Gratuito
Preço
Horas
50.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Adultos com idade igual ou superior a 18 anos, que pretendam adquirir competências na preparação, confeção e apresentação de pratos da cozinha tradicional portuguesa. Devem possuir, como habilitação mínima, o 4.º ano de escolaridade, sendo que é dada a prioridade a participantes com habilitações iguais ou inferiores ao nível 3.Este curso destina-se a pessoas que pretendam iniciar uma atividade profissional na área da restauração ou aperfeiçoar as suas competências no âmbito da gastronomia tradicional portuguesa.
Nota: A formação será 100% baseada em ingredientes de origem vegetal, promovendo uma abordagem gastronómica sustentável.
Capacitar os formandos para a preparação, confeção, empratamento e conservação de iguarias típicas da cozinha tradicional portuguesa, assegurando a aplicação correta das técnicas culinárias e o cumprimento das normas de higiene e segurança alimentar.
CD1. O formando identifica corretamente as diferentes regiões gastronómicas de Portugal e as suas iguarias típicas.
CD2. O formando demonstra capacidade para selecionar matérias-primas e utensílios apropriados à confeção dos pratos regionais.
CD3. O formando executa corretamente as técnicas de preparação e confeção de sopas, carnes, peixes e guarnições.
CD4. O formando realiza operações de quantificação com precisão.
CD5. O formando evidencia capacidade de controlar a qualidade dos pratos ao longo de todas as fases de confeção.
CD6. O formando acondiciona e conserva adequadamente os produtos confecionados.
CD7. O formando aplica corretamente as técnicas de empratamento e decoração.
CD8. O formando respeita escrupulosamente as normas de higiene e segurança durante a prática.
As competências desenvolvidas neste curso serão aplicadas em cozinhas de estabelecimentos de restauração tradicional, unidades de turismo rural, cantinas, ou em iniciativas próprias, onde se valorize a gastronomia típica portuguesa. O formando deverá estar apto a integrar ou reforçar equipas de cozinha, contribuindo com o seu conhecimento técnico e valorizando o património culinário regional.
Formação a distância, em sessões síncronas, através da plataforma Zoom
1.1 Avaliação Diagnóstica
No início do curso, será realizada uma breve avaliação informal, composta por um questionário de escolha múltipla com questões sobre regiões gastronómicas e pratos típicos, bem como uma conversa exploratória sobre conhecimentos prévios na área da cozinha tradicional portuguesa.
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
1.2 Avaliação Formativa
A avaliação formativa será contínua, efetuada ao longo das sessões através de:
Observação direta da execução prática durante as aulas;
Participação ativa nas discussões em grupo sobre técnicas, ingredientes e métodos de confeção;
Revisões críticas a fichas técnicas e receitas.
Critérios considerados:
Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as simulações e discussões;
Aplicação correta dos conceitos teóricos em situações práticas;
Capacidade de incorporar o feedback recebido e mostrar progressos ao longo das sessões.
Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
No final do curso, será aplicado um teste escrito, com ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20 valores, para avaliar a aquisição global das competências, conforme se trata de uma formação maioritariamente teórica.
A avaliação será estruturada com base nos seguintes critérios de êxito:
CD1: O formando identifica corretamente as diferentes regiões gastronómicas de Portugal e as suas iguarias típicas.
Metodologia: Questões de correspondência e escolha múltipla no teste final, onde o formando terá de relacionar regiões com iguarias típicas.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0-20
CD2: O formando demonstra capacidade para selecionar matérias-primas e utensílios apropriados à confeção dos pratos regionais.
Metodologia: Questões de análise de casos e identificação de materiais adequados às receitas apresentadas no teste escrito.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0-20
CD3: O formando executa corretamente as técnicas de preparação e confeção de sopas, carnes, peixes e guarnições.
Metodologia: Questões descritivas e de sequência lógica no teste, sobre procedimentos técnicos.
Ponderação: 20%
Escala de Avaliação: 0-20
CD4: O formando realiza operações de quantificação com precisão.
Metodologia: Exercícios práticos no teste escritos sobre proporções e cálculos simples de ingredientes.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0-20
CD5: O formando evidencia capacidade de controlar a qualidade dos pratos ao longo de todas as fases de confeção.
Metodologia: Análise de cenários no teste, onde o formando terá de identificar falhas e propor soluções nas várias fases de confeção.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0-20
CD6: O formando acondiciona e conserva adequadamente os produtos confecionados.
Metodologia: Questões de escolha múltipla e verdadeiro/falso sobre métodos de acondicionamento e conservação.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0-20
CD7: O formando aplica corretamente as técnicas de empratamento e decoração.
Metodologia: Questão ilustrativa/descritiva no teste, onde será apresentada uma imagem de empratamento para análise e sugestão de melhorias.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0-20
CD8: O formando respeita escrupulosamente as normas de higiene e segurança durante a prática.
Metodologia: Questões de verdadeiro/falso e casos práticos para identificar comportamentos adequados ou não em contexto de cozinha.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0-20
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:
Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
Equipamentos necessários: