Gratuito/Financiado PESSOAS 2030
Preço
Horas
25.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
O curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, possuidores do 9.º ano de escolaridade como habilitação mínima. Prioriza-se os participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3. É dirigido a profissionais que pretendam adquirir ou melhorar os seus conhecimentos sobre artes decorativas, nomeadamente, nas áreas da decoração, história da arte, design de interiores, conservação e restauro, ou outras áreas afins.
Capacitar os formandos para compreender e analisar o percurso das artes decorativas, com especial enfoque nas artes decorativas portuguesas, reconhecendo os seus principais fatores históricos e a sua evolução ao longo do tempo.
CD1: Demonstrar capacidade de descrever os principais conceitos e objetivos das artes decorativas.
CD2: Identificar e caracterizar as diferentes áreas das artes decorativas portuguesas.
CD3: Associar estilos decorativos a períodos históricos específicos, demonstrando compreensão da sua evolução.
CD4: Reconhecer e explicar a influência de fatores históricos na transformação das artes decorativas.
CD5: Demonstrar capacidade para analisar a importância das artes decorativas no contexto cultural e artístico.
As competências adquiridas serão aplicáveis em contextos como museus, galerias de arte, design de interiores, restauro e conservação de património, indústria têxtil e mobiliário, bem como em atividades académicas e de investigação na área das artes decorativas.
Conteúdo | T | PS | PCT |
1. Caracterização das artes decorativas | 4 | 2 | 0 |
1.1. Objetivos e campos de aplicação das artes decorativas | 1 | 0 | 0 |
1.2. Artes decorativas portuguesas | 3 | 2 | 0 |
1.2.1.Têxteis - tapetes, tapeçarias, rendas e bordados | 1 | 1 | 0 |
1.2.2. Mobiliário | 1 | 0,5 | 0 |
1.2.3. Talha, estuques e azulejos | 1 | 0,5 | 0 |
2. Fatores históricos das artes decorativas | 10 | 9 | 0 |
2.1. Pintura mural egípcia; os ornamentos nas cortes dos faraós | 1 | 1 | 0 |
2.2. Cerâmica grega; vasos de figuras vermelhas sobre fundo negro e de figuras negras sobre fundo vermelho | 1 | 1 | 0 |
2.3. Herculanum e Pompeia - mosaicos e pinturas a fresco | 1 | 1 | 0 |
2.4. Iluminuras românicas e os vitrais góticos | 1 | 1 | 0 |
2.5. Talha dourada e os azulejos barrocos | 1 | 1 | 0 |
2.6. Mobiliário na corte francesa de Louis XV | 1 | 0,5 | 0 |
2.7. Paixão pela modernidade - Arte Nova. A curva francófona e a reta anglo-saxónica. Os vidros e as joias de R. Lalique | 1 | 1 | 0 |
2.8. Descoberta do túmulo de Tutankhamon na criação de interiores, adereços, mobiliário e vestuário. A contribuição do cinema como divulgador de tendências | 1 | 1 | 0 |
2.9. Exotismo - Art Deco. Interiores de comboios (o Expresso do Oriente), salões de transatlânticos (o Titanic). Salvador Dali - a ironia como tema | 1 | 1 | 0 |
2.10. Revivalismos dos anos 50 - Mobiliário Arts and Crafts revisitado. | 1 | 0,5 | 0 |
TOTAIS | 14 | 11 | 0 |
25 Horas |
Formação a distância, em sessões síncronas, através da plataforma Zoom.
No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica através da plataforma Moodle. Será disponibilizado um questionário de resposta múltipla para avaliar os conhecimentos prévios dos formandos sobre os conceitos fundamentais e períodos históricos das artes decorativas.
Objetivo: Identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
A avaliação formativa será realizada ao longo da formação, utilizando os seguintes métodos:
Objetivo: Acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
Critérios de Avaliação:
No final do curso, será aplicado um teste através da plataforma Moodle, para avaliar a aquisição das competências previstas. O teste inclui perguntas de escolha múltipla.
Os critérios de avaliação específicos são os seguintes:
CD1: Demonstrar capacidade de descrever os principais conceitos e objetivos das artes decorativas.
CD2: Identificar e caracterizar as diferentes áreas das artes decorativas portuguesas.
CD3: Associar estilos decorativos a períodos históricos específicos, demonstrando compreensão da sua evolução.
CD4: Reconhecer e explicar a influência de fatores históricos na transformação das artes decorativas.
CD5: Demonstrar capacidade para analisar a importância das artes decorativas no contexto cultural e artístico.
1.4 Avaliação comportamental
No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
o Adaptação a nova tarefa
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
o Motivação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
o Participação
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
o Trabalho em equipa
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
o Relacionamento interpessoal
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
o Aquisição e aplicação de conhecimentos
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
o Mobilização de competências
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem
o Assiduidade
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
o Pontualidade
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
1.5 Avaliação do processo formativo
· Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
· Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
· Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
Plataforma digital: Uma plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
Plataforma de sessões síncronas: A formação será realizada através da plataforma Zoom, garantindo interação em tempo real entre formandos e formador.
Espaços:
Não aplicável devido ao formato a distância.
Equipamentos necessários: