Gratuito/Financiado PESSOAS 2030
Preço
Horas
50.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações escolares mínimas ao nível do 9.º ano de escolaridade. Prioriza-se os participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3, que pretendam adquirir ou aprofundar competências no domínio da análise económica e financeira. Destina-se a profissionais que desempenham ou pretendam vir a desempenhar funções ligadas à gestão administrativa e financeira de empresas, bem como a todos os que desejem compreender e aplicar ferramentas de análise financeira, orçamental e económica no contexto empresarial.
Dotar os formandos de conhecimentos e competências práticas que lhes permitam aplicar métodos e técnicas de análise económica e financeira na gestão das empresas, com especial enfoque na elaboração de orçamentos, análise de rácios, leitura e interpretação de demonstrações financeiras, identificação de desvios orçamentais e avaliação da rendibilidade.
CE1: Identifica corretamente os elementos que compõem a estrutura financeira da empresa
CE2: Distingue com clareza os principais interessados na informação financeira.
CE3: Aplica corretamente métodos de análise de balanço e demonstração de resultados.
CE4: Calcula e interpreta corretamente rácios e indicadores de equilíbrio financeiro.
CE5: Demonstra capacidade para elaborar e interpretar orçamentos.
CE6: Identifica de forma correta os desvios orçamentais e propõe medidas corretivas.
CE7: Apresenta análises económicas e financeiras claras, fundamentadas e ajustadas ao contexto empresarial.
Conteúdos programáticos e Carga horária
Conteúdo | T | PS | PCT |
1. Estrutura financeira da empresa | 6 | 3 |
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1.1 Definição e estrutura da empresa | 2 | 1 |
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1.2 Função financeira, gestão financeira e análise financeira | 2 | 1 |
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1.3 Principais interessados na informação económica e financeira | 2 | 1 |
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2. Análise financeira com recurso a balanços | 6 | 5 |
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2.1 Balanço de gestão - conceito e representação gráfica | 2 | 1 |
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2.2 Balanço, preparação para análise | 2 | 2 |
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2.3 Balanço social | 2 | 2 |
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3. Métodos e técnicas de análise | 6 | 6 |
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3.1 Comparação de balanços sucessivos | 3 | 3 |
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3.1.1 Valores absolutos | 1 | 1 |
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3.1.2 Percentagens | 0.5 | 0.5 |
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3.1.3 Gráficos | 0.5 | 0.5 |
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3.1.4 Números | 0.5 | 0.5 |
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3.1.5 Índices | 0.5 | 0.5 |
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3.2 Método dos indicadores ou rácios | 3 | 3 |
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3.2.1. Fundo de maneio líquido | 1 | 1 |
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3.2.2. Equilíbrio financeiro a curto prazo | 1 | 1 |
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3.2.3 Equilíbrio financeiro a médio e longo prazo | 1 | 1 |
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4. Análise financeira com demonstração de resultados | 5 | 3 |
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4.1 Saldos intermédios de gestão | 1 | 0.5 |
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4.2 Cash-flow e autofinanciamento | 1 | 0.5 |
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4.3 Margem bruta | 1 | 1 |
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4.4 Custos operacionais variáveis | 1 | 0.5 |
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4.5 Custos fixos | 1 | 0.5 |
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5. Análise económica | 3 | 2 |
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5.1 Análise da rendibilidade da empresa | 1 | 1 |
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5.2 Árvore da rendibilidade do capital próprio | 2 | 1 |
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6. Elaboração de orçamentos e análise de desvios | 3 | 2 |
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6.1 Sequência orçamental | 1 | 1 |
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6.2 Análise de desvios | 2 | 1 |
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Totais | 29 | 21 |
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| 25 Horas |
Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho
À distância, em sessões síncronas na plataforma Zoom
1. Avaliação Diagnóstica:
No início da ação de formação, será realizada uma avaliação diagnóstica informal, com o objetivo de identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
A metodologia poderá incluir a aplicação de um questionário de escolha múltipla e/ou a resolução de pequenos exercícios de identificação de conceitos fundamentais da análise financeira (ex.: identificar elementos de um balanço ou distinguir tipos de rácios), a fim de aferir o nível de conhecimentos prévios dos formandos.
2. Avaliação Formativa:
A avaliação formativa decorrerá ao longo de toda a formação e terá como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
Será baseada na observação direta do desempenho dos formandos nas atividades realizadas em sala, na participação em discussões orientadas e na resolução de exercícios práticos de análise e interpretação financeira.
Critérios de avaliação:
Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as simulações e discussões;
Aplicação correta dos conceitos teóricos em situações práticas;
Capacidade de incorporar o feedback recebido e mostrar progressos ao longo das sessões.
3. Avaliação de Medição (Sumativa):
No final do curso, será aplicado um teste com ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20 valores, para aferir a aquisição global das competências definidas. Este teste incluirá questões de escolha múltipla. Cada critério de êxito será avaliado individualmente de acordo com o seguinte:
CE1: Identifica corretamente os elementos que compõem a estrutura financeira da empresa
Metodologia: Questões de escolha múltipla
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores.
CE2: Distingue com clareza os principais interessados na informação financeira.
Metodologia: Questões de escolha múltipla
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores.
CE3: Aplica corretamente métodos de análise de balanço e demonstração de resultados.
Metodologia: Questões de escolha múltipla.
Ponderação: 20%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores.
CE4: Calcula e interpreta corretamente rácios e indicadores de equilíbrio financeiro.
Metodologia: Questões de escolha múltipla
Ponderação: 20%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores.
CE5: Demonstra capacidade para elaborar e interpretar orçamentos.
Metodologia: Questões de escolha múltipla
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores.
CE6: Identifica de forma correta os desvios orçamentais e propõe medidas corretivas.
Metodologia: Questões de escolha múltipla
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores.
CE7: Apresenta análises económicas e financeiras claras, fundamentadas e ajustadas ao contexto empresarial.
Metodologia: Questões de escolha múltipla
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
4. Avaliação Comportamental
No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
o Adaptação a nova tarefa
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
o Motivação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
o Participação
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
o Trabalho em equipa
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
o Relacionamento interpessoal
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
o Aquisição e aplicação de conhecimentos
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
o Mobilização de competências
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem
o Assiduidade
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
o Pontualidade
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
5. Avaliação do Processo Formativo
· Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
· Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
· Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
- Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
- Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
1. Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:
2. Plataforma de sessões síncronas: A formação será realizada através da plataforma Zoom, garantindo a interação em tempo real entre formandos e formador.
Sendo uma formação à distância em sessões síncronas, os formandos devem garantir o acesso a:
Um computador com ligação estável à internet, equipado com webcam e microfone funcional;
Auscultadores com microfone (preferencialmente), para melhor qualidade de áudio nas sessões;
Um espaço tranquilo e sem interrupções durante o horário das sessões;
O formador utilizará:
Computador com acesso à internet, sistema de som, câmara, e software de videoconferência (Zoom);
Quadro branco virtual, partilha de ecrã, e ferramentas interativas disponíveis na plataforma Zoom (e.g. sondagens, salas de grupo);
Plataforma de apoio moodle, com acesso completo a todos os recursos pedagógicos descritos na secção anterior.