Gratuito
Preço
Horas
25.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
O curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com escolaridade entre o 4º ano e o 12º ano (nível 3), que já atuem ou pretendam adquirir competências para atuar na área do comércio de produtos hortofrutícolas.
Compreender os fatores que influenciam o consumo de produtos hortofrutícolas e otimizar a exposição desses produtos, visando aumentar o seu consumo.
CD1: Compreender os benefícios nutricionais e aplicá-los na promoção de frutas e legumes.
CD2: Demonstrar capacidade de avaliar a qualidade dos produtos hortofrutícolas, considerando diferentes perspetivas (produtor, comerciante, consumidor).
CD3: Demonstrar conhecimento sobre a evolução do consumo e comportamentos alimentares relacionados com frutas e legumes.
CD4: Implementar uma exposição de produtos adequada ao comportamento do consumidor, considerando critérios como qualidade, preço, origem e comportamentos alimentares.
O formando aplicará as competências adquiridas em ambientes de comércio a retalho, supermercados ou mercados locais, onde a exposição e promoção de frutas e legumes influenciam diretamente o consumo dos clientes.
Conteúdo | T | PS | PCT |
1. Composição e valor alimentar dos frutos e legumes | 2 | 2 |
|
1.1 Benefícios nutricionais do consumo de frutas e legumes | 2 | 2 |
|
2. Critérios de qualidade dos produtos hortofrutícolas | 2 | 2 |
|
3. Consumo de produtos hortofrutícolas | 4 | 4 |
|
3.1. Características do consumidor de frutas e legumes | 1 | 1 |
|
3.2. Evolução do consumo de frutas e legumes em Portugal | 1 | 1 |
|
3.3. Critérios de consumo de frutas e legumes | 2 | 2 |
|
4. Exposição dos produtos hortofrutícolas tendo em conta o consumo | 4 | 5 |
|
TOTAIS | 12 | 13 |
|
| 25 Horas |
Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho
a distância, em sala virtual.
1. Avaliação Diagnóstica:
No início da formação, será realizada uma avaliação diagnóstica para compreender o nível inicial dos formandos. A avaliação será conduzida da seguinte forma:
Objetivo: Identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
2. Avaliação Formativa:
A avaliação formativa decorrerá durante toda a formação e será baseada na observação da participação e desempenho dos formandos nas atividades realizadas em ambiente online.
Critérios:
Objetivo: Acompanhar o progresso dos formandos, fornecendo feedback contínuo e permitindo ajustes nas estratégias pedagógicas.
Avaliação de Medição (Sumativa):
No final do curso, será realizada uma simulação prática para avaliar a aquisição das competências. A avaliação será baseada nos critérios de êxito e será operacionalizada através de uma grelha de observação durante as atividades online.
5. Avaliação comportamental: No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
o adaptação a nova tarefa
1. Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
2. Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
o Motivação
1. Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
2. Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
o Participação
1. Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
2. Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
o trabalho em equipa
1. Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
2. Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
o relacionamento interpessoal
1. Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
2. Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
o aquisição e aplicação de conhecimentos
1. Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
2. Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
o mobilização de competências
1. Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
2. Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem
o assiduidade
1. Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
2. Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
o Pontualidade
1. Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
2. Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
Regime de presenças e certificação
Para a conclusão com aproveitamento os formandos deverão:
· ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária total do curso
· e avaliação final positiva, considerando-se como tal a média ponderada dos critérios de êxito observados, isto é, a média ponderada da grelha de observação tem de ser igual ou superior a 0,5, correspondendo 1 ao critério observado e 0 ao critério não observado e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Plataforma digital: Plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:
Para as sessões síncronas realizadas a distância, os formandos devem dispor de acesso à internet, computador com câmara e microfone, e ambiente adequado para assistir às sessões. O formador deve dispor de computador com ligação à internet estável, sistema de som, câmara de vídeo e acesso à plataforma Zoom para a realização das sessões.