Gratuito
Preço
Horas
50.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Este curso destina-se a ativos com idade igual ou superior a 18 anos, que pretendam desenvolver competências na área da liderança e motivação de equipas. Os participantes devem possuir habilitações mínimas iguais ou superiores ao 9.º ano de escolaridade, sendo dada prioridade a formandos com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3.
Dotar os formandos de competências para identificar diferentes teorias de motivação, distinguir estilos de liderança, organizar o trabalho de equipa e avaliar o desempenho da equipa e os resultados do seu trabalho.
CD1 – O formando identifica corretamente diferentes teorias de motivação e relaciona-as com práticas organizacionais.
CD2 – O formando distingue estilos de liderança e reconhece o seu impacto na equipa.
CD3 – O formando demonstra capacidade para organizar e estruturar o trabalho em equipa de forma eficaz.
CD4 – O formando utiliza estratégias adequadas para avaliar a equipa e os seus resultados.
CD5 – O formando aplica técnicas de comunicação assertiva na liderança e gestão da equipa.
Conteúdos programáticos e Carga horária
Conteúdo | T | PS | PCT |
1. Motivação | 10 | 1 |
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1.1 Principais teorias da motivação | 2 |
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1.2 Inteligência emocional e criatividade | 2 |
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1.3 Motivação e as diferentes formas de organização do trabalho | 4 | 1 |
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1.4 Motivação e liderança | 2 |
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2. Liderança e a comunicação | 10 | 2 |
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2.1 Funções e atitudes de comunicação | 2 |
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2.2 Liderança versus poder | 1 | 1 |
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2.3 Funções de liderança | 2 |
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2.4 Parte afetiva e a parte de tarefa de liderança | 1 |
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2.5 Teorias de liderança | 1 |
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2.6 Características desejadas num líder | 2 | 1 |
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2.7 Delegação | 1 |
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3. Grupos e liderança | 10 | 2 |
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3.1 Equipas de trabalho | 2 |
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3.2 Estruturação e desenvolvimento das equipas | 2 |
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3.3 Coordenação e complementaridade das práticas de cada equipa | 2 |
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3.4 Aparecimento do líder e o seu relacionamento com o grupo | 2 | 1 |
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3.5 Perfis de liderança | 2 | 1 |
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4. Comunicação nas equipas de trabalho | 10 | 5 |
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4.1 Estilos comunicacionais | 2 |
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4.2 Comunicação como objeto de dinamização de uma equipa de trabalho | 2 | 1 |
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4.3 Comunicação assertiva na resolução de conflitos na equipa. | 2 | 1 |
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4.4 Comunicação com assertividade na liderança | 2 | 1 |
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4.5 Organização do trabalho de equipa | 2 | 2 |
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TOTAIS | 40 | 10 |
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| 50 Horas |
Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho
Formação a distância, em ambiente virtual
Avaliação Diagnóstica:
No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica informal, onde os formandos responderão a um questionário online ou participarão numa discussão em grupo para identificar os seus conhecimentos prévios sobre liderança, motivação e trabalho em equipa.
. Esta avaliação será realizada com ferramentas como o chat ou quizzes disponíveis na plataforma moodle.
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
Avaliação Formativa:
A avaliação formativa ocorrerá ao longo de toda a ação de formação e não contribuirá para a avaliação final. Será baseada na observação direta da participação dos formandos nas sessões síncronas realizadas via Zoom, bem como nas atividades interativas propostas na plataforma Moodle.
Os critérios avaliados são:
Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
Avaliação de Medição (Sumativa):
No final do curso, será aplicado um teste escrito na plataforma Moodle, com ponderação de 100%, numa escala de 0-20, para aferir a aquisição dos conhecimentos teóricos abordados. O teste será composto por questões de escolha múltipla, resposta curta e desenvolvimento, abrangendo os seguintes critérios de avaliação:
CD1: O formando identifica corretamente diferentes teorias de motivação e relaciona-as com práticas organizacionais.
CD2: O formando distingue estilos de liderança e reconhece o seu impacto na equipa.
CD3: O formando demonstra capacidade para organizar e estruturar o trabalho em equipa de forma eficaz.
CD4: O formando utiliza estratégias adequadas para avaliar a equipa e os seus resultados.
CD5: O formando aplica técnicas de comunicação assertiva na liderança e gestão da equipa.
Avaliação comportamental:
No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
·Adaptação a nova tarefa
Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
Motivação
Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
Nâo Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
Participação
Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
Trabalho em equipa
Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
Relacionamento interpessoal
Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
Aquisição e aplicação de conhecimentos
Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
Mobilização de competências
Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem
Assiduidade
Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
Pontualidade
Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
Avaliação do processo formativo
- Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
- Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
- Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
- Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
Plataforma digital: Uma plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes e fóruns de discussão, designadamente:
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
A formação será realizada em ambiente virtual, através de uma plataforma de videoconferência adequada para a formação síncrona, garantindo interação entre formandos e formador.
Equipamentos necessários: