Gratuito
Preço
Horas
25.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 9.º ano de escolaridade, que já atuem ou pretendam vir a adquirir competências para intervir em ações relacionadas com a proteção do ambiente e a conservação da natureza.
Será dada prioridade a participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3 do Quadro Nacional de Qualificações.
Dotar os formandos de conhecimentos e competências para identificar e aplicar políticas, estratégias e instrumentos de conservação da natureza, a nível nacional e internacional, promovendo a redução dos impactos ambientais e a gestão ambiental sustentável.
CD1. O formando identifica corretamente os conceitos fundamentais da conservação da natureza e os relaciona com a prática ambiental.
CD2. O formando demonstra compreensão das políticas e instrumentos de conservação, explicando a sua função e aplicação.
CD3. O formando reconhece e descreve corretamente as entidades e movimentos de conservação relevantes.
CD4. O formando aplica de forma adequada os conhecimentos na identificação e caracterização de áreas protegidas.
CD5. O formando participa ativamente nas simulações práticas, evidenciando capacidade de análise e decisão sustentada.
CD6. O formando revela atitudes compatíveis com os princípios de conservação ambiental ao longo da formação.
As competências desenvolvidas neste curso serão aplicadas no âmbito de funções relacionadas com a gestão ambiental, conservação da natureza, apoio a projetos de sustentabilidade e monitorização ambiental, em organismos públicos ou privados, associações ambientais, ONGA, autarquias, empresas do setor e outras entidades com responsabilidades em matéria de ambiente e território.
Conteúdo | T | PS | PCT |
1.Necessidade de proteção e conservação da natureza | 1 |
|
|
2.Formas de conservação da natureza | 2 | 2 |
|
3.Políticas de conservação: instrumentos e recursos | 9 | 1 |
|
3.1 Convenções | 2 |
|
|
3.2 Protocolos | 1 |
|
|
3.3 Objetivos e aplicações | 2 |
|
|
3.4 Estratégias | 2 | 1 |
|
3.5 Movimentos conservacionistas nacionais e estrangeiros tais como as ONGA, UICN, WWF, GREENPEACE, Quercus, LPN, GEOTA, SPEA, etc. | 2 |
|
|
4.Instrumentos nacionais/internacionais de salvaguarda do património natural | 8 | 2 |
|
4.1 Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade | 1 | 2 |
|
4.2 Áreas Protegidas - da caracterização à gestão | 1 |
|
|
4.2.1 Classificação das Áreas Protegidas | 1 |
|
|
4.2.1.1 Objetivos inerentes | 1 |
|
|
4.2.1.2 Legislação referente às Áreas Protegidas | 0,5 |
|
|
4.2.2 Sistema Nacional de Áreas Classificadas | 0,5 |
|
|
4.2.2.1 Rede Nacional de Áreas Protegidas | 0,5 |
|
|
4.2.2.2 A Rede Natura 2000 | 0,5 |
|
|
4.2.2.3 Sítios Ramsar | 0,5 |
|
|
4.2.2 Reservas da biosfera | 0,5 |
|
|
4.2.3 Livros Vermelhos | 0,5 |
|
|
4.2.4 Projeto Life | 0,5 |
|
|
TOTAIS | 20 | 5 |
|
| 25 Horas |
Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho
Online, em regime de formação a distância, com sessões síncronas via plataforma Zoom
No início da ação de formação será realizada uma avaliação diagnóstica informal, com o objetivo de identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
Metodologia: A avaliação será feita através de uma discussão grupal síncrona (via videoconferência), moderada pelo/a formador/a, onde serão colocadas questões orientadoras sobre os principais temas do curso, como por exemplo:
“Que problemas ambientais considera mais urgentes atualmente?”
“Já ouviu falar da Rede Natura 2000? O que associa a este conceito?”
A análise das respostas permitirá identificar o nível de familiaridade prévia com os conteúdos da formação e adaptar a abordagem pedagógica às necessidades reais do grupo.
A avaliação formativa será contínua ao longo da formação e não contribuirá para a classificação final. Será operacionalizada com base nas interações online dos formandos nas atividades da plataforma e nos momentos síncronos.
Metodologia:
Participação ativa em fóruns de discussão na plataforma Moodle;
Realização de exercícios de consolidação (ex: quizzes intermédios, tarefas de correspondência e arrastar/soltar);
Contributos durante sessões síncronas em que se realizem debates ou pequenas apresentações.
Critérios considerados:
Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante os fóruns e sessões síncronas;
Aplicação correta dos conceitos teóricos em atividades práticas e exercícios online;
Capacidade de incorporar feedback recebido nos fóruns e melhorar o desempenho ao longo do curso.
Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
3. Avaliação de Medição (Sumativa)
Formato do teste:
Questões de escolha múltipla;
Questões de verdadeiro/falso;
Cada questão estará alinhada com os critérios de desempenho definidos, de forma a aferir a aquisição das competências.
A avaliação incidirá sobre os seguintes critérios de êxito:
CD1: O formando identifica corretamente os conceitos fundamentais da conservação da natureza e os relaciona com a prática ambiental.
Metodologia: Questões de verdadeiro/falso e escolha múltipla sobre conceitos como conservação in situ/ex situ, biodiversidade, serviços dos ecossistemas.
Ponderação: 20%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD2: O formando demonstra compreensão das políticas e instrumentos de conservação, explicando a sua função e aplicação.
Metodologia: Itens de escolha múltipla sobre convenções, protocolos, estratégias e sua aplicação.
Ponderação: 20%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD3: O formando reconhece e descreve corretamente as entidades e movimentos de conservação relevantes.
Metodologia: Questões de correspondência e verdadeiro/falso sobre ONGA, UICN, WWF, entre outras.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD4: O formando aplica de forma adequada os conhecimentos na identificação e caracterização de áreas protegidas.
Metodologia: Questões de análise de caso simplificado com identificação da tipologia de área protegida e respetivo enquadramento legal.
Ponderação: 25%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD5: O formando participa ativamente nas simulações práticas, evidenciando capacidade de análise e decisão sustentada.
Metodologia: Avaliação da participação em atividades práticas online, como estudos de caso em fóruns ou sessões síncronas de role-play ambiental.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: sistema binário representado por Observado (1) e Não observado (0)
CD6: O formando revela atitudes compatíveis com os princípios de conservação ambiental ao longo da formação.
Metodologia: Observação contínua da postura do formando nas interações online e fóruns da plataforma Moodle (ex: respeito pela diversidade de opiniões, responsabilidade e coerência com práticas sustentáveis).
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: sistema binário representado por Observado (1) e Não observado (0)
No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
o adaptação a nova tarefa
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
o Motivação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
o Participação
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
o trabalho em equipa
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
o relacionamento interpessoal
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
o aquisição e aplicação de conhecimentos
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
o mobilização de competências
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem
o assiduidade
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
o Pontualidade
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
5. Avaliação do Processo Formativo
· Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
· Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
· Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
Tipo de formação: Maioritariamente teórico
O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
1. Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:
Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
2. Plataforma de sessões síncronas: A formação será realizada através da plataforma Zoom, garantindo a interação em tempo real entre formandos e formador.
A formação será realizada integralmente à distância, através da plataforma Zoom, pelo que não se aplicam os requisitos físicos de espaço.
Contudo, os formandos deverão assegurar o acesso a um espaço adequado para assistir às sessões síncronas, com condições de conforto, boa iluminação, e livre de ruído, permitindo a concentração e participação ativa.
Equipamentos necessários para o formador:
Computador com acesso à internet
Câmara de vídeo e microfone funcional
Plataforma Zoom para sessões síncronas
Plataforma Moodle para apoio assíncrono
Quadro digital partilhado (ferramenta do Zoom ou equivalente) para dinamização das sessões
Estes recursos permitem garantir a eficácia do processo de ensino-aprendizagem em ambiente virtual, sem necessidade de investimentos adicionais elevados.