Gratuito
Preço
Horas
50.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações escolares mínimas ao nível do 9.º ano de escolaridade. O curso destina-se prioritariamente a ativos empregados que possuam um nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3 do Quadro Nacional de Qualificações, que pretendam adquirir competências básicas na utilização da língua francesa em contextos relacionados com as relações laborais, comunicação institucional e aspetos jurídicos associados ao mundo do trabalho.
Reconhecer e produzir mensagens orais e escritas em língua francesa aplicadas ao contexto das relações laborais, com especial enfoque na negociação coletiva, comunicação institucional e aspetos fundamentais do direito do trabalho, assegurando a compreensão e a interação em situações profissionais do quotidiano.
CD1. O formando identifica corretamente os sons e a entoação característica do francês em contextos profissionais simulados.
CD2. O formando utiliza de forma apropriada o vocabulário específico das relações laborais em francês.
CD3. O formando constrói frases simples com correção gramatical adequada ao contexto.
CD4. O formando interpreta corretamente textos em francês relacionados com o direito do trabalho.
CD5. O formando redige mensagens escritas formais e informais adequadas ao universo laboral.
CD6. O formando participa ativamente em simulações de comunicação oral aplicando o conhecimento adquirido.
CD7. O formando reconhece aspetos culturais e sociais franceses com relevância para o contexto profissional.
As competências adquiridas neste curso serão aplicadas em contextos laborais onde a comunicação com interlocutores francófonos seja necessária, nomeadamente em ambientes empresariais com relações internacionais, em processos de negociação ou comunicação institucional, e em situações onde o conhecimento de aspetos socioculturais franceses facilite a integração e cooperação.
Conteúdos programáticos e Carga horária
Conteúdo | T | PS | PCT |
1. Fonética do francês | 5 | 2 |
|
2. Vocabulário específico às relações laborais em língua francesa | 7 | 2 |
|
3. Aquisição de estruturas gramaticais | 5 | 2 |
|
4. Leitura e compreensão de textos | 5 | 2 |
|
5. Exercícios escritos e orais | 5 | 8 |
|
6. Aspectos socioculturais (cultura, costumes, economia e política francesa) | 5 | 2 |
|
| 32 | 18 |
|
| 50 Horas |
Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho
Formação a distância, em regime síncrono
1. Avaliação Diagnóstica
No início da ação de formação será realizada uma avaliação diagnóstica informal, com recurso a atividades como:
- Pequeno questionário de escolha múltipla sobre vocabulário e estruturas básicas do francês;
- Leitura de um pequeno texto profissional e identificação de palavras-chave;
- Exercício oral simples com perguntas e respostas sobre situações comuns no contexto laboral.
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
2. Avaliação Formativa
A avaliação formativa decorrerá ao longo de todas as sessões da formação, baseada nos seguintes aspetos:
-Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as simulações e discussões;
-Aplicação correta dos conceitos teóricos em situações práticas;
-Capacidade de incorporar o feedback recebido e mostrar progressos ao longo das sessões.
O formador recorrerá à observação direta, análise de trabalhos escritos/orais, exercícios de grupo e intervenções dos formandos em simulações linguísticas.
3. Avaliação de Medição (Sumativa)
Sendo esta uma ação de formação maioritariamente teórica, será aplicado um teste escrito no final do curso, com uma ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20 valores. Este teste incluirá componentes de compreensão escrita, produção escrita, vocabulário, gramática, e interpretação cultural.
O teste final será construído com base nos seguintes critérios de êxito, com a respetiva metodologia, ponderação e escala de avaliação:
CD1: O formando identifica corretamente os sons e a entoação característica do francês em contextos profissionais simulados
Metodologia: Parte do teste em que o formando ouve um áudio e responde a questões de identificação de sons e entoação típica do francês.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 2 valores
CD2: O formando utiliza de forma apropriada o vocabulário específico das relações laborais em francês
Metodologia: Exercício de correspondência e completamento de frases com vocabulário técnico do universo laboral.
Ponderação: 20%
Escala de Avaliação: 0 a 4 valores
CD3: O formando constrói frases simples com correção gramatical adequada ao contexto
Metodologia: Redação curta com frases contextualizadas ao ambiente de trabalho.
Ponderação: 20%
Escala de Avaliação: 0 a 4 valores
CD4: O formando interpreta corretamente textos em francês relacionados com o direito do trabalho
Metodologia: Leitura de excerto de um texto legal/laboral seguido de perguntas de interpretação.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0 a 3 valores
CD5: O formando redige mensagens escritas formais e informais adequadas ao universo laboral
Metodologia: Elaboração de um e-mail formal e outro informal, simulando uma comunicação laboral.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0 a 3 valores
CD6: O formando participa ativamente em simulações de comunicação oral aplicando o conhecimento adquirido
Metodologia: Avaliação da expressão oral durante a execução de uma tarefa simulada de diálogo profissional (ex: reunião, telefonema).
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 2 valores
CD7: O formando reconhece aspetos culturais e sociais franceses com relevância para o contexto profissional
Metodologia: Perguntas de escolha múltipla e associação sobre aspetos culturais (costumes, relações hierárquicas no trabalho, etc.).
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 2 valores
4. Avaliação comportamental:
No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
·Adaptação a nova tarefa
Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
Motivação
Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
Participação
Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
Trabalho em equipa
Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
Relacionamento interpessoal
Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
Aquisição e aplicação de conhecimentos
Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
Mobilização de competências
Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem
Assiduidade
Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
Pontualidade
Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
5. Avaliação do processo formativo
Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:
Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
A formação será realizada em ambiente virtual síncrono, utilizando uma plataforma de videoconferência (ex. Zoom, Microsoft Teams ou similar), que garanta a interação em tempo real entre formador e formandos.
Requisitos técnicos obrigatórios para o formador:
Computador com câmara, microfone e ligação estável à internet
Acesso a plataforma de videoconferência com funcionalidades de partilha de ecrã
Quadro branco virtual (integrado na plataforma ou equivalente)
Sistema de projeção digital para partilha de conteúdos
Nota: Todos os formandos deverão ter acesso a computador com ligação à internet, câmara e microfone, de forma a garantir a sua participação ativa nas sessões síncronas.