Gratuito
Preço
Horas
25.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 9.º ano de escolaridade. Dá-se prioridade a participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3, sendo dirigido a indivíduos que já exerçam funções no setor agrícola ou pretendam desenvolver competências técnicas no domínio da agricultura de conservação, visando a sua aplicação prática em projetos sustentáveis e ambientalmente responsáveis.
Dotar os formandos de competências técnicas para compreenderem, aplicarem e desenvolverem práticas de agricultura de conservação, incluindo a sua contextualização nacional e internacional, a transição de modelos convencionais, estratégias de certificação e conceção de projetos que contribuam para uma gestão ambiental agrícola eficaz e sustentável.
CD1. O formando é capaz de definir corretamente o conceito de agricultura de conservação e descrever a sua evolução histórica.
CD2. O formando identifica e diferencia os sistemas de mobilização do solo e reconhece as vantagens da sementeira direta.
CD3. O formando compreende os fundamentos da ecocondicionalidade e reconhece os principais benefícios ambientais e económicos da agricultura de conservação.
CD4. O formando demonstra conhecimento das problemáticas nacionais associadas à poluição agrícola e limitações à agricultura de conservação.
CD5. O formando concebe e apresenta um projeto de agricultura de conservação adequado às várias vertentes estudadas.
CD6. O formando estabelece procedimentos coerentes com os requisitos de certificação ambiental aplicáveis à agricultura.
As competências desenvolvidas neste curso serão aplicadas em contextos agrícolas, nomeadamente em explorações agrícolas de pequena e média dimensão, organizações de produtores, associações agrícolas ou em consultoria técnica, onde a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental são requisitos cada vez mais exigidos pelos mercados e pela legislação. Os formandos poderão aplicar os conhecimentos na gestão de práticas agrícolas sustentáveis, na reconversão de sistemas de produção e no planeamento e implementação de projetos agrícolas certificados.
Conteúdos programáticos e Carga horária
Conteúdo | T | PS | PCT |
1. Agricultura de conservação | 6 | 2 |
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1.1 Conceito e evolução do mesmo | 1 |
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1.2 História | 1 |
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1.3 Documentação | 1 |
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1.4 Sistemas de mobilização em agricultura de conservação | 2 | 1 |
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1.5 Técnica da sementeira direta | 1 | 1 |
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2. Panorama internacional e nacional | 5 | 2 |
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2.1 Conceito de ecocondicionalidade | 1 |
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2.2 Benefícios da agricultura de conservação | 1 | 1 |
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2.3 Importância da estratégia de agricultura de conservação | 1 |
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2.4 Conceitualização de uma estratégia nacional de agricultura de conservação | 1 |
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2.5 Certificação ambiental | 1 | 1 |
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3. Problemáticas nacionais em termos de poluição agrícola | 2 | 2 |
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3.1 Problemáticas nacionais em termos de fatores limitantes à agricultura de conservação | 2 | 2 |
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4. Projetos e equipamentos em agricultura de conservação | 2 | 4 |
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TOTAIS | 15 | 10 |
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| 25 Horas |
Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho
Online, em sessões síncronas na plataforma Zoom.
No início da ação de formação, será realizada uma avaliação diagnóstica informal através de uma discussão e perguntas abertas, sobre os conceitos fundamentais de agricultura de conservação e ecocondicionalidade.
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
1.2 Avaliação Formativa
A avaliação formativa será processual e decorrerá ao longo das sessões síncronas realizadas via Zoom. Serão utilizados os seguintes métodos:
Observação direta, por parte do formador, da participação dos formandos nas discussões orais e nas atividades colaborativas (ex. trabalho em grupo em salas de breakout);
Análise de documentos partilhados pelos formandos em tempo real (ferramentas como Google Docs/Slides ou Moodle);
Apresentação de microtrabalhos ou reflexões orais em plenário virtual.
Critérios considerados:
Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as simulações e discussões;
Aplicação correta dos conceitos teóricos em situações práticas;
Capacidade de incorporar o feedback recebido e mostrar progressos ao longo das sessões.
Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
1.3 Avaliação de Medição (Sumativa)
No final da formação, será aplicado um teste escrito individual de avaliação de conhecimentos, realizado online através de uma plataforma digital Moodle. O teste será constituído exclusivamente por perguntas fechadas, do tipo escolha múltipla e verdadeiro/falso, com ponderação total de 100%, e cotado numa escala de 0 a 20 valores.
Este instrumento visa avaliar a aquisição dos conhecimentos teóricos abordados ao longo da ação de formação, com base nos seguintes critérios de êxito:
CD2: O formando identifica e diferencia os sistemas de mobilização do solo e reconhece as vantagens da sementeira direta.
CD3: O formando compreende os fundamentos da ecocondicionalidade e reconhece os principais benefícios ambientais e económicos da agricultura de conservação.
CD4: O formando demonstra conhecimento das problemáticas nacionais associadas à poluição agrícola e limitações à agricultura de conservação.
CD5: O formando concebe e apresenta um projeto de agricultura de conservação adequado às várias vertentes estudadas.
CD6: O formando estabelece procedimentos coerentes com os requisitos de certificação ambiental aplicáveis à agricultura.
1.3 Avaliação Comportamental
No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
o adaptação a nova tarefa
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
o Motivação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
o Participação
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
o trabalho em equipa
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
o relacionamento interpessoal
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
o aquisição e aplicação de conhecimentos
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
o mobilização de competências
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem
o assiduidade
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
o Pontualidade
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
1.4 Avaliação do processo formativo
· Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
· Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
· Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
1. Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, foruns de discussão, designadamente:
Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicados a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorizado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
2. Plataforma de sessões síncronas: A formação será realizada através da plataforma Zoom, garantindo a interação em tempo real entre formandos e formador.
Espaço virtual de formação:
A formação será realizada através da plataforma Zoom, em sessões síncronas, devendo os formandos dispor de:
Computador com acesso à internet de banda larga
Câmara e microfone funcional para garantir a participação ativa nas sessões
Ambiente calmo, com boas condições de concentração e participação
Equipamentos da entidade formadora:
Conta institucional Zoom com funcionalidades para partilha de ecrã, breakout rooms, gravação (se aplicável) e interação com os formandos
Computador para o formador com acesso à internet, sistema de som, câmara e microfone
Apoio técnico sempre que necessário, para garantir a continuidade e qualidade das sessões formativas
Estes elementos asseguram a realização eficaz da formação à distância, sem implicar custos de aquisição elevados.