EUFCD (0619) - Métodos e técnicas de análise económica e financeira

EUFCD (0619) - Métodos e técnicas de análise económica e financeira

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações escolares mínimas ao nível do 9.º ano de escolaridade. Prioriza-se os participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3, que pretendam adquirir ou aprofundar competências no domínio da análise económica e financeira. Destina-se a profissionais que desempenham ou pretendam vir a desempenhar funções ligadas à gestão administrativa e financeira de empresas, bem como a todos os que desejem compreender e aplicar ferramentas de análise financeira, orçamental e económica no contexto empresarial.

Dotar os formandos de conhecimentos e competências práticas que lhes permitam aplicar métodos e técnicas de análise económica e financeira na gestão das empresas, com especial enfoque na elaboração de orçamentos, análise de rácios, leitura e interpretação de demonstrações financeiras, identificação de desvios orçamentais e avaliação da rendibilidade.

CE1: Identifica corretamente os elementos que compõem a estrutura financeira da empresa

CE2: Distingue com clareza os principais interessados na informação financeira.

CE3: Aplica corretamente métodos de análise de balanço e demonstração de resultados.

CE4: Calcula e interpreta corretamente rácios e indicadores de equilíbrio financeiro.

CE5: Demonstra capacidade para elaborar e interpretar orçamentos.

CE6: Identifica de forma correta os desvios orçamentais e propõe medidas corretivas.

CE7: Apresenta análises económicas e financeiras claras, fundamentadas e ajustadas ao contexto empresarial.

As competências desenvolvidas neste curso serão aplicadas no contexto da gestão económica e financeira de empresas, em funções que envolvam a análise de dados financeiros, elaboração de orçamentos, tomada de decisões baseadas em rácios e indicadores financeiros, e avaliação da rendibilidade organizacional. O uso prático destas competências será relevante para técnicos administrativos, assistentes financeiros, empreendedores e gestores de pequenas e médias empresas.

                                    Conteúdos programáticos e Carga horária

Conteúdo

T

PS

PCT

1. Estrutura financeira da empresa

6

3

 

1.1 Definição e estrutura da empresa

2

1

 

1.2 Função financeira, gestão financeira e análise financeira

2

1

 

1.3 Principais interessados na informação económica e financeira

2

1

 

2. Análise financeira com recurso a balanços

6

5

 

2.1 Balanço de gestão - conceito e representação gráfica

2

1

 

2.2 Balanço, preparação para análise

2

2

 

2.3 Balanço social

2

2

 

3. Métodos e técnicas de análise

6

6

 

3.1 Comparação de balanços sucessivos

3

3

 

3.1.1 Valores absolutos

1

1

 

3.1.2 Percentagens

0.5

0.5

 

3.1.3 Gráficos

0.5

0.5

 

3.1.4 Números

0.5

0.5

 

3.1.5 Índices

0.5

0.5

 

3.2 Método dos indicadores ou rácios

3

3

 

3.2.1. Fundo de maneio líquido

1

1

 

3.2.2. Equilíbrio financeiro a curto prazo

1

1

 

3.2.3 Equilíbrio financeiro a médio e longo prazo

1

1

 

4. Análise financeira com demonstração de resultados

5

3

 

4.1 Saldos intermédios de gestão

1

0.5

 

4.2 Cash-flow e autofinanciamento

1

0.5

 

4.3 Margem bruta

1

1

 

4.4 Custos operacionais variáveis

1

0.5

 

4.5 Custos fixos

1

0.5

 

5. Análise económica

3

2

 

5.1 Análise da rendibilidade da empresa

1

1

 

5.2 Árvore da rendibilidade do capital próprio

2

1

 

6. Elaboração de orçamentos e análise de desvios

3

2

 

6.1 Sequência orçamental

1

1

 

6.2 Análise de desvios

2

1

 

Totais

29

21

 

 

25 Horas

Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho 

 

À distância, em sessões síncronas na plataforma Zoom

1. Avaliação Diagnóstica:
No início da ação de formação, será realizada uma avaliação diagnóstica informal, com o objetivo de identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
A metodologia poderá incluir a aplicação de um questionário de escolha múltipla e/ou a resolução de pequenos exercícios de identificação de conceitos fundamentais da análise financeira (ex.: identificar elementos de um balanço ou distinguir tipos de rácios), a fim de aferir o nível de conhecimentos prévios dos formandos.

2. Avaliação Formativa:
A avaliação formativa decorrerá ao longo de toda a formação e terá como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
Será baseada na observação direta do desempenho dos formandos nas atividades realizadas em sala, na participação em discussões orientadas e na resolução de exercícios práticos de análise e interpretação financeira.

Critérios de avaliação:

  • Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as simulações e discussões;

  • Aplicação correta dos conceitos teóricos em situações práticas;

  • Capacidade de incorporar o feedback recebido e mostrar progressos ao longo das sessões.

3. Avaliação de Medição (Sumativa):
No final do curso, será aplicado um teste com ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20 valores, para aferir a aquisição global das competências definidas. Este teste incluirá questões de escolha múltipla. Cada critério de êxito será avaliado individualmente de acordo com o seguinte:


CE1: Identifica corretamente os elementos que compõem a estrutura financeira da empresa

Metodologia: Questões de escolha múltipla

Ponderação: 10%

Escala de Avaliação: 0 a 20 valores.


CE2: Distingue com clareza os principais interessados na informação financeira.

Metodologia: Questões de escolha múltipla

Ponderação: 10%

Escala de Avaliação: 0 a 20 valores.


CE3: Aplica corretamente métodos de análise de balanço e demonstração de resultados.

Metodologia: Questões de escolha múltipla.

Ponderação: 20%

Escala de Avaliação: 0 a 20 valores.


CE4: Calcula e interpreta corretamente rácios e indicadores de equilíbrio financeiro.

Metodologia: Questões de escolha múltipla

Ponderação: 20%

Escala de Avaliação: 0 a 20 valores.


CE5: Demonstra capacidade para elaborar e interpretar orçamentos.

Metodologia: Questões de escolha múltipla

Ponderação: 15%

Escala de Avaliação: 0 a 20 valores.


CE6: Identifica de forma correta os desvios orçamentais e propõe medidas corretivas.

Metodologia: Questões de escolha múltipla

Ponderação: 10%

Escala de Avaliação: 0 a 20 valores.


CE7: Apresenta análises económicas e financeiras claras, fundamentadas e ajustadas ao contexto empresarial.

Metodologia: Questões de escolha múltipla

Ponderação: 15%

Escala de Avaliação: 0 a 20 valores

4. Avaliação Comportamental

No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

o   Adaptação a nova tarefa

-  Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

-  Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

o   Motivação

-  Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

-  Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

o   Participação

-  Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

-  Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

o   Trabalho em equipa

-  Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

-  Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

o   Relacionamento interpessoal

-  Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

-  Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

o   Aquisição e aplicação de conhecimentos

-  Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

-  Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

o   Mobilização de competências

-  Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

-  Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem

o   Assiduidade

-  Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

-  Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

o   Pontualidade

-  Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

-  Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

5. Avaliação do Processo Formativo

·        Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

·        Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

·        Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.

Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

- Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.

- Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

Estão previstos os seguintes recursos:
1. Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:

  1. Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
  2. Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
  3. Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
  4. Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
  5. Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
    A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

2. Plataforma de sessões síncronas: A formação será realizada através da plataforma Zoom, garantindo a interação em tempo real entre formandos e formador.

Sendo uma formação à distância em sessões síncronas, os formandos devem garantir o acesso a:

Um computador com ligação estável à internet, equipado com webcam e microfone funcional;

Auscultadores com microfone (preferencialmente), para melhor qualidade de áudio nas sessões;

        Um espaço tranquilo e sem interrupções durante o horário das sessões;

O formador utilizará:

Computador com acesso à internet, sistema de som, câmara, e software de videoconferência (Zoom);

Quadro branco virtual, partilha de ecrã, e ferramentas interativas disponíveis na plataforma Zoom (e.g. sondagens, salas de grupo);

Plataforma de apoio moodle, com acesso completo a todos os recursos pedagógicos descritos na secção anterior.


Manual Funcionamento PDF

Manual de Funcionamento

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