EUFCD (9237) - Utilização de frutas em produtos de pastelaria

EUFCD (9237) - Utilização de frutas em produtos de pastelaria

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Adultos com idade igual ou superior a 18 anos, possuidores, no mínimo, do 9.º ano de escolaridade. A formação destina-se a indivíduos que pretendam adquirir ou aprofundar competências na aplicação de fruta na pastelaria, nomeadamente na confeção de doces, sobremesas e pastelaria à base de frutas, bem como na correta aplicação de técnicas de corte, empratamento, acondicionamento e conservação. Será dada prioridade na seleção a candidatos com habilitações iguais ou inferiores ao nível 3 do Quadro Nacional de Qualificações.

Dotar os formandos de competências técnicas para identificar, preparar, confecionar e apresentar produtos de pastelaria, doces e sobremesas à base de frutas, aplicando corretamente técnicas de corte, confeção, empratamento, acondicionamento e conservação, respeitando as normas de higiene e segurança alimentar.

CD1. Identifica corretamente os diferentes tipos de fruta e relaciona-os com as suas utilizações em pastelaria.
CD2. Elabora fichas técnicas completas, com todos os elementos necessários.
CD3. Executa técnicas de descasque e corte com precisão e segurança.
CD4. Prepara receitas de doces e sobremesas com fruta segundo os procedimentos adequados.
CD5. Confecciona pastelaria com fruta, respeitando os métodos e tempos de confeção.
CD6. Aplica técnicas de empratamento adequadas ao produto final.
CD7. Demonstra boas práticas de conservação e acondicionamento dos produtos confecionados.
CD8. Cumpre integralmente as normas de higiene e segurança ao longo de todas as etapas do processo.

As competências desenvolvidas neste curso serão aplicadas em contextos profissionais de pastelaria, restauração e hotelaria, onde se exige o domínio de técnicas específicas de utilização da fruta em produtos de pastelaria. Serão úteis tanto em pequenos negócios como em ambientes de produção mais industrializados, permitindo aos formandos integrarem-se ou evoluírem nestes setores com maior competência técnica e sensibilidade para o empratamento e conservação.

Conteúdo

T

PS

PCT

1. Fruta

3

4

 

1.1. Tipologias de fruta fresca

0.5

1

 

1.2. Frutas de acordo com a sua época de colheita

0.5

1

 

1.3. Frutas tropicais

1

1

 

1.4. Técnicas de descasque da fruta

0.5

0.5

 

1.5. Técnicas de corte da fruta

0.5

0.5

 

2. Receitas e fichas técnicas

1

1

 

3. Doces e sobremesas

3

3

 

3.1. Operações de quantificação de produtos, ingredientes, proporções e pesagens

  

0.5

 

0.5

 

3.2. Manuseamento e preparação de utensílios e material

0.5

0.5

 

3.3. Técnicas de preparação e confeção de doces e sobremesas à base de fruta

1

1

 

3.4. Empratamento com frutas frescas ao natural e confecionadas

1

1

 

4. Pastelaria à base de frutas

 

2

1

 

4.1. Operações de quantificação de produtos, ingredientes, proporções e pesagens

0.5

0

 

4.2. Manuseamento e preparação de utensílios e material

0.5

0

 

4.3. Técnicas de preparação e confeção de pastelaria com frutas

0.5

0.5

 

4.4. Apresentação e empratamento de pastelaria com frutas

0.5

0.5

 

5. Controlo de qualidade do processo de fabrico

1

1

 

6. Acondicionamento e conservação dos produtos confecionados

1

1

 

7. Normas de higiene e segurança

2

1

 

TOTAIS

15

10

 

 

25 Horas

Online, em sessões 100% síncronas

1. Avaliação Diagnóstica

Será realizada uma avaliação diagnóstica informal no início da formação, através da aplicação de um questionário de escolha múltipla via Moodle e uma breve atividade interativa em videoconferência, onde os formandos serão convidados a identificar visualmente diferentes tipos de fruta e partilhar experiências prévias em pastelaria.
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.


2. Avaliação Formativa

A avaliação formativa será realizada ao longo das sessões síncronas através de:

  • Observação direta da participação ativa dos formandos durante as sessões Zoom;
  • Análise das intervenções e contributos em fóruns de discussão e atividades práticas orientadas;
  • Feedback contínuo do formador, com sugestões de melhoria e reforço das boas práticas.

Critérios utilizados:

  • Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as simulações e discussões;
  • Aplicação correta dos conceitos teóricos em situações práticas;
  • Capacidade de incorporar o feedback recebido e mostrar progressos ao longo das sessões.

Objetivo: Acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.


Avaliação de Medição

No final do curso, será aplicada uma avaliação mista com duas componentes, teórica e prática, cada uma com ponderação de 50%.


Componente Teórica (50%)

Aplicação de um teste escrito na plataforma Moodle, com questões de escolha múltipla, correspondência, resposta curta e desenvolvimento.

Critérios de Avaliação:

  • CD1: Identifica corretamente os diferentes tipos de fruta e relaciona-os com as suas utilizações em pastelaria.
    • Metodologia: Questões de correspondência e escolha múltipla com associação entre frutas e produtos de pastelaria.
    • Ponderação: 10%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
  • CD2: Elabora fichas técnicas completas, com todos os elementos necessários.
    • Metodologia: Questão prática no teste com elaboração de uma ficha técnica com base numa receita dada.
    • Ponderação: 15%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
  • CD7: Demonstra boas práticas de conservação e acondicionamento dos produtos confecionados.
    • Metodologia: Perguntas de escolha múltipla e verdadeiro/falso sobre acondicionamento e conservação.
    • Ponderação: 10%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
  • CD8: Cumpre integralmente as normas de higiene e segurança ao longo de todas as etapas do processo.
    • Metodologia: Questões teóricas e casos práticos simulados, com foco na identificação de boas práticas.
    • Ponderação: 15%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores

Componente Prática (50%)

Submissão no Moodle de um trabalho prático individual com os seguintes elementos obrigatórios:

  • Preparação de uma receita à base de fruta;
  • Elaboração da ficha técnica da receita;
  • Anexação de imagens da preparação e do resultado final (mínimo: 3 fotos – preparação, empratamento, produto final).

Critérios de Avaliação:

  • CD3: Executa técnicas de descasque e corte com precisão e segurança.
    • Metodologia: Avaliação da execução prática com base nas imagens enviadas, tendo em conta a qualidade do corte, apresentação e segurança alimentar.
    • Ponderação: 10%
    • Escala de Avaliação: Sistema binário representado por Observado (1) e Não Observado (0)
  • CD4: Prepara receitas de doces e sobremesas com fruta segundo os procedimentos adequados.
    • Metodologia: Análise da fidelidade à receita, técnicas aplicadas e resultado final apresentado nas imagens.
    • Ponderação: 10%
    • Escala de Avaliação: Observado (1) / Não Observado (0)
  • CD5: Confecciona pastelaria com fruta, respeitando os métodos e tempos de confeção.
    • Metodologia: Verificação da execução da receita escolhida, com base na descrição e nas imagens fornecidas.
    • Ponderação: 10%
    • Escala de Avaliação: Observado (1) / Não Observado (0)
  • CD6: Aplica técnicas de empratamento adequadas ao produto final.
    • Metodologia: Avaliação da imagem final do empratamento da sobremesa ou pastelaria, considerando estética e adequação ao tipo de produto.
    • Ponderação: 10%
    • Escala de Avaliação: Observado (1) / Não Observado (0)
  • CD7: Demonstra boas práticas de conservação e acondicionamento dos produtos confecionados.
    • Metodologia: Descrição no relatório do trabalho das práticas de conservação e acondicionamento aplicadas.
    • Ponderação: 5%
    • Escala de Avaliação: Observado (1) / Não Observado (0)
  • CD8: Cumpre integralmente as normas de higiene e segurança ao longo de todas as etapas do processo.
    • Metodologia: Observação indireta através da descrição dos procedimentos e análise de boas práticas demonstradas nas imagens.
    • Ponderação: 5%
    • Escala de Avaliação: Observado (1) / Não Observado (0)


Avaliação comportamental:


No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:


o   Adaptação a nova tarefa


-  Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender


-  Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação


o   Motivação


-  Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades


-  Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem


o   Participação


-  Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo


-  Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas


o   Trabalho em equipa


-  Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo


-  Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo


o   Relacionamento interpessoal


-  Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa


-  Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.


o   Aquisição e aplicação de conhecimentos


-  Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem


-  Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos


o   Mobilização de competências


-  Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem


-  Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem


o   Assiduidade


-  Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo


-  Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso


o   Pontualidade


-  Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação


-  Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros


A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.


Avaliação do processo formativo


·        Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.


Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.


·        Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.


Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.


·        Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.


Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.


Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

  • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.

  • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:

(Deve indicar-me se o curso é teórico ou prático para poder completar esta secção com a fórmula de avaliação correta.)

A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

Estão previstos os seguintes recursos:

Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:

  1. Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;

  2. Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;

  3. Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;

  4. Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;

  5. Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.

A formação decorrerá em ambiente virtual síncrono, através de plataforma de videoconferência (Zoom, Teams ou similar), assegurando-se:

  • Acesso estável à internet por parte do formador e dos formandos;

  • Computador com câmara e microfone funcionais para todos os participantes;

  • Sala virtual com funcionalidades de partilha de ecrã, chat, breakout rooms (se necessário) e gravação de sessões (quando aplicável);

  • Computador do formador com acesso à internet, projetor vídeo (se necessário em contexto físico de apoio), sistema de som e quadro branco virtual/partilhado.

Não são exigidos espaços físicos, mas o formador deve operar a partir de um ambiente tranquilo, com condições adequadas para formação online síncrona.


Manual Funcionamento PDF

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