Gratuito
Preço
Horas
50.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações escolares mínimas ao nível do 9.º ano de escolaridade. Destina-se prioritariamente a indivíduos com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3 do Quadro Nacional de Qualificações. Os participantes deverão ter interesse em desenvolver competências na área da comunicação interpessoal, nomeadamente para atuação em contextos profissionais que envolvam interação com clientes, colegas ou outros interlocutores em ambientes comerciais ou de prestação de serviços.
Desenvolver competências no domínio da comunicação interpessoal, através da aplicação de técnicas de comunicação assertiva, identificação e superação de barreiras comunicacionais, interpretação e adaptação do processamento interno da informação, e utilização eficaz de diferentes tipos de perguntas no processo comunicacional.
CD1. Identifica corretamente os elementos intervenientes no processo de comunicação e descreve as suas funções.
CD2. Aponta exemplos de barreiras internas e externas à comunicação e propõe formas de as superar.
CD3. Aplica, em contexto simulado, estratégias para facilitar a comunicação interpessoal.
CD4. Distingue corretamente os diferentes estilos comunicacionais e caracteriza o perfil assertivo.
CD5. Executa, de forma adequada, técnicas verbais e não verbais de comunicação assertiva.
CD6. Demonstra capacidade para realizar os três níveis de processamento da informação em simulações.
CD7. Aplica adequadamente os diferentes tipos de perguntas em exercícios de comunicação simulada.
CD8. Reformula mensagens de forma clara e coerente, utilizando os diferentes tipos de perguntas em função do contexto.
As competências desenvolvidas neste curso serão aplicadas em contextos profissionais de interação com clientes, colegas de trabalho ou superiores hierárquicos, particularmente em áreas comerciais e de serviços. Estas competências são igualmente relevantes para situações de trabalho em equipa, gestão de conflitos e melhoria da eficácia comunicacional no desempenho das funções.
Conteúdo | T | PS | PCT |
1. Processo de comunicação e estilos comunicacionais | 25 | 8 |
|
1.1 Elementos intervenientes no processo de comunicação | 4 | 2 |
|
1.1.1 Função e importância dos elementos que intervêm no processo de comunicação | 4 | 2 |
|
1.1.2 Barreiras internas e externas à comunicação | 3 |
|
|
1.1.3 Fatores facilitadores da comunicação | 3 |
|
|
1.2 Comunicação assertiva | 4 | 1 |
|
1.2.1 Características dos diferentes estilos comunicacionais | 3 |
|
|
1.2.2 Particularidades e vantagens do perfil assertivo | 2 |
|
|
1.2.3 Componentes verbais e não verbais da comunicação assertiva | 1 |
|
|
1.2.4 Técnicas de comunicação assertiva | 1 | 3 |
|
2. Processamento interno da informação | 4 | 4 |
|
2.1 Processamento fonético | 1 | 2 |
|
2.2 Processamento literal (significado) | 1 | 1 |
|
2.3 Processamento reflexivo (empático) | 2 | 1 |
|
3. Utilização das perguntas no processo de comunicação | 5 | 3 |
|
3.1 Abertas | 1 |
|
|
3.2 Fechadas | 1 |
|
|
3.3 Retorno | 1 |
|
|
3.4 Reformulação | 1 |
|
|
3.5 Construção, adaptação, envio, receção e interpretação da mensagem | 2 | 3 |
|
TOTAIS | 35 | 15 |
|
| 50 Horas |
Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho
À distância, em sessões síncronas na plataforma Zoom
No início do curso, será realizada uma breve avaliação informal através de um questionário de escolha múltipla e perguntas de resposta curta, com o objetivo de aferir o nível de conhecimento prévio dos formandos sobre os elementos da comunicação e estilos comunicacionais.
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
A avaliação formativa ocorrerá ao longo de toda a ação de formação, com base na observação direta do desempenho dos formandos nas atividades propostas, bem como na sua participação em discussões de grupo e simulações.
Critérios utilizados:
Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as simulações e discussões;
Aplicação correta dos conceitos teóricos em situações práticas;
Capacidade de incorporar o feedback recebido e mostrar progressos ao longo das sessões.
Objetivo: acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
No final do curso, será aplicado um teste escrito com perguntas exclusivamente de resposta fechada, com ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20 valores. O teste incluirá diferentes formatos de questões fechadas, tais como:
Escolha múltipla (com uma ou mais respostas corretas),
Verdadeiro/Falso,
Correspondência (matching),
Sequência lógica (ordenar etapas ou conceitos).
Cada questão será construída de forma a avaliar diretamente os critérios de êxito definidos para o curso.
CD1: O formando identifica corretamente todos os elementos do processo de comunicação e as suas funções.
Metodologia: Questões de escolha múltipla e correspondência (ex: associar elementos como emissor, recetor, canal, mensagem, etc., às respetivas funções).
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD2: O formando reconhece e descreve diferentes barreiras comunicacionais e propõe estratégias para as superar.
Metodologia: Questões de verdadeiro/falso e escolha múltipla, onde se apresentam diferentes situações de comunicação e o formando deve identificar as barreiras e soluções corretas.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD3: O formando distingue diferentes estilos comunicacionais, evidenciando conhecimento aprofundado do perfil assertivo.
Metodologia: Questões de escolha múltipla e verdadeiro/falso, centradas na comparação entre estilos (agressivo, passivo e assertivo) e nas características do estilo assertivo.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD4: O formando aplica com segurança técnicas de comunicação assertiva em contextos simulados.
Metodologia: Questões de correspondência e escolha múltipla baseadas em excertos de diálogos simulados, onde o formando identifica e seleciona as técnicas de comunicação assertiva mais adequadas.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD5: O formando demonstra domínio dos três tipos de processamento interno da informação em situações de comunicação.
Metodologia: Questões de verdadeiro/falso e correspondência, onde se relacionam diferentes tipos de processamento (fonético, literal e reflexivo) com exemplos de enunciados comunicacionais.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD6: O formando formula perguntas adequadas ao contexto, utilizando as diferentes tipologias com eficácia.
Metodologia: Questões de escolha múltipla e correspondência, nas quais o formando identifica e classifica exemplos de perguntas em categorias como abertas, fechadas, retorno e reformulação.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD7: O formando evidencia capacidade de adaptar a sua comunicação ao interlocutor e ao contexto da interação.
Metodologia: Questões de escolha múltipla baseadas em pequenos cenários comunicacionais, onde o formando escolhe a resposta mais adequada em função do interlocutor e do contexto.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
o adaptação a nova tarefa
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
o Motivação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
o Participação
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
o trabalho em equipa
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
o relacionamento interpessoal
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
o aquisição e aplicação de conhecimentos
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
o mobilização de competências
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem
o assiduidade
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
o Pontualidade
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
5. Avaliação do Processo Formativo
· Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
· Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
· Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
1. Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:
Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
2. Plataforma de sessões síncronas: A formação será realizada através da plataforma Zoom, garantindo a interação em tempo real entre formandos e formador.
Sendo uma formação à distância em sessões síncronas, os formandos devem garantir o acesso a:
Um computador com ligação estável à internet, equipado com webcam e microfone funcional;
Auscultadores com microfone (preferencialmente), para melhor qualidade de áudio nas sessões;
Um espaço tranquilo e sem interrupções durante o horário das sessões;
O formador utilizará:
Computador com acesso à internet, sistema de som, câmara, e software de videoconferência (Zoom);
Quadro branco virtual, partilha de ecrã, e ferramentas interativas disponíveis na plataforma Zoom (e.g. sondagens, salas de grupo);
Plataforma de apoio moodle, com acesso completo a todos os recursos pedagógicos descritos na secção anterior.