EUFCD (9043) - Tendências de consumo de frutas e legumes

EUFCD (9043) - Tendências de consumo de frutas e legumes

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


O curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com escolaridade entre o 4º ano e o 12º ano (nível 3), que já atuem ou pretendam adquirir competências para atuar na área do comércio de produtos hortofrutícolas.

Compreender os fatores que influenciam o consumo de produtos hortofrutícolas e otimizar a exposição desses produtos, visando aumentar o seu consumo.

CD1: Compreender os benefícios nutricionais e aplicá-los na promoção de frutas e legumes.

CD2: Demonstrar capacidade de avaliar a qualidade dos produtos hortofrutícolas, considerando diferentes perspetivas (produtor, comerciante, consumidor).

CD3: Demonstrar conhecimento sobre a evolução do consumo e comportamentos alimentares relacionados com frutas e legumes.

CD4: Implementar uma exposição de produtos adequada ao comportamento do consumidor, considerando critérios como qualidade, preço, origem e comportamentos alimentares.

O formando aplicará as competências adquiridas em ambientes de comércio a retalho, supermercados ou mercados locais, onde a exposição e promoção de frutas e legumes influenciam diretamente o consumo dos clientes.

Conteúdo

T

PS

PCT

1. Composição e valor alimentar dos frutos e legumes

2

2

 

1.1 Benefícios nutricionais do consumo de frutas e legumes

2

2

 

2. Critérios de qualidade dos produtos hortofrutícolas

2

2

 

3. Consumo de produtos hortofrutícolas

4

4

 

3.1. Características do consumidor de frutas e legumes

1

1

 

3.2. Evolução do consumo de frutas e legumes em Portugal

1

1

 

3.3. Critérios de consumo de frutas e legumes

2

2

 

4. Exposição dos produtos hortofrutícolas tendo em conta o consumo

4

5

 

TOTAIS

12

13

 

 

25 Horas

Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho

a distância, em sala virtual.

1. Avaliação Diagnóstica:

No início da formação, será realizada uma avaliação diagnóstica para compreender o nível inicial dos formandos. A avaliação será conduzida da seguinte forma:

  • Questionário online de resposta múltipla, disponibilizado através de uma ferramenta de sondagens integrada na plataforma moodle, para avaliar o conhecimento dos formandos sobre os benefícios nutricionais e a qualidade dos produtos hortofrutícolas.
  • Discussão aberta em grupo, onde cada formando poderá partilhar o seu conhecimento sobre o consumo e os comportamentos alimentares relacionados com frutas e legumes.

Objetivo: Identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.

2. Avaliação Formativa:

A avaliação formativa decorrerá durante toda a formação e será baseada na observação da participação e desempenho dos formandos nas atividades realizadas em ambiente online.

Critérios:

  • Participação ativa e contributos durante as discussões e atividades síncronas, nomeadamente nas simulações práticas e debates sobre a exposição e promoção de frutas e legumes.
  • Aplicação correta dos conceitos teóricos em atividades práticas, como a análise de casos sobre a qualidade dos produtos hortofrutícolas.
  • Capacidade de incorporar o feedback fornecido pelo formador durante as sessões, demonstrando progressos ao longo do curso.

Objetivo: Acompanhar o progresso dos formandos, fornecendo feedback contínuo e permitindo ajustes nas estratégias pedagógicas.

Avaliação de Medição (Sumativa):

No final do curso, será realizada uma simulação prática para avaliar a aquisição das competências. A avaliação será baseada nos critérios de êxito e será operacionalizada através de uma grelha de observação durante as atividades online.

  1. CD1: Compreender os benefícios nutricionais e aplicá-los na promoção de frutas e legumes
    • Metodologia: O formando deverá demonstrar a capacidade de explicar os benefícios nutricionais dos produtos hortofrutícolas e promover o seu consumo através de uma apresentação online.
    • Ponderação: 25%
    • Escala de Avaliação: sistema binário representado por Observado (1) e Não Observado (0).
  2. CD2: Demonstrar capacidade de avaliar a qualidade dos produtos hortofrutícolas, considerando diferentes perspetivas (produtor, comerciante, consumidor)
    • Metodologia: Simulação online onde o formando deverá avaliar a qualidade dos produtos hortofrutícolas, usando um caso prático apresentado pelo formador. A avaliação deverá incluir a justificação com base nas perspetivas do produtor, comerciante e consumidor.
    • Ponderação: 25%
    • Escala de Avaliação: sistema binário representado por Observado (1) e Não Observado (0).
  3. CD3: Demonstrar conhecimento sobre a evolução do consumo e comportamentos alimentares relacionados com frutas e legumes
    • Metodologia: Discussão em grupo, onde o formando deverá demonstrar o conhecimento sobre os comportamentos de consumo e a evolução do consumo de frutas e legumes.
    • Ponderação: 20%
    • Escala de Avaliação: sistema binário representado por Observado (1) e Não Observado (0).
  4. CD4: Implementar uma exposição de produtos adequada ao comportamento do consumidor, considerando critérios como qualidade, preço, origem e comportamentos alimentares
    • Metodologia: Simulação prática onde o formando deverá planear e explicar como organizaria uma exposição de produtos hortofrutícolas, apresentando digitalmente uma proposta de disposição de produtos que considere qualidade, preço, origem e comportamentos alimentares.
    • Ponderação: 30%
    • Escala de Avaliação: sistema binário representado por Observado (1) e Não Observado (0).

5.      Avaliação comportamental: No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

o   adaptação a nova tarefa

1.      Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

2.      Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

o   Motivação

1.      Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

2.      Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

o   Participação

1.      Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

2.      Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

o   trabalho em equipa

1.      Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

2.      Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

o   relacionamento interpessoal

1.      Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

2.      Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

o   aquisição e aplicação de conhecimentos

1.      Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

2.      Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

o   mobilização de competências

1.      Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

2.      Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem

o   assiduidade

1.      Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

2.      Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

o   Pontualidade

1.      Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

2.      Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

 

Regime de presenças e certificação

Para a conclusão com aproveitamento os formandos deverão:

·        ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária total do curso

·        e avaliação final positiva, considerando-se como tal a média ponderada dos critérios de êxito observados, isto é, a média ponderada da grelha de observação tem de ser igual ou superior a 0,5, correspondendo 1 ao critério observado e 0 ao critério não observado e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

Plataforma digital: Plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:

  • Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
  • Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
  • Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
  • Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
  • Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
  • A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

Para as sessões síncronas realizadas a distância, os formandos devem dispor de acesso à internet, computador com câmara e microfone, e ambiente adequado para assistir às sessões. O formador deve dispor de computador com ligação à internet estável, sistema de som, câmara de vídeo e acesso à plataforma Zoom para a realização das sessões.


Manual Funcionamento PDF

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