Gratuito
Preço
Horas
25.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Adultos com idade igual ou superior a 18 anos, possuidores, no mínimo, do 9.º ano de escolaridade. A formação destina-se a indivíduos que pretendam adquirir ou aprofundar competências na aplicação de fruta na pastelaria, nomeadamente na confeção de doces, sobremesas e pastelaria à base de frutas, bem como na correta aplicação de técnicas de corte, empratamento, acondicionamento e conservação. Será dada prioridade na seleção a candidatos com habilitações iguais ou inferiores ao nível 3 do Quadro Nacional de Qualificações.
Dotar os formandos de competências técnicas para identificar, preparar, confecionar e apresentar produtos de pastelaria, doces e sobremesas à base de frutas, aplicando corretamente técnicas de corte, confeção, empratamento, acondicionamento e conservação, respeitando as normas de higiene e segurança alimentar.
CD1. Identifica corretamente os diferentes tipos de fruta e relaciona-os com as suas utilizações em pastelaria.
CD2. Elabora fichas técnicas completas, com todos os elementos necessários.
CD3. Executa técnicas de descasque e corte com precisão e segurança.
CD4. Prepara receitas de doces e sobremesas com fruta segundo os procedimentos adequados.
CD5. Confecciona pastelaria com fruta, respeitando os métodos e tempos de confeção.
CD6. Aplica técnicas de empratamento adequadas ao produto final.
CD7. Demonstra boas práticas de conservação e acondicionamento dos produtos confecionados.
CD8. Cumpre integralmente as normas de higiene e segurança ao longo de todas as etapas do processo.
As competências desenvolvidas neste curso serão aplicadas em contextos profissionais de pastelaria, restauração e hotelaria, onde se exige o domínio de técnicas específicas de utilização da fruta em produtos de pastelaria. Serão úteis tanto em pequenos negócios como em ambientes de produção mais industrializados, permitindo aos formandos integrarem-se ou evoluírem nestes setores com maior competência técnica e sensibilidade para o empratamento e conservação.
Conteúdo | T | PS | PCT |
1. Fruta | 3 | 4 |
|
1.1. Tipologias de fruta fresca | 0.5 | 1 |
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1.2. Frutas de acordo com a sua época de colheita | 0.5 | 1 |
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1.3. Frutas tropicais | 1 | 1 |
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1.4. Técnicas de descasque da fruta | 0.5 | 0.5 |
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1.5. Técnicas de corte da fruta | 0.5 | 0.5 |
|
2. Receitas e fichas técnicas | 1 | 1 |
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3. Doces e sobremesas | 3 | 3 |
|
3.1. Operações de quantificação de produtos, ingredientes, proporções e pesagens |
0.5
| 0.5 |
|
3.2. Manuseamento e preparação de utensílios e material | 0.5 | 0.5 |
|
3.3. Técnicas de preparação e confeção de doces e sobremesas à base de fruta | 1 | 1 |
|
3.4. Empratamento com frutas frescas ao natural e confecionadas | 1 | 1 |
|
4. Pastelaria à base de frutas |
2 | 1 |
|
4.1. Operações de quantificação de produtos, ingredientes, proporções e pesagens | 0.5 | 0 |
|
4.2. Manuseamento e preparação de utensílios e material | 0.5 | 0 |
|
4.3. Técnicas de preparação e confeção de pastelaria com frutas | 0.5 | 0.5 |
|
4.4. Apresentação e empratamento de pastelaria com frutas | 0.5 | 0.5 |
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5. Controlo de qualidade do processo de fabrico | 1 | 1 |
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6. Acondicionamento e conservação dos produtos confecionados | 1 | 1 |
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7. Normas de higiene e segurança | 2 | 1 |
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TOTAIS | 15 | 10 |
|
| 25 Horas |
Online, em sessões 100% síncronas
1. Avaliação Diagnóstica
Será realizada uma avaliação diagnóstica informal no início da formação, através da aplicação de um questionário de escolha múltipla via Moodle e uma breve atividade interativa em videoconferência, onde os formandos serão convidados a identificar visualmente diferentes tipos de fruta e partilhar experiências prévias em pastelaria.
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
2. Avaliação Formativa
A avaliação formativa será realizada ao longo das sessões síncronas através de:
Critérios utilizados:
Objetivo: Acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
Avaliação de Medição
No final do curso, será aplicada uma avaliação mista com duas componentes, teórica e prática, cada uma com ponderação de 50%.
Componente Teórica (50%)
Aplicação de um teste escrito na plataforma Moodle, com questões de escolha múltipla, correspondência, resposta curta e desenvolvimento.
Critérios de Avaliação:
Componente Prática (50%)
Submissão no Moodle de um trabalho prático individual com os seguintes elementos obrigatórios:
Critérios de Avaliação:
Avaliação comportamental:
No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
o Adaptação a nova tarefa
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
o Motivação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
o Participação
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
o Trabalho em equipa
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
o Relacionamento interpessoal
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
o Aquisição e aplicação de conhecimentos
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
o Mobilização de competências
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem
o Assiduidade
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
o Pontualidade
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
Avaliação do processo formativo
· Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
· Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
· Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
(Deve indicar-me se o curso é teórico ou prático para poder completar esta secção com a fórmula de avaliação correta.)
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:
Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
A formação decorrerá em ambiente virtual síncrono, através de plataforma de videoconferência (Zoom, Teams ou similar), assegurando-se:
Acesso estável à internet por parte do formador e dos formandos;
Computador com câmara e microfone funcionais para todos os participantes;
Sala virtual com funcionalidades de partilha de ecrã, chat, breakout rooms (se necessário) e gravação de sessões (quando aplicável);
Computador do formador com acesso à internet, projetor vídeo (se necessário em contexto físico de apoio), sistema de som e quadro branco virtual/partilhado.
Não são exigidos espaços físicos, mas o formador deve operar a partir de um ambiente tranquilo, com condições adequadas para formação online síncrona.