EUFCD (9683) Agricultura de conservação

EUFCD (9683) Agricultura de conservação

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 9.º ano de escolaridade. Dá-se prioridade a participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3, sendo dirigido a indivíduos que já exerçam funções no setor agrícola ou pretendam desenvolver competências técnicas no domínio da agricultura de conservação, visando a sua aplicação prática em projetos sustentáveis e ambientalmente responsáveis.

Dotar os formandos de competências técnicas para compreenderem, aplicarem e desenvolverem práticas de agricultura de conservação, incluindo a sua contextualização nacional e internacional, a transição de modelos convencionais, estratégias de certificação e conceção de projetos que contribuam para uma gestão ambiental agrícola eficaz e sustentável.

CD1. O formando é capaz de definir corretamente o conceito de agricultura de conservação e descrever a sua evolução histórica.

CD2. O formando identifica e diferencia os sistemas de mobilização do solo e reconhece as vantagens da sementeira direta.

CD3. O formando compreende os fundamentos da ecocondicionalidade e reconhece os principais benefícios ambientais e económicos da agricultura de conservação.

CD4. O formando demonstra conhecimento das problemáticas nacionais associadas à poluição agrícola e limitações à agricultura de conservação.

CD5. O formando concebe e apresenta um projeto de agricultura de conservação adequado às várias vertentes estudadas.

CD6. O formando estabelece procedimentos coerentes com os requisitos de certificação ambiental aplicáveis à agricultura.

 

As competências desenvolvidas neste curso serão aplicadas em contextos agrícolas, nomeadamente em explorações agrícolas de pequena e média dimensão, organizações de produtores, associações agrícolas ou em consultoria técnica, onde a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental são requisitos cada vez mais exigidos pelos mercados e pela legislação. Os formandos poderão aplicar os conhecimentos na gestão de práticas agrícolas sustentáveis, na reconversão de sistemas de produção e no planeamento e implementação de projetos agrícolas certificados.

Conteúdos programáticos e Carga horária

Conteúdo

T

PS

PCT

1. Agricultura de conservação

6

2

 

1.1 Conceito e evolução do mesmo

1

 

 

1.2 História

1

 

 

1.3 Documentação

1

 

 

1.4 Sistemas de mobilização em agricultura de conservação

2

1

 

1.5 Técnica da sementeira direta

1

1

 

2. Panorama internacional e nacional

5

2

 

2.1 Conceito de ecocondicionalidade

1

 

 

2.2 Benefícios da agricultura de conservação

1

1

 

2.3 Importância da estratégia de agricultura de conservação

1

 

 

2.4 Conceitualização de uma estratégia nacional de agricultura de conservação

1

 

 

2.5 Certificação ambiental

1

1

 

3. Problemáticas nacionais em termos de poluição agrícola

2

2

 

3.1 Problemáticas nacionais em termos de fatores limitantes à agricultura de conservação

2

2

 

4. Projetos e equipamentos em agricultura de conservação

2

4

 

TOTAIS

15

10

 

 

25 Horas

Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho

Online, em sessões síncronas na plataforma Zoom.

Avaliação das Aprendizagens

1.1 Avaliação Diagnóstica

No início da ação de formação, será realizada uma avaliação diagnóstica informal através de uma discussão e perguntas abertas, sobre os conceitos fundamentais de agricultura de conservação e ecocondicionalidade.

Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.

1.2 Avaliação Formativa

A avaliação formativa será processual e decorrerá ao longo das sessões síncronas realizadas via Zoom. Serão utilizados os seguintes métodos:

  • Observação direta, por parte do formador, da participação dos formandos nas discussões orais e nas atividades colaborativas (ex. trabalho em grupo em salas de breakout);

  • Análise de documentos partilhados pelos formandos em tempo real (ferramentas como Google Docs/Slides ou Moodle);

  • Apresentação de microtrabalhos ou reflexões orais em plenário virtual.

Critérios considerados:

  • Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as simulações e discussões;

  • Aplicação correta dos conceitos teóricos em situações práticas;

  • Capacidade de incorporar o feedback recebido e mostrar progressos ao longo das sessões.

Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.

1.3 Avaliação de Medição (Sumativa)

No final da formação, será aplicado um teste escrito individual de avaliação de conhecimentos, realizado online através de uma plataforma digital Moodle. O teste será constituído exclusivamente por perguntas fechadas, do tipo escolha múltipla e verdadeiro/falso, com ponderação total de 100%, e cotado numa escala de 0 a 20 valores.

Este instrumento visa avaliar a aquisição dos conhecimentos teóricos abordados ao longo da ação de formação, com base nos seguintes critérios de êxito:

  • CD1: O formando é capaz de definir corretamente o conceito de agricultura de conservação e descrever a sua evolução histórica.
    • Metodologia: Perguntas de verdadeiro/falso e escolha múltipla, sobre definições, princípios e momentos-chave da evolução histórica da agricultura de conservação.
    • Ponderação: 15%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores

 CD2: O formando identifica e diferencia os sistemas de mobilização do solo e reconhece as vantagens da sementeira direta.

    • Metodologia: Questões de escolha múltipla e verdadeiro/falso com ilustrações ou esquemas, incidindo na diferenciação de técnicas e identificação de benefícios da sementeira direta.
    • Ponderação: 20%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores

 CD3: O formando compreende os fundamentos da ecocondicionalidade e reconhece os principais benefícios ambientais e económicos da agricultura de conservação.

    • Metodologia: Perguntas de verdadeiro/falso e escolha múltipla aplicadas a casos práticos resumidos, exigindo a identificação correta de fundamentos e benefícios.
    • Ponderação: 20%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores

 CD4: O formando demonstra conhecimento das problemáticas nacionais associadas à poluição agrícola e limitações à agricultura de conservação.

    • Metodologia: Questões de verdadeiro/falso e escolha múltipla baseadas em problemáticas apresentadas durante a formação, com cruzamento de variáveis ambientais e legislativas.
    • Ponderação: 15%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores

 CD5: O formando concebe e apresenta um projeto de agricultura de conservação adequado às várias vertentes estudadas.

    • Metodologia: Perguntas de escolha múltipla e verdadeiro/falso sobre a estrutura e conteúdos essenciais de um projeto-tipo de agricultura de conservação (ex.: objetivos, etapas, indicadores).
    • Ponderação: 20%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores

 CD6: O formando estabelece procedimentos coerentes com os requisitos de certificação ambiental aplicáveis à agricultura.

    • Metodologia: Questões de verdadeiro/falso e escolha múltipla sobre requisitos legais e boas práticas associadas à certificação ambiental na agricultura.
    • Ponderação: 10%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores

 

1.3 Avaliação Comportamental

No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

o   adaptação a nova tarefa

-  Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

-  Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

o   Motivação

-  Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

-  Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

o   Participação

-  Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

-  Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

o   trabalho em equipa

-  Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

-  Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

o   relacionamento interpessoal

-  Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

-  Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

o   aquisição e aplicação de conhecimentos

-  Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

-  Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

o   mobilização de competências

-  Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

-  Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem

o   assiduidade

-  Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

-  Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

o   Pontualidade

-  Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

-  Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

 1.4 Avaliação do processo formativo

·        Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

·        Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

·        Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.

 



Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

  • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.

  • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:

O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

Estão previstos os seguintes recursos:

1. Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, foruns de discussão, designadamente:

  1. Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;

  2. Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;

  3. Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;

  4. Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicados a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorizado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;

  5. Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
    A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

2. Plataforma de sessões síncronas: A formação será realizada através da plataforma Zoom, garantindo a interação em tempo real entre formandos e formador.

Espaço virtual de formação:
A formação será realizada através da plataforma Zoom, em sessões síncronas, devendo os formandos dispor de:

  • Computador com acesso à internet de banda larga

  • Câmara e microfone funcional para garantir a participação ativa nas sessões

  • Ambiente calmo, com boas condições de concentração e participação

Equipamentos da entidade formadora:

  • Conta institucional Zoom com funcionalidades para partilha de ecrã, breakout rooms, gravação (se aplicável) e interação com os formandos

  • Computador para o formador com acesso à internet, sistema de som, câmara e microfone

  • Apoio técnico sempre que necessário, para garantir a continuidade e qualidade das sessões formativas

Estes elementos asseguram a realização eficaz da formação à distância, sem implicar custos de aquisição elevados.


Manual Funcionamento PDF

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