EUFCD(6282) - Culturas hortícolas comestíveis e não comestíveis, aromáticas, medicinais e condimentares - enquadramento

EUFCD(6282) - Culturas hortícolas comestíveis e não comestíveis, aromáticas, medicinais e condimentares - enquadramento

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Adultos ativos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 4.º ano de escolaridade. O curso destina-se a indivíduos que pretendam adquirir ou aprofundar competências no setor agrícola, especificamente na produção de culturas hortícolas comestíveis e não comestíveis, aromáticas, medicinais e condimentares. Será dada prioridade a participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3, no âmbito da valorização de qualificações de base e da promoção de percursos de formação contínua.

Dotar os formandos de conhecimentos, aptidões e atitudes que lhes permitam identificar e compreender as diferentes espécies e variedades de culturas hortícolas comestíveis e não comestíveis, aromáticas, medicinais e condimentares, os respetivos sistemas e práticas culturais, o enquadramento legal, bem como os princípios de sustentabilidade, proteção de recursos e segurança alimentar associados à sua produção e comercialização.

CD1. O formando consegue identificar e classificar corretamente, em exercício prático, as principais espécies e variedades abordadas.

CD2. O formando demonstra conhecimento sobre os sistemas culturais através da seleção fundamentada do sistema mais adequado por tipo de cultura.

CD3. O formando descreve de forma clara as práticas culturais, associando-as ao objetivo da produção.

CD4. O formando reconhece e propõe práticas agrícolas sustentáveis em exercícios simulados.

CD5. O formando identifica corretamente a legislação e normas de segurança alimentar aplicáveis, em atividades de análise de casos.

As competências desenvolvidas neste curso serão aplicadas em contextos profissionais ligados à produção agrícola, nomeadamente em explorações hortícolas, empresas de produção e transformação de plantas aromáticas, medicinais e condimentares, e em unidades de comercialização. São particularmente relevantes em contextos que valorizem a produção sustentável, a certificação de produtos e a segurança alimentar, seja em mercado interno ou externo.

Conteúdos programáticos e Carga horária

Conteúdo

T

PS

PCT

1. Hortícolas comestíveis e não comestíveis, aromáticas, medicinais e condimentares

2

1

 

1.1 Importância económica ao nível regional e do país

1

0.5

 

1.2 Principais produtores e consumidores

1

0.5

 

2. Classificação das principais espécies e variedades culturais

1

2

 

3. Especificidade de cada setor da produção, comercialização e consumo - horticultura; floricultura; plantas aromáticas, medicinais e condimentares

1

1

 

4. Sistematização das culturas hortícolas em famílias – aliáceas, asparagáceas, cucurbitáceas, fabáceas, rosáceas, solanáceas, asteráceas, outras famílias

1

0

 

5. Épocas de cultivo e ciclo biológico das principais espécies

1

1

 

6. Sistemas culturais praticados, atendendo às boas práticas agrícolas

7

1

 

6.1 Acidentes fisiológicos e meteorológicos

0.5

0

 

6.2 Contribuição para a manutenção da biodiversidade

0.5

0

 

6.3 Conservação e melhoramento do solo

0.5

0

 

6.4 Proteção da qualidade da água por agentes poluidores, fertilizantes e produtos fitofarmacêuticos

1

0

 

6.5 Horticultura em regime de exploração extensiva e intensiva

1

0

 

6.6 Técnica de produção ao ar livre

0.5

1

 

6.7 Técnica de produção sob abrigo

0.5

0

 

6.8 Máquinas e equipamentos específicos

1

0

 

6.9 Sistemas culturais em Proteção Integrada e em Produção Integrada

1

0

 

6.10 Sistemas culturais em Modo de Produção Biológico

0.5

0

 

7. Fileira agro-industrial hortícola

5

 

 

7.1 Principais produções hortícolas, aromáticas, medicinais e condimentares

1

0

 

7.2 Produção de produtos de qualidade e sua relação com o local de produção – Produtos com denominação de origem (DOP, IGP ou ETG)

1

0

 

7.3 Orientação da produção para mercados específicos (interno e externo), com identificação relativa ao modo de produção, certificação ou marca registada

1

0

 

7.4 Conceito de segurança alimentar, desempenho ambiental e qualidade organoléptica

 

0

 

7.5 Diversificação da oferta de produtos frescos e transformados

1

0

 

8. Legislação específica nacional e comunitária

1

1

 

9. Normas de qualidade e segurança alimentar

1

0

 

 

20

5

 

 

25 Horas

 

Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho

Online, em tempo real (síncrona), através de plataforma de videoconferência

Avaliação das Aprendizagens

1. Avaliação Diagnóstica

No início do curso, será realizada uma breve avaliação informal para determinar o nível de conhecimentos prévios dos formandos sobre culturas hortícolas comestíveis e não comestíveis, aromáticas, medicinais e condimentares.

Metodologia: Questionário de escolha múltipla ou atividade prática simples de identificação de espécies.

Objetivo: Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.

2. Avaliação Formativa

A avaliação formativa ocorrerá ao longo de toda a ação de formação e não contribuirá para a avaliação final.

Metodologia: Observação direta durante exercícios práticos, atividades de grupo, resolução de casos e simulações.

Critérios:

Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as simulações e discussões;

Aplicação correta dos conceitos teóricos em situações práticas;

Capacidade de incorporar o feedback recebido e mostrar progressos ao longo das sessões.

Objetivo: Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.

3. Avaliação de Medição (Sumativa)

No final do curso, será aplicado um instrumento de avaliação teórica para medir a aquisição global das competências.

Metodologia: Teste escrito com ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20 valores.

Critérios de avaliação:

CD1: O formando consegue identificar e classificar corretamente, em exercício prático, as principais espécies e variedades abordadas.

Metodologia: Questões de identificação e classificação de espécies com base em imagens, descrições ou exemplares em suporte visual.

Ponderação: 20%

Escala de Avaliação: Escala de 0 a 20 valores.

CD2: O formando demonstra conhecimento sobre os sistemas culturais através da seleção fundamentada do sistema mais adequado por tipo de cultura.

Metodologia: Questões de correspondência ou desenvolvimento onde o formando deve justificar a escolha do sistema cultural adequado a cada cultura.

Ponderação: 20%

Escala de Avaliação: Escala de 0 a 20 valores.

CD3: O formando descreve de forma clara as práticas culturais, associando-as ao objetivo da produção.

Metodologia: Resposta a perguntas abertas ou casos práticos, onde o formando descreve práticas e as associa ao tipo de produção (qualidade, quantidade, sustentabilidade).

Ponderação: 20%

Escala de Avaliação: Escala de 0 a 20 valores.

CD4: O formando reconhece e propõe práticas agrícolas sustentáveis em exercícios simulados.

Metodologia: Estudo de caso ou exercício de simulação onde o formando tem de propor práticas sustentáveis para diferentes contextos.

Ponderação: 20%

Escala de Avaliação: Escala de 0 a 20 valores.

CD5: O formando identifica corretamente a legislação e normas de segurança alimentar aplicáveis, em atividades de análise de casos.

Metodologia: Perguntas de interpretação de legislação ou análise de pequenos cenários com identificação das normas aplicáveis.

Ponderação: 20%

Escala de Avaliação: Escala de 0 a 20 valores.

4. Avaliação comportamental:

No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

·Adaptação a nova tarefa

Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

Motivação

Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

Participação

Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

Trabalho em equipa

Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

Relacionamento interpessoal

Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

Aquisição e aplicação de conhecimentos

Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

Mobilização de competências

Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem

 Assiduidade

Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

Pontualidade

Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

5. Avaliação do processo formativo

Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.


Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

  • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.

  • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:

O curso é maioritariamente teórico, portanto:
O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

Estão previstos os seguintes recursos:
Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:

  1. Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;

  2. Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;

  3. Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;

  4. Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicados a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;

  5. Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
    A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

A formação será realizada online, através de uma plataforma de videoconferência (ex.: Zoom, Microsoft Teams, Google Meet), devendo os formandos garantir um ambiente adequado à aprendizagem, com acesso a computador, ligação estável à internet, microfone e câmara ativa durante as sessões.

Equipamentos necessários do lado do formador:

  • Computador com ligação à internet

  • Câmara de vídeo e microfone

  • Sistema de som

  • Plataforma de videoconferência com funcionalidades de partilha de ecrã, chat e breakout rooms

  • Quadro branco virtual ou ferramenta de anotação digital integrada

Estes equipamentos e condições asseguram a qualidade da formação à distância, sem implicar custos de aquisição elevados.


Manual Funcionamento PDF

Manual de Funcionamento

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