Gratuito
Preço
Horas
25.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Adultos, com idade igual ou superior a 18 anos, com o 9.º ano de escolaridade como habilitação mínima, que pretendam adquirir ou aprofundar competências no domínio da caracterização dos produtos alimentares, nutrição e indústria alimentar. Dirige-se também a quem já desempenha funções no setor alimentar ou áreas associadas, e necessita de reforçar os seus conhecimentos sobre hábitos alimentares, qualidade nutricional e regime alimentar equilibrado.
Capacitar os formandos para identificar e caracterizar os produtos alimentares, analisar a evolução dos hábitos alimentares portugueses, reconhecer a importância da qualidade nutricional e calcular regimes alimentares equilibrados, compreendendo ainda o papel da indústria alimentar na satisfação das necessidades dos consumidores.
CD1. O formando identifica corretamente os diferentes tipos de produtos alimentares e os seus componentes.
CD2. Explica de forma clara e fundamentada a função dos nutrientes e reconhece os principais aditivos.
CD3. Avalia com exatidão a qualidade nutricional dos alimentos apresentados.
CD4. Relaciona os hábitos alimentares com os contextos históricos e sociais de forma fundamentada.
CD5. Calcula um regime alimentar equilibrado respeitando os princípios da dieta mediterrânea e da pirâmide alimentar.
CD6. Descreve com precisão os ramos da indústria alimentar e a sua relevância no consumo atual.
As competências desenvolvidas neste curso aplicam-se em contextos relacionados com a produção, transformação, análise e promoção de produtos alimentares, seja em ambientes industriais, institucionais (como escolas e lares), retalho alimentar ou áreas de saúde e bem-estar. Este curso também contribui para a adoção de práticas alimentares mais conscientes e saudáveis.
Conteúdos programáticos e Carga horária
Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho |
Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho
Formação a distância, em sessões síncronas, através da plataforma Zoom
Será realizada uma breve avaliação diagnóstica no início da ação de formação, com o objetivo de identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
A avaliação formativa decorrerá ao longo da ação e tem como função acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
Metodologias:
Observação direta da participação nas atividades em grupo e exercícios práticos;
Análise dos contributos dos formandos nas discussões orientadas;
Acompanhamento da aplicação dos conceitos teóricos em exercícios individuais.
Critérios de avaliação:
Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as simulações e discussões;
Aplicação correta dos conceitos teóricos em situações práticas;
Capacidade de incorporar o feedback recebido e mostrar progressos ao longo das sessões.
No final do curso, será aplicado um teste através da plataforma Moodle, para avaliar a aquisição das competências previstas. O teste poderá incluir perguntas de escolha múltipla e/ou questões de verdadeiro ou falso. Os critérios de avaliação específicos são os seguintes:
CD1: O formando identifica corretamente os diferentes tipos de produtos alimentares e os seus componentes.
Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0-20 valores
CD2: Explica de forma clara e fundamentada a função dos nutrientes e reconhece os principais aditivos.
Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso.
Ponderação: 20%
Escala de Avaliação: 0-20 valores
CD3: Avalia com exatidão a qualidade nutricional dos alimentos apresentados.
Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso.
Ponderação: 20%
Escala de Avaliação: 0-20 valores
CD4: Relaciona os hábitos alimentares com os contextos históricos e sociais de forma fundamentada.
Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0-20 valores
CD5: Calcula um regime alimentar equilibrado respeitando os princípios da dieta mediterrânea e da pirâmide alimentar.
Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso.
Ponderação: 20%
Escala de Avaliação: 0-20 valores
CD6: Descreve com precisão os ramos da indústria alimentar e a sua relevância no consumo atual.
Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0-20 valores
4. Avaliação Comportamental
No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
Plataforma digital: Uma plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
Plataforma de sessões síncronas: A formação será realizada através da plataforma Zoom, garantindo interação em tempo real entre formandos e formador.
Espaços:
Não aplicável devido ao formato a distância.
Equipamentos necessários: