EUFCD (9659) Estratégias de conservação da natureza

EUFCD (9659) Estratégias de conservação da natureza

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 9.º ano de escolaridade, que já atuem ou pretendam vir a adquirir competências para intervir em ações relacionadas com a proteção do ambiente e a conservação da natureza.
Será dada prioridade a participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3 do Quadro Nacional de Qualificações.

Dotar os formandos de conhecimentos e competências para identificar e aplicar políticas, estratégias e instrumentos de conservação da natureza, a nível nacional e internacional, promovendo a redução dos impactos ambientais e a gestão ambiental sustentável.

CD1. O formando identifica corretamente os conceitos fundamentais da conservação da natureza e os relaciona com a prática ambiental.

CD2. O formando demonstra compreensão das políticas e instrumentos de conservação, explicando a sua função e aplicação.

CD3. O formando reconhece e descreve corretamente as entidades e movimentos de conservação relevantes.

CD4. O formando aplica de forma adequada os conhecimentos na identificação e caracterização de áreas protegidas.

CD5. O formando participa ativamente nas simulações práticas, evidenciando capacidade de análise e decisão sustentada.

CD6. O formando revela atitudes compatíveis com os princípios de conservação ambiental ao longo da formação.

As competências desenvolvidas neste curso serão aplicadas no âmbito de funções relacionadas com a gestão ambiental, conservação da natureza, apoio a projetos de sustentabilidade e monitorização ambiental, em organismos públicos ou privados, associações ambientais, ONGA, autarquias, empresas do setor e outras entidades com responsabilidades em matéria de ambiente e território.

 

Conteúdo

T

PS

PCT

1.Necessidade de proteção e conservação da natureza

1

 

 

2.Formas de conservação da natureza

2

2

 

3.Políticas de conservação: instrumentos e recursos

9

1

 

3.1 Convenções

2

 

 

3.2 Protocolos

1

 

 

3.3 Objetivos e aplicações

2

 

 

3.4 Estratégias

2

1

 

3.5 Movimentos conservacionistas nacionais e estrangeiros tais como as ONGA, UICN, WWF, GREENPEACE, Quercus, LPN, GEOTA, SPEA, etc.

2

 

 

4.Instrumentos nacionais/internacionais de salvaguarda do património natural

8

2

 

4.1 Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade

1

2

 

4.2  Áreas Protegidas - da caracterização à gestão

1

 

 

4.2.1 Classificação das Áreas Protegidas

1

 

 

4.2.1.1 Objetivos inerentes

1

 

 

4.2.1.2 Legislação referente às Áreas Protegidas

0,5

 

 

4.2.2 Sistema Nacional de Áreas Classificadas

0,5

 

 

4.2.2.1 Rede Nacional de Áreas Protegidas

0,5

 

 

4.2.2.2 A Rede Natura 2000

0,5

 

 

4.2.2.3 Sítios Ramsar

0,5

 

 

4.2.2 Reservas da biosfera

0,5

 

 

4.2.3 Livros Vermelhos

0,5

 

 

4.2.4 Projeto Life

0,5

 

 

TOTAIS

20

5

 

 

25 Horas

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho

Online, em regime de formação a distância, com sessões síncronas via plataforma Zoom

1. Avaliação Diagnóstica

No início da ação de formação será realizada uma avaliação diagnóstica informal, com o objetivo de identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.

Metodologia: A avaliação será feita através de uma discussão grupal síncrona (via videoconferência), moderada pelo/a formador/a, onde serão colocadas questões orientadoras sobre os principais temas do curso, como por exemplo:

  • “Que problemas ambientais considera mais urgentes atualmente?”

  • “Já ouviu falar da Rede Natura 2000? O que associa a este conceito?”

A análise das respostas permitirá identificar o nível de familiaridade prévia com os conteúdos da formação e adaptar a abordagem pedagógica às necessidades reais do grupo.

2. Avaliação Formativa

A avaliação formativa será contínua ao longo da formação e não contribuirá para a classificação final. Será operacionalizada com base nas interações online dos formandos nas atividades da plataforma e nos momentos síncronos.

Metodologia:

  • Participação ativa em fóruns de discussão na plataforma Moodle;

  • Realização de exercícios de consolidação (ex: quizzes intermédios, tarefas de correspondência e arrastar/soltar);

  • Contributos durante sessões síncronas em que se realizem debates ou pequenas apresentações.

Critérios considerados:

  • Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante os fóruns e sessões síncronas;

  • Aplicação correta dos conceitos teóricos em atividades práticas e exercícios online;

  • Capacidade de incorporar feedback recebido nos fóruns e melhorar o desempenho ao longo do curso.

Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.

3. Avaliação de Medição (Sumativa)

No final do curso será aplicado um teste escrito de respostas fechadas, realizado na plataforma Moodle, com ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20 valores, dada a natureza maioritariamente teórica da formação.

Formato do teste:

  • Questões de escolha múltipla;

  • Questões de verdadeiro/falso;

  • Cada questão estará alinhada com os critérios de desempenho definidos, de forma a aferir a aquisição das competências.

A avaliação incidirá sobre os seguintes critérios de êxito:

  • CD1: O formando identifica corretamente os conceitos fundamentais da conservação da natureza e os relaciona com a prática ambiental.

    • Metodologia: Questões de verdadeiro/falso e escolha múltipla sobre conceitos como conservação in situ/ex situ, biodiversidade, serviços dos ecossistemas.

    • Ponderação: 20%

    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores

  • CD2: O formando demonstra compreensão das políticas e instrumentos de conservação, explicando a sua função e aplicação.

    • Metodologia: Itens de escolha múltipla sobre convenções, protocolos, estratégias e sua aplicação.

    • Ponderação: 20%

    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores

  • CD3: O formando reconhece e descreve corretamente as entidades e movimentos de conservação relevantes.

    • Metodologia: Questões de correspondência e verdadeiro/falso sobre ONGA, UICN, WWF, entre outras.

    • Ponderação: 15%

    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores

  • CD4: O formando aplica de forma adequada os conhecimentos na identificação e caracterização de áreas protegidas.

    • Metodologia: Questões de análise de caso simplificado com identificação da tipologia de área protegida e respetivo enquadramento legal.

    • Ponderação: 25%

    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores

  • CD5: O formando participa ativamente nas simulações práticas, evidenciando capacidade de análise e decisão sustentada.

    • Metodologia: Avaliação da participação em atividades práticas online, como estudos de caso em fóruns ou sessões síncronas de role-play ambiental.

    • Ponderação: 10%

    • Escala de Avaliação: sistema binário representado por Observado (1) e Não observado (0)

  • CD6: O formando revela atitudes compatíveis com os princípios de conservação ambiental ao longo da formação.

    • Metodologia: Observação contínua da postura do formando nas interações online e fóruns da plataforma Moodle (ex: respeito pela diversidade de opiniões, responsabilidade e coerência com práticas sustentáveis).

    • Ponderação: 10%

    • Escala de Avaliação: sistema binário representado por Observado (1) e Não observado (0)

4. Avaliação Comportamental

No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

o   adaptação a nova tarefa

-  Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

-  Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

o   Motivação

-  Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

-  Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

o   Participação

-  Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

-  Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

o   trabalho em equipa

-  Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

-  Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

o   relacionamento interpessoal

-  Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

-  Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

o   aquisição e aplicação de conhecimentos

-  Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

-  Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

o   mobilização de competências

-  Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

-  Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem

o   assiduidade

-  Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

-  Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

o   Pontualidade

-  Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

-  Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

 5. Avaliação do Processo Formativo

·        Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

·        Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

·        Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.

Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

  • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.

  • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:

Tipo de formação: Maioritariamente teórico
O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

Estão previstos os seguintes recursos:

1. Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:

  1. Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;

  2. Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;

  3. Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;

  4. Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;

  5. Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
    A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

2. Plataforma de sessões síncronas: A formação será realizada através da plataforma Zoom, garantindo a interação em tempo real entre formandos e formador.

A formação será realizada integralmente à distância, através da plataforma Zoom, pelo que não se aplicam os requisitos físicos de espaço.
Contudo, os formandos deverão assegurar o acesso a um espaço adequado para assistir às sessões síncronas, com condições de conforto, boa iluminação, e livre de ruído, permitindo a concentração e participação ativa.

Equipamentos necessários para o formador:

  • Computador com acesso à internet

  • Câmara de vídeo e microfone funcional

  • Plataforma Zoom para sessões síncronas

  • Plataforma Moodle para apoio assíncrono

  • Quadro digital partilhado (ferramenta do Zoom ou equivalente) para dinamização das sessões

Estes recursos permitem garantir a eficácia do processo de ensino-aprendizagem em ambiente virtual, sem necessidade de investimentos adicionais elevados.


Manual Funcionamento PDF

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