Gratuito
Preço
Horas
50.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 9.º ano de escolaridade. Prioriza-se a participação de indivíduos com um nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3.
No final do curso, os formandos deverão ser capazes de aplicar corretamente as técnicas de massagem manual geral, reconhecendo os seus efeitos terapêuticos e utilizando adequadamente o equipamento de apoio.
Os conhecimentos e competências adquiridos neste curso serão aplicados em contextos terapêuticos e de bem-estar, podendo ser utilizados por profissionais da área da saúde, estética e terapias complementares.
Conteúdo | T | PS | PCT |
1. Massagem dos grupos musculares associados a cada articulação | 3 | 4 |
|
2. Sequência da massagem manual | 2 | 3 |
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3. Tempos médios para cada zona a massajar e tempos totais | 2 | 2 |
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4. Técnicas de aplicação | 2 | 5 |
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5. Posicionamento | 2 | 3 |
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6. Ritmo e pressão aplicados | 2 | 4 |
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7. Frequência da massagem | 2 | 2 |
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8. Local de tratamento | 2 | 1 |
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9. Equipamento de apoio | 2 | 2 |
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10. Principais cuidados a respeitar | 3 | 2 |
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TOTAIS | 22 | 28 |
|
| 50 Horas |
Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho
B-Learning (28 horas práticas presenciais em sala + 22 horas teóricas em sessões síncronas via Zoom)
Avaliação das Aprendizagens
1. Avaliação Diagnóstica:
No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica para aferir o conhecimento prévio dos formandos sobre os fundamentos da massagem manual local e a sua familiaridade com as técnicas básicas. Esta avaliação será diferenciada consoante a modalidade de ensino:
• Metodologia: Discussão informal para aferir os conhecimentos prévios do grupo.
• Objetivo: Identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
2. Avaliação Formativa:
A avaliação formativa ocorrerá ao longo de toda a formação e não contribuirá para a avaliação final. Será aplicada tanto nas sessões teóricas síncronas via Zoom como nas sessões práticas presenciais.
Critérios da Avaliação Formativa:
• Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as discussões e atividades colaborativas nas sessões síncronas;
• Aplicação correta dos conceitos teóricos nas atividades e exercícios práticos;
• Capacidade de incorporar o feedback recebido e demonstrar progressos ao longo das sessões, tanto online como presenciais.
Metodologias utilizadas:
• Sessões teóricas (Zoom): Discussões orientadas, análise de estudos de caso e quizzes interativos sobre os efeitos terapêuticos e princípios da massagem manual.
• Sessões práticas (presenciais): Observação direta da execução das técnicas de massagem, com correção contínua pelo formador.
Objetivo: Acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
3. Avaliação de Medição (Sumativa):
A avaliação sumativa será realizada de acordo com as duas componentes do curso:
Será aplicado um teste escrito online, com perguntas de escolha múltipla e de resposta curta, para avaliar os conhecimentos adquiridos.
A avaliação prática será realizada através de uma simulação supervisionada, onde os formandos terão de executar uma massagem manual geral. A avaliação terá uma escala de 0 a 20 valores, baseada nos seguintes critérios e intervalos de desempenho:
A nota final será calculada considerando a ponderação de cada componente, sendo necessário um mínimo de 10 valores no teste teórico e 10 valores na avaliação prática para aprovação.
4. Avaliação comportamental:
No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
o adaptação a nova tarefa
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
o Motivação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
o Participação
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
o trabalho em equipa
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
o relacionamento interpessoal
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
o aquisição e aplicação de conhecimentos
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
o mobilização de competências
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem
o assiduidade
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
o Pontualidade
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.5. Avaliação do processo formativo:
· Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
· Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
· Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
• Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária total do curso (considerando a componente teórica síncrona e a componente prática presencial).
• Obter uma avaliação final positiva, resultante da ponderação entre a avaliação teórica (40%) e a avaliação prática (60%), de acordo com os seguintes critérios:
1. Avaliação Teórica – 40%
• No final da componente teórica, os formandos realizarão um teste escrito online, através da plataforma de formação.
• O teste será de escolha múltipla e incidirá sobre os princípios, efeitos terapêuticos e normas de higiene e segurança da massagem manual local.
• Ponderação: 100% da avaliação teórica.
• Escala de Avaliação: 0-20 valores.
2. Avaliação Prática (Sessões Presenciais) – 60%
A avaliação sumativa será realizada presencialmente, através de uma simulação prática, onde os formandos deverão demonstrar a correta execução das técnicas de massagem manual local. A avaliação será registada numa grelha de observação, com uma escala de 0 a 20 valores, de acordo com os critérios definidos:
A classificação final será calculada com base na seguinte ponderação:
• 40% – Avaliação Teórica (teste escrito online)
• 60% – Avaliação Prática (execução técnica e cumprimento de normas e procedimentos na simulação presencial)
Para obter aprovação no curso, o formando deverá:
1. Obter uma classificação final igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20 valores).
2. Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental, garantindo atitudes adequadas durante a formação.
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações, através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos. Estão previstos os seguintes recursos: Plataforma digital: Uma plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes e fóruns de discussão, designadamente:
1. Apresentações: As apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação; 2. Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos; 3. Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação; 4. Fóruns de discussão e Q&A: Espaço dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais; 5. Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
Além da plataforma Moodle, serão utilizadas ferramentas de videoconferência, nomeadamente Zoom, para a realização das sessões teóricas síncronas. |
A componente prática decorrerá em sala equipada com condições adequadas à prática de técnicas de massagem, garantindo um espaço mínimo de 2m² por formando. A sala respeitará todas as condições ambientais, de higiene e segurança, acessibilidade a pessoas com necessidades especiais e disporá de mobiliário adequado e em boas condições para o número de formandos.
Os seguintes equipamentos estarão disponíveis para a execução da ação de formação:
• Computador para o formador com acesso à internet, sistema de som e projetor de vídeo;
• Quadro branco e/ou flipchart para apoio às explicações;
• Macas de massagem em número suficiente para permitir a realização das práticas pelos formandos;
• Toalhas descartáveis e produtos de apoio à prática da massagem (óleos ou cremes específicos);
• Cadeiras e bancos de apoio, consoante as técnicas aplicadas.
Para a componente teórica síncrona, será necessário que os formandos disponham de:
• Computador ou dispositivo móvel com acesso à internet;
• Webcam e microfone para participação nas sessões via Zoom;
• Espaço adequado para assistir às sessões sem interrupções.