal para determinar o nível inicial dos formandos. O método utilizado será um questionário de escolha múltipla e questões de resposta curta, focado nos seguintes aspetos:
Objetivo: Identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
1.2. Avaliação Formativa
A avaliação formativa ocorrerá ao longo de toda a ação de formação e não contribuirá para a avaliação final. Esta avaliação será baseada em:
Critérios de avaliação:
Objetivo: Acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
1.3. Avaliação de Medição (Sumativa)
No final do curso, será aplicado um teste escrito, com ponderação de 100%, numa escala de 0-20 valores. O teste incluirá questões de escolha múltipla, questões de resposta curta e estudo de casos práticos, cobrindo os seguintes critérios de êxito:
CD1. Demonstrar capacidade de pesquisa e avaliação crítica de informação digital.
Metodologia: Questões de resposta curta sobre análise e validação de fontes de informação.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0-20 valores
CD2. Organizar e armazenar dados e conteúdos digitais em diferentes suportes.
Metodologia: Questões práticas sobre armazenamento e organização de dados em suportes físicos e na cloud.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0-20 valores
CD3. Criar e gerir contas em serviços online respeitando normas de conduta digital.
Metodologia: Questões de escolha múltipla sobre criação e configuração de contas online, com aplicação de normas de conduta digital.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0-20 valores
CD4. Aplicar medidas de segurança para proteção de dados pessoais e dispositivos.
Metodologia: Estudo de caso onde o formando deve identificar medidas de segurança adequadas para proteção de dados e dispositivos.
Ponderação: 20%
Escala de Avaliação: 0-20 valores
CD5. Editar e integrar conteúdos digitais com base em princípios éticos e legais.
Metodologia: Questões práticas sobre edição e integração de conteúdos, com aplicação de regras de direitos de autor e licenciamento digital.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0-20 valores
CD6. Identificar e prevenir riscos em ambientes digitais.
Metodologia: Questões de escolha múltipla e de resposta curta sobre identificação e prevenção de ameaças e riscos digitais.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0-20 valores
CD7. Demonstrar práticas responsáveis e sustentáveis na utilização de tecnologias digitais.
Metodologia: Estudo de caso sobre práticas sustentáveis e impacto ambiental da utilização de dispositivos digitais.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0-20 valores
1.4 Avaliação comportamental
No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
o Adaptação a nova tarefa
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
o Motivação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
o Participação
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
o Trabalho em equipa
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
o Relacionamento interpessoal
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
o Aquisição e aplicação de conhecimentos
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
o Mobilização de competências
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem
o Assiduidade
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
o Pontualidade
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
1.5 Avaliação do processo formativo
· Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
· Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
· Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Regime de presenças e certificação
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
A conclusão do percurso com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
A formação será realizada em ambiente virtual, pelo que os formandos devem garantir o acesso a um computador com ligação à internet, câmara e microfone funcionais, de forma a participar nas sessões síncronas e nas atividades interativas.
O formador utilizará um computador com acesso à internet, software de videoconferência e partilha de ecrã para dinamizar as sessões. O ambiente virtual de aprendizagem deverá permitir a interação entre formador e formandos, bem como a disponibilização de materiais de apoio.