Gratuito/Financiado PESSOAS 2030
Preço
Horas
25.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas ao nível do 4.º ano de escolaridade. Prioriza-se a participação de formandos com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3 do Quadro Nacional de Qualificações, nomeadamente indivíduos que pretendam adquirir ou aprofundar competências no domínio da compostagem para aplicação em contextos agrícolas, hortícolas ou em pequenas explorações familiares.
Dotar os formandos de conhecimentos e competências práticas para identificar e aplicar técnicas de compostagem, reconhecendo os materiais adequados, os fatores que condicionam o processo e operando com equipamentos adequados, visando a valorização agronómica dos resíduos biodegradáveis.
CD1. Identifica corretamente os materiais ricos em carbono e azoto, reconhecendo a sua aptidão para a compostagem.
CD2. Aplica corretamente fórmulas de cálculo da relação C/N e do teor de humidade.
CD3. Distingue os diferentes sistemas de compostagem e seleciona os mais adequados ao contexto.
CD4. Executa com precisão as operações de montagem e gestão das pilhas de compostagem.
CD5. Demonstra capacidade para monitorizar os fatores ambientais da compostagem.
CD6. Utiliza corretamente equipamentos e máquinas no processo de compostagem.
CD7. Avalia a maturação e qualidade do composto com base em critérios químicos, físicos e biológicos.
CD8. Aplica o composto de forma adequada e segura no solo agrícola.
CD9. Cumpre as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho agrícola durante todo o processo de compostagem.
As competências desenvolvidas neste curso serão aplicadas em contextos agrícolas, hortícolas ou de gestão de resíduos orgânicos, nomeadamente em explorações agrícolas familiares ou empresariais, hortas urbanas, ou unidades de compostagem de pequena/média dimensão. O formando estará preparado para planear, executar e monitorizar o processo de compostagem, assegurando a valorização sustentável de resíduos biodegradáveis.
Conteúdo | T | PS | PCT |
1. Compostagem | 1 | 0 |
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1.1. Definição, objetivo e importância | 1 | 0 |
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2. Aptidão dos materiais para compostar | 2 | 1 |
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2.1. Materiais ricos em carbono e azoto | 0,5 | 0,25 |
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2.2. Caracterização de materiais mais frequentes e dimensão das partículas | 0,5 | 0,25 |
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2.3. Mistura dos materiais – uso de fórmula para cálculo da relação Carbono/Azoto | 1 | 0,5 |
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3. Importância da humidade no processo de compostagem | 2 | 0,5 |
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3.1. Necessidade de compensar a água que se perde durante o processo | 1 | 0 |
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3.2. Uso de fórmula de cálculo para determinar o teor em humidade | 1 | 0,5 |
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4. Local e volume da pilha de compostagem | 1 | 0,5 |
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4.1. Importância dos fatores sol, vento, precipitação, da forma e tamanho da pilha | 1 | 0,5 |
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5. Sistemas de compostagem | 2 | 0,5 |
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5.1. Compostagem industrial e doméstica | 1 | 0,25 |
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5.2. Equipamentos disponíveis para as operações de compostagem | 1 | 0,25 |
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6.Sistemas para a preparação do composto | 1 | 0,5 |
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6.1. Pilhas longas (Windrow) com volteio | 0,5 | 0,25 |
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6.2. Pilhas estáticas arejadas com volteio e estáticas com arejamento forçado | 0,5 | 0,25 |
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7. Importância dos fatores biológicos | 2 | 0,5 |
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7.1. Atividade dos diversos microrganismos que predominam em fases diferentes da compostagem | 1 | 0,25 |
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7.1.1. Bactérias - termofilas, mesofilas, actinomicetas, leveduras e fungos | 0,5 | 0 |
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7.2. Importância dos fatores arejamento, rega, açúcares disponíveis e pH no crescimento e na proliferação dos microrganismos | 0,5 | 0,25 |
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8. Importância dos fatores físicos | 1 | 0,5 |
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8.1. Temperatura, teor de humidade e arejamento | 0,25 | 0,25 |
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8.2. “Teste esponja” | 0,5 | 0,25 |
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8.3. Odores libertados | 0,25 | 0 |
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9.Importância dos fatores químicos | 2 | 0,5 |
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9.1. Carbono, azoto e outros nutrientes | 1 | 0,25 |
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9.2. Variação com a atividade biológica | 1 | 0,25 |
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10. Qualidade do composto | 1 | 0,5 |
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10.1. Quantidade do composto e redução do peso e volume | 1 | 0,5 |
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11. Métodos para avaliação da maturação | 1 | 0,5 |
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11.1. Expeditos, ensaios químicos e biológicos e testes de fitotoxicidade | 1 | 0,5 |
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12. Utilização do composto | 1 | 1 |
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12.1. Avaliação do composto | 0,5 | 0,25 |
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12.1.1. Características físicas, químicas e biológicas | 0,25 | 0,25 |
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12.2. Aplicação ao solo agrícola | 0,25 | 0,5 |
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13. Boas práticas de higiene, saúde e segurança agrícola | 1 | 0,5 |
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Total | 18 | 7 |
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Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho
Presencial, em sala
1. Avaliação Diagnóstica
No início do curso, será realizada uma avaliação informal com recurso a perguntas de resposta múltipla e análise de imagens de diferentes materiais orgânicos.
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
2. Avaliação Formativa
A avaliação formativa será contínua e integrada nas atividades desenvolvidas ao longo do curso, baseada em:
Observação direta do desempenho nas atividades práticas (ex. identificação de materiais, simulações de cálculo C/N);
Participação ativa nas discussões em grupo e nas análises de casos práticos.
Critérios de avaliação da componente formativa:
Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as simulações e discussões;
Aplicação correta dos conceitos teóricos em situações práticas;
Capacidade de incorporar o feedback recebido e mostrar progressos ao longo das sessões.
Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
3. Avaliação de Medição (Sumativa)
No final do curso, será aplicado um teste escrito com ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20 valores, conforme o caráter maioritariamente teórico da formação. O teste incluirá questões de escolha múltipla, verdadeiro/falso, correspondência e desenvolvimento.
Critérios de avaliação por Critério de Êxito:
CD1: Identifica corretamente os materiais ricos em carbono e azoto, reconhecendo a sua aptidão para a compostagem.
Metodologia: Questões de correspondência e múltipla escolha baseadas em imagens e descrições de materiais.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD2: Aplica corretamente fórmulas de cálculo da relação C/N e do teor de humidade.
Metodologia: Exercícios numéricos com aplicação das fórmulas em situações concretas.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD3: Distingue os diferentes sistemas de compostagem e seleciona os mais adequados ao contexto.
Metodologia: Questões de escolha múltipla e análise de pequenos casos práticos com identificação do sistema mais indicado.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD4: Executa com precisão as operações de montagem e gestão das pilhas de compostagem.
Metodologia: Descrição ordenada de procedimentos em formato escrito e identificação de erros propositados em imagens.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD5: Demonstra capacidade para monitorizar os fatores ambientais da compostagem.
Metodologia: Interpretação de gráficos com variação de temperatura, humidade e pH ao longo do tempo.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD6: Utiliza corretamente equipamentos e máquinas no processo de compostagem.
Metodologia: Identificação de equipamentos a partir de imagens e respetiva função.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD7: Avalia a maturação e qualidade do composto com base em critérios químicos, físicos e biológicos.
Metodologia: Questões de desenvolvimento sobre métodos de avaliação da maturação (ex: teste de fitotoxicidade, análise de temperatura).
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD8: Aplica o composto de forma adequada e segura no solo agrícola.
Metodologia: Análise de caso com proposta de aplicação adequada com base nas características do solo e do composto.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD9: Cumpre as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho agrícola durante todo o processo de compostagem.
Metodologia: Questões de verdadeiro/falso e múltipla escolha sobre boas práticas de segurança no contexto da compostagem.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
Avaliação comportamental: No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
o Adaptação a nova tarefa
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
o Motivação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
o Participação
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
o trabalho em equipa
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
o relacionamento interpessoal
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
o aquisição e aplicação de conhecimentos
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
o mobilização de competências
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem
o assiduidade
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
o Pontualidade
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
Avaliação do processo formativo
· Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
· Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
· Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:
Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicados a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
Espaços:
A formação decorrerá em sala com área mínima de 2m² por formando, assegurando condições adequadas de iluminação, ventilação, conforto térmico, higiene e segurança, acessível a pessoas com necessidades especiais. A sala estará equipada com mobiliário adequado e em boas condições para o número de formandos.
Equipamentos:
Computador para o formador com acesso à internet
Projetor de vídeo
Sistema de som
Quadro branco e/ou flipchart
Estes equipamentos permitirão ao formador realizar exposições teóricas, apresentar vídeos, conduzir debates e orientar atividades interativas de forma eficaz.