Gratuito
Preço
Horas
25.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
O curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com o mínimo de escolaridade obrigatória (4.º ano), que pretendam adquirir conhecimentos fundamentais na área da nutrição e dietética, com vista à sua aplicação prática em contextos de restauração, saúde ou apoio domiciliário. Inclui-se também profissionais do setor alimentar ou cuidadores que necessitem de aprofundar os seus conhecimentos para melhor planear ementas e práticas alimentares equilibradas.
Dotar os formandos de conhecimentos e competências práticas fundamentais no domínio da nutrição e dietética, reconhecendo os princípios básicos da alimentação, classificando os constituintes alimentares e aplicando esses conhecimentos na elaboração de ementas nutricionalmente equilibradas.
As competências desenvolvidas neste curso serão aplicadas no contexto da restauração, apoio domiciliário, cuidados de saúde, bem-estar e qualquer outro ambiente onde a elaboração e promoção de hábitos alimentares saudáveis seja necessária. Os formandos estarão aptos a colaborar na criação de ementas nutricionalmente equilibradas e adaptadas a diferentes necessidades alimentares.
Conteúdos programáticos e Carga horária
Conteúdo | T | PS | PCT |
1. Nutrição e alimentação | 2 | 0.5 |
|
1.1. Conceitos | 1 | - |
|
1.2. Funções da alimentação | 1 | 0.5 |
|
2. Constituintes alimentares | 3 | - |
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3. Metabolismo | 4 | 1 |
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3.1. Funções do aparelho digestivo | 2 | 0.5 |
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3.2. Processo digestivo | 2 | 05 |
|
4. Roda dos alimentos e grupos alimentares | 4 | 0.5 |
|
5. Alimentação equilibrada | 8 | 2 |
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5.1. Regras | 2 | 0.5 |
|
5.2. Principais erros alimentares | 2 | 0.5 |
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5.3. Necessidades diárias de nutrientes | 1 | 0.5 |
|
5.4. Alimentação racional | 1 | - |
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6. Noções para a elaboração de ementas | 2 | 0.5 |
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| 21 | 4 |
|
| 25 Horas |
Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho
Formação a distância, em sessões síncronas, através da plataforma Zoom.
No início da ação de formação, será realizada uma breve avaliação informal, com recurso a um questionário de escolha múltipla e questões de associação, incidindo sobre os conhecimentos prévios relacionados com nutrição e alimentação.
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
A avaliação formativa decorrerá ao longo de toda a ação de formação, centrada na observação contínua do desempenho e participação dos formandos nas diversas atividades pedagógicas. Esta avaliação não contribui para a nota final, mas orienta o desenvolvimento das aprendizagens.
Critérios utilizados:
Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as simulações e discussões;
Aplicação correta dos conceitos teóricos em situações práticas;
Capacidade de incorporar o feedback recebido e mostrar progressos ao longo das sessões.
Metodologias aplicadas:
Observação direta em sala;
Registos de desempenho em exercícios práticos e reflexões;
Debates em grupo e análise de casos.
Objetivo: Acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
No final do curso, será aplicado um teste através da plataforma Moodle, para avaliar a aquisição das competências previstas. O teste poderá incluir perguntas de escolha múltipla e/ou questões de verdadeiro ou falso. Os critérios de avaliação específicos são os seguintes:
CD1: O formando identifica corretamente os conceitos fundamentais de nutrição e alimentação com base nos conteúdos abordados
Metodologia: Itens de resposta múltipla e questões de associação direta entre conceitos.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 20
CD2: O formando classifica com exatidão os constituintes alimentares e descreve as suas funções
Metodologia: Questões de correspondência e perguntas de desenvolvimento curto.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0 a 20
CD3: O formando explica de forma clara e correta o processo digestivo e o funcionamento do metabolismo
Metodologia: Perguntas de desenvolvimento orientadas e esquemas com legendas a completar.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0 a 20
CD4: O formando interpreta corretamente a roda dos alimentos, associando-a aos grupos e suas funções
Metodologia: Questões com análise de imagem da roda dos alimentos, com identificação de grupos e funções.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 20
CD5: O formando aplica as regras da alimentação equilibrada na resolução de exercícios práticos
Metodologia: Casos práticos onde o formando deve aplicar as regras da alimentação racional e calcular percentagens nutricionais.
Ponderação: 20%
Escala de Avaliação: 0 a 20
CD6: O formando reconhece os principais erros alimentares e propõe alternativas saudáveis
Metodologia: Análise de situações problema com identificação dos erros e sugestões de correção fundamentadas.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 20
CD7: O formando elabora uma ementa equilibrada, integrando os princípios da nutrição e da dietética abordados
Metodologia: Elaboração de uma ementa de um dia, justificando as escolhas com base nos princípios abordados.
Ponderação: 20%
Escala de Avaliação: 0 a 20
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Recursos pedagógicos:
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:
Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
Plataforma de sessões síncronas: A formação será realizada através da plataforma Zoom, garantindo interação em tempo real entre formandos e formador.
Espaços:
Não aplicável devido ao formato a distância.
Equipamentos necessários: