EUFCD (0736) - Tecnologia alimentar

EUFCD (0736) - Tecnologia alimentar

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 9.º ano de escolaridade. São prioritários os participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3, que pretendam adquirir ou reforçar competências na área da segurança alimentar, nomeadamente na identificação de perigos alimentares, princípios de higiene e práticas adequadas de conservação, limpeza e desinfeção em contextos organizacionais e produtivos do setor alimentar.

Capacitar os formandos para identificar os perigos de contaminação no setor alimentar, reconhecer as principais tecnologias de conservação/preservação dos alimentos e aplicar princípios gerais de higiene, limpeza e desinfeção, assegurando o cumprimento das boas práticas e normas de segurança alimentar.

CD1. Identificar corretamente pelo menos três exemplos de toxinfecções alimentares e os respetivos agentes patogénicos.

CD2. Distinguir com clareza os diferentes tipos de perigos de contaminação alimentar com base em situações reais ou simuladas.

CD3. Descrever corretamente os métodos de conservação de alimentos.

CD4. Elaborar ou interpretar corretamente um plano de higienização, com identificação dos produtos e métodos adequados.

CD5. Identificar corretamente os procedimentos de higiene pessoal e explicar a sua importância para a segurança alimentar.

As competências adquiridas neste curso aplicam-se em contextos organizacionais e operacionais do setor alimentar, nomeadamente em unidades de produção, transformação, armazenamento, distribuição ou serviços de alimentação, onde é exigido o cumprimento rigoroso das normas de segurança alimentar e higiene. Os formandos deverão ser capazes de aplicar os conhecimentos em situações reais, colaborando na implementação de medidas preventivas e corretivas para garantir a segurança dos alimentos ao longo da cadeia de produção e distribuição.

Conteúdo

T

PS

PCT

1.Toxinfecções alimentares – situações mais frequentes

1

0.5

 

2.Patogénicos emergentes

1

0.5

 

3.Perigos de contaminação

3

0

 

3.1.Microbiológicos

1

0

 

3.2.Químicos

1

0

 

3.3.Físicos

1

0

 

4.Tecnologia da conservação alimentar

3

1

 

4.1.Processamento térmico

1

0

 

4.2.Processamento físico e químico

1

0

 

4.3.Boas práticas de fabrico

1

1

 

5.Prevenção

2

1

 

6.Instalações: desenho higiénico

4

1

 

6.1.Concepção e circuitos

1

0.5

 

6.2.Zonas de armazenagem

1

0.5

 

6.3.Instalações sanitárias

1

0

 

6.4.Equipamentos

1

0

 

7.Limpeza e desinfecção

3

1

 

7.1.Princípios de limpeza e desinfecção

1

0

 

7.2.Detergentes e desinfectantes

1

0

 

7.3.Planos de higienização

1

1

 

8.Higiene pessoal

1

0

 

9.Boas práticas

1

1

 

TOTAIS

19

6

 

 

25 Horas

Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho

Online, em tempo real (síncrona), através de plataforma de videoconferência

Avaliação Diagnóstica:
No início do curso, será realizada uma breve avaliação informal com o objetivo de identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
Metodologia utilizada: Discussão orientada em grupo, conduzida pelo formador, através da qual se exploram conhecimentos prévios sobre higiene e segurança alimentar, perigos de contaminação e práticas de conservação. Esta abordagem permite recolher indícios iniciais sobre o nível de familiaridade dos formandos com os principais temas do curso.

Avaliação Formativa:
A avaliação formativa ocorrerá ao longo de toda a ação de formação e não contribui para a avaliação final. Esta avaliação será baseada na observação direta do desempenho dos formandos nas atividades propostas, bem como na participação nas discussões em grupo e reflexões.
Tem como critérios:

  • Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as simulações e discussões;
  • Aplicação correta dos conceitos teóricos em situações práticas;
  • Capacidade de incorporar o feedback recebido e mostrar progressos ao longo das sessões.
    Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.

Avaliação de Medição:
No final do curso, será aplicado um teste escrito com ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20 valores, composto exclusivamente por itens objetivos, como escolha múltipla, verdadeiro/falso, correspondência e associação, de modo a evitar questões de desenvolvimento. O teste avaliará as competências adquiridas com base nos seguintes critérios de êxito:

  • CD1: Identifica corretamente pelo menos três exemplos de toxinfecções alimentares e os respetivos agentes patogénicos
    • Metodologia: Itens de escolha múltipla e correspondência entre doenças e agentes patogénicos.
    • Ponderação: 20%
    • Escala de Avaliação: Escala de 0 a 20 valores
  • CD2: Distinguir com clareza os diferentes tipos de perigos de contaminação alimentar com base em situações reais ou simuladas
    • Metodologia: Itens de escolha múltipla e verdadeiro/falso, com base em cenários simplificados, onde o formando deve identificar corretamente se os perigos apresentados são microbiológicos, químicos ou físicos.
    • Ponderação: 20%
    • Escala de Avaliação: Escala de 0 a 20 valores
  • CD3: Descrever corretamente os métodos de conservação de alimentos
    • Metodologia: Itens de associação e correspondência, onde o formando relaciona tipos de conservação (ex.: pasteurização, congelação, adição de conservantes) com os seus princípios ou exemplos de aplicação.
    • Ponderação: 20%
    • Escala de Avaliação: Escala de 0 a 20 valores
  • CD4: Elaborar ou interpretar corretamente um plano de higienização, com identificação dos produtos e métodos adequados
    • Metodologia: Itens de escolha múltipla e correspondência, onde o formando seleciona os produtos adequados a diferentes áreas ou identifica a ordem correta das etapas de um plano de higienização simplificado.
    • Ponderação: 20%
    • Escala de Avaliação: Escala de 0 a 20 valores
  • CD5: Identificar corretamente os procedimentos de higiene pessoal e explicar a sua importância para a segurança alimentar
    • Metodologia: Itens de escolha múltipla e verdadeiro/falso, centrados nos comportamentos corretos e incorretos relacionados com a higiene pessoal no contexto alimentar.
    • Ponderação: 20%
    • Escala de Avaliação: Escala de 0 a 20 valores

Avaliação comportamental:

No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

·         adaptação a nova tarefa

o    Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

o    Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

·         Motivação

o    Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

o    Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

·         Participação

o    Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

o    Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

·         trabalho em equipa

o    Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

o    Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

·         relacionamento interpessoal

o    Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

o    Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

·         aquisição e aplicação de conhecimentos

o    Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

o    Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

·         mobilização de competências

o    Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

o    Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem

·         assiduidade

o    Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

-  Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

o    Pontualidade

-  Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

-  Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

 

Avaliação do processo formativo

·         Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

·         Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

·         Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.

Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

  • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.

  • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
    O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

Estão previstos os seguintes recursos:
Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:

  1. Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;

  2. Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;

  3. Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;

  4. Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;

  5. Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
    A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

A formação será realizada online, através de uma plataforma de videoconferência (ex.: Zoom, Microsoft Teams, Google Meet), devendo os formandos garantir um ambiente adequado à aprendizagem, com acesso a computador, ligação estável à internet, microfone e câmara ativa durante as sessões.

Equipamentos necessários do lado do formador:

  • Computador com ligação à internet

  • Câmara de vídeo e microfone

  • Sistema de som

  • Plataforma de videoconferência com funcionalidades de partilha de ecrã, chat e breakout rooms

  • Quadro branco virtual ou ferramenta de anotação digital integrada

Estes equipamentos e condições asseguram a qualidade da formação à distância, sem implicar custos de aquisição elevados.


Manual Funcionamento PDF

Manual de Funcionamento

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