EUFCD (5436) - Liderança e motivação de equipas

EUFCD (5436) - Liderança e motivação de equipas

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Este curso destina-se a ativos com idade igual ou superior a 18 anos, que pretendam desenvolver competências na área da liderança e motivação de equipas. Os participantes devem possuir habilitações mínimas iguais ou superiores ao 9.º ano de escolaridade, sendo dada prioridade a formandos com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3.

Dotar os formandos de competências para identificar diferentes teorias de motivação, distinguir estilos de liderança, organizar o trabalho de equipa e avaliar o desempenho da equipa e os resultados do seu trabalho.

CD1 – O formando identifica corretamente diferentes teorias de motivação e relaciona-as com práticas organizacionais.
CD2 – O formando distingue estilos de liderança e reconhece o seu impacto na equipa.
CD3 – O formando demonstra capacidade para organizar e estruturar o trabalho em equipa de forma eficaz.
CD4 – O formando utiliza estratégias adequadas para avaliar a equipa e os seus resultados.
CD5 – O formando aplica técnicas de comunicação assertiva na liderança e gestão da equipa.

Conteúdos programáticos e Carga horária

Conteúdo

T

PS

PCT

1. Motivação

10

1

 

1.1 Principais teorias da motivação

2

 

 

1.2 Inteligência emocional e criatividade

2

 

 

1.3 Motivação e as diferentes formas de organização do trabalho

4

1

 

1.4 Motivação e liderança

2

 

 

2. Liderança e a comunicação

10

2

 

2.1 Funções e atitudes de comunicação

2

 

 

2.2 Liderança versus poder

1

1

 

2.3 Funções de liderança

2

 

 

2.4 Parte afetiva e a parte de tarefa de liderança

1

 

 

2.5 Teorias de liderança

1

 

 

2.6 Características desejadas num líder

2

1

 

2.7 Delegação

1

 

 

3. Grupos e liderança

10

2

 

3.1 Equipas de trabalho

2

 

 

3.2 Estruturação e desenvolvimento das equipas

2

 

 

3.3 Coordenação e complementaridade das práticas de cada equipa

2

 

 

3.4 Aparecimento do líder e o seu relacionamento com o grupo

2

1

 

3.5 Perfis de liderança

2

1

 

4. Comunicação nas equipas de trabalho

10

5

 

4.1 Estilos comunicacionais

2

 

 

4.2 Comunicação como objeto de dinamização de uma equipa de trabalho

2

1

 

4.3 Comunicação assertiva na resolução de conflitos na equipa.

2

1

 

4.4 Comunicação com assertividade na liderança

2

1

 

4.5 Organização do trabalho de equipa

2

2

 

TOTAIS

40

10

 

 

50 Horas

 

Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho

Formação a distância, em ambiente virtual

Avaliação Diagnóstica:

No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica informal, onde os formandos responderão a um questionário online ou participarão numa discussão em grupo para identificar os seus conhecimentos prévios sobre liderança, motivação e trabalho em equipa.

. Esta avaliação será realizada com ferramentas como o chat ou quizzes disponíveis na plataforma moodle.

Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.

Avaliação Formativa:
A avaliação formativa ocorrerá ao longo de toda a ação de formação e não contribuirá para a avaliação final. Será baseada na observação direta da participação dos formandos nas sessões síncronas realizadas via Zoom, bem como nas atividades interativas propostas na plataforma Moodle.

Os critérios avaliados são:

  • Participação ativa nas sessões síncronas, contribuindo com reflexões e opiniões fundamentadas nos temas abordados;
  • Aplicação correta dos conceitos teóricos nas atividades práticas, como estudos de caso e fóruns de discussão na plataforma Moodle;
  • Capacidade de incorporar o feedback recebido e demonstrar progressos ao longo das sessões.

Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.

Avaliação de Medição (Sumativa):
No final do curso, será aplicado um teste escrito na plataforma Moodle, com ponderação de 100%, numa escala de 0-20, para aferir a aquisição dos conhecimentos teóricos abordados. O teste será composto por questões de escolha múltipla, resposta curta e desenvolvimento, abrangendo os seguintes critérios de avaliação:

  • CD1: O formando identifica corretamente diferentes teorias de motivação e relaciona-as com práticas organizacionais.

    • Metodologia: Questões de resposta curta e de escolha múltipla sobre as principais teorias de motivação e a sua aplicação em diferentes contextos organizacionais.
    • Ponderação: 20%
    • Escala de Avaliação: 0-20
  • CD2: O formando distingue estilos de liderança e reconhece o seu impacto na equipa.

    • Metodologia: Questões de desenvolvimento onde o formando deverá analisar diferentes estilos de liderança e o seu impacto na equipa.
    • Ponderação: 20%
    • Escala de Avaliação: 0-20
  • CD3: O formando demonstra capacidade para organizar e estruturar o trabalho em equipa de forma eficaz.

    • Metodologia: Estudo de caso disponibilizado na plataforma Moodle, onde o formando terá de propor uma estrutura eficaz para uma equipa de trabalho, justificando as suas escolhas.
    • Ponderação: 20%
    • Escala de Avaliação: 0-20
  • CD4: O formando utiliza estratégias adequadas para avaliar a equipa e os seus resultados.

    • Metodologia: Questões de resposta curta sobre metodologias de avaliação do desempenho da equipa e ferramentas associadas.
    • Ponderação: 20%
    • Escala de Avaliação: 0-20
  • CD5: O formando aplica técnicas de comunicação assertiva na liderança e gestão da equipa.

    • Metodologia: Questões de escolha múltipla e desenvolvimento, onde o formando terá de identificar e justificar a utilização de técnicas de comunicação assertiva na liderança.
    • Ponderação: 20%
    • Escala de Avaliação: 0-20

Avaliação comportamental:

No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

·Adaptação a nova tarefa

Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

Motivação

Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

Nâo Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

Participação

Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

Trabalho em equipa

Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

Relacionamento interpessoal

Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

Aquisição e aplicação de conhecimentos

Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

Mobilização de competências

Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem

 Assiduidade

Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

Pontualidade

Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.


 Avaliação do processo formativo

- Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

- Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

- Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.


Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

- Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior. 

Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.

Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
  • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
  • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
  • O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

Estão previstos os seguintes recursos:
Plataforma digital: Uma plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes e fóruns de discussão, designadamente:

  1. Apresentações: As apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
  2. Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
  3. Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
  4. Fóruns de discussão e Q&A: Espaço dedicado a discussões em grupo e atividades de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
  5. Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.

A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

A formação será realizada em ambiente virtual, através de uma plataforma de videoconferência adequada para a formação síncrona, garantindo interação entre formandos e formador.

Equipamentos necessários:

  • Computador ou dispositivo compatível para formador e formandos, com acesso à internet estável;
  • Plataforma de videoconferência com funcionalidades de partilha de ecrã, chat e gravação de sessões;
  • Câmara e microfone funcionais para garantir a participação ativa dos formandos;
  • Quadro digital interativo ou software equivalente para apoio às explicações do formador.

Manual Funcionamento PDF

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